Chinchila doméstica

Características de manter a chinchila em casa

Características de manter a chinchila em casa
Contente
  1. Quais são as condições exigidas?
  2. Seleção de células
  3. Você precisa de brinquedos?
  4. Recursos de alimentação
  5. Regras de banho
  6. Domando
  7. O que você não deve fazer?

No mundo moderno, as pessoas estão cada vez mais adquirindo animais de estimação. Se antes só podiam ser cães e gatos, agora muitas pessoas preferem roedores que vivam em gaiolas. A maioria das pessoas acredita que esses animais de estimação são exigentes, não requerem atenção especial e os custos de cuidados elevados. No entanto, não é esse o caso.

Um exemplo notável disso é a criação de uma chinchila - um roedor com pelo incomumente macio e rico. Sabe-se que são famosos por sua limpeza e estilo de vida comedido, principalmente noturno. Mas isso não significa de forma alguma que os pequenos animais de estimação não requeiram atenção especial para si próprios. Eles também exigem! Seus custos de manutenção são bastante elevados. Portanto, antes de comprar o animal, é importante se familiarizar com algumas das nuances.

Quais são as condições exigidas?

Em primeiro lugar, é necessário observar as principais características da criação de chinchilas, no que diz respeito à convivência com os humanos.

É importante entender que a chinchila é um animal exótico com uma constituição bastante frágil e não um sistema nervoso particularmente forte. Portanto, não deve ser exposto a quaisquer situações estressantes, pois isso pode acarretar problemas de saúde para o animal. Por isso, é preciso pensar bem ao comprar um animal de presente para uma criança menor de 12 anos.

Claro, você precisa levar em consideração a consciência da criança e o nível de responsabilidade, se ela será capaz de manter o animal são e salvo.

A pele de chinchila é reconhecida como segura para pessoas com alergia ou asma.

No entanto, o enchimento e a areia usados ​​na casa do roedor podem causar muitos problemas.Pequenas partículas dessas substâncias vão para o ar, atingem o trato respiratório e provocam uma reação alérgica.

Muitas pessoas se perguntam se é possível uma chinchila "andar" pelo apartamento. Os especialistas não aconselham se deixar levar por tal procedimento, porque na morada humana de um animal medroso, um grande número de perigos os aguardam: são fios com eletricidade, móveis precários e vários recipientes com líquidos. Além disso, correr rápido também não é seguro para o animal: a chinchila pode ter uma febre que pode até levar a um derrame. E então, uma chinchila é um roedor, então é melhor manter todos os fios e itens valiosos longe dele. Para o estado do roedor na gaiola, você definitivamente não precisa se preocupar, o principal é cuidar do conforto e da disponibilidade de entretenimento.

Os criadores não recomendam deixar as chinchilas sozinhas por mais de um dia e meio. Claro, o animal pode facilmente sobreviver sem você por um pouco mais de um dia, a água e a comida deixadas para trás serão suficientes para ele. No entanto, é importante levar em consideração a inquietação do animal e possíveis avarias na gaiola. Muitas vezes acontece que o roedor quebra o bebedor e molha a comida, o que pode ser um problema se ele estiver sozinho em casa.

Se falarmos sobre morar juntos, então a opção ideal é uma fêmea e um macho, como último recurso, pode-se acomodar dois machos da mesma ninhada lado a lado, mas não se esqueça que animais do mesmo sexo se dão bem no mesmo território é bastante difícil. Animais deste tipo sempre têm muito o que fazer, portanto, morando sozinhos, eles definitivamente não vão ficar entediados. Criar uma chinchila é uma questão bastante complicada: você precisa ter duas gaiolas e, seis meses após o parto, você precisa que o macho e a fêmea vivam separadamente.

Também vale a pena considerar o fato de que veterinários especializados no tratamento de roedores como as chinchilas estão disponíveis exclusivamente nas grandes cidades. Um médico em um hospital comum pode simplesmente não ter algum conhecimento sobre esse tipo e até mesmo sofrer lesões. É importante estar preparado para o fato de que muitas questões relacionadas à saúde do animal precisarão ser resolvidas de forma independente.

