Shatush em um quadrado: a escolha de cores adequadas e as sutilezas da aplicação de tinta
Até o corte de cabelo mais querido e original começa a ficar chato com o tempo. Para os proprietários de uma praça, existe uma maneira elegante e incomum de refrescar o cabelo - "shatush" de coloração. A sua essência reside na transição repetida da cor mais escura da raiz para os tons mais claros das pontas. Isso cria o efeito de cabelo descolorido pelo sol, mas parece elegante.
O que é isso?
Uma das opções para tingir os cabelos é com o afastamento da parte da raiz. Ele ganhou popularidade pelo fato de ser impossível estragar a aparência do penteado, além disso, os retoques constantes não são necessários. A naturalidade da cor é alcançada aplicando repetidamente tons mais claros ao longo do comprimento dos fios.
É altamente desencorajado o uso de shatush após a permanente ou quando usar tinturas de origem natural (como hena ou basma). Antes de usar essa tinta, não lave a cabeça nem use produtos modeladores.
No momento, o shatush é o tipo de tintura de cabelo mais popular. O fundador deste estilo de coloração foi o mestre cabeleireiro italiano Aldo Coppola. Ele era adepto dos cortes de cabelo naturais e era categoricamente contra manchas químicas. Ao custo de perder clientes regulares, fazer muito esforço e fazer experiências com corantes naturais, Coppola criou a técnica do shatush tão apreciada por muitos fashionistas atualmente.
Depois de seu trabalho com o cabelo, foi impossível determinar se estava tingido ou se era um desbotamento natural dos fios.No salão do cabeleireiro de 1983, Aldo Coppola mostrou a todos a sua inovação, que conquistou de imediato o coração mesmo dos críticos mais severos.
Peculiaridades
Uma das principais características dessa pintura é a completa ausência de dispositivos térmicos (por exemplo, folha) na obra. Freqüentemente, os artesãos profissionais nem mesmo usam escovas, tingindo os cabelos à mão. Shatush difere de outras opções de tingimento semelhantes com transições de cores suaves e naturais, que parecem mais elegantes e tornam o penteado incomum. Shatush ficará melhor em cabelos escuros, embora você possa adicionar corantes “queimados” aos fios claros se combinar os tons corretamente.
A tarefa de tingir é obter as transições de cores mais suaves (geralmente esse efeito é obtido pintando cachos em diferentes direções e penteando fios). Shatush fica bem com qualquer estilo de cabelo e até mesmo em sua ausência completa. Agora é considerado popular enrolar levemente os fios mais perto das pontas, criando um efeito de "onda".
Vantagens e desvantagens
Os aspectos positivos de escolher essa solução estilística incluem:
- aparência natural e transições de cores naturais entre os fios de cabelo;
- a técnica de tingimento pode ser aplicada até mesmo em cabelos grisalhos;
- shatush não requer ajuste mais frequentemente do que uma vez a cada 2-3 meses;
- o uso de tinturas naturais que não vão estragar o corte e cabelo;
- adequado para meninas e mulheres com qualquer tipo de aparência;
- rejuvenesce visualmente;
- sempre na moda.
As desvantagens neste caso são bastante relativas, mas devem ser levadas em consideração:
- é quase impossível executar em cabelos curtos;
- ao usar química, pode estragar o cabelo;
- não é uma mudança completa de imagem, mas apenas atualiza o corte de cabelo;
- com popularidade universal, não permitirá que você se destaque na multidão;
- difícil de fazer em casa;
- não é aconselhável lavar o cabelo mais do que uma vez a cada 3 dias, caso contrário, a tinta será removida;
- o clareamento pode ser necessário e afetará negativamente o cabelo.
Para quem é adequado?
Como já mencionado, essa coloração é indicada para quase todos os proprietários de cortes de cabelo de qualquer comprimento de cabelo. Naturalmente, em um quadrado longo, você pode conseguir o efeito mais interessante, já que o mestre terá onde dar espaço para a imaginação. Em um quadrado com alongamento, o shatush vai enfatizar as características do corte de cabelo e seu relevo. Um clássico é o tingimento de um quadrado até os ombros.
Ao mesmo tempo, com um bob-square, o shatush fica bem apenas com um comprimento de cabelo suficiente e sua graduação, caso contrário, a aparência geral do penteado será desleixada e incompleta. Em uma praça com assimetria, tudo é mais complicado. Aqui, só um cabeleireiro com grande experiência pode fazer o trabalho, que pode calcular corretamente todas as proporções sem privar o cabelo do equilíbrio. Para os proprietários de um quadrado com franja, também se aplica a coloração.
Além disso, se o corte for feito para cabelos curtos, o shatush é aplicado apenas na franja, o que confere originalidade e ostentação à aparência.
Escolha de tons
As cores para shatush devem ser selecionadas com cuidado, levando em consideração a cor natural do cabelo, para que a coloração pareça o mais estilosa possível.
- Cabelo escuro e preto. Em tons escuros de cabelo, o shatush parecerá mais vantajoso, você pode usar quase qualquer cor de tinta para a qual você tenha imaginação suficiente - cobre, castanho, vermelho, chocolate, etc.
