Chapéus

Chapéus de palha

Chapéus de palha
Contente
  1. Especificações
  2. Variedades
  3. Materiais (editar)
  4. História
  5. Como escolher
  6. Com o que vestir?
  7. Onde posso comprar?
  8. Cuidado

Não existe acessório mais misterioso no mundo do que um chapéu de palha. Passou pelos séculos sem perder sua relevância. Ao longo dos séculos, o chapéu de palha inspirou escritores e poetas, filmes foram feitos sobre ele e canções foram compostas. As garotas lânguidas com chapéus de palha foram imortalizadas pelos artistas em suas telas.

Hoje, como há dois ou três séculos, o chapéu de palha é objeto de amor e orgulho de muitas fashionistas. Este acessório é frequentemente usado por Brad Pitt e Hugh Jackman, Sean Connery e Dakota Johnson. Com chapéus de palha estilosos, Madonna, Julia Roberts e Britney Spears aparecem de forma espetacular diante do público.

Um lindo e misterioso chapéu de palha dá vontade de experimentá-lo imediatamente.

Especificações

  1. A principal função prática do chapéu de palha é a proteção contra os raios escaldantes do sol.
  2. Além disso, esse tipo de toucado permite que você esconda as imperfeições do penteado de olhos curiosos.
  3. Os chapéus de palha são leves, delicados e amigos do ambiente, uma vez que são feitos de materiais naturais.
  4. Os chapéus de palha permitem que você crie uma imagem única para homens e mulheres.

Variedades

Quase nenhum outro acessório tem tantas variedades.

Chapéus de palha - chapéus panamá, capuzes, bonés.

Uma opção mais moderna são os bonés de beisebol de palha.

Os lendários sombreros mexicanos são verdadeiros gigantes em comparação com seus irmãos.

Um símbolo inabalável do Velho Oeste e uma sensação de liberdade são os chapéus de palha de cowboy.

Os velejadores, que apareceram mais tarde que os outros, ainda são um dos modelos mais queridos de chapéus de palha. No início dos anos 2000, o chapéu velejador se tornou até mesmo a peça central de muitas coleções de casas de moda ao redor do mundo.

Os chapéus de palha diferem no tamanho da aba, no formato da coroa e, curiosamente, no material.Nem tudo o que os artesãos fazem é palha de verdade em nosso sentido usual.

Materiais (editar)

Como o nome sugere, os chapéus são de palha. Este é o material mais antigo, que gosta muito dos chapeleiros. A "era de ouro" dos chapéus de palha começou no século 17 em Florença. Foi ali que uma variedade especial de trigo foi cultivada com hastes douradas, como se estivessem encharcadas de sol. Ela foi criada especificamente para a produção de chapéus. A colheita também foi elevada à categoria de verdadeira arte, o trigo não era ceifado, mas arrancado junto com a raiz, isso dava à palha a flexibilidade necessária. Como é bastante difícil arrancar o grão inteiro sem danificá-lo, os meninos aprendizes foram especialmente treinados para isso.

Em 1880, os chapeleiros descobriram um novo material - a chamada palha do Panamá. Durante a construção do Canal do Panamá, os trabalhadores descobriram que as fibras da palmeira panamenha - toquilla - dão bons enfeites para a cabeça. Coletar palha do Panamá é geralmente um ritual místico. Pode ser obtido apenas durante períodos de fases lunares específicas, estritamente uma hora antes do pôr do sol, caso contrário, a matéria-prima ficará muito seca e quebradiça. Os artesãos processam as fibras de toquilla exclusivamente à mão. Demora cerca de seis meses para produzir um chapéu de palha panamenho!

Uma tentativa de usar palha chinesa (ou arroz) para a produção de chapéus de palha acabou sendo um sucesso retumbante. Até agora, os chapéus de palha de arroz são considerados um dos mais prestigiosos e práticos. O talo do arroz vai branquear perfeitamente, é de plástico.

Em 1960, foi criado um canudo artificial - viscose. Ela também encontrou aplicação na fabricação de chapéus.

E depois de 20 anos, chapéus de palha começaram a ser feitos de abacá - uma banana têxtil das Filipinas.

Existem tampas feitas de algas secas de uma forma especial astuta.

O custo do cocar lendário depende do material e do método de processamento, da quantidade real de trabalho manual e do método de tecelagem.

História

Os primeiros a tecer chapéus de palha começaram na Grécia Antiga. Uma ideia brilhante surgiu na cabeça dos camponeses locais que buscavam uma maneira eficaz de se proteger do sol extenuante do campo.

Na Idade Média, a idéia de tecer esses chapéus foi adotada na Ásia e, gradualmente, o cocar chegou à Europa. Mas até o século 16, os chapéus de palha eram usados ​​apenas por plebeus, camponeses e habitantes anônimos - representantes das classes mais baixas. Por sua forma, cor e estilo, era possível determinar de forma inequívoca quem é seu dono na escala social - um ferreiro, um curandeiro ou um comerciante.

No século 17, o chapéu de palha foi finalmente notado pelos aristocratas. Mulheres francesas e homens americanos gostaram do cocar mais do que outros. Os chapéus de palha femininos foram transformados de forma irreconhecível: passaram a ser decorados com penas e pedras preciosas, fitas, rendas, bem como flores secas e frescas.

O chapéu de cowboy foi criado em 1860. Foi concebido como uma versão masculina de um vestido de palha, mas logo as mulheres também começaram a usá-lo. Se um sofisticado chapéu de palha costumava envolver belezas com um leve toque de romantismo, então as garotas "cowboy" tiveram um papel significativo na formação do feminismo. A senhora do chapéu de cowboy é uma viajante ousada, ousada, independente, que não tem medo das dificuldades.

Em 1880, outra versão do chapéu de palha apareceu - o velejador. De abas curtas e modesta, a princípio ela foi a principal touca de barqueiros e remadores italianos, depois conquistou os corações dos habitantes dos Estados Bálticos, Moldávia, Ucrânia e Rússia.

Como escolher

Ao escolher um chapéu de palha ao seu gosto, primeiro é necessário decidir o tipo de toucado. Alguém prefere um velejador, enquanto alguém gostaria de exibir um chapéu de aba larga.

Existem várias regras estritas, cuja violação não é permitida:

  • Chapéus amarelos e bege são contra-indicados para loiras. Eles não vão enfatizar a beleza da dona de cabelos loiros, mas simplesmente “se fundir” com eles.
  • Todos os caminhos estão abertos às morenas na escolha dos chapéus de palha - elas podem, sem dúvida e medo, se exibir com um cocar de qualquer cor. Mas os chapéus de palha brancos ficam mais impressionantes neles.
  • As mulheres magras devem se lembrar que um chapéu de aba larga pode lhes prestar um péssimo serviço. Para não parecer um agárico-mosca depois da chuva, é importante que a aba do chapéu não ultrapasse a linha dos ombros.
  • Não é recomendado para mulheres de baixa estatura o uso de chapéus com abas largas.
  • Os velejadores de aba curta não devem ser escolhidos por mulheres com formas curvilíneas.
  • Chapéus de palha sem aba são ideais apenas para meninas e mulheres de constituição magra com traços faciais pequenos (por exemplo, a Rainha Elizabeth britânica).

Ao escolher um chapéu de palha, é importante não cair na isca de golpistas - infelizmente, existem falsificações mais do que suficientes para chapéus de palha. Preste atenção no custo, peça para mostrar o certificado de conformidade. Um chapéu falso não só deixará de protegê-lo do sol, mas também pode causar superaquecimento, já que os materiais à base de plástico artificial com os quais ele será feito aquecem rapidamente por conta própria.

Tamanho correto é quando o chapéu não pressiona e não escorrega. Para alcançar este resultado, você não pode ficar sem experimentar.

Com o que vestir?

Todo mundo sonha em experimentar um chapéu de palha. Mas é preciso muita coragem para usá-lo. Você precisa ser capaz de apresentar este cocar. Primeiro você é dele, e então ele é você!

No verão, um chapéu de palha pode ser um ótimo complemento para um look urbano. Um vestido leve de verão de qualquer comprimento, sandálias ou sapatilhas.

A imagem de uma pessoa apaixonada sonhadora será complementada por enfeites de madeira, vários lenços de seda, fitas que podem ser amarradas em volta da coroa de um chapéu de palha. O principal aqui é não exagerar e não parecer muito colorido. É importante lembrar que onde há chapéu de palha de aba larga não há lugar para sapatos de salto.

O estilo de praia fala por si. Um chapéu de palha vai ficar em harmonia com shorts curtos, camisetas leves, uma grande bolsa de verão em tecido.

Você pode usar um chapéu de palha para trabalhar, mas para um estilo de negócios, apenas chapéus com abas pequenas de uma cor modesta são ideais. Eles vão complementar harmoniosamente a imagem de uma senhora em um terninho, faixa ou gravata.

Para um vestido de noite, uma opção ganha-ganha é um chapéu branco com vestidos leves e românticos no estilo provençal.

Para uma festa amigável é bem possível usar uma "camisa de cowboy" com jeans, ou um chapéu retrô com uma fita larga, geralmente em dois tons, ao redor da coroa.

Qualquer estilo de roupa onde você deseja adicionar um chapéu de palha pode ser experimentado. Com miçangas, lenços, pedaços de tecido de seda, rendas. O chapéu de palha aguenta tudo.

Onde posso comprar?

Chapéus de palha são comumente encontrados em grandes quantidades em lojas de chapelaria. Não há muitos deles, mas comprar um boné online é muito arriscado. A nova coisa pode acabar sendo uma farsa.

O preço inicial do chapéu de palha mais simples da Rússia começa em 1000 rublos, e em salões de marca chega a 15-20 mil, se for feito à mão, material de elite, e na etiqueta há um nome conhecido em todo o mundo.

Cuidado

O chapéu de palha não requer muita manutenção. Basta armazená-lo corretamente - em um porta-chapéus especial, que são vendidos em qualquer loja de ferragens e custam apenas alguns centavos.

Acontece que o chapéu fica deformado, principalmente se foi transportado na bagagem. Mas isso não é um veredicto. Você mesmo pode cozinhar os campos com cuidado e endireitá-los manualmente. A coroa "aleijada" é endireitada colocando-se um chapéu embaçado em um objeto redondo. O defeito mais difícil é o dano ao tecido. Aqui você não pode prescindir da ajuda de especialistas. As oficinas de chapéus estão agora em todas as cidades do país.

O chapéu de palha é capaz de mudar a vida de seu dono. Não acredita em mim? Tente você mesmo!

sem comentários

Moda

a beleza

casa