Ao manter uma chinchila em um apartamento, é importante considerar as seguintes características:

  • a temperatura na sala onde vive o roedor deve ser de +14 a +25 graus, a fim de proporcionar ao animal condições o mais próximas possível das naturais;
  • a gaiola não deve ficar sob a luz solar direta, também deve ser protegida de correntes de ar, e é melhor evitar a presença de dispositivos de aquecimento nas proximidades;
  • chinchilas são especialmente sensíveis a sons altos, por isso não é desejável usar equipamentos barulhentos nesta sala.

Seleção de células

A gaiola é o lar da chinchila, onde ela passa a maior parte de sua vida. Portanto, é importante garantir que a casa seja o mais confortável e adaptada possível para a existência de um roedor em um apartamento. Existem vários fatores a serem considerados ao escolher um design.

  • O tamanho. É claro que a gaiola deve ser espaçosa e alta para que o animal possa se movimentar, brincar e se divertir conforme for conveniente para ele.
  • As hastes são feitas de material confiável. A chinchila é um roedor. Por isso, o animal está acostumado com tudo e sempre com gosto. As grades da gaiola não serão exceção, ele certamente tentará roer ripas de madeira ou plástico para correr o risco de escapar à liberdade. Por esse motivo, o metal se tornará o material ideal para as hastes, o que, é claro, está além do poder dos animais de estimação.
  • A lacuna entre as hastes. As chinchilas são animais extremamente móveis e flexíveis. Eles podem facilmente rastejar para dentro das fendas aparentemente estreitas. Para bloquear o caminho dos roedores até a liberdade indesejável ao proprietário, é necessário escolher uma gaiola com uma distância entre as hastes de pelo menos 1,5 centímetros.
  • A qualidade do material utilizado. Este critério deve receber atenção especial. Certifique-se de que as paredes da gaiola não estão cobertas com qualquer tinta ou verniz.Se uma chinchila entrar no corpo, tais substâncias causarão irritação severa que pode levar ao envenenamento e até a morte do animal.

Existem dois tipos de gaiolas para manter uma chinchila em um apartamento, cada uma com vantagens óbvias e desvantagens visíveis.

Metálico

Os anfitriões geralmente preferem apenas essas gaiolas com galhos. Em primeiro lugar, são fáceis de limpar e bem ventilados, e os resíduos de roedores são facilmente extraídos deles.

Como desvantagem, pode-se considerar o baixo nível de isolamento acústico, ou melhor, sua total ausência. Como você sabe, as chinchilas são predominantemente noturnas, ou seja, o período mais ativo para elas é o período escuro do dia, quando as pessoas dormem. Em uma gaiola de metal, toda ação do animal é ouvida pelos donos, dormindo, por exemplo, no mesmo cômodo. Claro, isso causa muitos transtornos.

Devido à atividade, as chinchilas podem jogar fora os restos de comida ou enchimento "pelas laterais" da gaiola. Obviamente, através das grades, tudo isso voa facilmente para o chão. Portanto, a área de limpeza está aumentando - você precisa cuidar da limpeza ao redor da gaiola.

Vitrines

Este tipo de habitação para chinchilas é uma estrutura de madeira, várias paredes feitas de malha de metal ou vidro. Em comparação com a primeira opção, a vitrine ganha claramente em termos de isolamento acústico - você não consegue ouvir os animais dentro dela. Além disso, a alimentação e o enchimento não voam para fora da estrutura, pois ela é feita de material sólido.

Uma séria desvantagem é o fato de que as janelas são inconvenientes para limpar, a madeira absorve bem os odores e pode inchar com a umidade excessiva. Para cumprir as normas sanitárias, essa habitação deve ser trocada periodicamente.

A variedade de células não afeta seus constituintes. Dentro, deve haver várias prateleiras suspensas em diferentes alturas.

Uma espécie de escada se tornará um excelente simulador para roedores e permitirá que eles saltem o quanto quiserem.

Seleção de acessórios

Obviamente, não só o tamanho da gaiola e os materiais com que é feita são importantes, mas também o enchimento interior da casa para o seu animal de estimação peludo. Considere os acessórios principais que são mais frequentemente preferidos pelos proprietários de chinchilas.

  • Talvez seja necessário começar pelo fundo da gaiola, que deve ser o mais seguro possível e não traumático para as pernas do animal. Você pode escolher carpetes densos ou dar preferência a aparas ou feno. Para que a chinchila esteja sempre ocupada, uma variedade de equipamentos esportivos deve estar presente na gaiola, o que também ajudará o animal a manter a forma física e a resistência. São todos os tipos de escadas, uma roda em movimento, labirintos, túneis.
  • Uma casa separada necessária para a privacidade do animal. Nele, a chinchila poderá ficar um pouco consigo mesma, fazer uma pausa dos olhos que a fitam constantemente e curtir a solidão. Durante o dia, ela ficará confortável dormindo ali. Você pode comprar uma casa em uma loja de animais ou fazer você mesmo de madeira.
  • Além disso, para o resto da mascote, pode-se equipar uma área com uma rede, que com certeza vai agradar ao seu gosto. Uma rede é comprada em uma loja de animais e pendurada no teto ou nas paredes da gaiola.
  • Banho com areia derramada nele. Ele é preso às paredes da gaiola para que o molde não vire devido à vida ativa do roedor. Você também pode fazer isso sozinho, usando uma garrafa de plástico cortada ao meio ou até mesmo uma lata. Areia de alta qualidade pode ser comprada em uma loja de suprimentos para animais de estimação e depois espalhada com cerca de 0,5 centímetros de espessura. Para mantê-lo sempre limpo e dar prazer ao roedor, é importante trocá-lo uma vez a cada duas semanas.
  • Tigela de beber. Talvez este seja um dos primeiros itens da lista de acessórios que uma chinchila precisa. Uma tigela de gotejamento é ideal. Ele precisa ser suspenso 10 centímetros acima do chão da gaiola. A água deve ser trocada assim que ficar suja e, claro, assim que acabar.É melhor usar líquido engarrafado ou fervido.
  • Alimentador. Pode-se dar preferência a uma de ar livre, mas então deve ser de material pesado para que o animal não arraste de um lugar para outro e não roa. Ou escolha um alimentador montado, fixando-o com segurança na parede da gaiola.

    É necessário prever a localização de cada um dos acessórios de acordo com as dimensões da gaiola. É importante que cada item seja necessário e útil para o pet, e não apenas ocupe espaço e dê ansiedade ao animal, estando localizado em uma jaula já apertada.

    Você precisa de brinquedos?

    Para um animal ativo, não há nada pior do que o tédio constante. Claro, os proprietários devem se certificar de que a chinchila tem algo para fazer em sua gaiola. Caso contrário, o roedor começa a arrancar seu próprio pelo, o que causa dor psicológica e física.

    Considere os principais tipos de brinquedos que podem atrair uma chinchila.

    • Túnel. Os animais gostam especialmente de atravessar canos de madeira e plástico, brincando de esconde-esconde. Para não perder um roedor adormecido acidentalmente, como costuma acontecer, você pode comprar um túnel transparente. Certifique-se de que o diâmetro do dispositivo seja superior a 30 milímetros, caso contrário a chinchila ficará presa.
    • Maca. Nas lojas de animais, os compradores são oferecidos estruturas de pano, madeira ou plástico para o descanso do animal. Eles também podem estar com várias camadas, o que, é claro, será ainda mais interessante para o animal de estimação.
    • Prateleira. Um dispositivo que é preso às hastes da gaiola a uma altura de cerca de 80 centímetros para que o animal não sofra um salto sem sucesso. Várias prateleiras instaladas fornecem atividade física constante para roedores ativos.
    • Escada. Projetos pequenos são ótimos para desenvolver constantemente as patas de um animal ou afiar os dentes. Uma opção ideal com as próprias mãos é um pau de madeira, colocado na vertical e conduzindo da prateleira ao fundo da gaiola.
    • Brinquedos pendurados. Na maioria das vezes, eles são equipados com vários detalhes barulhentos que causam um deleite sem precedentes nas chinchilas. Os animais podem brincar com eles como quiserem, mas à noite, é claro, é melhor removê-los da gaiola.
    • Roda. Um bom simulador que ajuda a sua mascote a manter a forma e a estar constantemente ocupada. Pode ser feito de plástico, madeira ou metal. Uma roda de alumínio é ideal, porém tem o maior valor no mercado pet.
    • Bola. Esta construção é essencial para caminhar pela sala. O animal sobe para dentro e, virando-se com as patas, rola pela sala. Pela experiência de muitos proprietários, sabe-se que esse tipo de diversão nem sempre é seguro para o roedor, uma vez que pode não ter ar suficiente. Então é melhor remover objetos estranhos e deixar o animal andar pela sala sem bolas.

    Recursos de alimentação

    A comida para chinchilas serve não apenas como uma satisfação das necessidades fisiológicas, mas também como uma espécie de ritual, recebendo verdadeiro prazer. Adoram todo tipo de iguarias para roedores, porém, é importante que os donos saibam quando parar e alimentar suas enfermarias corretamente, para não exagerar em relação ao corpo frágil dos fofinhos animais de estimação.

    Uma opção comprovada e adequada para todos é a compra de misturas prontas, que contêm todas as vitaminas e minerais necessários para o bom desenvolvimento do animal.

    Como o animal é ativo à noite, a ingestão de alimentos também deve ocorrer no escuro. A chinchila se acostuma rapidamente com a comida que lhe é oferecida e, com o tempo, perde o apetite. Portanto, é necessário mudar a dieta uma vez a cada seis meses.

    Claro, o cardápio das chinchilas depende da idade, sexo, condição física do animal e até mesmo da estação do ano. É importante estar sempre atento à presença de vitaminas, minerais, ácidos graxos nos alimentos, caso contrário o animal não terá elementos úteis suficientes, o que acarretará em várias doenças no animal e patologias nos seus filhotes.

    Uma chinchila requer 10 quilos de ração combinada e 7 quilos de feno por ano. A ingestão diária de alimentos para uma chinchila adulta é de aproximadamente 60 gramas. Destes, cerca de 25 gramas são para ração e feno combinados, 5 gramas para vegetais e ervas, não mais do que 4 gramas para guloseimas e também deve haver 20 mililitros de água.

    Os alimentos devem ser adquiridos em lojas especializadas para que todas as proporções sejam observadas em sua composição. Qualquer violação leva a patologias do trato gastrointestinal. Para um desenvolvimento mais favorável da chinchila, está na moda dar-lhe vitaminas adicionais da natureza. Você pode coletar feno de leguminosas e cereais, centáurea, chicória.

    Certifique-se de que samambaias, cavalinhas e botões-de-ouro não entrem no comedouro dos roedores.

    Para a alimentação, você pode recorrer à ajuda de grama fresca. Por exemplo, as chinchilas gostam muito de urtigas recém-colhidas, dente-de-leão, ruibarbo ou folhas de árvore, frutas de espinheiro e até frutas secas. O principal é observar a medida.

      É proibido alimentar as chinchilas com alimentos de origem animal, pois não serão capazes de digerir a proteína neles contida. Nozes com alto teor calórico também são indesejáveis. Existem também elementos necessários que são constantemente necessários aos roedores. Esta é uma pedra de giz com qualquer suplemento vitamínico e sal para lamber.

      Regras de banho

      As chinchilas são conhecidas por serem um dos animais mais limpos. Em casa, eles próprios cuidam constantemente da própria pele. Porém, ao cuidar deles, às vezes ainda precisam de ajuda humana, o que não é difícil de fazer em casa.

      Uma vez por semana, o roedor precisa nadar na areia. Como mencionado acima, para isso, é necessário um banho especialmente comprado em uma pet shop ou feito com as próprias mãos, no qual é necessário colocar areia limpa.

      Você também pode usar poeira vulcânica para dar ao pelo um brilho especial.

      Deixe o animal entrar no banho, ele mesmo sabe o que fazer. E você pode observar uma criatura feliz que obtém um prazer incrível de banhos de areia. É melhor não deixar o banho por mais de 30 minutos, pois as chinchilas adoram adormecer na areia, e isso resseca a pele. Não há necessidade de pedir a ajuda de um banho mais de uma vez a cada cinco dias.

      É estritamente proibido molhar a lã de chinchila, pois demora muito para secar e o animal pode pegar um resfriado. Além disso, a água pode entrar nos ouvidos, e esse é um caminho direto para o processo inflamatório, que é muito ruim para um animal frágil. Os criadores aconselham o uso de toalha úmida e pente limpo em caso de forte contaminação do pelo.

      Domando

      As chinchilas são o oposto de cães e gatos, é quase impossível domesticá-las, ensiná-las a serem submissas. Amam a solidão e estão prontos para passar a maior parte do tempo a sós com eles. Claro, exceções acontecem, e o roedor está pronto para ir às mãos do dono, para se submeter à ternura e ao afeto.

      Para que a chinchila seja mais mansa e dócil no futuro, é necessário cuidar de sua domesticação desde a infância. No início - cerca de 3 semanas após a compra de uma chinchila, deixe-a se acostumar com um novo lugar, se acostumar com um ambiente desconhecido.

      Após um determinado período de tempo, você pode entrar em contato com um novo membro da família. Comece a se aproximar da gaiola, abra-a e estique as palmas das mãos na direção do animal. O mais provável é que a chinchila se interesse, cheire e até morda os dedos. É bom que o pet pule em seus braços, porém, aqui é importante não assustá-lo. Não puxe a chinchila para fora da gaiola, mas, ao contrário, dê mais tempo para a adaptação.

      Da próxima vez, você pode tentar chamar um roedor de sua casa, convidá-lo a ficar de joelhos ou ombros. Nesse momento, o animal deve ser tratado carinhosamente e chamado pelo nome. Qualquer sucesso deve ser reforçado com delicadeza.

      No próximo estágio de contato com a chinchila, você pode começar a coçar. Os locais mais agradáveis ​​para ela: atrás da orelha, ao longo do peito ou pescoço.Mas é melhor não tocar no encosto, nos barris e na cauda, ​​pois isso pode causar uma sensação de medo.

      Se de repente, com contatos táteis, você ouvir um estalo, é melhor deixar o animal sozinho.

      Os especialistas proíbem estritamente a retirada de chinchila à força; ela pode reagir coçando ou mordendo. Isso só é permitido se necessário: se o animal precisar de um exame médico. Se você pegá-la com frequência, suas mãos parecerão um sinal de perigo, então o contato definitivamente será perdido.

      O que você não deve fazer?

      Com base no feedback dos criadores, vale a pena fazer uma lista detalhada do que você definitivamente não pode fazer em relação a uma chinchila:

      • deixá-la sair da gaiola e entrar em uma sala que não esteja livre de vários perigos;
      • deixe-o ir para fora, onde o animal pode pegar um resfriado, pegar qualquer infecção e até fugir;
      • tomar banho em água.

      Na verdade, não há dificuldades especiais em manter uma chinchila. Claro, é importante levar em consideração muitos aspectos para um animal de estimação crescer e se desenvolver com sucesso, mas não será difícil para quem realmente ama animais.

      Para as peculiaridades de manter e cuidar de chinchilas, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa