Cortinas para sala

Cortinas curtas para a sala: variedades e dicas de escolha

Cortinas curtas para a sala: variedades e dicas de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que eles são?
  3. Como escolher?
  4. Gama de cores
  5. Soluções de estilo
  6. Belos exemplos

As cortinas da sala são um dos elementos importantes do interior. Você pode passar sem eles, exceto em escritórios, e até mesmo lá foram instaladas cortinas nas janelas para proteger dos raios solares. Normalmente, as cortinas clássicas no corredor sugerem o comprimento do chão. Mas na actualidade, em que existe uma variedade tão grande de estilos, tendências da moda, várias soluções de design na concepção de espaços, passaram a utilizar cortinas curtas não só nas zonas de cozinha e nos quartos das crianças, mas também nas salas de estar.

Peculiaridades

A sala de estar é um local onde podem estar presentes não só parentes e amigos próximos, mas também pessoas pouco frequentes, bem como estranhos. Portanto, eles tentam manter o interior desta sala em um estilo mais contido e neutro. Cortinas curtas para a sala de estar tornam o ambiente muito interessante e um tanto incomum.

Só é importante escolher o estilo, o tecido certo e também decidir o esquema de cores.

Se, por exemplo, na cozinha é adequado usar cortinas de chita colorida com babados e folhos, então no hall isso é inaceitável, deve-se optar por tecidos e modelos mais "sérios". Além disso, cortinas curtas na sala de estar podem ajudar. aumentar visualmente o espaço insuficiente ou a iluminação da sala, bem como permitir a disposição dos móveis do lado das aberturas das janelas ou deixar os dispositivos de aquecimento abertos.

O que eles são?

A moderna variedade de materiais têxteis, vários dispositivos técnicos, acessórios adicionais oferecem infinitas possibilidades para decorar as janelas das salas. Cortinas curtas são realizadas principalmente até o peitoril da janela. Mas isso é opcional. Por exemplo, as chamadas cortinas americanas são feitas de longas tiras de tecido que são jogadas sobre a cornija, a seção intermediária acima da janela forma dobras e as pontas podem pender nas laterais até o chão.

Você também pode arranjar cortinas na forma de um arco ou fazer montagens densas, como em francês. Pode ser feito cortinas duplas, combinando tecido grosso e tule fino. Na decoração de interiores, são utilizados vários tipos de cornijas: teto, parede, em forma de finas cordas esticadas, e também são utilizadas tiras de madeira ou plástico, como, por exemplo, nas cortinas romanas e japonesas.

Eles podem dar um visual único e especial vários grampos, ligas, fitas e outros acessórios. Além disso, ultimamente tem estado muito na moda prender cortinas na cornija. com ilhós - uma espécie de fecho de cortinas, que são anéis que servem para decorar os orifícios do tecido.

Como escolher?

Existem algumas regras que o ajudarão a escolher as cortinas certas para o corredor.

  • Vale a pena focar para que lado estão as janelas, se a sala está bem ou mal iluminada, a quantidade de luz solar que entra no ambiente, e dependendo disso, escolha tecidos pesados ​​ou leves, use tons claros ou escuros, monocromáticos ou estampados.
  • Na hora de escolher um material, é importante observar como as cortinas combinam harmoniosamente com móveis, paredes, papel de parede. Por exemplo, com papel de parede simples, você pode escolher cortinas com um padrão e vice-versa.
  • É importante preservar o estilo geral da sala, embora recentemente muitos designers tenham oferecido opções muito interessantes quando elementos de estilos e tendências diferentes estão presentes no interior.
  • Além disso, o tamanho da sala não é de pouca importância. Mas deve-se notar que cortinas curtas parecem vantajosas apenas em pequenas salas de estar. Você pode aumentar visualmente a altura da sala usando listras e padrões verticais. Cortinas leves e finas adicionam leveza e uma sensação de espaço.
  • E mesmo na hora de escolher cortinas, os desejos pessoais dos membros da família são essenciais, seja para esconder as janelas de olhares indiscretos, seja, ao contrário, para tornar mais abertas as aberturas das janelas. O mesmo se aplica à escolha da cor.

Gama de cores

Escolher a cor certa para a cortina é o ponto principal ao criar um estilo de sala de estar unificado. Os designers têm uma regra geral ao escolher um esquema de cores: no conjunto não deve haver mais de 3 cores, devendo prevalecer a cor principal, a adicional, muito próxima na tonalidade, é a metade da principal, e a terceira serve como ponto luminosodiferente dos dois primeiros, deve ser um pouco.

Portanto, as cortinas devem ser além da cor principal das paredes e móveis... Além disso, a cor das cortinas depende da função que desempenham. Por exemplo, se houver uma área de trabalho próxima a uma janela, é bem possível escolher cortinas mais escuras e mais grossas.

Ou, se quiser dar à sala um aspecto solene e luxuoso, basta uma organza monocromática transparente e clara, ou um véu densamente franzido em dobras.

Soluções de estilo

A escolha das cortinas começa com a escolha de um estilo para o quarto. O design de interiores moderno possui um grande número de tendências e estilos diferentes. Simplesmente não há como listar tudo. Você pode sugerir as maneiras mais populares de decorar salas de estar e cortinas adequadas, incluindo cortinas curtas.

  • O estilo principal e mais comum é o clássico. Este tipo de desenho envolve a utilização de materiais densos e leves, podendo-se utilizar cortinas duplas (cortinas e tule). É aconselhável escolher tecidos caros de fibras naturais no mesmo esquema de cores do interior da sala. As cortinas clássicas são decoradas com borlas, franjas, fitas, fechos e cordões torcidos. Cortinas inglesas, que podem até ser feitas de tecido xadrez, também são adequadas para esse estilo.
  • Minimalismo - este estilo é adequado para aquelas pessoas que não gostam de coisas desnecessárias.As cortinas neste estilo são feitas de um tipo de tecido claro liso de formato branco, cinza, bege claro, muito simples. Nesta versão, você pode oferecer cortinas romanas ou japonesas, que são feitas em ripas de madeira ou plástico e representam uma tela esticada.
  • Provença - Esta é uma opção para decorar um quarto no antigo estilo francês. Nesse caso, são usados ​​tecidos naturais leves, principalmente brancos, possivelmente em uma pequena flor de delicados tons de rosa, lilás, verde. As cortinas podem ser feitas em um conjunto denso.
  • Estilo escandinavo envolve o uso de tecidos caros e densos de tons claros. Neste caso, as cortinas são confeccionadas de forma bastante simples e sofisticada, sem a utilização de vários detalhes. Este é um dos estilos estritos e nobres.
  • Os estilos modernos, principalmente para os jovens, são de alta tecnologia e pop art. Nesse caso, é possível usar tecidos sintéticos. O estilo de alta tecnologia usa tecidos suaves, azul elétrico sólido ou padrões geométricos discretos. No estilo pop art, é possível usar tanto tecidos densos quanto transparentes em tons de neon brilhante, bem como com um padrão gráfico ou com retratos de heróis de quadrinhos ou artistas e celebridades.
  • País - estilo rústico, utilizado principalmente em residências particulares. É suposto usar tecidos naturais - densos e leves, é possível com um padrão, em uma gaiola. As chamadas "cortinas de diligência", cortinas de enrolar dupla face e outras são adequadas a este estilo.

Para esta opção, é melhor escolher tecidos de tons naturais.

Belos exemplos

      Aqui estão alguns exemplos de como você pode decorar lindamente uma sala de estar com cortinas curtas.

      Como costurar cortinas curtas para a sala, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa