Chinchila doméstica

Características do banho de chinchilas

Características do banho de chinchilas
Contente
  1. Para que serve?
  2. A água pode ser usada?
  3. Como escolher o enchimento certo?
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Quantas vezes você pode tomar banho?

A chinchila é um animal pequeno, muito engraçado e fofo. Todo mundo gosta e a maioria quer comprar para si. Basta fornecer as condições de vida necessárias para que ele se sinta bem e confortável. E um dos principais componentes do cuidado é o banho.

Para que serve?

O banho é obrigatório para:

  • limpe a lã;
  • remova o excesso de cabelo e a umidade;
  • aproveite o processo;
  • Aliviar estresse.

E também qualquer proprietário de um pequeno animal está interessado em seguir este processo. As chinchilas nadam de uma forma muito divertida e emocionante. Quando um animal é banhado em seu banho, seu pelo torna-se fofo e brilha.

A água pode ser usada?

A maioria das pessoas tem uma dúvida, você pode lavar seu animal de estimação na água. A resposta a essa pergunta é não, na maioria das vezes é impossível.

E tudo porque não têm glândulas sebáceas, e quando a pelagem fica molhada, o animal pode pegar um resfriado.

Se de alguma forma o pelo ainda estiver molhado, você deve imediatamente embrulhar a chinchila em uma toalha e secá-la até o fim. Apesar disso, existem situações em que ainda é necessário dar banho no animal.

Se o animal sujar as patas e o rabo, pegue um pequeno recipiente com paz de espírito, coloque água morna nele e remova a sujeira com um pano. Em seguida, limpe o animal com uma toalha e seque-o. Você pode usar um secador de cabelo enquanto seca. O principal é que a velocidade seja mínima, para não assustar o animal. A ação final deste procedimento é escovar o pêlo. Este processo requer cuidados especiais e pode demorar muito.

Além disso, é permitido lavar o animal em água se ele estiver muito sujo e não puder sobreviver sem a sua ajuda.

Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível; a água não deve entrar nos olhos e ouvidos. Também deve ser quente, altas temperaturas são proibidas.

Em seguida, secamos o animal da mesma forma que na primeira opção. Como alternativa, você pode simplesmente mover a gaiola para um local quente.

Em qualquer outro caso, a chinchila não precisará de sua ajuda. O animal se cuida por conta própria, basta providenciar um maiô especial com areia.

Como escolher o enchimento certo?

Na natureza, a chinchila se banha na poeira vulcânica. O nome "areia" é bastante arbitrário. Lembrar você não pode usar areia comum. Seus grãos são muito grandes e afiados. E eles podem prejudicar a pele grossa. Se você peneirar a areia, seus grãos ainda estarão afiados. Além disso, existe uma grande quantidade de grânulos de quartzo.

Ao comprar poeira vulcânica, certifique-se de que ela não brilha.

Um produto de boa qualidade deve ser fosco. São as partículas de quartzo que proporcionam brilho.

Um bom enchimento deve absorver a água perfeitamente. Se você adicionar um pouco de água, ela deve absorvê-la imediatamente. O caroço úmido resultante geralmente mantém sua forma após a secagem. Você também pode adicionar pó de talco na areia para uma melhor limpeza do pelo. Além disso, é útil adicionar enxofre da forragem para que os parasitas não apareçam. Deve-se recorrer a isso se, além da chinchila, outros animais morarem na casa. Claro, pulgas não vivem nesses animais, por causa do pêlo grosso, mas há momentos em que aparecem na cauda.

Um enchimento contendo drogas bactericidas e antifúngicas terá um efeito muito bom.

Além disso, removerá odores desagradáveis. Vale a pena trocar o enchimento após 10, no máximo 15 banhos. Sua camada deve ter até 5 cm.

Esses animais tomam banho muito intensamente, e uma banheira normal não funciona, pois a poeira vai voar por toda parte. Portanto, você precisará adquirir um maiô especial que não permitirá que a areia voe em todas as direções. E você também pode fazer isso sozinho em casa.

Como fazer isso sozinho?

Para que o seu animal de estimação tome banho, você precisará de um maiô especial. Deve ser tomado com bordas altas, já que as chinchilas são energéticas. As lojas especializadas oferecem uma ampla seleção de todos os tipos de opções. Se tiver problemas para comprá-los, você pode fazer um chamado banho com materiais de sucata.

Nesse caso, o maiô não precisa ser deixado na gaiola de forma permanente. Lá ele pode ser derrubado e sujo.

A principal tarefa do nadador é evitar que a areia se espalhe em diferentes direções. E para essas finalidades, você pode usar coisas como:

  • Recipiente de plástico;
  • balde de plástico do tamanho certo;
  • recipientes de detergentes;
  • latas de cinco litros.

As opções mais simples são um banco e um contêiner, pois todo mundo tem essas coisas em casa, senão não será difícil chegar até a loja e comprar lá. Se escolheu a opção com recipiente, feche-o até ao fim e não pode deixar o animal aí. Mas é possível evitar a poluição de poeira da sala.

Balde

A vantagem de um balde de plástico comum é que ele pode ser usado intermitentemente ou deixado na gaiola de maneira permanente. Baldes pequenos, mas espaçosos, devem ser preferidos.

Você pode fazer isso da seguinte maneira:

  1. pegue um balde e faça um furo do diâmetro necessário na lateral;
  2. processamos as bordas com lixa;
  3. o fundo do orifício deve estar a 15-20 cm do chão;
  4. deite o enchimento da seguinte forma: vire o balde com a tampa para baixo e acrescente areia.

Esta versão do maiô é boa porque você consegue tirar o bichinho dela sem problemas e, assim, não vai assustar o bicho e não pode machucá-lo. Para pegar a chinchila, pegamos o balde, com muito cuidado viramos de cabeça para baixo, abrimos e tiramos.

Os aspectos negativos do balde incluem o fato de que, com uma grande quantidade de areia, haverá muito pó no ambiente.

Frascos e recipientes de detergente

Essas capacidades são quase as mesmas em termos de características. E os maiôs deles são feitos da mesma maneira.

Instruções passo a passo:

  1. pegamos um recipiente e cortamos um buraco do tamanho necessário para que a chinchila possa subir facilmente;
  2. fazemos um buraco no lado largo;
  3. passamos pelo buraco com uma lixa;
  4. coloque o maiô de forma que o buraco fique para cima, e a seguir acrescente areia;
  5. a última ação é lançar o animal.

Essa opção também tem suas desvantagens, são elas:

  • peso leve - o animal pode derrubar facilmente o recipiente ao entrar ou sair dele;
  • superfície lisa - será difícil para a chinchila agarrar-se com as garras para entrar e sair da garrafa;
  • resistência fraca - o animal vai roer plástico, e se seus pedaços entrarem no corpo, as consequências serão ruins.

Se compararmos os recipientes de plástico com os potes de vidro, então os últimos têm uma vantagem. Eles não podem ser mastigados. Mas os bancos são inconvenientes porque podem rolar no chão durante os procedimentos de banho. Também existe a possibilidade de o animal quebrar a lata e ser ferido pelo estilhaço.

Quantas vezes você pode tomar banho?

O banho é melhor feito à noite. Deve demorar cerca de meia hora. Acontece assim: pegamos um maiô, colocamos enchimento ali, e colocamos em uma gaiola, em local conveniente. E depois disso, a própria chinchila sobe lá e começa a nadar. Ao mesmo tempo, ela pode fazer vários sons. Assim, ela mostra seu prazer.

O animal é recomendado para ser lavado algumas vezes por semana. Mas no caso de seu animal se sujar rápida e frequentemente, você terá que lavá-lo com mais frequência. E se várias doenças fúngicas surgiram, o processo se torna diário.

Não se esqueça que, no caso de fungo, a consulta do veterinário é obrigatória. Se a situação for difícil, o banho terá que ser interrompido por um tempo.

A chinchila é um animal interessante e divertido que, com o devido cuidado e atenção, proporcionará muitos momentos maravilhosos, alegrará você e se tornará uma verdadeira amiga da família. Mas lembre-se de que tudo isso só será possível se você fornecer ao animal os cuidados adequados e completos.

Para mais informações sobre erros no banho de chinchilas, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa