Chinchila doméstica

Como domesticar uma chinchila nas mãos?

Como domesticar uma chinchila nas mãos?
Contente
  1. Por que vale a pena comprar uma chinchila?
  2. Como domar um animal jovem?
  3. Como domar uma chinchila adulta?
  4. Como acariciar uma chinchila corretamente?
  5. Como não se comportar com uma chinchila?
  6. Adendo

Entre os animais de estimação, as chinchilas ocupam um lugar especial. Eles são pequenos roedores inteligentes que podem ser treinados e domesticados. O dono vai ter que trabalhar muito para fazer da chinchila uma verdadeira amiga, mas com a abordagem certa o resultado vai atender todas as expectativas.

Por que vale a pena comprar uma chinchila?

Esses roedores, nativos da América do Sul, atingem 40 centímetros de tamanho com cauda de até 70 centímetros. As chinchilas ocuparam um lugar firme entre os animais de estimação. Por que eles são tão atraentes?

  • Não se pode negar que a chinchila tem uma aparência agradável e bonita, o que é uma vantagem indiscutível.
  • Esses roedores não exalam um odor desagradável.
  • As chinchilas são adequadas para pessoas com reações alérgicas. A lã e as secreções desses animais são inofensivas e não causam alergias.
  • Eles não precisam ser vacinados, em geral esses roedores dificilmente sofrem de doenças.
  • As chinchilas toleram bem a solidão, o que é uma vantagem para os proprietários ocupados e que trabalham. Esses roedores podem ficar sozinhos por um dia inteiro, desde que haja comida e água na gaiola.
  • As chinchilas são completamente não agressivas e fáceis de domar.

    O contato desses animais depende dos seguintes fatores.

    • O lugar onde nasceram. Se uma chinchila apareceu de pais já domesticados, então ela confidenciará a uma pessoa, o que significa que é fácil interagir com ela.
    • Contato tátil. Se os criadores se comunicassem com o animal desde os primeiros dias de vida, e não apenas alimentassem e limpassem depois disso, então será mais fácil para o novo proprietário estabelecer uma ligação com a chinchila.
    • Contente. Via de regra, chinchilas solteiras estão mais dispostas a fazer contato com humanos do que aquelas mantidas em uma gaiola em pares ou grupos inteiros.
    • Piso... Normalmente os homens são mais suscetíveis a treinar e domar, mas com a abordagem adequada, você pode encontrar uma linguagem comum com as mulheres.

    Como domar um animal jovem?

    A pequena chinchila é bastante tímida, por isso a domesticação deve ser gradual e cuidadosa para que o animal não fique sob stress. Como domesticar uma chinchila nas mãos desde muito jovem?

    • É importante falar afetuosamente com o roedor e muitas vezes piscar diante de seus olhos, para que a chinchila se acostume com o dono. Mas, ao se comunicar, você deve manter distância - não chegue muito perto do roedor com o rosto e não toque nele com as mãos.
    • Você precisa se aproximar do pet com um passo lento e silencioso, movimentos bruscos e ruídos podem assustar a chinchila.
    • No início, o animal se comportará com medo. Mas quando ele parar de se esconder, você pode tentar abrir a porta da gaiola, enquanto os movimentos devem ser suaves e cuidadosos.
    • Nenhuma domesticação está completa sem guloseimas. Portanto, após um incidente de 3-4 dias, você pode dar à pequena chinchila um saboroso tratamento abrindo a palma da mão.
    • Após 7 (às vezes 14) dias, a chinchila retirará o alimento de suas mãos. E só depois disso você pode tentar acariciá-la e pegá-la no colo.
    • Alguns hosts emitem um certo som (por exemplo, barulho) antes de se aproximarem da gaiola. Depois de algum tempo, a chinchila associa esse som à abordagem do dono a ele, o que significa que haverá jogos ou guloseimas pela frente.

    Normalmente, roedores em tenra idade entram em contato facilmente com um novo hospedeiro. O principal é ter paciência e não assustar o animal com assertividade excessiva.

    Como domar uma chinchila adulta?

    Acontece que, por vários motivos, as pessoas adquirem um roedor adulto, e aqui o processo de domesticação depende de muitos fatores: em que condições ele era mantido antes, se ele estava em contato com as pessoas, ele estava com medo ou não. Um animal de estimação adulto requer uma abordagem especial, às vezes até longa. Mas você ainda pode treinar um adulto para estar em seus braços. O que nós temos que fazer?

    • Você não precisa iniciar o processo de domesticação imediatamente. Melhor deixar a chinchila se acostumar com o novo lugar, atmosfera e cheiro. Isso pode levar alguns dias.
    • Para que a chinchila se sinta segura na gaiola, é melhor equipá-la com uma casa especial onde possa se esconder.
    • A comunicação com o proprietário é uma etapa importante da domesticação. Mas a entonação deve ser calma, até, afetuosa. Se o animal não parecer assustado e não se esconder, você poderá prosseguir para as ações seguintes.
    • Dê à chinchila uma guloseima saborosa e tente acariciá-la. Depois de algum tempo, o roedor ficará domesticado.
    • O apelido de uma chinchila adulta não deve ser alterado se já tiver sido nomeado por seus proprietários anteriores. Assim, será mais fácil para o animal se adaptar ao novo ambiente e fazer amizade com o novo dono.

    O processo de treinamento de mão de uma chinchila adulta será mais difícil do que um indivíduo jovem. No entanto, com a ajuda de carinho e atenção, você pode conseguir a localização e a confiança de um animal de estimação peludo.

    Como acariciar uma chinchila corretamente?

    Parece que todos os animais adoram acariciar, mas não é fácil tocar em uma chinchila se ela está assustada e desconfiada. Você pode obter uma reação agressiva em resposta, até uma mordida. Portanto, se o proprietário quiser acariciar um novo amigo peludo, as seguintes regras devem ser observadas.

    • No momento em que o roedor tira uma guloseima de sua mão, você pode tentar tocar seu queixo para coçá-lo. Pode não funcionar da primeira vez, mas você não precisa desistir das tentativas, o principal é agir de forma gradual e não assertiva.
    • Depois que a chinchila subiu para a palma da sua mão como guloseima, não é necessário removê-la. Deixe o roedor descansar um pouco, para que ele se acostume mais com o dono. Se o animal pular imediatamente da palma da mão, já que leva um petisco, não há com o que se preocupar. Mais cedo ou mais tarde a chinchila vai se acostumar com as mãos.
    • Se o dono abrir a gaiola, o animal já pode encontrá-lo e subir na palma da mão. Em seguida, você pode acariciar seu animal de estimação com o dedo indicador. Deve-se correr com cuidado ao longo das bochechas e queixo da chinchila, tentando não tocar nas antenas (área sensível). Se o roedor fugir, não se preocupe, na volta dele você poderá repetir as mesmas ações.
    • Se o animal não resistir a acariciar o focinho, você pode acariciá-lo nas costas com a ajuda da outra mão. Essas ações podem deixar o roedor nervoso no início, vale a pena dar-lhe tempo para se acostumar e repetir as ações no dia seguinte.
    • É importante não balançar a palma da mão sobre a chinchila, pois tal ação está associada a um ataque de um roedor com um predador. O mesmo vale para agarrar a nuca. Esses movimentos podem não só não conquistar a confiança do seu animal, mas também assustá-lo de verdade.

    É importante ser gentil e cuidadoso, assim o animal se sentirá seguro e fará contato facilmente.

    Como não se comportar com uma chinchila?

    Para tornar o processo de domesticação confortável, é melhor evitar certas ações que podem afetar negativamente o contato com a chinchila.

    • Segurar o animal de estimação nos braços à força é altamente desencorajado. Essa abordagem agressiva não o ajudará a construir um relacionamento amigável com seu animal de estimação. Se o dono perceber a resistência do animal, é necessário soltá-lo na gaiola.
    • Quando a chinchila fica na palma da mão, a outra palma não deve cobri-la por cima. Para um animal de estimação, essa sombra será associada a um pássaro voando no céu, e esse gesto aparentemente inocente assustará o animal.
    • Ao falar com um roedor, você não deve levantar a voz. Os bebês têm medo de ruídos altos.
    • Se as roupas do proprietário tiverem botões de plástico, a chinchila ficará feliz em mastigá-los. Portanto, antes de pegá-lo, é melhor usar roupas seguras para a saúde do animal.
    • A chinchila é um animal de estimação bastante ágil, por isso o dono deve estar atento, segurando-a nos braços. O animal pode facilmente pular e fugir. Portanto, é importante que todas as portas da sala sejam fechadas nesse momento.
    • Se houver outros animais de estimação na casa, não é recomendável familiarizá-los imediatamente com a chinchila. Melhor esperar alguns dias.

    Adendo

    Aqui estão mais alguns segredos da chinchila para treinamento de mãos e dicas importantes, o que ajudará a fazer amizade com um animal de estimação fofo.

    • A chinchila precisa ser tratada com passas, ela não fica indiferente a essa iguaria. O principal aqui é não exagerar.
    • Se o roedor estiver sobre as patas traseiras ou deixando entrar a urina, vale a pena deixá-lo sozinho por um tempo. Tudo isso são sinais de protesto.
    • Estique a palma da mão com comida para a chinchila, com a palma para cima.
    • Você precisa falar com seu animal de estimação de forma suave e silenciosa.
    • Você não precisa permitir que o animal fofo corra pelo apartamento até que se acostume com as mãos do dono.

    Deve-se entender que uma chinchila não é um gato que fica sentado sobre as mãos o dia todo e gosta de acariciar e coçar. No entanto, este animal de estimação também pode se tornar um amigo dedicado. Só é importante mostrar um pouco de paciência e carinho por ele.

    Para informações sobre como domar uma chinchila, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa