Shatush no cabelo loiro: descrição e sutilezas de coloração
Há vários anos, o shatush em cabelos loiros não saiu de moda. Com a ajuda dessa coloração, você pode enfatizar efetivamente a beleza do cabelo, refrescar a tez e adicionar volume extra aos cachos.
O que é isso?
Shatush é uma das variações de realce, que permite criar uma transição estilosa de tons mais escuros para mais claros em seus cabelos: como resultado, você obtém o efeito original de cabelos queimados no sol forte. Tradicionalmente, neste caso, são usados alguns tons claros próximos uns dos outros - graças à sua combinação, cria-se um overflow pouco perceptível, mas muito bonito nos cachos.
Normalmente, nesta técnica, os fios são tingidos ao longo de todo o comprimento, mas as raízes não são afetadas, portanto, quando o cabelo volta a crescer, a fronteira entre a área nativa e a colorida permanece estética e atraente. A técnica fica espetacular em cachos curtos, médios e alongados, cacheados e retos. Por várias temporadas, o shatush foi usado exclusivamente por morenas, mas não há muito tempo os estilistas ofereciam opções de coloração bastante interessantes para as loiras.
Shatush para cabelos loiros às vezes é confundido com balayazh e bronding, eles têm muito em comum - todos são baseados em tonalidades contrastantes das raízes e pontas. Porém, o shatush é considerado um procedimento mais suave, já que aqui apenas uma pequena parte do cabelo é afetada, além disso, para as loiras, na maioria das vezes, utilizam-se tinturas sem amônia. Esta coloração é ideal para jovens que querem uma mudança na aparência, mas têm medo de estragar o cabelo.
Shatush sobre os proprietários de um choque leve parece muito natural, é completamente discreto. Para comparação: balayage e gradiente são mais eficazes em fios castanhos claros e escuros, enquanto o bronding é aplicado apenas em cabelos castanhos escuros e pretos.
O Shatush tem outras vantagens em comparação com outras técnicas de coloração:
- parece o mais natural possível;
- torna a cor natural do cabelo mais profunda e rica;
- mascara efetivamente os cabelos grisalhos.
No entanto, essa coloração tem suas desvantagens. O shatush não deve ser usado por loiras com pontas secas e partidas - neste caso, o procedimento só vai piorar a situação, e o cabelo vai parecer mais um feixe de palha do que uma cabeça espetacular e estilosa. Se você está decidido a recorrer a esse método de coloração, prepare-se para primeiro tratar o cabelo com máscaras, bálsamos e óleos especiais. E, claro, é melhor cortar as pontas duplas antes da manipulação.
Shatush é muito difícil de executar, é quase impossível fazê-lo em casa - ele se parecerá com o destaque mais simples. É melhor recorrer a um mestre experiente em um salão de beleza, onde eles possam não só escolher corretamente a tonalidade, mas também aplicá-la corretamente nos cachos, de forma a conseguir um efeito estiloso de cabelos queimados. O shatush não é feito em cabelos ultracurtos - o comprimento mínimo dos fios neste caso deve ser até o meio do pescoço, se o cabelo for mais curto, o resultado ficará desarrumado e pouco atraente.
Como escolher a cor certa?
Para escolher as tonalidades corretas, é imprescindível levar em consideração tanto o tom principal da cabeça do cabelo quanto o tipo de cor da mulher, e só depois selecionar o esquema de cores adequado para o seu choque. Entre as tendências mais elegantes estão os tons como:
- pérola;
- caramelo;
- cinza;
- bege;
- noz;
- trigo;
- dourado.
As mulheres do tipo de cor primaveril devem dar preferência aos tons quentes - mel, assim como trigo e dourado claro. As cores frias não são adequadas aqui, especialmente ao pintar a casa por conta própria. Os tons de marrom claro são adequados para o tipo de outono, e é melhor dar preferência a tons frios.
O tipo de cor de inverno está bem longe do louro clássico, mas se, no entanto, tais mulheres se esforçam para se tornarem belezas loiras por todos os meios, cores excepcionalmente frias são adequadas para elas, portanto, para colorir usando a técnica do shatush, é melhor para elas para usar opções de cinza, platina e pérolas.
Mas para o verão, os estilistas recomendam tons frios e quentes, então aqui você pode aplicar todo o esquema de cores adequado para cabelos claros.
Ao escolher uma cor, você também deve levar em consideração algumas restrições:
- se a pele apresentar rubor acentuado ou tendência a vermelhidão - é melhor não usar tons de rosa, salmão e coral;
- os donos de rostos pálidos não devem tingir os fios em tons dourados;
- as cores platina e cinza não são adequadas para mulheres com mais de 40 anos, elas enfatizam até as menores rugas e adicionam visualmente alguns anos extras.
Coloração de cabelo de comprimentos diferentes
Como já mencionado, o shatush é uma técnica complexa, e o resultado ideal só pode ser alcançado no salão pelas mãos de um artesão experiente. No entanto, se você está absolutamente confiante em suas próprias habilidades, pode tentar fazer uma shatush em casa. Nesse caso, as loiras têm uma clara vantagem - a coloração não é radical, talvez todos os erros sejam fáceis de corrigir. Para realizar tal coloração deve-se preparar tudo o que for necessário, a saber:
- tintas abrilhantadoras;
- tônica da cor principal;
- pentear;
- luvas;
- um pincel ou esponja para aplicar a pasta de coloração;
- uma capa para proteger seus ombros e roupas.
Prestamos atenção especial ao fato de que a tinta pode ser não apenas líquida, mas também feita em forma de pó - essas são as composições que os estilistas profissionais preferem. Porém, para colorir em casa, você pode parar em tintas mais acessíveis, mas não menos eficazes - L'Oreal e Garnier - eles criaram uma série especial para ombre, que pode ser levada para colorir usando a técnica de shatush.
Baixo
Para tingir o cabelo curto, primeiro, toda a cabeça do cabelo deve ser dividida em pequenos fios e, em seguida, junte cada um com prendedores de roupa especiais. Cada cacho recolhido é bem penteado para que o cabelo fique saliente, após o que se aplica o pigmento colorido com pinceladas largas e desiguais. Normalmente, o tom mais escuro é espalhado nas raízes, um tom ligeiramente mais claro no meio, e as pontas do cabelo são cobertas com a composição mais clara.
A tintura no cabelo curto não deve ser mantida por muito tempo - 20 minutos é o suficiente para obter o efeito mais natural. Depois de muito tempo, o esfregão é lavado com água corrente e xampu e, se desejado, as pontas são tingidas.
Média
Tecnicamente, tingir cachos de comprimento médio é quase o mesmo que colorir fios curtos, a exceção aqui é que nem todos os cabelos são processados, mas os fios individuais de pequena espessura são selecionados em ordem aleatória, após o que também são penteados e untados com movimentos curtos , sem afetar a área próxima às raízes.
Aproximadamente 50% dos cachos são tratados de forma semelhante, após o qual os cabelos são bem lavados e cobertos com um bálsamo tonificante, deixados por 10-15 minutos e enxaguados novamente.
Grande
Em casa, o cabelo comprido é tingido da mesma forma que o cabelo médio, mas aqui, como regra, eles reúnem não vários pequenos feixes de cabelo, mas uma grande cauda no topo da cabeça, penteie bem e cubra com tinta . Em condições de salão, o shatush para fios longos é feito sem lã. Passo a passo, essa técnica se parece com isto:
- para começar, o mestre escolhe vários cachos de todo o esfregão em ordem aleatória e os fixa em um feixe;
- a tinta clareadora preparada é aplicada com pincel ou com as mãos, menos frequentemente com pente arredondado para evitar a distribuição uniforme da pasta, a intensidade do clareamento é determinada em qualquer ordem;
- a composição é mantida no cabelo por 10 a 40 minutos, após os quais a tinta é lavada com shampoo;
- Nos cabelos são aplicados tônicos profissionais, que dão a tonalidade desejada aos cabelos para que se combinem harmoniosamente com a cor dos fios nativos.
O colorido da franja merece atenção especial. Na maioria dos casos, ao colorir o shatush, ele é deixado em sua cor nativa, mas deve-se ter em mente que a franja assimétrica ou oblíqua é melhor combinada com essa cor. Eles ficam muito bem juntos com fios coloridos, visualmente alongam e refinam o rosto. O look é feminino e extremamente elegante.
Independentemente do comprimento do cabelo, todas as mulheres que pretendem dominar o shatush no cabelo loiro em casa precisam cumprir uma série de condições. A tinta deve ser aplicada nos fios sujos, é aconselhável lavar o cabelo o mais tardar um dia antes da pintura - neste caso, o sebo protege a haste do cabelo dos efeitos agressivos dos componentes da coloração, e o cabelo mantém a sua saúde e bem- aparência cuidada após a coloração.
Quando toda a tinta estiver completamente removida dos cachos, certifique-se de aplicar um bálsamo condicionador nos fios - isso permitirá que você alise os cachos que foram penteados para trás da maneira mais indolor possível. Após a coloração, use somente shampoos especiais sem sulfatos - eles lavam a tinta do cabelo.
O cabelo loiro é mais poroso do que o cabelo escuro, por isso sofre bastante em qualquer ambiente agressivo. Após a tintura, estabeleça como regra o uso de máscaras regeneradoras e outros complexos de tratamento uma vez por semana para manter a aparência luxuosa do seu cabelo.
Se notar que o seu esfregão ficou muito quebradiço - dê preferência a xampus e bálsamos à base de silicone - eles criam uma bainha protetora ao redor do cabelo e o protegem de rachaduras e ressecamento excessivo.
Após a coloração, a cabeça não deve ser lavada com água muito quente, também é recomendado para minimizar os efeitos térmicos - use um ferro e um modelador de cachos, e é melhor passar o secador de cabelo para o modo frio.
Belos exemplos
Oferecemos uma seleção de fotos que demonstrará as mais diversas opções de coloração pela técnica de shatush em cabelos brancos e loiros claros - Com sorte, eles o inspirarão a mudar seu visual e serão um bom guia na escolha da cor e do método de tingimento ideais.
- Shatush tem um aspecto estético muito agradável em tons frios em fios longos e médios - esta opção de tingimento é ideal para quem tem pele branca e olhos claros.
- Tons mais quentes são bons para meninas com tons de pele médios combinados com olhos escuros.
- Shatush fica bem em cachos longos e é igualmente bonito tanto em fios retos quanto cacheados.
- Por muito tempo eles não faziam shatush em cabelos curtos, mas hoje as meninas com esses penteados também podem brilhar em sua coloração favorita. Porém, há uma ligeira limitação aqui - para um cabelo ultracurto, essa coloração ainda é impossível, o comprimento mínimo do cabelo deve chegar ao meio do pescoço.
- Shatush fica melhor em proprietários de bob médio e bob assimétrico ou alongado.
- Shatush é uma técnica ótima para aquelas mulheres que valorizam um look natural, mas ao mesmo tempo se cansavam bastante do seu próprio esquema de cores, e queriam acrescentar algo novo ao seu laço, dar um toque especial ao seu look. Essa tecnologia não tem restrições de idade, o cabelo tingido fica ótimo tanto em colegiais quanto em mulheres elegantes.
- Não é por acaso que estrelas famosas do cinema e do show business preferem esse tipo de coloração.
Para informações sobre como fazer um shatush para cabelos loiros, veja o próximo vídeo.