- Marrom claro. Em fios castanhos claros, você pode fazer a coloração mais interessante. O gradiente parecerá macio se o mestre, antes de aplicar o pigmento nos cachos, preparar o bufante e começar a pintar sobre os fios em diferentes direções. Este método dá o efeito mais natural. Para meninas de cabelos claros, as cores dourado, bege e cinza são adequadas.
- Loiro. Ao escolher a cor do shatushi em loiras, o cabeleireiro precisa levar em consideração a cor da pele da garota e focar nela.Tons frios - pérola, leitosa, dourada - ficarão bem com cabelos loiros. Claro, com essa cor de cabelo, o efeito burnout não será tão brilhante e perceptível, mas dará um belo jogo nos cachos e dinamismo.
- Ruivas. Em cachos ruivos, o shatush ficará tão brilhante e estiloso quanto possível. Quanto mais "forte" a cor do cabelo, mais eficaz será a coloração. Adequado para todas as meninas - uma combinação de tons de mel, amarelo, dourado e semelhantes. À luz do sol de verão, esse shatush atrai a atenção.
Técnica de coloração
Nem sempre é possível ir ao salão para um mestre profissional, por isso muitas do belo sexo pintam sozinhas, em casa. Como isso pode ser feito? Primeiro você precisa obter um conjunto para criar shatushi:
- tinturas de cabelo de diferentes tons;
- pincéis especiais para tingir fios;
- crista;
- Luvas de borracha para trabalhar com tintas;
- agente de coloração à vontade.
Primeiro, o cabelo é dividido em várias mechas com um pente, depois cada mecha é fixada com grampos e bem penteada (o que contribui para o aspecto natural do penteado). A tinta é aplicada no cabelo com pinceladas radicais, mas em partes desiguais. As cores mais escuras devem ser espalhadas na raiz dos cabelos e mais perto do meio dos fios. A seguir, deve-se aplicar os tons mais claros, e os mais claros, diretamente nas pontas dos cabelos.
A tinta não deve ser mantida no cabelo por mais de 20 minutos, para não danificá-lo. Após o tempo indicado, a cabeça é lavada com shampoo e bálsamo para cabelos da mesma marca. Não devemos esquecer de garantir que a coloração não saia muito contrastante, pois então não terá mais um aspecto natural. Quanto tempo demora a coloração?
Se o cabelo não for muito comprido, todo o procedimento, desde o momento do preparo até a obtenção do resultado final, leva no máximo 40 minutos, sem a necessidade de condições adicionais. Se o comprimento do cabelo for abaixo dos ombros, a tintura levará cerca de uma hora.
É importante prestar atenção não apenas ao processo de tingimento dos cachos, mas também aos cuidados com eles após o tingimento. Para isso, basta seguir algumas regras simples:
- use bálsamos e shampoos criados especificamente para cabelos com mechas;
- se o cabelo ficar quebradiço de repente, vale a pena começar a usar produtos de cuidado com silicone, é ele quem vai proteger o penteado de maiores danos;
- regularmente faça máscaras nutritivas para o cabelo;
- lave os cabelos com água não muito quente, para não agredir a pele e não retirar o excesso de tinta.
A técnica para colorir o shatush em casa é apresentada a seguir.
Avaliações
Existem muitas fotos de antes e depois na Internet.
Além disso, existem muitos comentários reais dos proprietários do shatushi. Aqui estão alguns deles.
- “A coloração é incomum e fica bem em quase qualquer comprimento. A cor é bem natural, esconde os cabelos grisalhos, porém, o procedimento em si no salão não é barato, mas parece difícil de ser realizado em casa. ”
- “O shatush pode ser feito sozinho, pois o risco de estragar o cabelo é mínimo. É verdade que é inconveniente e leva mais tempo do que ir ao cabeleireiro. "
- “Fica incrivelmente bonita em cabelos escuros. Com essa coloração, você pode andar cerca de 3 meses sem correções. Aconselho a todos que tingem cabelos com comprimento abaixo da média, não criam problemas. ”
- “Foi assustador ousar fazer isso, de repente arruinar meu cabelo? Mas eu realmente queria algo novo, então me virei para um mestre conhecido e arrisquei. Consegui o efeito desejado da primeira vez, fiquei satisfeito com o resultado, as transições de cores são suaves, parecem elegantes. "
- “Eu fiz isso sozinho em um quadrado alongado. Parecia muito difícil e bastante desconfortável para mim, minhas mãos estavam dormentes, mas não foi pior do que no salão.Levei 3 cores adicionais à minha cor natural (do ruivo a quase louro), passei quase 2 horas, mas o efeito é lindo. "
- “Eu sou loira, pensei que não ficaria muito bonito com a minha cor de cabelo, mas descobri que o shatush se ajusta a qualquer tom, principalmente se consegue brincar ao sol bonito, como se o cabelo fosse prateado ou branco brilho . Ao mesmo tempo, eu fiz isso por um curto período, mas ainda saiu do jeito que eu queria. "
Mesmo que pareça que tingir o cabelo em casa seja mais econômico e fácil, ainda é melhor consultar pelo menos um mestre em um salão de beleza comprovado antes de iniciar um procedimento independente. Ele poderá ajudar na escolha de tintas, produtos para cuidar e estilizar, além de lhe ensinar como fazer um shatush de forma correta para não estragar nada. Você também pode assistir a vídeos de treinamento na Internet que o ajudarão a evitar erros, caso ainda não tenha praticado a autocoloração.