Chinchila doméstica

Variedades e cultivo de chinchilas brancas

Variedades e cultivo de chinchilas brancas
Contente
  1. Wilson Branco
  2. Branco-rosa
  3. Violeta branca
  4. Veludo branco
  5. Branco californiano ou "cauda branca"
  6. White Lova
  7. Ébano Branco
  8. Albino
  9. White Royal Angora
  10. Crescendo e cuidando
  11. Por que uma chinchila morde?

Em estado selvagem, a chinchila é um habitante das regiões montanhosas da América do Sul com um clima frio e inconstante. Para que este roedor peludo seja capaz de se proteger das baixas temperaturas, a natureza concedeu-lhe um casaco de peles quente e espesso. A cor da chinchila selvagem é cinza com a barriga branca, mas entre os animais de estimação você encontra pelagem creme, preta e até safira. A razão para isso foram os criadores desses roedores fofos.

Por meio dos cruzamentos, conseguimos novas cores incríveis. Dentre eles, o branco merece atenção especial, que se divide em vários tons e matizes, cada um deles com um nome e uma característica.

Wilson Branco

Esta cor é a ancestral de todas as outras cores com a participação do branco. Em 1955, o criador americano Blythe Wilson criou a primeira chinchila branca por cruzamento. Entre os portadores desta pelagem de cor raramente são encontradas variedades completamente brancas como a neve, esta forma de cor é chamada de "predominante". O cruzamento entre dois indivíduos brancos como a neve pode levar a uma diminuição no número de filhotes na ninhada e uma diminuição em sua viabilidade. Mais frequentemente, você pode encontrar tipos combinados de pintura, entre os quais os mais populares são:

  • prateado - as pontas dos pelos do casaco de pele branca são pintadas de uma cor prateada, o que cria uma tonalidade esfumada incomum;
  • platina - parecem prateados, porém, sua principal característica é a ponta branca da cauda;
  • mosaico - existem manchas acinzentadas de diferentes tamanhos e localizações na pele, quanto mais distintos os contornos dessas manchas, mais esta cor é apreciada;
  • tricolor - uma das raras cores, na pele há manchas pretas, brancas e cinzas em proporções diferentes.

No tipo de cor platina ora predomina um tom cinza, ora pode até parecer absolutamente cinza e indicar que pertence à cor branca de Wilson, neste caso haverá apenas uma ponta branca da cauda.

Branco-rosa

Esta cor é obtida pelo cruzamento das chinchilas Wilson brancas com o bege hetero. Ele, por sua vez, também se divide em 2 tipos: heterozigoto e homozigoto. Uma chinchila de cor heterozigótica branco-rosa tem uma pelagem branca com manchas bege de diferentes tamanhos e localizações. Às vezes, apenas as pontas dos cabelos são pintadas de bege, o que cria uma espécie de efeito de véu rosado. As orelhas e o nariz são rosados, mas às vezes há pequenas manchas bege nas orelhas.

O tipo homozigoto de chinchila rosa-branca é bastante raro, devido ao qual é altamente valorizado... Os animais diferem da forma heterozigótica por apresentarem uma cor predominantemente branca, suas orelhas são rosa puro sem manchas e seus olhos são vermelhos. Manchas bege e douradas bem definidas nesta cor são consideradas muito raras.

Violeta branca

É uma das cores mais inusitadas e belas, obtida pelo cruzamento de Wilson e violeta. A cor púrpura pura, por sua vez, é resultado de uma mutação recessiva. Foi criado em 1960 na África do Norte. Como Wilson, o violeta branco pode assumir uma forma prateada ou em mosaico. No entanto, o lugar do cinza ou preto nesta cor foi tomado por uma tonalidade roxa clara.

Na maioria das vezes parece uma névoa roxa ao redor das orelhas e cauda, ​​mas às vezes podemos encontrar uma chinchila com manchas de uma cor tão incomum.

Os olhos de tal chinchila são pretos com uma tonalidade azul, e as orelhas e nariz são cinza.

Veludo branco

Os animais desta cor possuem pelagem branca, orelhas cinzentas e “máscara” cinzenta no focinho, por vezes têm cauda cinzenta e “luvas” cinzentas nas patas dianteiras. Essa cor foi obtida pelo cruzamento de Wilson e veludo preto.

Essa cor ganhou esse nome devido à textura surpreendentemente espessa e macia do pelo - essa característica genética é obtida a partir do veludo preto. Este tipo de cor de chinchila também apresenta variações, entre as quais se encontram os conhecidos veludo branco-rosa heterozigótico e homozigoto, além do branco aveludado violeta. Essas combinações de cores são um grande presente para qualquer criador e são altamente valorizadas.

Branco californiano ou "cauda branca"

Esta coloração incomum apareceu devido a uma mutação em várias fazendas na Califórnia ao mesmo tempo. Vários criadores da ninhada começaram a dar à luz filhotes cinzentos de uma só vez, que se tornaram cada vez mais brancos com a idade. Uma borda cinza clara era visível nas orelhas e na base da cauda. O resto das áreas podem ter sido pintadas em um tipo esfumaçado ou mosaico, mas a principal característica dessa espécie é sua cauda branca como a neve. Para este recurso, a cor recebeu um segundo nome.

White Lova

Essa cor está entre as mais raras. Distingue-se por uma pele branca com um subpelo espesso e um véu cremoso, que se aproxima do tom do champanhe. Os olhos dessas chinchilas são de um vermelho brilhante. Com a idade, os bebês se iluminam, atingem a maturidade e recuperam sua tonalidade cremosa incomum. Pela primeira vez, essa cor foi descoberta em sua fazenda pelo criador canadense Robert Lowe em 2002, e a variedade leva o seu nome.

O custo dessas chinchilas pode chegar a vários milhares de dólares, então, talvez, apenas colecionadores-criadores experientes possam decidir comprar um animal.

Ébano Branco

Os portadores desse casaco de pele são semelhantes aos Wilsons, com uma coloração do tipo mosaico. Existem duas variedades de Ébano branco: eles podem ter uma pelagem branca com manchas pretas ou, ao contrário, a vantagem é o preto com manchas brancas como a neve brilhantes. Sua principal diferença são os limites bem definidos dos pontos. A localização das manchas pode ser na cabeça, orelhas, patas e às vezes nas laterais. Os olhos são escuros, as orelhas são cinza claro. Às vezes, as manchas brancas podem ter um brilho creme ou bege. Sabe-se que os portadores do gene "ébano" possuem uma pelagem melhor e mais brilhante.

Existem também várias combinações desse tipo de cor, por exemplo, chocolate branco.

Albino

A presença do gene albino se manifesta pela ausência de pigmentos nos cabelos e na pele, de modo que essas chinchilas, como todas as albinas, nascem com olhos vermelhos, têm pelagem branca como a neve e pele rosa pálida. Frequentemente, os animais albinos apresentam problemas de saúde, nomeadamente deficiência visual ou cegueira total. Para obter descendentes saudáveis ​​de portadores desta mutação, é recomendável cruzar apenas com representantes brilhantes da raça. A descendência dessa união também carregará esse gene, que pode ser transmitido por uma ou mais gerações.

White Royal Angora

Esta variedade surgiu graças ao cruzamento do Royal Angora com o Standard e o White Wilson. A pele pode ser absolutamente branca como a neve, ter manchas cinzentas ou um "véu" esfumaçado, a principal diferença aqui será um subpelo grosso e um casaco de pele surpreendentemente macio. Os olhos dessa chinchila são escuros e as orelhas e o nariz podem ser cinzentos.

Crescendo e cuidando

Cuidar de uma chinchila branca não é diferente de manter animais de outras cores. Para uma existência confortável, uma chinchila doméstica precisa de uma gaiola espaçosa com uma pequena casa dentro, para que o animal possa sempre se esconder e se sentir seguro. Também é melhor equipar a gaiola com uma roda, vários túneis e escadas. - assim o roedor será capaz de satisfazer sua necessidade de movimento.

Você pode usar como uma cama enchimento especial ou serragem simples. Entre outras coisas, uma pedra mineral deve ser colocada na gaiola, na qual a chinchila irá ranger os dentes.

A nutrição da chinchila deve ser equilibrada. Por se tratar de um animal herbívoro, a maneira mais fácil é adquirir uma ração especial, que será a base da alimentação do seu animal. Além disso, brotos de trigo ou aveia, bem como dente-de-leão, azeda e banana-da-terra, podem ser adicionados ao menu da chinchila de vez em quando. Para uma digestão confortável, a chinchila precisa de feno - pode ser colocado em um alimentador de arame especial. No verão, a dieta de um roedor doméstico deve ser enriquecida com produtos frescos; para isso, os seguintes são ideais:

  • cenoura;
  • beringela;
  • batata;
  • nozes;
  • sementes;
  • figos;
  • maçãs;
  • peras;
  • uva.

Um dos pontos importantes ao cuidar de uma chinchila é o banho. Como este animal não possui glândulas sudoríparas, o banho de água é contra-indicado. As chinchilas realizam esse procedimento de higiene na areia. Para fazer isso, você pode comprar um recipiente especial e enchê-lo com areia com aditivos antibacterianos.

    Você pode comprar tal composição em uma loja de animais - deve ser pequena e uniforme.

    Por que uma chinchila morde?

    Apesar da sociabilidade e da atitude benevolente com as pessoas, a chinchila branca às vezes morde. Pode haver muitos motivos para este incidente, alguns deles estão listados abaixo.

    • Conhecimento... Via de regra, é uma mordida leve, que ajuda o animal a se lembrar melhor do seu cheiro e a se conhecer melhor. Essas picadas são quase indolores e não causam sangramento. Depois que a chinchila o tiver estudado, não haverá mais necessidade disso.
    • Acidente. Isso pode acontecer sem más intenções, por exemplo, você alimentou uma chinchila com as mãos e ela errou um pouco.
    • Protesto. Esta "mordida" significa "Não faça isso!" Significa que você está tentando pegar o animal contra sua vontade ou é muito rude. Por exemplo, uma chinchila estava dormindo, mas de repente você decidiu demonstrá-la em toda a sua glória para um hóspede recém-chegado.
    • Temer... Nesse caso, o animal morde para se proteger, o que significa que sente perigo. Talvez o animal não confie em você.
    • Doença. Ninguém gosta de ser tocado durante uma doença. Preste atenção ao estado geral do animal - se ele for inativo e apático, provavelmente está doente.
    • Ainda uma criança... As crianças pequenas não entendem muito bem o que é bom e o que é ruim. Experimentando o mundo de cor, eles também podem provar você.
    • O efeito "comunal"... Se mais de um indivíduo mora em uma gaiola, nem todos podem ser do seu agrado. Em uma chinchila, a vizinhança pode ser estressante, mas em um estado de estresse, todos podem morder.
    • Apenas travesso. Acontece que esse é um traço de caráter. Se todas as outras razões possíveis forem excluídas, resta aceitar e aceitar o dano como ele é. Naturalmente, você precisa ser extremamente cuidadoso com esse animal e, se tiver sucesso, tente evitá-lo que morda.

      Para evitar esse comportamento, procure se comunicar com seu animal de estimação com mais frequência, alimente-o com guloseimas com suas mãos, trate a chinchila com cuidado e respeito. Não recompense o mau comportamento - imediatamente após a mordida, não dê comida ao animal, mas espere até que o tempo passe.

      Para obter informações sobre como cultivar chinchilas brancas, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa