Cortinas para sala

Cortinas na janela saliente da sala de estar

Cortinas na janela saliente da sala de estar
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Requisitos primários
  3. Variedades
  4. Dicas de Seleção
  5. Como registrar?
  6. Belos exemplos

Nada completa o interior de uma sala de estar como escolher as cortinas certas. No entanto, no caso de salas de estar com janela saliente, o leigo muitas vezes tem muitas dúvidas quanto à escolha das cortinas. Com o material deste artigo, você aprenderá o que podem ser as cortinas para as janelas de sacada da sala, quais são as principais regras para seu design e dicas de escolha.

Peculiaridades

Uma janela saliente é a saliência de uma sala, que pode ter diferentes formas. No entanto, independentemente de ser uma continuação semicircular dela ou se parecer mais com uma extensão retangular de uma sala, está sempre equipada com várias janelas. As janelas salientes são caracterizadas pela alta transmissão de luz. Essas janelas são decoradas com um único tecido de cortina e uma composição de cortina inteira.

Neste caso, o design está normalmente sujeito a um estilo específico em que o interior da sala se sustenta.

A cornija das janelas salientes é um elemento importante na criação de uma composição. Pode repetir exatamente a forma do peitoril da janela de sacada, pode ser única curva ou consistir em várias partes, parede ou teto, oculto ou aberto. Com base nisso, seu próprio tipo de desenho de cortina é selecionado.

Alguns tipos de hastes de cortina têm conectores dobrados que não estão disponíveis para cortinas. Essas áreas permanecem vazias. Outros têm dobras suaves e curvas semicirculares. São essas nuances que determinam exatamente como as cortinas ficarão na janela de sacada, se será possível pendurá-las da maneira que o comprador deseja.

Requisitos primários

As janelas salientes são consideradas aquelas cuja construção tem mais de duas janelas conectadas por um tubo de janela saliente. Os designers de interiores prestam atenção a uma série de regras que as cortinas compradas para uma janela saliente devem obedecer.

  • Os modelos não devem privar a sala de luz natural, razão pela qual o projeto é selecionado sem ser muito volumoso e fechar as janelas.
  • Os produtos não devem interferir na abertura das janelas caso seja necessário ventilar a sala de estar.
  • Independentemente do design, as cortinas não devem interferir nas residências e nos móveis próximos.
  • O projeto é selecionado levando em consideração a pertença a um determinado estilo com que a própria sala é feita.
  • Os têxteis, sua textura, densidade e tipo de cortinas são selecionados com base nos recursos de uma direção de design particular.
  • Caso existam outras janelas na sala, a composição da cortina deve ser feita num único esquema de cores e desenho.
  • Os modelos são selecionados em uma cor que contrasta com o tom de fundo do revestimento da parede, caso contrário, eles se fundirão em um único ponto de cor.
  • O design deve ser baseado na filmagem de uma sala específica. Quanto menor for, mais fácil é cortar e decorar.
  • Na escolha do tipo de projeto, é importante levar em consideração a finalidade de uma área funcional específica, que está equipada em uma janela saliente.

Variedades

Você pode decorar a janela de sacada da sala de estar com cortinas de diferentes tipos e cortes. Por exemplo, os seguintes modelos ficarão bem no corredor:

  • anéis clássicos;
  • nos ilhós;
  • nas dobradiças;
  • com lambrequim;
  • Francês;
  • modelos de café;
  • musselina;
  • Austríaco;
  • Romano;
  • plissado;
  • persianas;
  • Painéis japoneses.

Cada tipo de produto possui suas próprias características e prioridades na escolha do estilo. O clássico é considerado o mais versátil: cortinas retangulares com dobras suaves podem decorar janelas de sacada com uma cornija contínua. Neste caso, o painel pode ser único ou complementado com uma segunda fila de cortinas de cor e textura de tecido contrastantes. Modelos com anéis e ilhós combinam bem com cortinas modernas de comprimento curto.

As contrapartes com dobradiças são boas para designs vintage (por exemplo, country, vintage, gzhel, patchwork, boho). Cortinas de café na janela saliente são usadas principalmente quando quando os estilos country ou provençal são tomados como base para o design. Eles têm uma barra transversal no meio da abertura da janela e cobrem apenas uma parte da janela. Podem ser utilizados na janela saliente da sala quando for instalado um banco com colchão e almofadas decorativas ao longo das paredes, seguindo os contornos da janela saliente.

Lambrequin é um excelente elemento decorativo de cortinas de estilo clássico e árabe, pode ser macio e duro... No primeiro caso, trata-se de uma espécie de cortina no topo da composição da cortina. Lambrequin do segundo tipo é semelhante a um painel reto rígido feito de tecido, cobrindo a cornija. Hoje ela é decorada não apenas com uma estampa, mas também com perfurações vazadas, devido à qual o design das janelas de sacada torna-se moderno e eficaz.

Modelos franceses e austríacos Temos muito em comum. Eles se parecem com fileiras de vieiras drapeadas. No entanto, se as modificações francesas são montadas às custas de cordas costuradas, então as austríacas têm cortinas apenas na parte inferior dos painéis.

Esses produtos são perfeitos para decorar janelas salientes de salas de estar em direções de design clássico e, com uma escolha habilidosa de textura e composição de tecidos, eles podem decorar salas de estar modernas.

Kiseya traz notas especiais para o interior do salão. Na verdade, trata-se de cortinas de fios, por onde se cria o efeito de leveza e leveza do espaço. Esses itens podem ser decorados com miçangas. Modelos romanos e pregueados são semelhantes em tamanho pequeno e comprimento curto, e na maneira de dobrar eles formam dobras. Porém, se as dobras romanas forem dobradas de acordo com o princípio das cortinas, as pregas são montadas como um acordeão.

Persianas não há nada mais do que cortinas, cujo tecido, quando aberto, é enrolado em uma haste especial. Neste caso, o fuste pode ter seu próprio cassete, devido ao qual o tecido da cortina fica protegido contra poeira e sujeira.Estas cortinas são únicas na medida em que podem ser colocadas o mais próximo possível do vidro, bem como decorar paredes individuais. Assim como os plissados ​​e os romanos, os modelos de rolos adornam as tendências modernas em design de interiores, bem como estilos étnicos. Painéis japoneses eles se parecem com tecidos esticados, têm um design muito incomum.

Dicas de Seleção

Ao olhar para sua própria versão do design das janelas salientes, você precisa prestar atenção às diferentes nuances. Em particular, é importante decidir sobre o comprimento e a largura dos modelos. Hoje, nas lojas de produção de cortinas, os especialistas podem ajudar facilmente os clientes a escolher as dimensões corretas do modelo. Porém, se o comprador não confiar no consultor, é necessário fazer cálculos com antecedência.

Não devemos esquecer que a maioria das cortinas, quando fechadas, indica a presença de dobras suaves. Se você quiser que as cortinas fiquem assim, deve-se levar em consideração a tolerância para a largura total das janelas de sacada. Às vezes, são 2 ou até 3 larguras necessárias. Se os painéis forem comprados para cada janela separadamente, compondo uma determinada composição de cortina, a folga para as dobras deve ser menor.

O comprimento é selecionado levando em consideração as medidas de uma protuberância específica. Via de regra, os modelos curtos de 10-15 cm cobrem o peitoril da janela. Se cruzamentos forem fornecidos, meça a tolerância necessária usando as cortinas que estão em casa. O comprimento das cortinas tradicionais geralmente não atinge o chão em 3-4 cm, o que é muito conveniente e elimina a probabilidade de pisar nas cortinas com os pés. Cortinas excessivamente longas podem criar o efeito de tetos baixos e paredes curtas.

Persianas romanas, persianas plissadas e persianas são selecionadas com base em dois critérios: o tamanho da moldura da janela e o ponto de fixação.

Ao contrário de outras cortinas, elas podem ser montadas não apenas no teto ou na parede, mas também no interior da moldura.

Considerando o fato de que ela pode ser não apenas reta, mas também afilada em relação à localização dos vidros, as medições devem ser realizadas com especial cuidado. Alguns modelos permitem a abertura não apenas de cima para baixo, mas também de baixo para cima.

Perfeitamente, antes de comprar, você precisa criar um esboço da futura composição da cortina... Ele vai mostrar claramente como ficarão as cortinas das janelas de sacada, se podem indicar pertencimento a um determinado estilo, se vão se tornar uma decoração de interior, seu acento apropriado e de status. Os têxteis precisam ser selecionados em uma cor relacionada ao fundo principal, enquanto cortinas emparelhadas podem ser usadas na composição. No entanto, a estratificação só deve ser usada em salas grandes e espaçosas.

Como registrar?

Atenção especial é dada ao design de cortinas para janelas salientes hoje. Em primeiro lugar, é importante entender que você terá que fazer uma composição de cortina harmoniosa. Pode ser um desenho simples de um único painel com dobras suaves, um desenho envolvendo os chamados laços, perekids e guinchos - elementos que cobrem os vazios da cornija.

As cortinas da janela saliente da sala de estar podem ser decoradas da mesma forma em todas as janelas salientes. Além disso, é perfeitamente possível organizá-los alternando os painéis da janela. Você também pode decorar as aberturas das janelas com telas de cores diferentes, penduradas simetricamente.

Vale a pena considerar que a assimetria para o desenho de uma janela saliente é indesejável, pois irá distorcer visualmente todo o desenho da cortina.

Lambrequin pode ser uma decoração apenas para a janela central. Recomenda-se ter cortinas pesadas nas laterais. Numa janela de sacada semicircular, ficam lindos os modelos de tule sólido transparente ou véus, fixados por meio de uma cornija de teto. Kisei pode ser formado com uma cascata contínua.

Os painéis retangulares tradicionais podem ser amarrados com fitas, presos com ganchos, broches, grampos de cabelo e até mesmo lindos laços de cabelo. Se os modelos forem esticados para combinar com os painéis, eles podem ser decorados com cordas no meio. É o suficiente para abrir as cortinas não completamente - em um estilo estritamente moderno, ela terá uma aparência espetacular e de status.

Ao escolher um design é importante prestar atenção ao próprio design do interior. Por exemplo, você pode criar o efeito de harmonia, levando em consideração o design dos móveis existentes, o estofamento do sofá, o tema da impressão, a semelhança dos encaixes das almofadas e os acabamentos das cortinas. Opcionalmente, você pode pendurar os painéis de uma abordagem para a outra, formar cortinas levando em consideração a simetria em relação ao centro da janela de sacada. Neste caso, você pode combinar, por exemplo, cortinas romanas e clássicas, francesas e voile, pregas e cortinas em ilhós.

Belos exemplos

Oferecemos 10 exemplos de design harmonioso de janelas salientes da sala de estar.

  • Decorar a janela de sacada com cortinas modernas.
  • As persianas no interior da janela saliente parecem impressionantes e de status.
  • Desenho de cortinas de janela saliente em estilo clássico.
  • A escolha de cortinas para decorar janelas em estilo moderno.
  • Projeto do saguão com cortinas tipo bay window no estilo provençal.
  • Decorar a janela de sacada com cortinas romanas.
  • Conclusão do interior com modelos de estilo francês.
  • Criando uma atmosfera de conforto doméstico com cortinas austríacas.
  • Combine cortinas para criar uma composição de cortina especial.
  • Um exemplo de decoração de janelas com telas de desenho rigoroso.

Para informações sobre quais cortinas escolher para uma janela de sacada na sala de estar, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa