Chinchila doméstica

Casa para chinchilas: tipos e métodos de fabricação

Casa para chinchilas: tipos e métodos de fabricação
Contente
  1. Para que serve uma casa?
  2. Visualizações
  3. Com suas próprias mãos
  4. Organização de uma célula ou vitrine

Não é nenhum segredo que antes de comprar um animal de estimação, você deve primeiro cuidar de onde ele vai morar. Não, claro, ele vai morar com você, na sua casa. Mas todos devem ter seu cantinho, não importa se é um cachorro ou um gato, ou talvez até uma chinchila.

É especialmente importante escolher uma casa para filhotes pequenos e ativos. A chinchila é apenas um desses animais.

Agora em qualquer pet shop você pode encontrar uma variedade de casas, gaiolas ou vitrines para roedores que atendem a todos os padrões ou dimensões: do pequeno ao médio ao grande.

A seguir vamos considerar qual casa ainda será melhor para chinchilas, como escolher o material e o recheio.

Para que serve uma casa?

As chinchilas são animais que adoram locais isolados. Houve momentos em que o pequeno animal não tinha seu próprio canto isolado, ele caiu em depressão e depois adoeceu.

Uma casa para qualquer criatura - um lugar onde você pode descansar, dormir e relaxar, não será mais perturbador ou perturbador.

O alojamento também é necessário se você decidir posteriormente criar animais. Para uma chinchila fêmea, a casa será o lugar exato onde será confortável para ela procriar e cuidar de sua prole, sem tentar encontrar um canto isolado.

Do exposto, fica claro que o animal ama a solidão, portanto a própria casa - não importa se ela está equipada em uma gaiola ou em uma vitrine - deve ser colocada no canto mais escuro e sem iluminação.

Freqüentemente, o fundo da gaiola se torna o melhor lugar para um lar, para não se preocupar com o animal de estimação novamente. Mas se, em um impulso de design, você decidir instalar uma cama para o animal em uma prateleira, deverá prender com segurança as paredes da estrutura às hastes e à prateleira.

Isso ocorre porque uma chinchila pode roubar uma casa ou movê-la para o lugar que quiser, e se a casa estiver em uma prateleira, o animal pode cair com a casa e se machucar.

Visualizações

A madeira é um material comum para fazer casas de animais. Material barato e acessível com o qual você mesmo pode construir uma casa.

O próximo mais popular é o plástico, mesmo as cerâmicas são menos comuns. Você pode encontrar casas de vime ou feitas de barbante na Internet. Mas eles não são muito práticos, já que o roedor vai simplesmente roer sua casa.

A madeira é a melhor opção, comum e fácil de trabalhar. Você pode dar a ele uma variedade de formas, relevo e aparência.

Se considerarmos uma gaiola de pequeno tamanho, então as casas retangulares, redondas, ovais e, com menos frequência, triangulares são mais comumente encontradas em forma. Você pode, é claro, encontrar casas mais complexas - castelos ou cabanas indianas. Tudo aqui depende, senão da fantasia, do momento do preço.

Para não se confundir com a forma da casa, vale lembrar os seguintes pontos.

  • O tamanho da casa é selecionado com base no tamanho do roedor, sua altura, densidade. A passagem deve ser livre, não deve impedir o movimento, e a área interna da própria casa também deve ser livre.
  • Sem orifícios pequenos ou estreitos. O pé de uma chinchila pode ficar preso nesses buracos, o que pode causar ferimentos, e se a “janela” parecer grande o suficiente para a chinchila, ela definitivamente tentará sair por ela e ficar presa.
  • Quanto mais portas ou janelas, melhor. A circulação de ar é muito importante para o seu animal de estimação.
  • Se a casa ficará no fundo da gaiola ou vitrine, então vale a pena escolher uma casa sem fundo, pois será mais fácil e cômoda de limpar.
  • Pontas afiadas perto de castelos ou cúpulas irão impressionar seus convidados, mas para um animal jovem pode ser perigoso. Se a casa ficar no fundo da gaiola, existe uma grande chance do animal cair das prateleiras superiores e, caindo na ponta da cúpula, se ferir.
  • Você não deve economizar no número de casas se colocar várias chinchilas em uma gaiola. É imprescindível que eles tenham uma casa própria e, se houver apenas uma casa, então haverá uma briga entre os animais de estimação por um local de residência.

Casas de madeira

Qualquer material tem certas vantagens, mas também tem desvantagens. Antes de escolher, você deve sempre considerar o material de diferentes ângulos.

A árvore não tem restrições, as casas podem ter um ou dois três andares. Tudo depende da vontade do proprietário. A casa pode ser equipada com uma cerca ou uma pequena varanda, uma escada ou até mesmo uma roda de corrida pode ser fixada na lateral. Essa compactação economiza espaço, o que é importante se a célula em si for pequena.

Os aspectos positivos da madeira como material para uma casa.

  • A vantagem mais comum é a acessibilidade. Há um grande número dessas casas de madeira nas prateleiras das lojas de animais. Assim, a escolha do seu animal de estimação não será tão difícil.
  • Preço... Devido ao uso de material barato, o preço da casa será baixo. Claro, a menos que você peça uma casa de um designer.
  • Conveniente para limpar: apenas limpe a casa com uma escova, passe um pano úmido e pronto.
  • Material ecológico e seguro.

Os aspectos negativos do uso desse material.

  • As chinchilas adoram mastigar tudo e suas próprias casas não são exceção.... Se a árvore da qual foi feita a moradia era muito rala ou tinha pequenos detalhes, não há dúvida de que o roedor se deliciava com eles. Acontece que a casa precisará ser substituída depois de algum tempo.
  • Absorção de odores. Se o animal de estimação não tiver seu próprio espaço de banheiro "combinado", então, provavelmente, na casa onde o cheiro de urina se acumula, o animal simplesmente não desejará mais viver.
  • Antes de comprar qualquer produto de madeira, você deve verificar se está envernizado., porque a chinchila com certeza sentirá o gosto da árvore pelo dente e, se for envernizada, o roedor pode simplesmente ser envenenado. O mesmo acontece com a cola.
  • A presença de odor industrial. Talvez, se o animal não quiser se mudar para uma nova casa, valha a pena ventilar o produto, pois nele podem ficar vestígios do cheiro da fábrica.

Casas de cerâmica

A cerâmica como material não é tão procurada quanto os produtos de madeira.

    Talvez nem todos conheçam esse material, talvez não o achem tão prático. Mas os acessórios em forma de cogumelos e árvores dão uma comitiva, e eles parecem muito apropriados e bonitos, e é fácil equipar uma gaiola com eles.

    Mas, ainda assim, este material não é privado de qualidades positivas:

    • os objetos de argila são muito bonitos e parecem reais, e esses acessórios serão uma adição interessante à gaiola;
    • as casas estão assadas, não têm lascas, então se a entrada for grande, o animal vai correr confortavelmente para dentro da casa e sair correndo;
    • produtos muito pesados ​​são obtidos da cerâmica, de modo que a casa ficará segura sob seu peso e o animal não será capaz de arrastá-la;
    • uma estrutura de argila durará mais tempo, é improvável que um roedor seja capaz de afiar seus dentes nela;
    • fácil de limpar, lavável e não absorve odores;
    • devido à sua composição, a temperatura dentro da casa de barro é sempre amena, o que terá um efeito muito favorável sobre o animal em dias quentes e quentes.

    Os aspectos negativos de tal moradia para uma chinchila:

    • casas de cerâmica em lojas de animais simples e pequenas são raras, então a inacessibilidade pode ser considerada uma desvantagem;
    • há uma alternativa - fazer sob encomenda, mas então o preço "saltará";
    • em alguns modelos, verifica-se um processamento de tintas de má qualidade, nomeadamente, esmaltes químicos que podem libertar toxinas, o que é muito prejudicial para o animal.

    Com suas próprias mãos

    Muitas vezes, muitos pensavam em como construir uma casa para seu animal de estimação por conta própria. Assistimos a várias master classes na Internet, procuramos entender algo nos desenhos. Até compramos madeira compensada. Mas algo sempre não funcionava. Abaixo estão exemplos simples de autoconstrução de uma casa de chinchila de madeira.

    Materiais de que você precisará:

    • contraplacado de aproximadamente 1,5–2 cm de espessura;
    • lixa ou lixadeira;
    • serra;
    • lápis;
    • roleta;
    • furar;
    • cavilhas de móveis.

    A quantidade de madeira compensada é baseada em cálculos, dimensões e número de andares da casa. Se houver muitos andares na casa, você deve primeiro fazer um layout ou desenho, onde serão inseridos os pontos mais importantes na medição.

    No desenho, é melhor marcar onde ficará a entrada, janela, escada, roda. Tudo isso é necessário para não guardar muitas informações na cabeça. Não se distraia com o fato de que pode perder ou esquecer algo.

    O desenho pode ser multinível, ou seja, para cada andar há uma folha separada, ou, se você for um artesão mais experiente, pode esboçar tudo no layout.

    Uma simples casa para uma chinchila não será difícil de executar. A casa média para uma pequena chinchila é de aproximadamente 280 * 185 * 160 mm.

    Acontece que essas dimensões devem ser aplicadas ao compensado, o telhado e as paredes da casa devem ser cortados. Desenhe uma porta e janelas nas paredes resultantes.

    O número de furos pode ser selecionado à vontade.

    Todos os furos são feitos com uma serra.

    Todas as bordas são lixadas antes da colagem. Em seguida, para não usar parafusos, cola ou parafusos, são feitos furos nas juntas do compensado com uma broca para buchas. É com buchas que é mais seguro fixar o compensado.

    Antes de colocar a casa na gaiola, limpe-a com um pano úmido para limpar toda a poeira e pequenos detritos. E também ventilar.

    Organização de uma célula ou vitrine

    A chinchila é um animal muito ativo, o movimento é a vida para ele. E isso significa apenas uma coisa: quanto maior a área de corrida, melhor. Não vale a pena salvar no local.

    A variante ideal do tamanho da gaiola é de aproximadamente 70 * 50 * 100 cm (na proporção comprimento / largura / altura).

    Além disso, quanto maior for a área da gaiola ou da vitrine, mais acessórios diferentes você poderá comprar dentro da gaiola para o seu animal.

      O que exatamente deve estar dentro da célula ou vitrine.

      • Prateleiras. Deve haver pelo menos dois deles, mas é melhor se você puder fazer mais. Algumas gaiolas possuem prateleiras que acompanham o kit.
      • Bebedor e comedouro. O copo com canudinho não deve ser fixado nas paredes da gaiola, pois existe o risco de a chinchila prová-lo. E o alimentador deve ser feito de cerâmica ou aço inoxidável.
      • Atributos do jogo: roda, rede, túnel. Esses são elementos opcionais na gaiola, mas é melhor se alguns deles ainda estiverem lá. Como o animal é uma criatura ativa, ele precisa colocar sua atividade em algum lugar. Esses elementos auxiliares se destinam apenas a isso.

      Para informações sobre os tipos de casas existentes e como construí-las, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa