Chinchila doméstica

Tudo sobre chinchilas

Tudo sobre chinchilas
Contente
  1. Quem são eles?
  2. Onde é que eles vivem?
  3. Quantos anos eles vivem?
  4. Variedades e opções de cores
  5. O que eles comem?
  6. Características de reprodução
  7. Como determinar a idade e o sexo de uma chinchila?
  8. Regras de conteúdo
  9. Doenças e sua prevenção
  10. Fatos interessantes

A chinchila é um animal bonito e interessante que muitas vezes pode ser encontrado em um apartamento. Não só atrai a atenção pelo seu pelo valioso, mas também pelos seus padrões de comportamento. Antes de arranjar um tal roedor, deve familiarizar-se com as informações sobre o seu conteúdo.

Quem são eles?

A chinchila é um roedor fofo que pertence à família das chinchilas.

Descrição de aparência

Um animal adulto atinge 22-38 cm de comprimento, sua cauda tem 10-17 cm, o crânio é redondo, o pescoço é encurtado. A pelagem é caracterizada por maior densidade e resistência. O pelo é capaz de aquecer o animal em climas frios; os pelos de proteção estão localizados na cauda. O peso de um animal adulto pode ser de 800 gramas.

O roedor é atraente: tem grandes olhos pretos redondos com pupilas verticais. Graças a esses alunos, os animais podem ver bem à noite. As antenas têm 8-10 cm de comprimento, as orelhas são arredondadas e atingem 6 cm. Nas aurículas estão localizadas membranas especiais, graças às quais o roedor pode fechar as orelhas ao tomar um banho de areia. Assim a areia não penetra nas orelhas.

O sistema dentário contém 20 dentes. A boca em si é pequena, estreita e as gengivas são bem desenvolvidas. As chinchilas adultas têm 16 molares e 4 incisivos. Os primeiros são caracterizados por assentamento profundo nos ossos da mandíbula e têm uma seção transversal quadrada.

Os bebês recém-nascidos têm 16 dentes, sendo 8 molares e 4 incisivos. Dois incisivos estão localizados na metade superior, o resto está abaixo.São fortemente protuberantes e têm forma de cinzel. Os dentes (face anterior) são pintados com esmalte avermelhado ou amarelo. A dentina está localizada na superfície posterior, portanto, essa parte dos dentes será apagada no futuro e terá a forma de um cinzel afiado. Os incisivos são usados ​​para morder e segurar comida.

O animal tem a capacidade de cair em fendas estreitas de rochas. Ele faz isso comprimindo o esqueleto. As patas dianteiras têm cinco dedos, sendo 4 de agarrar e um praticamente não é usado. É 2 vezes mais longo do que os outros. As patas traseiras têm 4 dedos; os próprios membros são duas vezes mais longos que os anteriores. Graças a essa estrutura, o animal consegue pular alto.

Devido ao cerebelo bem desenvolvido, o roedor caracteriza-se por uma coordenação de movimentos impecável, o que o ajuda a navegar em terrenos rochosos.

Agora, como antes, as chinchilas são ativamente caçadas... Isso se deve ao valor das peles de animais, que são utilizadas na produção de casacos de peles. Deste modo o número de animais está diminuindo visivelmente e eles estão incluídos no Livro Vermelho.

Caráter e comportamento

As chinchilas tendem a emitir sons originais se mostrarem desagrado. Do lado de fora, é semelhante a um pato grasnando ou cantando. Quando um roedor está com raiva, ele emite sons que se assemelham a um rugido, assoando o nariz e também estalando os dentes. Quando assustado, ele chia alto.

O roedor é capaz de se defender sozinho e está sujeito a ataques... Parece engraçado: o animal se levanta sobre as patas traseiras, começa a rosnar, drena a urina e morde.

Onde é que eles vivem?

A pátria da chinchila é a América do Sul. Os animais vivem em sua parte norte, onde prevalecem terrenos secos e rochosos. A altura de seus habitats acima do nível do mar é de 400-500 metros. Normalmente, os roedores vivem nas montanhas argentinas, peruanas e chilenas. Eles também podem ser encontrados nos Andes, na Bolívia. A temperatura no verão nesses locais não passa de 24 graus, no inverno o termômetro cai para -20 graus. Um clima frio e seco com muitos ventos prevalece aqui.

Em locais onde vivem chinchilas, a flora é escassa. Nessas áreas, você pode encontrar repolho, arbustos, plantas de cereais e ervas. Essa variedade influenciou na formação de sua dieta.

Os animais têm intestinos muito longos, capazes de extrair nutrientes de alimentos escassos. O comprimento do trato intestinal de um adulto é de 3,5 metros. As chinchilas selvagens preferem alimentos vegetais: galhos, cascas, suculentas, grama e folhagem.

Os roedores são ativos à noite e vivem em grupos de até 100 indivíduos. Durante o dia, eles se escondem em fendas rochosas ou usam tocas que outros animais criaram. Sempre há um animal no grupo, ao qual é atribuído o papel de observador. Ele monitora a segurança da matilha e quando o perigo aparece, ele grita alto.

Na selva, as chinchilas acasalam. A prole nasce uma vez por ano. Existem 2-4 filhotes na ninhada.

Quantos anos eles vivem?

Na natureza, os animais vivem apenas cinco anos. A chinchila doméstica é caracterizada por uma longa vida útil de até 25 anos. Casos foram registrados quando os roedores viveram até os 28 anos.

A vida útil desses animais em casa depende de como o dono cuida de seu animal de estimação. Cuidado e atenção adequados podem prolongar este período.

Variedades e opções de cores

Existem duas raças de animais, cada uma com suas próprias características.

  • Cauda longa pequena (litoral). O corpo do animal atinge 22-38 cm de comprimento e se distingue por uma longa cauda (10-17 cm), que se distingue pela fofura. Externamente, é semelhante à cauda de um esquilo. O animal é caracterizado por grandes olhos negros, antenas de comprimento suficiente, orelhas grandes e redondas. Esses indivíduos são pequenos em comparação com a próxima raça.
  • Cauda curta (grande). Esta raça tem patas dianteiras curtas, junto com patas traseiras poderosas. A cauda é pequena. O pescoço é grosso. A pelagem pode ser azul-acinzentada com uma barriga branca. Essas chinchilas são caracterizadas por uma cabeça larga na qual pequenas orelhas lilases estão localizadas.

Além das principais variedades, há um grande número de mutacionais que são obtidos por meio do trabalho dos criadores. Por muitos anos, as pessoas misturaram roedores de cores diferentes.

Opções de cores

Os roedores padrão são procurados pelos agricultores e são considerados as principais espécies de roedores domésticos. Eles têm pêlo cinza-azulado no femoral, cabeça, cauda e partes dorsais. A barriga é branca.

A cor predominante é a "cutia", que se caracteriza pelo zoneamento: a parte superior do cabelo é escura, a parte intermediária é clara e a base é escura. A ostentação da pele é chamada de véu. A parte do meio dos cabelos ficará saturada ou, ao contrário, diluída.

Em casa, as seguintes cores são encontradas com mais frequência:

  • cinza tradicional;
  • Branco;
  • bege;
  • veludo preto;
  • veludo marrom;
  • safira;
  • roxa.

Muitos proprietários misturam essas cores entre si, por isso obtêm híbridos. Existem cerca de 200 variações no total. Existem variedades que apresentam genética complicada, já que a cor foi obtida em várias etapas.

Cinza tradicional

Esta é uma cor encontrada na natureza. Ele contém alguns genes recessivos. Se você cruzar com representantes desse tipo, seus filhos terão a mesma cor. A cor cinza padrão varia do padrão claro ao padrão escuro... Nos locais onde as curvas estão localizadas, um jogo tonal é observado, que é expresso da seguinte forma: a parte inferior e superior podem ser pretas e o meio pode ser branco.

Veludo preto

Esses roedores foram criados por criadores americanos em 1960. São reconhecíveis pela cor: a cabeça e o dorso são pretos, o ventre é pintado de branco. As pernas dianteiras são decoradas diagonalmente com listras pretas.

O cruzamento de representantes dessa cor não é permitido, pois contêm um gene letal que tem efeito negativo na prole.

Você pode cruzar roedores com outras cores para obter os seguintes indivíduos híbridos:

  • cruzando com Wilson branco, indivíduos de veludo branco são obtidos;
  • a mistura com representantes bege hetero permite obter uma chinchila em veludo castanho;
  • se você misturar essa cor com o roxo em duas passagens, pode obter uma cor aveludada roxa.

Wilson Branco

Essa cor foi criada em 1955 nos Estados Unidos e é a primeira variação mutacional. Esses roedores podem diferir em sua aparência: seu pelo varia da cor branca como a neve à cor escura prateada.

Branco

Os roedores brancos são representantes de um gene letal, que é formado pela combinação de um par de indivíduos brancos. Para não arriscar os componentes de qualidade da prole, chinchila branca não deve ser cruzada com outras semelhantes.

Veludo branco

Esta cor é obtida combinando a chinchila de veludo preto com o look Wilson branco mutacional. Como resultado, a prole terá os genes black velvet, grey tradicional e white.

Não é permitido o cruzamento com cores da categoria veludo: safira, preto, marrom, branco. Não precisa ser emparelhado com ébano branco, chinchila branca e rosa e branco. Essa proibição se justifica pela presença de dois genes letais na coloração.

Chinchila bege

Os primeiros indivíduos com esta cor surgiram em 1955. Se a cor bege é dominante, o animal fica assim: as orelhas são de cor vermelha escura ou rosa. Às vezes, há manchas pretas nas orelhas. O casaco de pele pode ser bege claro ou escuro.

A chinchila desta cor é considerada homozigótica.Isso sugere que pode ser misturado com outros indivíduos. Como resultado, você pode obter uma boa descendência híbrida.

Homozigoto bege

Estas espécies são caracterizadas por uma pelagem leve e cremosa com tons rosados. As orelhas também são rosadas, as pupilas são rosadas claras, ao redor delas há uma íris branca ou azul clara.

Veludo marrom

Esta cor é obtida pela combinação de veludo preto e chinchilas bege. Os cachorros têm a barriga e o dorso brancos como a neve, que se distinguem por uma tonalidade clara ou escura. Para excluir uma diminuição no número de bebês na ninhada, o cruzamento de indivíduos com o gene black velvet não é aprovado.

Roxa

A cor roxa é uma mutação recessiva que só se apresenta como um estado homozigoto. Quando misturados com as cores tradicionais, os bebês nascem com a cor cinza tradicional que carregará o gene roxo. Mas visualmente, ele não se mostrará. A cor da pelagem é lilás claro ou lilás escuro. O ventre é branco como a neve.

A cor roxa é uma ocorrência rara porque esses indivíduos só podem procriar quando atingem a idade de 14-18 meses.

Apesar de todas as dificuldades inerentes que são observadas ao criar uma nova prole, os indivíduos roxos são considerados populares nos estados europeus.

É melhor misturar esses roedores com uma cor cinza tradicional que carregará o roxo. Isso ajudará a não estragar a pele.

Veludo roxo

É uma mutação resultante da mistura de um roedor homofóbico com o veludo preto, que possui o gene para o veludo preto junto com o tradicional roxo. Os roedores têm pelo lilás escuro, barriga branca e listras diagonais escuras nos membros. O gene de veludo preto afeta a cor roxa, tornando-a mais escura.

Safira

Esta é uma coloração recessiva. Se misturá-lo com roedores tradicionais, obtém-se uma prole que será o portador tradicional da cor safira, que não aparece externamente. Se você cruzar dois indivíduos dessa cor, ou apenas uma safira chinchila com uma portadora dessa cor, nascerão bebês safira. A cor do casaco de pele não muda suas características durante todos os anos de vida do animal.

Royal Persian Angora

Angora Chinchilla é a mais bela e marcante mutação de chinchila no mercado. O Dr. Caraway foi o primeiro a descrevê-lo. Ele relatou que o roedor não só possui pêlo muito longo (que é o dobro), mas também amadurece rapidamente. Já aos 5 meses, os animais estão prontos para a travessia, o que certamente encantou os fazendeiros de peles.

Esses indivíduos têm os pelos mais delicados e densos. Sem cabelo de guarda rígido. Qualquer cor pode ser usada.

O que eles comem?

As chinchilas são herbívoros que não são exigentes com a comida. A principal parte de sua dieta é feijão, grãos, sementes, musgo, líquen e outras vegetações herbáceas. O animal não pode recusar cascas de árvores, arbustos e pequenos insetos.

A nutrição da chinchila não é diferente da dieta de um coelho. No momento, em lojas especializadas em animais, está sendo vendida uma grande quantidade de rações para essa espécie de roedores. Em paralelo, você pode alimentar seu animal de estimação com crostas de pão secas, sementes, frutas. Na temporada de inverno, o animal de estimação apreciará a mistura de feno de grama, galhos, maçãs secas, passas, nozes, damascos secos, roseira brava e barberries.

Os donos que alimentam seus animais de estimação com verduras no verão devem se lembrar das regras para a introdução do tempero: eles começam com algumas folhas secas de dente-de-leão por dia. O caule do feijão com trevo também deve ser murcho ou seco, pois pode causar flatulência no animal quando fresco. As raízes devem ser alimentadas com cuidado, as cenouras devem ser lavadas.

O feno de erva é um ingrediente essencial na dieta da chinchila. Imediatamente exclua o feno úmido ou mofado da alimentação. O animal de estimação deve ter acesso a água potável o tempo todo.

A água que sai da torneira não é adequada para a chinchila, pois o animal pode morrer dela. É preferível adquirir água artesiana ou mineral sem gás. Alternativamente, água fervida ou purificada é permitida.

Para que os incisivos anteriores do animal possam ser triturados, ramos de maçã, pêra, salgueiro, bétula ou salgueiro devem estar presentes na gaiola. Você pode usar galhos de tília, brotos de acácia ou avelãs.

Ramos de coníferas, frutas cítricas, cerejeiras, ameixeiras e nogueiras não são recomendados.

Você pode dar Giz especial ou pedras-pomes. O giz não só ajuda a ranger os dentes, mas também é um suplemento mineral.

Uma grande quantidade de alimentos doces e calóricos não é a melhor opção para alimentar uma chinchila. Tal dieta pode provocar obesidade e ter um efeito adverso na função reprodutiva do animal.

Características de reprodução

Na maioria dos casos, esses animais são monogâmicos. A gravidez de uma mulher pode ser determinada pelo aumento do peso corporal. O peso aumenta a cada duas semanas em 100-110 gramas. Após o segundo mês de gravidez, a barriga começa a crescer e os mamilos incham. As grávidas devem receber vitaminas e alimentos saudáveis. A gravidez dura 112 dias.

Mais perto do parto, a fêmea praticamente para de se mover e se recusa a comer. Normalmente, o parto ocorre pela manhã, entre 5-8 horas. A duração da entrega pode durar de vários minutos a várias horas.

Via de regra, o processo ocorre naturalmente, sem ajuda externa. Se o parto for acompanhado de dificuldades, a mulher precisa receber açúcar (2-3 ml de xarope ou na forma de areia 1,5-2 gramas).

Os filhotes nascem com os olhos abertos e dentes em erupção. O corpo está coberto de penugem. No primeiro dia, eles já podem se mover livremente. Quando os filhotes completam 24 horas, eles devem ser pesados ​​e o sexo determinado. Os recém-nascidos pesam 30-70 gramas.

Uma chinchila mais velha pode agradar seu dono com descendentes de 5 a 6 filhotes, enquanto os jovens dão à luz 1 a 2 filhotes. Um dia após o parto, o macho pode fertilizar novamente a chinchila. Em um ano, a fêmea dá à luz 3 filhotes, mas este último não é desejável, pois o corpo do animal está muito esgotado.

O leite aparece no aniversário da prole, mas às vezes pode ocorrer um atraso de 3 dias. Por isso, o dono deve monitorar o estado de seus animais de estimação: se os bebês estiverem debruçados, sentados com o rabo para baixo, deve-se prestar atenção à mãe. Se ela não tiver leite, os bebês são transferidos para uma ama ou alimentados com uma fórmula especial para gatinhos. Durante a primeira semana, os bebês devem ser alimentados a cada 2,5-3 horas.

A lactação dura 45-60 dias. Depois disso, os filhotes devem ser retirados da mãe. Sentar-se com a idade de um mês é permitido se a prole for alimentada artificialmente.

Os chinchilados crescem rapidamente e aumentam de tamanho 3 vezes por mês. Seu peso no momento é de 114 gramas. Aos 60 dias, o peso dos indivíduos chega a 201 gramas, aos três meses - 270 gramas. Os indivíduos transplantados devem ser mantidos em gaiolas regulares para vários pedaços. Machos e fêmeas devem ser alojados separadamente. Você pode frequentemente encontrar criações polígamas de roedores, quando há um macho para várias fêmeas.

Como determinar a idade e o sexo de uma chinchila?

É difícil para uma pessoa comum determinar com precisão a idade de um adulto, mas a diferença entre um bebê e uma chinchila adulta é óbvia.

O cachorro tem focinho arredondado, orelhas pequenas e redondas. O pescoço é curto.Se uma pessoa tem dentes brancos, então ela é alimentada com leite e sua idade não passa de dois meses. Com o tempo, os dentes do roedor adquirem uma tonalidade escura e ficam laranja.

Quando o animal está com 7 meses de idade, seus órgãos genitais estão totalmente formados, o que possibilita um entendimento aproximado da idade do animal.

Distinguir uma criança de dois anos de uma de cinco é mais difícil.... Em primeiro lugar, o animal deve ser pesado: a massa de uma chinchila adulta varia entre 500-900 gramas. Quanto mais velho for o animal, mais peso ele terá (se os cuidados adequados forem fornecidos). A pele das pernas também pode indicar a idade do animal. Os juvenis têm pele lisa. Em representantes mais velhos, é difícil. A chinchila de idade venerável não pode se orgulhar de atividade, como a dos jovens.

É fácil distinguir uma mulher de um homem: em uma menina, a abertura anal e genital estão localizadas lado a lado, em um menino - a uma distância distante (3-4 mm).

Regras de conteúdo

A chinchila não é difícil de cuidar, o que a torna muito popular entre os amantes de roedores. No entanto, existem algumas regras a serem observadas.

  • Esses roedores requerem grandes gaiolas. É melhor escolher gabinetes altos que se pareçam com gabinetes. Um curral é suficiente para um animal, cujas dimensões são 100 * 80 * 50 cm.
  • Esses animais gostam da altura, então você deve fornecer aos animais prateleiras de madeira. A chinchila não precisa de escadas, pois pode pular alto.
  • Além disso, deve ser instalada uma casa de madeira na gaiola, na qual o animal ficará solto.
  • Uma rede, um túnel e uma roda de corrida são atributos essenciais para manter um roedor em um ambiente confortável.
  • Os acessórios para mastigar são parte integrante da manutenção das chinchilas. Você pode colocar pequenos galhos, blocos de madeira, giz ou pedras de sal no aviário.
  • As superfícies são tratadas com detergentes naturais todos os dias.
  • Ao escolher uma gaiola, você precisa prestar atenção ao material. O plástico deve ser excluído imediatamente, pois o animal vai roê-lo e, no esôfago, esse material vai causar obstrução intestinal com desfecho fatal.
  • Nenhuma maca é necessária na gaiola, mas uma caixa de areia para a caixa de areia do seu animal de estimação pode ser colocada no canto. Se o dono negligenciar a caixa sanitária, todos os dias os excrementos do animal devem ser limpos com vassoura.
  • Por algumas horas por dia, o roedor deve ser solto da gaiola. Nesse caso, é preciso monitorar o seu bichinho, pois a chinchila tende a mastigar objetos e pode estragar os fios e outras coisas.

Como tomar banho

Como as chinchilas não podem ser banhadas em água, elas precisam de um banho de areia. Areia limpa e fina é preferível. O banho é colocado no aviário várias vezes por semana. Não se recomenda deixá-lo de forma permanente, pois a pele dos animais começa a ressecar com os banhos frequentes. Além disso, a chinchila pode mastigar o banho ou ir ao banheiro com ele.

O melhor é comprar areia especial - cialite. Pode ser encontrado na natureza. O animal tritura seus incisivos sobre ele, após o que se banha na poeira resultante. É indesejável usar areia polonesa, pois é areia de rio simples. Se o animal nadar nele, corre o risco de estragar o pêlo.

Ao escolher o cialite, deve-se levar em consideração sua peculiaridade: é um pó em pó e não é muito conveniente para uso em um apartamento. Por este motivo, proprietários experientes misturam-no com areia de banho alemã. A proporção de ambas as variedades deve ser idêntica.

Para o banho bastam 2 cm de areia. Duas vezes por semana, o enchimento é peneirado com peneira. Dois pacotes de areia de banho são suficientes para 6 meses.

Alguns proprietários compram banheiras em uma loja de animais ou usam recipientes especiais, cujo tamanho é 30 * 20 * 20 cm. Eles são feitos de plástico ou lata.

Os animais gostam de nadar. Sua pele fica mais fofa, arejada, o humor dos animais de estimação melhora notavelmente.É interessante observar o banho de roedores, portanto, se possível, é aconselhável usar banhos transparentes. Se você não quiser comprar os já prontos, pode usar uma panela ou jarro de três litros.

Críticas do proprietário

Avaliações de proprietários de chinchilas confirmam a simplicidade de cuidar dos animais. A maioria das pessoas gosta de sua falta de odor, da qual um rato ou hamster não pode se orgulhar. Essa é uma das qualidades positivas desses animais. Além disso, você não precisa andar com roedores, uma caminhada de duas horas pelo apartamento é o suficiente para eles.

Alguns proprietários reclamam que a chinchila mastiga tudo e é impossível deixá-la sozinha no apartamento sem atenção. Caso contrário, você pode esbarrar em móveis roídos e fios danificados.

Ao manter esses animais, você precisa se lembrar que a chinchila no momento do susto não apenas grita alto, mas também drena a urina. Isso pode causar algum desconforto.

Animais respondem ao apelido, adoram sentar em suas mãos e acariciar. Muitos proprietários observam que uma chinchila é mais inteligente do que um rato.

Doenças e sua prevenção

Uma chinchila pode ficar doente se não for tratada adequadamente ou se não for alimentada com alimentos inadequados. Na maioria das vezes, os roedores sofrem de distúrbios gastrointestinais, problemas de cabelo, obesidade, pedras na bexiga, bem como conjuntivite e doença periodontal. A hipotermia e a insolação também são perigosas para os animais.

A maioria das doenças do trato gastrointestinal e pelagem estão associadas a dieta inadequada, mudança de dieta, alimentação de má qualidade e falta de vitaminas.

Se o dono perceber uma mudança no estado de seu animal de estimação, você deve entrar em contato imediatamente com o seu veterinário. Não vale a pena adiar a visita ao ambulatório, pois com o tratamento oportuno há mais chances de recuperação do animal.

Sinais de doença de chinchila:

  • recusa em comer;
  • letargia e passividade;
  • o animal cai para o lado.

Um indivíduo saudável pesa pelo menos 0,5 kg. Os dentes são um indicador da saúde de um animal. Se de repente eles começarem a ficar brancos, isso indica uma falta de cálcio. O casaco de pele deve ser liso e brilhante.

Fatos interessantes

A chinchila não é apenas um animal bonito, mas também interessante. Todo dono de animal deve estar familiarizado com fatos interessantes sobre seu animal de estimação.

  • Como a chinchila não tem glândulas sudoríparas, ela não cheira mal. Esta é uma grande vantagem em conteúdo.
  • O roedor não tem garras. Eles têm apenas unhas macias nos dedos dos pés.
  • Se o roedor estiver em perigo, ele pode soltar seu cabelo em pedaços.
  • Um jato de urina é um elemento de autodefesa nas mulheres.
  • O animal pode pular 2 metros ou mais de altura.
  • Como o pelo do animal é grosso, ele não tem medo de parasitas.

A seguir, assista a um vídeo com dicas sobre como cuidar de chinchilas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa