Saca rolhas

Tudo sobre saca-rolhas

Tudo sobre saca-rolhas
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Descrição das espécies
  4. Marcas populares
  5. Nuances de escolha
  6. Fatos interessantes

As pessoas precisaram do saca-rolhas quando começaram a distribuir vinho não em barris, mas em garrafas. Hoje os vinhos são rolhados de formas diferentes, e à venda pode encontrar saca-rolhas estruturalmente diferentes uns dos outros. Quais modelos existem e como escolhê-los, nós contaremos neste artigo.

O que é isso?

Um saca-rolhas é uma estrutura do tipo parafuso com uma alça ou anel na extremidade para puxar as rolhas das garrafas. Muitos o chamam assim - "saca-rolhas".

O sommelier do restaurante fala ao convidado sobre o vinho e abre a garrafa com a ajuda de um dispositivo especial. Neste momento, o recipiente deve ser virado com a etiqueta para o cliente. O vinho velho é desarrolhado apenas na mesa para que o sedimento desapareça.

Uma bebida jovem pode ser aberta sobre o peso e sobre a mesa, a forma de retirar a rolha da garrafa não prejudica a sua transparência.

História de origem

Nossos ancestrais mantinham o vinho produzido em barricas. Até hoje, além do engarrafamento, também é utilizado o armazenamento em barricas. Quando não havia garrafas, o vinho era servido à mesa em grandes jarros e depois vertido em recipientes com porções.

Desde o século 17, o comércio do vinho se espalhou. Começaram a usar garrafas de vidro, em cujo gargalo eram inseridos pedaços de cortiça. Abrir esses contêineres era um grande problema.

Em 1681, um dispositivo “verme de aço” foi usado para desarrolhar garrafas. Foi inventado com base no pyzhovnik - um produto de parafuso para remover o chumaço de uma arma de fogo. Rapidamente, ganhou o nome que vem desde os nossos dias - "parafuso de vinho". Pelos próximos 100 anos, a invenção se tornou o único dispositivo que permitiu a remoção de rolhas de garrafas. Durante esse tempo, o saca-rolhas se espalhou, entrou firmemente em todas as casas e se tornou parte integrante dos utensílios de cozinha.

A primeira patente relativa ao aperfeiçoamento do parafuso para vinho foi concedida a um professor da Universidade de Oxford, Samuel Henshall, em 1795. Ele adicionou um limitador de disco de metal à espiral. Essa parada facilitou a abertura das garrafas. Em 1860, M. Byrne obteve a patente de um saca-rolhas em forma de T com cabo de madeira.

Desde então, 350 patentes foram emitidas para melhorias no design do saca-rolhas. Em 1883, o inventor alemão Karl Winke patenteou o canivete do sommelier, o chamado saca-rolhas do garçom profissional, sem o qual nenhum restaurante pode viver hoje. Ele abre facilmente plugues curtos e longos, dobra-se de maneira compacta e cabe no bolso.

Em 1979, a pedido de sua esposa, Herbert Allen propôs o saca-rolhas mais conveniente, cobrindo o parafuso de metal com uma camada de teflon. Ele chamou sua invenção de Screwpull. A ferramenta é totalmente segura e não requer nenhum esforço. Estas qualidades foram especialmente apreciadas pelas mulheres, pois com a sua ajuda qualquer garrafa de vinho pode ser aberta facilmente e sem lesões. A única desvantagem de um saca-rolhas é seu tamanho. Você não pode colocar essa ferramenta no bolso, por isso é conveniente usá-la em casa ou em um bar, e os garçons ainda usam uma faca dobrável de sommelier para servir convidados em cafés e restaurantes.

Hoje em dia é fácil comprar qualquer dispositivo para abrir o vinho, mesmo o mais original. Mas uma cópia incomum e antiga só pode ser encontrada no arsenal de colecionadores. Recentemente, no sul da França, na região da Provença, na cidade de Ménerbes, foi inaugurado um museu do saca-rolhas. A exposição inclui mais de mil exemplares antigos, dos quais os primeiros pertencem ao século XVII e os mais caros - da época de Luís XVIII.

Descrição das espécies

O desejo de produzir um saca-rolhas que abra a garrafa com o mínimo de esforço levou à invenção de várias variantes de produto, muitas das quais não estão associadas ao parafuso histórico. Por exemplo, uma bomba pneumática de saca-rolhas ou uma ferramenta que funciona com eletricidade não usa o método de aparafusar para abrir o vinho.

Para um uso confortável em condições domésticas, os saca-rolhas começaram a surgir com todos os tipos de pequenas coisas auxiliares agradáveis: os produtos grandes adquiriram um caráter de montagem na parede, os pequenos foram usados ​​na forma de chaveiros falantes.

Além de um design simples, um saca-rolhas de auto-esticamento pode ser distinguido. Esses tipos mecânicos incluem várias opções.

  • Vinho de alavanca - que permite retirar a ficha com o esforço de uma simples alavanca. As famosas facas de sommelier pertencem a este tipo.
  • Vinho rotativo - aparafusa-se na rolha e retira-a desenroscando-a de volta. Um exemplo desse tipo é o instrumento de Herbert Allen.
  • Saca-rolhas champanhe - o desenho possui uma haste com um canal oco plano através do qual o gás é retirado da garrafa, evitando um "tiro", após o qual a rolha pode ser facilmente removida.

Para maior clareza, vamos nos deter em mais detalhes sobre os diferentes tipos de dispositivos para abrir garrafas de vinho.

Clássico

O modelo é feito na base de um antigo saca-rolhas "sem-fim de aço". Ela desconfortável, exige esforço. Ao entrar no material, ele se esfarela, entupindo o vinho. Um plugue apertado pode quebrar e então será muito difícil puxá-lo para fora. Apesar das falhas, O saca-rolhas tradicional é muito popular devido ao seu baixo custo e pode ser encontrado em praticamente todas as casas.

Se o vinho é comprado de vez em quando, bebido nas férias, não adianta pagar por um mecanismo caro.

Para abrir a garrafa da maneira clássica, você precisa limpar a rolha da casca e aparafusar a espiral. Tendo afrouxado um pouco a rolha, é necessário puxar com força o cabo do saca-rolhas na sua direção (sem desenroscar).

"Borboletas"

O modelo também é chamado de Charles de Gaulle. Entrando na rolha, o parafuso gradualmente levanta as alavancas para cima, e a estrutura começa a se assemelhar a uma borboleta com asas abertas. O fluxo de trabalho é fácil. Mas se a rolha for funda, o saca-rolhas não aguentará a tarefa.

O vinho é aberto da seguinte maneira. Um saca-rolhas com alavancas direcionadas para baixo é colocado na rolha. Segurando a garrafa, enrosque o cardan com a alça. Nesta altura, as asas vão subindo gradativamente, ao atingirem a posição máxima, ambas as alavancas são baixadas simultaneamente, retirando a rolha da garrafa.

"Parafusos"

Um dispositivo simples que contém um cardan, uma alça e um batente. Para abrir a garrafa, a ponta do parafuso é colocada no centro da rolha e o saca-rolhas começa a rosquear. Não deve entrar completamente, mas deve manter um pequeno espaço entre o plugue e a alça. A alça é presa em um punho de forma que a ponta do parafuso fique entre os dedos cerrados. Segurando a garrafa com firmeza, remova lentamente a rolha.

O procedimento não requer muito esforço, apenas habilidade é necessária.

"Canivete do Sommelier"

Sommelier é a palavra francesa para os funcionários do restaurante responsáveis ​​pela carta de vinhos, degustação, esclarecimento de informações e atendimento competente do vinho. Um dos tipos de saca-rolhas contém todas as qualidades profissionais necessárias para trabalhar com vinho num restaurante, pelo que se denomina "faca do sommelier". Com este dispositivo, a garrafa abre de forma fácil e bonita, a rolha não se desfaz na bebida. Após o uso, a ferramenta dobra-se de forma rápida e compacta, torna-se absolutamente segura e se esconde livremente no bolso.

O desenho consiste em um parafuso, dois batentes, uma lâmina em miniatura para liberar o pescoço da cápsula. O plugue é removido silenciosamente, sem produzir o pop esperado.

Para abrir o vinho, você precisa definir a ponta do gimbal no centro da rolha e girar uma vez. A seguir, o parafuso é aparafusado por meio da pega, deve entrar na vertical, sem criar distorções. É necessário interromper o movimento em um momento que permita que o último loop permaneça livre. Depois de instalar o primeiro entalhe no gargalo da garrafa, use a alça para levantar a tampa. Depois de repetir os mesmos passos com o segundo entalhe, a tampa sai facilmente do vinho.

Bombear

O dispositivo é uma bomba de vácuo com escorvamento automático que, em vez de um parafuso, contém uma agulha para bombear o ar para dentro da garrafa. O plugue abre sob alta pressão sem muito esforço. Os restaurantes não usam este saca-rolhas porque o ar muda o sabor da bebida. Não é especialmente recomendado abrir vinhos vintage caros com um dispositivo de bomba.

Usar o saca-rolhas é fácil: usando uma pequena faca montada na tampa, a cápsula protetora é cortada. A cortiça é totalmente perfurada com uma agulha. Em seguida, o pistão do saca-rolhas é bombeado 5-6 vezes, após o que a rolha sai da garrafa sem obstáculos.

cigano

O dispositivo é indispensável para vinhos velhos, quando o material de vedação começa a se deteriorar de vez em quando. Este é o único saca-rolhas que não entra no centro da rolha nem a deforma. O dispositivo cigano consiste em duas longas placas inseridas ao longo das bordas da garrafa, como se abraçasse a rolha dos dois lados e a removesse sem quebrar. Este tipo de saca-rolhas também era chamado de "amigo do mordomo" - permitia que os servos se banqueteassem com vinho na ausência dos donos, fechando novamente a garrafa com a rolha intacta.

O dispositivo é usado da seguinte forma: insira a lâmina entre a parede da garrafa e a rolha, pressione suavemente para baixo, inserindo as placas completamente no recipiente. Em seguida, a estrutura é girada até que a rolha saia da garrafa.

Elétrico

Esta é a ferramenta mais prática para retirar a rolha da garrafa, pois não é necessário nenhum esforço, tudo é feito de forma automática. Você só precisa instalar o dispositivo na garrafa e pressionar o botão "para baixo". O parafuso começará a ser aparafusado automaticamente. É necessário parar o dispositivo antes de a rolha romper, caso contrário os seus fragmentos podem entrar no vinho. Em seguida, eles pressionam o botão "para cima", e em um momento o vinho já está aberto.

A desvantagem do saca-rolhas é a dependência de baterias, que podem ser convencionais ou recarregáveis. O design é fácil de carregar, muitos possuem um conector micro USB e a carga é suficiente para centenas de garrafas.

O saca-rolhas elétrico é 4 vezes mais rápido do que um saca-rolhas convencional, por isso é muito usado em restaurantes.

Marcas populares

Hoje, os fabricantes produzem um grande número de tipos de todos os tipos de saca-rolhas, conjuntos e opções individuais são oferecidos. A abundância de ferramentas pode ser confusa e confusa. Para o ajudar na sua escolha, preparámos uma lista dos modelos mais populares de saca-rolhas para vinho.

Avenida

Saca-rolhas de metal confiável, barato e durável com inserções de madeira no cabo. É uma estrutura dobrável simples de tamanhos padrão com peso de 150 g, possui lâmina afiada, parafuso de alta qualidade que suporta cargas pesadas e uma linda caixa para presente.

Abridor de garrafas de vinho elétrico Xiaomi Huo

O elegante modelo elétrico, parece um tubo preto, é capaz de liberar o acesso ao vinho em apenas 6 segundos. O plástico, agradável ao toque, possui uma estrutura durável e resistente a choques. O produto está equipado com um poderoso mecanismo, contém uma faca para retirar o filme da cápsula.

O aparelho não só abre, mas também fecha os plugues, basta instalá-lo sobre o pescoço e apertar o botão. Durante o fechamento, um indicador de advertência vermelho fica aceso. O aparelho tem bateria com capacidade para 70 garrafas, então deve ser carregada. A função de carregamento rápido é suficiente para uma dezena de produtos.

Legnoart roero wf-5

Design italiano, projetado para remover plugues macios. Fabricado em aço com elementos em cortiça. Uma faca auxiliar é fornecida na garrafa para liberar a película protetora. O produto dobrado tem 16 cm de comprimento e é embalado em uma bela caixa.

Cork pops legacy

Um dos melhores dispositivos de bombeamento que rapidamente ganhou popularidade entre os amantes do bom vinho e profissionais, trabalhadores de restaurantes. O produto tem um visual estiloso, o casco emborrachado preto não escorrega durante o momento de trabalho. O dispositivo abre todos os tipos de engarrafamentos.

Saca-rolhas Elétrica Coelho

Um saca-rolhas eletrônico remove a cortiça sem esforço. O conjunto inclui uma faca para liberar o pescoço do filme da embalagem. O acabamento mate durável na parte superior do aparelho e o metal cromado na parte inferior são impressionantes. O modelo é resistente aos esforços mecânicos, evita escorregões, possui uma espiral robusta com um revestimento especial que prolonga a vida útil.

Fundamentos de Berghoff

Saca-rolhas elétrico de plástico na cor prata, completo com um prático suporte para armazenamento vertical e uma faca para remover a cápsula do gargalo da garrafa. O dispositivo tem 28 cm de comprimento, 5,5 cm de diâmetro e é capaz de abrir plugues de vários tamanhos. A bateria foi projetada para 60 garrafas. O dispositivo é dotado de um motor forte, corpo durável e design elegante.

Mathus preto, Peugeot Vin

O saca-rolhas cigano, concebido para vinhos com longo envelhecimento, consegue até mesmo destruir as rolhas com o tempo. Não é aparafusado ao material de fecho, mas envolve-o em ambos os lados e remove-o com cuidado. O produto combina bem com rolhas modernas.

Arcos Kitchen gadgets 604900

Modelo elétrico espanhol, dotado de agradável iluminação, belo desenho. As partes internas são feitas de liga de zinco e as partes externas são feitas de aço e plástico. O indicador com uma luz vermelha indica que o plugue foi torcido e com uma azul - sobre torção. A duração da bateria com uma carga é suficiente para 50 garrafas. O modelo é complementado por um suporte com lâmina.

Victorinox

Alavanca saca-rolhas em um corpo de plástico preto com um cortador vermelho na parte superior do dispositivo. A faca é protegida e ao mesmo tempo atua como um cabo. O tamanho do dispositivo é de 17 cm, levanta a rolha em 4 cm. A grande vantagem deste tipo de produto é uma espiral de aço resistente com revestimento em teflon, que facilita o aparafusamento fácil e rápido. produtos compacto, forte e durável, peso leve.

Nuances de escolha

Antes de escolher um saca-rolhas, você deve saber para que serve e em que condições será procurado. Talvez alguém esteja procurando um lindo presente, ou a compra esteja sendo feita para o trabalho, para casa. Se, devido à sua atividade, tem que abrir vinho com frequência, opte por uma faca de sommelier ou pela opção elétrica. Trabalhando na barra, além dos dispositivos acima mencionados, você pode adquirir um saca-rolhas geral, mas muito conveniente.

Para anfitriões hospitaleiros ou conhecedores de vinho, é melhor comprar um modelo elétrico ou Screwpull para as condições de casa. Velhos colecionadores de vinho não podem viver sem um saca-rolhas cigano.

Quem raramente tem álcool em casa pode não investir em um item pouco usado, mas comprar um clássico parafuso ou uma borboleta.

Ao comprar, você precisa prestar atenção a uma série de nuances.

  • Metal... O produto deve ser de aço cromado. Quem está disposto a pagar a mais pode escolher um modelo mais confortável, com revestimento de Teflon, que não esmigalha a rolha ao retirá-la da garrafa.
  • Parafuso... Deve ser dada preferência a um cardan de espessura média. Uma versão fina em uma rolha apertada pode ser deformada, uma broca grossa esmigalha o material de fechamento.
  • Nitidez... É preciso prestar atenção na ponta do parafuso, ela deve ser pontiaguda e fina, ou seja, bem pontiaguda.
  • Alavanca... É mais confortável trabalhar com cabo de madeira, é tátil e não escorrega. As ligas de borracha também não escorregam, mas o metal tem problemas com isso, você deve escolher opções de papelão ondulado. Além disso, quanto mais confortável o suporte estiver na mão, menos esforço terá que ser feito no processo de abertura da garrafa.

Um bom saca-rolhas deve ser forte, apresentável, sem som e sem cheiro. Ao comprar, preste atenção aos detalhes, isso o ajudará a escolher um dispositivo conveniente e durável.

Fatos interessantes

Ao longo dos longos anos da sua existência, o saca-rolhas reuniu em torno da sua "pessoa" muitos factos interessantes, sugerimos que se familiarize com alguns deles.

  • O famoso colecionador D. Ballou possui mais de 4000 abridores de garrafas de vinho. Ele publicou um trabalho significativo - "O Grande Livro dos Saca-rolhas" no qual ele coletou muito material interessante sobre este tópico.
  • O saca-rolhas borboleta também é chamado de "Charles de Gaulle". O famoso general francês tinha o hábito de escancarar os braços ao cumprimentar, o que o fazia parecer um tipo comum de saca-rolhas.
  • Napoleão Bonaparte era um grande amante dos bons vinhos, ele aconselhou seus soldados a tomarem a bebida também. Para isso, ele emitiu uma ordem, obrigando cada soldado a carregar um saca-rolhas com eles.
  • Alguns saca-rolhas vintage para champanhe tinham um distribuidor especial - um tubo com uma torneira aparafusada na rolha. Graças a ele foi possível provar a bebida antes de oferecê-la a um querido hóspede.
  • Inaugurado em Milão em 1877 clube de colecionadores de saca-rolhas.
  • Os abridores de vinho mais caros são comprados na Christie's, que é organizado para colecionadores duas vezes por ano. Nele, em 1997, foi comprada uma peça de prata do século 18, pela qual pagaram $ 30.000, bem como um saca-rolhas de 1842 por $ 30.260.
  • Em 1979, Herbert Allen recebeu o título de Inventor do ano nos EUA... Ele teve a ideia de cobrir o metal com Teflon, reduzindo significativamente o coeficiente de atrito, o que tornou o dispositivo o mais rápido e leve de todos disponíveis.
  • Em 1995, o fato foi inscrito no Livro de Recordes do Guinness abrindo oito garrafas em apenas um minuto com o saca-rolhas Elegance. O recorde foi estabelecido em Orleans, no Salão de Gastronomia.
  • Rob Higgs fez o maior e mais pesado saca-rolhas do mundo. Seu comprimento era 150 cm, altura - 165 cm, peso - 350 kg. O dispositivo mecânico foi criado a partir de peças de velhas máquinas de costura, sinos, dispositivos de pesca. Bastou girar o mecanismo para que o aparelho soltasse a garrafa da rolha e despejasse o vinho nos copos.

Um saca-rolhas não é a coisa mais necessária em casa, mas praticamente todo mundo tem um. Aqueles que abordaram seriamente a sua escolha não terão problemas para abrir as garrafas de vinho. O resto terá que trabalhar muito antes de retirar a rolha e ter acesso à bebida desejada.

Para obter informações sobre os tipos de saca-rolhas existentes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa