Chinchila doméstica

Chinchila persa: descrição da raça e caráter dos gatos

Chinchila persa: descrição da raça e caráter dos gatos
Contente
  1. História de origem
  2. Padrões de raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Recomendações de alimentação
  5. Como cuidar?

Entre as mais diversas raças, os gatos persas ocupam um lugar especial. Na verdade, muitos deles na aparência realmente se assemelham a belos brinquedos peludos, como se saíssem de um desenho animado. Mas especialmente luxuosos são os gatos persas e chinchilas, considerados bastante raros, exóticos e prestigiosos. Os representantes da raça persa são muito carinhosos, sempre apegados aos donos.

Neste artigo, conheceremos mais detalhadamente a descrição desta raça, conheceremos detalhadamente a natureza dos gatos e gatinhos, e também consideraremos as recomendações básicas para cuidados e alimentação.

História de origem

Os gatos persas apareceram pela primeira vez na Grã-Bretanha e, portanto, não são em vão classificados entre os gatos aristocráticos que têm maneiras peculiares de comportamento e comunicação com as pessoas. Existem várias suposições sobre a origem desta raça, todas elas basicamente se resumem a cruzar várias raças e criar uma nova. Há informações de que essa cor também se originou da cor azul, que é muito parecida com o cinza.

Quanto à obtenção da cor direta "chinchila", foi criada artificialmente por criadores ao longo de muitos anos de trabalho árduo. Acredita-se que as chinchilas foram originalmente cruzadas com cores esfumadas britânicas para se obter uma pelagem leve e luxuosa com leve escurecimento. Um pouco depois, também apareceram chinchilas douradas.

Os gatos persas e chinchilas são muito populares não só na Inglaterra, mas em todo o mundo, incluindo a Rússia, onde surgiram recentemente berçários para a criação de gatinhos desta cor.

Padrões de raça

As chinchilas persas são consideradas as reis de sua raça, pois possuem uma cor realmente luxuosa em seu casaco de pele estampado. Os representantes mais comuns são as chinchilas de prata e ouro. Considere a descrição básica da raça e as características predominantes dos animais.

  • O nariz, como todos os persas de raça pura, é achatado. Este é um padrão inabalável. A cabeça é relativamente pequena.
  • As orelhas têm borlas pequenas, mas fofas.
  • Uma característica é sempre uma cauda luxuosa e fofa, que requer cuidadosa manutenção. Os pêlos da cauda são sempre ligeiramente mais longos do que em todo o corpo.
  • A principal característica da raça persa pura é o seu agradável pelo de animal felpudo, que se assemelha ao de uma raposa polar.
  • Esta raça pode ser grande, visto que os persas podem atingir 7 a 8 kg, os gatos, via de regra, são ligeiramente menores, seu peso geralmente não passa de 4 a 4,5 kg.
  • Gatos e chinchilas têm um corpo muito proporcional e musculoso, mas devido à grande quantidade de pelos, as pernas são pouco visíveis e parecem um pouco encurtadas.
  • O padrão da raça também inclui olhos grandes. Principalmente nas chinchilas, eles têm um tom esmeralda brilhante.
  • Em média, os gatos persas vivem de 15 a 17 anos, com cuidados adequados. A expectativa de vida aumenta se o animal for esterilizado.

O segredo da pelagem prateada é que na aparência ela é completamente clara, incluindo o subpêlo, mas as pontas são escuras, o que cria o efeito de uma névoa prateada iridescente.

    Nas chinchilas douradas da Pérsia, o subpêlo, via de regra, tem uma tonalidade leitosa, avermelhada ou cremosa, e os próprios pelos nas pontas são escuros. Essa cor pode ser vista na barriga, orelhas, tórax e pernas do animal. Já na cabeça e na cauda, ​​os pêlos têm pontas escuras esfumadas, que criam uma pelagem dourada única com matizes.

    Caráter e comportamento

    O caráter das chinchilas persas é muito flexível. Às vezes pode parecer que são preguiçosos, mas na realidade são apenas rebeldes, embora muitas vezes não se importem de brincar com o dono. Gatinhos persas e adultos de chinchilas podem ser facilmente atribuídos a animais muito afetuosos e obedientes que não causam problemas para seus donos.

    É muito fácil encontrar uma linguagem comum com os persas. Se desde a infância você os ensina a nadar e se pentear regularmente, com o tempo eles se acostumarão a tudo e até amarão essas atividades. Os gatos persas não apenas tratam bem seus donos, mas também se dão bem com as crianças, e também convivem com outros animais em uma casa ou apartamento sem problemas, mas apenas se você os ensinar desde a infância. Se, de repente, uma chinchila ou um gato persa se ligar a um cachorro, haverá o risco de eles não se darem bem.

    Isso se deve ao fato de os representantes dessa raça serem aristocratas e sentirem sua especial superioridade sobre os demais animais. Inclusive sobre gatos de outras raças e cães.

    Os gatos chinchilas persas são muito curiosos, mas se você não prestar atenção a eles, eles podem não encontrar um lugar para eles e até mesmo se tornarem apáticos.... Se o dono não puder dedicar tempo adequado ao animal, então é recomendado que ele tenha um par. Acredita-se que os persas chinchilas têm uma inteligência especial que lhes permite aprender tudo de novo rapidamente. Adaptam-se perfeitamente a um novo local de residência, não sendo difícil habituá-los a uma caixa sanitária e a um local para dormir.

    As chinchilas persas são muito nobres, podem ser deixadas sozinhas em casa sem problemas.

    Via de regra, não estragam nada, mas desde a infância é melhor ensiná-los a usar um poste para arranhar.

    Os animais encontram facilmente algo para fazer em seu tempo livre. O principal é deixar alguns brinquedos.... Gatos mais velhos e mais velhos não gostam de brincar sozinhos, mas para indivíduos jovens, ratos artificiais comuns são suficientes. Você sempre tem que brincar com os adultos, caso contrário, eles podem ficar preguiçosos.Isso é especialmente verdadeiro para animais esterilizados com tendência a ganhar peso em excesso.

    Recomendações de alimentação

    Hoje, existem várias opções de dieta que podem ser adequadas aos persas. A primeira é uma dieta composta de alimentos secos prontos, alimentos enlatados especializados e alimentos úmidos em embalagens. A segunda é a alimentação em casa, que consiste em carne e vegetais que você precisa cozinhar.

    Também existe essa dieta quando os gatos estão completamente contidos na ração, mas às vezes eles recebem carne.

    É muito importante alimentar as chinchilas persas de acordo com uma programação, seja qual for a dieta escolhida.... Assim, de acordo com muitos veterinários, no mundo moderno o melhor é escolher rações premium prontas e balanceadas que sejam feitas levando em consideração as necessidades do corpo de cada animal.

    A comida pronta contém tudo que você precisa para manter a saúde não só dos adultos, mas também dos gatinhos. Obviamente, os alimentos premium serão bastante caros, mas os proprietários não precisarão perder tempo preparando outros alimentos e, em geral, não há diferença em termos de custos monetários. Os alimentos prontos contribuem para a normalização da digestão, saturam o corpo do animal com tudo o que é necessário para que a pelagem não desbote e fique bem cuidada, e a comida seca também serve para prevenir a cárie.

    Se falamos sobre cozimento próprio, os seguintes alimentos devem prevalecer na dieta dos persas.

    • Carnes com baixo teor de gordura, incluindo coelho, aves (exceto pato e ganso) e cordeiro jovem.
    • É desejável excluir peixes. Carnes fritas, ossos de peixe e frango são totalmente contra-indicados.
    • Os vegetais cozidos também são necessários na dieta alimentar.
    • Às vezes, pode-se dar frango cru, cortado em pedaços pequenos. Antes de servir o animal, a carne deve ser regada com água fervente.
    • Queijo cottage com baixo teor de gordura, iogurtes naturais e gema fervida podem ser fornecidos, mas raramente.

      Todos os alimentos que uma pessoa consome devem ser evitados. Não se deve dar aos gatos chocolate, pãezinhos, carne defumada, tudo que é picante e temperado.

      O leite também é indesejável, é melhor substituí-lo por produtos lácteos fermentados.

      Como vitaminas, os gatos podem receber verduras de grãos germinados. Quaisquer vitaminas específicas, como as da queda de cabelo, devem sempre ser adicionadas à dieta apenas quando necessário e somente após consulta ao veterinário.

      É muito importante lavar sempre as tigelas persas após as refeições para que não cresçam bactérias. Os persas devem sempre ter água potável. Especialmente se os animais estão com comida seca. Ao comer comida seca, os gatos bebem água com mais frequência.

      É claro que a escolha entre cozinhar para animais de estimação e alimentos prontos deve ser baseada em suas próprias capacidades e preferências, mas não se esqueça das características dos animais. Portanto, se um gato ou um gato é esterilizado, o melhor é adquirir uma ração especializada, que serve como prevenção do excesso de peso e de doenças como a urolitíase.

      Como cuidar?

      Cuidar de chinchilas persas não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.

      • Os animais de estimação devem ser lavados 1-2 vezes por ano com um shampoo especial. Humano não servirá. Se no verão o gato ou o gato costuma passear, você pode lavar o animal com shampoo contra pulgas.
      • É aconselhável cortar as unhas uma vez por mês ou à medida que crescem. Para isso, uma tesoura comum não é adequada, mas apenas um cortador de unhas especial.
      • Recomenda-se pentear chinchilas fofas várias vezes por semana. Se se formarem emaranhados, eles devem ser aparados com cuidado.
      • Uma vez por ano, os persas devem receber vacinas contra a raiva e contra as principais doenças. Antes da vacinação, é imperativo administrar remédios para parasitas (geralmente com 1 a 2 semanas de antecedência).
      • É muito importante ficar de olho nos persas, que muitas vezes têm problemas com.Se seus olhos começarem a vazar repentinamente, você pode enxaguá-los com um algodão (ou guardanapo de gaze) e água fervida morna, caldo de camomila ou chá, mas sem açúcar. Também pinga 1 gota de um colírio especial em cada olho. É estritamente proibido o uso imediato de antibióticos, nas farmácias veterinárias existem colírios especiais não agressivos para a prevenção de infecções virais e bacterianas nos olhos.
      • Quaisquer comprimidos só devem ser administrados após consulta a um veterinário.
      • A caixa sanitária deve ser substituída à medida que vai enchendo. Não se deve atrasar o processo, pois as chinchilas persas são muito limpas. Como filler, pode-se escolher a sílica gel, que possui boas propriedades absorventes, filler para madeira, filler mineral ou qualquer outro. Não tenha medo de mudar o preenchimento ao longo do tempo se, por um motivo ou outro, ele não se adequar. Os persas se adaptam muito rapidamente ao novo cheiro do enchimento.
      • Para a prevenção de pulgas e carrapatos no verão, recomenda-se o uso de coleiras de proteção nos animais ou pingar gotas especiais na cernelha, são considerados inofensivos.

      É melhor se o gato ou gato persa tiver seu próprio habitat, por exemplo, uma casinha pronta, onde o animal possa brincar e descansar.

        Vale a pena comprar chinchilas persas de raça pura de ouro e prata apenas em berçários licenciados e com boa reputação. Seu preço médio chega a 20 mil rublos e mais.

        Se for oferecida a você uma chinchila de raça pura sem pedigree por 3-5 mil, muito provavelmente ela não é de raça pura.

        A história do felinologista sobre as chinchilas persas, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa