Chinchila doméstica

Roda de chinchila

Roda de chinchila
Contente
  1. Informações sobre o animal
  2. Requisitos do simulador
  3. Seleção de roda
  4. Dimensões da roda
  5. Fazendo um simulador com suas próprias mãos
  6. Como ensinar uma chinchila a correr em uma roda?

A chinchila é um animal muito móvel. A rigidez celular e a falta de movimento podem ter um efeito desastroso em sua saúde. Para esse animal de estimação, uma roda de corrida é um pré-requisito para viver em uma gaiola. Um mini treinador pode ser comprado em uma loja de animais. Mas alguns donos de animais preferem fazer uma roda com as próprias mãos.

Informações sobre o animal

A terra natal das chinchilas de cauda curta e cauda longa é a América do Sul. Esses animais vivem nas montanhas dos Andes, a uma altitude de 500 a 5000 metros acima do nível do mar. Eles usam as rachaduras nas rochas como habitação e, onde não há, cavam buracos. As chinchilas podem viver até 20 anos, mas costumam ser vítimas de predadores. A energia irreprimível dos animais os ajuda a sobreviver nas duras condições dos Andes.

As chinchilas domésticas são tão exigentes quanto suas primas das montanhas. As patas dos animais são capazes de dar longos saltos, os animais precisam de corrida ativa. A estagnação do sangue causada por um estilo de vida passivo em uma célula comprimida pode levar à atrofia muscular dos membros posteriores. Portanto, a roda não é apenas um elemento de entretenimento, mas também resolve o grave problema de prevenção de várias doenças.

Requisitos do simulador

A esteira de chinchila tem uma série de requisitos. Referem-se à segurança do animal e referem-se a produtos de fábrica e caseiros.

  • A superfície de rolamento deve ser lisa, nivelada, mas não escorregadia.
  • A esteira deve ser fixada com segurança às paredes ou ao chão para evitar tombamento.
  • Se o pé bater na tela ou na superfície da ripa, pode ferir o animal.
  • A roda em movimento não deve ser muito pesada, já que o peso de um roedor adulto não ultrapassa 500-600 g, será difícil para ele girar um simulador poderoso com pernas pequenas.
  • O volume da roda é selecionado de acordo com o tamanho do animal, ou seja, uma vez e meia o tamanho do próprio animal.
  • Ao fazer você mesmo o simulador, não se deixe levar por tintas e vernizes, é preciso lembrar que o roedor provará de tudo.

Seleção de roda

As lojas de animais vendem esteiras para roedores. Os tamanhos dos dispositivos devem variar de 28 a 45 centímetros. Mas, na realidade, existem pequenas rodas projetadas para hamsters; esses simuladores são adequados para chinchilas apenas na infância. Ocasionalmente, você pode encontrar espécimes maiores feitos de metal. Seu custo é muito maior do que os pequenos modelos de plástico.

Se os donos de animais de pelúcia não conseguem encontrar rodas adequadas, eles as encomendam aos mestres ou fazem simuladores com as próprias mãos. Por tipo, as rodas de corrida são divididas em plástico, metal e madeira. Considerando cada grupo separadamente, o próprio usuário determina em qual material ele tem mais confiança.

Plástico

Produtos de plástico são difíceis de encontrar para uma chinchila adulta, pois seu diâmetro não ultrapassa 32 centímetros. Mas o material em si tem muitas vantagens:

  • é leve, durável, não absorve umidade e odores (caso o animal o confunda com banheiro);
  • os roedores não têm gosto de plástico, o que ajuda a roda a reter sua aparência original por muito tempo;
  • o produto plástico é fácil de cuidar, pode ser facilmente lavado e desinfetado;
  • tais rodas pertencem à categoria de preço mais barata.

Metal

De todos os tipos de estruturas, são os produtos de metal que são considerados perigosos. Se a roda tiver uma superfície de malha, o animal pode prender sua garra em uma das células. Enquanto a roda está se movendo, ela está repleta de ferimentos. Às vezes, em vez de uma superfície de malha, você pode encontrar uma lamelar. Este tipo de simulador é ainda mais duvidoso, existe o perigo de o pé ficar entre as placas.

    Os donos de chinchilas resolvem o problema de forma simples, embrulham a roda com um pano e ela fica segura.

    Em outros aspectos, os treinadores de metal têm muitas vantagens:

    • eles são fortes e duráveis;
    • seu animal de estimação não os roerá;
    • a roda não absorve umidade e odores;
    • o simulador pode ser facilmente desmontado para desinfecção e possibilidade de manutenção.

    Madeira

    A madeira é um material amigo do ambiente, tátil e energeticamente próximo dos animais pelas suas propriedades naturais. A estrutura ideal não tem arestas vivas e superfície de malha, é segura e confortável. Mas a madeira é inferior ao metal e ao plástico de acordo com os seguintes critérios:

    • absorve facilmente umidade e odores;
    • difícil de cuidar;
    • as chinchilas roem uma superfície de madeira com alegria.

    Se as desvantagens acima não forem críticas, os donos dos animais podem montar a roda por conta própria. A madeira é um material maleável e fácil de trabalhar.

    Dimensões da roda

    O tamanho da roda deve corresponder ao tamanho do animal de estimação. Um tamanho confortável é condição indispensável para um simulador, porque uma chinchila corre várias dezenas de quilômetros por dia. Correr diariamente em um estado tenso e não natural levará à deformação da coluna e distúrbios do sistema músculo-esquelético. Uma chinchila adulta precisará de uma roda com um diâmetro de 40-45 cm, para um animal pequeno - 35-40 cm.

    Fazendo um simulador com suas próprias mãos

    Se a questão da necessidade de uma roda de madeira para uma chinchila não existe mais, pode-se começar a fazê-la levando em consideração os parâmetros especificados. Antes de iniciar o trabalho, os materiais necessários são preparados:

    • Contraplacado para o fabrico de distâncias entre eixos e jantes;
    • medindo instrumentos;
    • parafusos, parafuso grande;
    • serra de vaivém para trabalhar contraplacado;
    • furar;
    • ripa de 1-3 cm de largura.

    Use uma broca para fazer um pequeno orifício na folha de madeira compensada para se tornar o centro da circunferência da roda. Para uma chinchila adulta, o tamanho do simulador deve ser de 40 cm. Levando em consideração este parâmetro, um círculo é traçado ao redor do buraco.

    Durante o trabalho, você deve avaliar periodicamente seu animal de estimação com um olhar, como se estivesse "experimentando" uma futura roda nele.

    Durante a corrida, o corpo do animal deve ficar na parte inferior da estrutura, e não ser distribuído em um círculo fechado, virando para cima. Um produto muito compacto fará com que o roedor tropece e vire, um movimento incorreto pode causar ferimentos.

    O círculo medido deve ser cortado cuidadosamente com uma serra vertical e a parte final deve ser limpa com uma lixa grossa para uma condição ideal de alisamento. Na versão final, o círculo será conectado à borda por uma superfície de prancha. Nesse estágio, uma borda deve ser cortada da madeira compensada. Deve repetir o diâmetro do círculo e ter vários centímetros de largura. A parte recortada também precisa ser lixada.

    A esteira é montada com pedaços de trilhos. É cortado em pedaços de 15 ou 17 centímetros (largura da esteira). As pontas externas, com as quais o animal pode entrar em contato, também são processadas com lixa. Com a ajuda de parafusos auto-roscantes, os fragmentos das ripas conectam o círculo e o aro um ao outro. Gradualmente, passo a passo, a esteira do roedor é formada.

    A construção está pronta. A próxima etapa é criar um nó de rotação. Requer um parafuso longo (15 cm), cujo diâmetro deve coincidir com o orifício feito no centro do círculo. O parafuso é inserido por dentro da roda e vai para fora, onde uma arruela é aparafusada. Para um deslizamento suave, um rolamento de borracha é colocado no parafuso.

    Do lado de fora do simulador, uma barra de suporte é fixada ao parafuso, que é cortado em madeira compensada. Seus parâmetros de design dependem do gosto do mestre, o principal é que a roda não gruda no chão durante a condução. O suporte conecta o produto à plataforma. É melhor fixá-lo bem ao chão para que o animal não o vire.

    Uma roda recém-feita tem um cheiro agradável de madeira. O cheiro pode atrair a chinchila, e ela começará a roer a estrutura. É por esta razão que o produto não deve ser pintado ou envernizado, para que o animal não fique envenenado com tintas e vernizes.

    Como ensinar uma chinchila a correr em uma roda?

    Na maioria das vezes, não são necessários esforços especiais, o animal avalia rapidamente o presente e tão rapidamente que se esquece completamente do dono. Se o animal ainda não entender o que foi colocado na gaiola, ele pode ser solicitado de determinadas maneiras. Espere um pouco no começo. Uma roda fixa e confortavelmente posicionada deve interessar à chinchila. Se o animal ainda não souber o que fazer com o novo brinquedo, a roda deve ser girada um pouco para cima e para baixo, mas para não assustar o animal.

    Qualquer treinamento é feito sem movimentos bruscos.

    O roedor pode ser convidado para a esteira com uma guloseima. Subindo nele, ele sentirá o movimento e poderá descobrir o que fazer a seguir. Se ele não subir, deve ser ajudado, içado no volante. Em seguida, sacuda levemente, cobrindo a entrada com a mão para que não escorregue. Às vezes, o cheiro fresco da madeira leva o roedor a realizar uma ação completamente diferente, e ele percebe um novo brinquedo à sua maneira. Nesse caso, tempo e paciência vão ajudar, é preciso deixar a chinchila em paz até que tudo aconteça naturalmente.

    Depois de ler as avaliações dos usuários, você entende que os amantes da chinchila costumam enfrentar o problema oposto. Eles fazem perguntas sobre como incutir no animal as habilidades para usar o simulador com sabedoria. O animal corre nele por dias. Dorme, come e alivia ao lado de um novo brinquedo. É especialmente deprimente para os donos que o animal não peça mais mãos e, ao que parece, não precise mais de ninguém.Experientes "criadores de chinchilas" se acalmam, se oferecem para deixar o roedor brincar o suficiente por algumas semanas, prometem que no futuro tudo continuará como sempre.

    Veja o próximo vídeo para uma aula magistral sobre como fazer uma roda para uma chinchila.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa