Chinchila doméstica

Quanto tempo vivem as chinchilas?

Quanto tempo vivem as chinchilas?
Contente
  1. Vida útil
  2. O que determina a expectativa de vida?
  3. Como determinar a idade de uma chinchila
  4. Como cuidar adequadamente de chinchilas?

As chinchilas são roedores fofos e fofos, com olhos grandes e bonitos e pelo delicado e espesso. A caça por suas valiosas peles levou ao extermínio quase completo desses animais e sua entrada no Livro Vermelho.

Hoje, as chinchilas são domesticadas. Deve-se notar que é o único roedor inodoro. Existem muitos viveiros especiais para a criação desses animais, você também pode comprar chinchilas em qualquer loja de animais.

Vida útil

O ciclo de vida das chinchilas em cativeiro não é diferente daquele de seus parentes selvagens.

  • Qualquer indivíduo atinge a maturidade sexual plena a partir dos 8 meses, e a fêmea pode engravidar (a gravidez precoce a partir do sétimo mês de vida é muito prejudicial à saúde).
  • O aparecimento da gravidez na mulher é evidenciado pela saída da rolha (película densa que se pode ver durante a limpeza da gaiola).
  • A fêmea começa a ganhar peso rapidamente (até 20 gramas por semana) e dá à luz filhotes por 3,5-4 meses.
  • Pode ter até 3 filhos por ano, cada um dos quais pode ter até 5 bebês (em condições naturais, eles se reproduzem uma vez por ano).
  • O número de indivíduos em uma ninhada nos primeiros anos pode ser de 1 a 2 filhotes, com a idade esse número pode chegar a 5.
  • Os chinchillates nascem com cabelo curto, dentes bem formados e olhos abertos. O parto geralmente ocorre sem assistência humana e dura cerca de 3 horas. É preciso esperar até o final do nascimento de toda a ninhada, dar tempo para a mãe lamber todos os filhotes e deixá-los secar, só depois podem ser retirados com as mãos limpas e examinados cuidadosamente (convém convidar um veterinário para exame um dia após o parto).
  • Se os filhotes forem grandes, o parto pode ser complicado e demorado - uma necessidade urgente de chamar um veterinário.
  • Durante os primeiros dois meses, os bebês precisam do leite materno e da presença dela. A partir das 2 semanas de idade, você pode começar a introduzir gradualmente alimentos secos na dieta.
  • Se a fêmea tiver pouco leite, a lactação pode ser aumentada alimentando-a com morangos secos e alfafa.
  • O crescimento da chinchila continua até os 2 anos de idade.
  • O peso máximo de um adulto pode ser de 600 gramas.
  • A capacidade de reprodução em casa dura até 15 anos.

Para a reprodução, é melhor deixar as chinchilas com uma pelagem espessa e uniforme, olhos límpidos e ouvidos limpos, uma avaliação de saúde deve ser realizada por um veterinário aos 6 meses de idade, antes da maturidade.

As chinchilas - caras para se reproduzir em cativeiro em fazendas - morrem rapidamente se não forem tratadas e mantidas de maneira adequada. Um casaco de pele requer pelo menos 100 peles de animais de 2 anos, portanto, é impraticável criá-los em uma fazenda privada para a entrega de peles e pode resultar na perda de uma grande soma de dinheiro.

É muito mais lucrativo manter um viveiro para a venda de animais vivos, mas é necessário seguir estritamente as regras de cuidado e usar vitrines altas com casas de 2 ou 3 andares no interior para manutenção. Com manutenção e cuidados inadequados, as chinchilas podem não se reproduzir ou a fêmea pode se recusar a alimentar os filhotes (e eles precisam de leite a cada 2 horas).

Criar chinchilas em cativeiro é um negócio muito problemático. O ciclo de vida não depende de onde o animal vive: em condições naturais, em um apartamento ou em uma fazenda, mas a expectativa de vida dos animais domésticos, com os devidos cuidados e manutenção, é quase 2 vezes maior.

O que determina a expectativa de vida?

Indivíduos adquiridos de um criador zeloso diferem em longevidade, o que exclui a possibilidade de filhos de parentes próximos e indivíduos doentes. É melhor comprar em um viveiro de confiança, com críticas positivas ou por recomendação. Animais abaixo do padrão são mais baratos e são enviados a lojas de animais e mercados de pássaros para venda.

Se a chinchila não atender ao padrão, sua vida útil pode ser de apenas alguns anos.

A vida útil desses animais depende diretamente das condições de detenção: com os devidos cuidados em casa, eles podem viver 15 e até 20 anos, enquanto na natureza a média de vida não é superior a 12 (a mobilidade diminui com a idade, a chinchila torna-se uma tarefa fácil presas para predadores e caçadores furtivos).

É melhor manter algumas chinchilas em um apartamento (elas não gostam da solidão), mas ao mesmo tempo podem começar a se reproduzir ativamente. Esses lindos roedores são altamente suscetíveis ao estresse: sons ásperos (barulho de construção, broca, gritos e até mesmo o barulho de uma TV funcionando) têm um efeito extremamente prejudicial para as chinchilas. Sob estresse ou problemas de saúde, eles imediatamente perdem os cabelos em farrapos.

Reduz significativamente a expectativa de vida e alimentação inadequada: as chinchilas não devem comer vegetais crus, frutas, ovos cozidos e carne. Esses alimentos complementares arruinam o sistema digestivo do animal e podem levar à morte.

Como determinar a idade de uma chinchila

Você pode determinar a idade do animal pelos seguintes indicadores:

  • calos nos pés - quanto mais, mais velho é o animal;
  • dentes - quanto mais brancos são, mais jovem é o indivíduo;
  • formato do focinho - até os 6 meses, é quase achatado, visivelmente distendido com a idade;
  • tipo de corpo - quanto maior o indivíduo, mais velho ele é.

Se você comprar um animal para ficar em um apartamento, é melhor escolher chinchilas de 4 meses e ensiná-las aos poucos. As meninas são menos brincalhonas e gostam de se esconder, precisam de sossego durante a gravidez, fazem contato com apenas um dono. Os meninos são mais sociáveis ​​e brincalhões. As chinchilas adoram sentar na cabeça do dono e não gostam de ser acariciadas por muito tempo.

É impossível mudar os hábitos de uma chinchila, no retreinamento o animal fica estressado e sua vida útil é reduzida.

Como cuidar adequadamente de chinchilas?

O principal no cuidado de uma chinchila em casa é o regime de temperatura no ambiente: 18-22 graus Celsius (filhotes de até 1 mês devem ser mantidos em temperatura constante de +24 graus), correntes de ar e luz solar direta são contra-indicados. O sistema de controle de temperatura fará um bom trabalho ajustando a temperatura da sala.

É preciso deixar a chinchila dar uma volta pelo apartamento todos os dias às 18h, para que o animal tenha tempo de correr e às 23h ele fique mais calmo (você deve primeiro ocultar todos os fios e pequenos itens). Mas à noite, o roedor ainda faz um barulhinho: roe gravetos, bebe água, pula pela casa.

Durante uma caminhada, as chinchilas não devem ser deixadas sem vigilância: elas adoram rastejar em várias fendas e podem ficar presas, por exemplo, entre uma parede e um armário - é necessária assistência de emergência.

As chinchilas devem ser bem cuidadas e todas as recomendações devem ser seguidas.

  • A gaiola deve ser espaçosa (pelo menos 1 metro de largura), mas ter hastes fortes e frequentes (a distância entre elas não é superior a 2 cm).
  • Uma vitrine é mais adequada para manter - não há perigo de o animal ficar preso entre as hastes, o lixo não voa para o chão do apartamento, a vitrine pode ser feita sob encomenda: altura - 1,5 metros, profundidade - 60 cm, largura - 60-80 cm, com palete retrátil para facilitar a manutenção da limpeza.
  • Para manter a boa forma física (facilmente sujeito à obesidade), a gaiola deve ter estantes ou uma casa com vários andares e passagens; se não houver casa, as prateleiras devem ser de madeira para evitar ferimentos nas patas do animal e ser firmemente fixadas com parafusos.
  • As tigelas devem ser de vidro, as chinchilas roem o plástico rapidamente. Apenas água fervida é permitida com reposição obrigatória uma vez ao dia.
  • O comedouro deve ser bem preso para que a chinchila não possa arrastá-lo pela gaiola.
  • O sennik deve ser preso a uma corrente forte, cheia de feno de gramíneas (troque uma vez a cada 7 dias).
  • Abrigo para descanso (casa de madeira suficientemente espaçosa sem cola, sem pintura). Algumas pessoas às vezes gostam de se deitar em uma rede, mas a maioria prefere casas fechadas.
  • A banheira deve ser fechada (você pode substituí-la: coloque um pratinho fundo em uma bacia com laterais altas - quando o animal é lavado, a areia voa em direções diferentes). Em nenhum caso você deve usar água para o banho. As chinchilas lavam seu pelo grosso apenas em areia especial ou poeira vulcânica (o maiô deve ser colocado em uma gaiola por 30–40 minutos e então limpo ou banhado o animal em um copo no máximo 2 vezes por semana). Cuidado adicional com o pelo não é necessário.
  • Os dentes das chinchilas crescem ao longo da vida, por isso é necessário fornecer materiais para moer: giz, gravetos, galhos de groselha fortes e secos. Você pode dar uma pedra mineral por várias horas (durante uma caminhada, uma vez por semana), mas não pode ser mantida em uma gaiola o tempo todo. É estritamente proibido dar pedra-pomes - os dentes ficam gravemente danificados.
  • O fundo da gaiola deve ser coberto com aparas de tília ou outras árvores frutíferas (aparas de árvores coníferas são categoricamente contra-indicadas, pois liberam resina tóxica para roedores).
  • Recomenda-se limpar os resíduos desses animais fofos diariamente, mas a limpeza geral é melhor feita uma vez a cada 10 dias, para não incomodar as chinchilas com muita frequência.
  • É recomendado (mas não necessário) tratar as células limpas com luz ultravioleta antes de colocar ração e aparas.
  • As chinchilas só podem ser alimentadas com comida seca: 1 colher de sopa por dia. Você pode comprar a mistura combinada na loja de animais, dar maçãs, peras e frutas secas adicionais.
  • É proibido alimentar com sementes, nozes, vegetais crus e frutas, ovos cozidos e carne.

Andar chinchilas na rua é categoricamente contra-indicado:

  • têm medo de sons ásperos e tendem a se esconder;
  • se eles não puderem se esconder, uma parada cardíaca instantânea pode ocorrer;
  • chinchila é um deleite para corvos e gatos;
  • pode pegar algo do chão, comê-lo e ser envenenado.

Você não pode comprar uma roda: com o peso do animal, ela pode quebrar e o animal se machucar. Aconselha-se consultar o veterinário a cada 6 meses para a detecção oportuna de problemas de saúde e assistência.No momento da compra, sempre observe as condições em que a chinchila foi guardada, pergunte ao criador como cuidar do animal, pergunte o que as chinchilas são alimentados. Um bom criador aconselhará exclusivamente alimentos secos e frutos secos, e a presença de vegetais podres ou frescos nas células do criador, bem como sementes, deve ajudar a evitar a compra dele, porque com tal alimentação, o trato gastrointestinal se deteriora irremediavelmente, e a chinchila vai doer, o tempo de vida vai ser visivelmente reduzido.

Se for inconveniente recusar imediatamente uma compra, você pode dizer que vai pensar sobre isso ou consultar sua família, será mais fácil recusar por telefone.

Dificuldades e gastos significativos de dinheiro na manutenção de chinchilas são encontrados apenas na fase inicial de organizar sua vida, os cuidados diários e a alimentação levam apenas alguns minutos por dia.

Se você cuidar bem da chinchila, o animal se tornará um amigo fiel por muitos anos e só trará alegria.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de uma chinchila, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa