O que é dimout e quais cortinas são feitas de tecido?
É muito importante para quem escolhe diferentes materiais descobrir o que é - tecido dimout, que cortinas de enrolar são feitas desse material. Teremos que estudar as diferenças entre ele e o blackout e aprender a escolher a melhor cortina. Você também precisa prestar atenção às propriedades do tecido para cortinas escurecidas.
O que é isso?
Desde o início, deve-se ressaltar que o tecido dimout é um tecido clássico para cortinas. É costurado como um tecido de três camadas. Esses produtos têxteis são baseados em fibras de poliéster. Eles são tecidos usando o método de tecelagem de cetim duplo. Nenhum processamento adicional é necessário. Uma característica do dimout é a transmissão de raios de luz espalhados durante o dia.
Com o início da noite, esse tecido vai garantir blackout total. Exteriormente, é fácil confundir tal assunto com melange. Só há uma desvantagem - a estrutura multicamadas não permite obter uma cor limpa e as áreas internas ainda serão visíveis do lado de fora, mesmo com a qualidade ideal.
Os tecidos de interior, impermeáveis à luz, foram usados pela primeira vez nos países escandinavos. Lá, o período das noites brancas abrange o final da primavera e todo o verão. No entanto, gradualmente, esse assunto foi apreciado em seu verdadeiro valor em diferentes estados. Ele realmente oferece o conforto de dormir e descansar sob a luz intensa do lado de fora.
A necessidade disso surge se você está preocupado com o sol forte durante o dia, uma lanterna, um outdoor ou as luzes da rua à noite. Vale a pena usar cortinas dimout tanto em noites brancas quanto em dias polares. Eles também serão úteis quando um longo dia de verão interferir em sua vida normal e horário de trabalho. Ou seja, para o sono diurno e outros casos em que o crepúsculo deve reinar na sala.
Dimout também é comprado se os reflexos das telas de eletrônicos de consumo criarem transtornos, mas é impossível reorganizar o equipamento ou mudar seu modo de operação.
Finalmente, a proteção contra luz estará em demanda em uma série de casos em:
- cafés e restaurantes;
- instituições educacionais;
- centros de escritórios;
- hotéis;
- instituições médicas, sanatórios;
- albergues;
- estruturas administrativas;
- cinemas;
- salões de spa;
- museus, bibliotecas, arquivos e galerias de arte;
- salas de conferencia.
Cada vez com mais frequência, não é o poliéster comum que tem sido usado como base, mas o poliéster modificado. Essa fibra é chamada PES FR. Além disso, é tratado com retardadores de fogo. A tecnologia de liberação é relativamente simples e de baixo custo. Tipos escuros de escurecimento parecem mais ricos devido aos fios pretos.
Propriedades básicas
Na produção de dimout, são usados fios retardadores de luz. Eles são de cor preta como carvão. A cobertura de tais fibras é fornecida por tecelagem de acordo com o padrão de cetim. Fechar a base preta em 100%, como já mencionado, não funciona. E, portanto, mesmo um esmaecimento branco sem coloração adicional tem, na verdade, uma tonalidade esbranquiçada e não uma cor pura verificada. No verso, a matéria parece predominantemente igual à da superfície frontal. No entanto, a especificidade da tecelagem de cetim faz-se sentir - é sempre diferente na superfície externa e interna. Dimout não inclui uma camada acrílica reflexiva. O bloqueio de luz ocorre, dependendo da amostra específica e das condições de seu uso, em 65-90%. Ambos os lados deste tecido têm uma função decorativa.
A eficiência de absorção de ondas na faixa ótica é fornecida por um filtro de luz. Ou, em outras palavras, o mesmo fio preto. A superfície de um dimout é:
- cetim (completamente liso);
- linho;
- olhar jacquard.
Essa matéria está disponível em cores claras e escuras. É fácil de lavar na máquina e não se deteriora excessivamente. No processo de uso diário, o dimout também se desgasta pouco. É curioso que o próprio termo, assim como este tecido, tenha surgido no final da guerra mundial e imediatamente após ela, quando as regras rígidas sobre o apagão foram abolidas. Dimout moderno:
- bastante estético;
- seguro para a saúde humana e o meio ambiente;
- possui propriedades retardadoras de fogo;
- serve por muito tempo;
- forte mecanicamente;
- não causa dificuldades em sair.
Em conjunto, todas essas propriedades tornam esse tecido ideal para cortinas e outras cortinas. Em várias descrições, a atenção é focada na ausência de diferenças pronunciadas entre o lado frontal e o lado errado. O escurecimento é agradável ao toque. Este tecido é durável. Será brilhante e não desbotará por muito tempo, mantendo sua aparência por décadas consecutivas.
A resistência à deformação é alta o suficiente para a lavagem sistemática em máquinas automáticas; observe também a contenção da propagação de calor e ruídos estranhos.
Comparação com blecaute
A diferença é, em primeiro lugar, que o blackout não é um simples escurecimento, mas sim reforçado com espuma acrílica. Esta substância branca reflete a luz muito mais ativamente. O acrílico permite que você mantenha as camadas juntas. Ele forma uma superfície reflexiva na parte de trás do tecido. A diferença é que o apagão, ao contrário do escurecimento, ocorre não apenas com 3, mas também com 2 camadas. A versão de duas camadas é mais fina e não tão pesada. Em muitos casos, torna-se um forro. Do ponto de vista da proteção contra luz, contenção de calor e ruídos estranhos, o tipo de blecaute de três camadas é melhor. Uma das camadas (externa) olha pela janela, e é ele quem está com a cor branca.
No meio, há uma fibra de poliéster tradicionalmente preta. É exatamente ele que não permite a passagem de raios de luz excessivos. O revestimento externo, voltado para o interior da sala, resolve principalmente um problema decorativo. Como todas as camadas são conectadas por acrílico, com isso, o blackout tem maior absorção de luz, chegando a quase 100%. O blecaute em si, via de regra, não tem padrão e costuma ser pintado em cores escuras.
Ele se encaixa facilmente. Dobras suaves se formam na superfície do tecido. Estrutura reforçada e muito densa garante melhor do que uma proteção dimout contra vazamento de calor, do calor e de sons estranhos. Excluem-se a queimadura solar e a deformação mecânica. A vida útil da questão acaba sendo muito mais longa. Alguns dos blecautes podem incluir fios de linho. Além disso, isso aumenta a resistência do produto. No entanto, o dimout vence na resistência ao esmagamento. E será muito mais fácil suavizar.
É verdade que se o escurecimento atrasar até 95%, e então em casos excepcionais, de acordo com materiais de propaganda, então o apagão é muito mais adequado para um apagão total e apagão.
Acredita-se que o dimout seja capaz de bloquear completamente os raios de luz de vários tipos de lâmpadas elétricas. Mas quando iluminado pelo sol, ele apenas espalha as ondas que chegam. Como resultado, a sala será preenchida com uma luz suave que é agradável aos olhos. Ambos os tecidos podem ser da mesma cor. Além disso, ambos são típicos:
- desenho impresso;
- padrão jacquard;
- camada de superfície lisa de aparência acetinada;
- aparência de superfície fosca;
- textura de linho.
Não confunda escurecimento de 3 camadas com escurecimento. Possui uma tecelagem complexa, e mesmo que muitas vezes executada de acordo com um padrão acetinado, mas nem sempre. A peculiaridade do tecido é bem visível no corte. A absorção limitada (mais fraca) da luz pelo dimout é parcialmente compensada por um aumento na densidade das dobras e cortinas. As opções de dimout brilhante e simplesmente claro são caracterizadas por uma cor bege-acinzentada, em contraste com as opções escuras ricas.
Aplicativo
Como já foi indicado, este tecido é adequado para proporcionar conforto e um ambiente acolhedor em qualquer casa privada, apartamento e edifício público. As cortinas costuradas a partir dele são caracterizadas por uma proteção realmente eficaz contra a luz solar intensa. E mesmo um grau limitado disso não prejudica a sensação, permite que você crie uma atmosfera ideal. Os tecidos para cortinas tradicionais são costurados em dimout. Eles não apenas contêm a difusão de luz muito forte, mas também melhoram o design da sala.
As cortinas japonesas são uma alternativa. Visualmente, eles se parecem com uma tela plana normal. Em cortinas japonesas, faixas transversais são fixadas. Quando a tela sobe, até mesmo dobras são formadas, lembrando ondas. As cortinas japonesas são semelhantes em estrutura às cortinas seccionais. Cada um de seus modelos, no entanto, é feito no esquema de cores original.
O controle é realizado com cabos e correntes. Uma faixa de ponderação é inserida na faixa inferior. A decoração deve ser simples e discreta. Variações de cor ou textura são permitidas. Cortinas romanas de dimout também não são incomuns. Eles, como os japoneses, têm um design minimalista. No entanto, eles diferem visualmente deles e têm uma aparência especial.
A vista mais feia fica bem escondida atrás das cortinas romanas. Há também uma modificação sem moldura de tais cortinas (com "orelhas" características). E com base no dimout, são feitas pregas. Na verdade, essas são cortinas, cujas dobras são colocadas horizontalmente. Controlar o sombreamento de uma sala é fácil. Um mecanismo bem pensado é planejado para isso.
Também vale a pena mencionar as cortinas de enrolar, que têm uma densidade de material particularmente elevada.