Quantos Shar Pei vivem e do que isso depende?

Shar Pei é a raça original de cães de tamanho médio. Na esperança de uma vida longa para seus animais de estimação, os criadores estão dispostos a comprar filhotes. E depende de que tipo de cuidado eles organizam, que tipo de alimento eles escolhem para alimentação, como os requisitos para uma atividade física ideal serão atendidos.

Sobre raça
Sharpei é uma invenção da imaginação de antigos criadores da China. Os chineses são um povo que considera os cães como comida. Existem poucas raças de cães no país, mas uma delas, o Shar Pei, apareceu por um motivo. Ela foi levada para conduzir o gado, proteger a propriedade e a vida do proprietário.
O cão tem um propósito puramente de trabalho, mas é difícil acreditar nele devido à sua aparência peculiar. Rugas causam reclamações. Eles fazem o animal parecer vulnerável. Os chineses conceberam uma pele sem altura, como uma armadura: enquanto o inimigo puxa a dobra sobre si mesmo, o cão se reagrupa e revida.
Shar Pei experimentou extermínio e restauração quase completos na segunda metade do século 20 com a aquisição de uma linha padrão e de raça pura. Seu peso médio é de 18 a 25 kg e sua altura de 45 a 50 centímetros.
O cão tem uma constituição forte, focinho semelhante ao de um hipopótamo e corpo quadrado.
Vida útil
Embora Shar-Peis seja referido como o meio dourado, sua estrutura corporal pesada afeta sua vida. Eles teriam fígados longos se fossem magros. Sharpei vive de 10 a 12 anos... A vida deles é curta, mas há uma lenda sobre um cão que viveu por 17 anos. Os cientistas não o refutam: o genótipo, devido à restauração e mistura com outras raças, armazena uma abundância de informações hereditárias. Os meninos vivem 2-3 anos menos do que as meninas. Quantos anos um Shar Pei viverá não depende apenas de seu gênero.
Pedigree
A resistência e a expectativa de vida são menores no Sharpei de raça pura. Por causa das linhas "limpas" no genótipo, existem muitas manifestações homozigóticas. Eles viverão apenas 10 anos, e se houvesse vira-latas de rua entre seus ancestrais distantes, então mais.

O tamanho
Depende muito do peso do cão. Os processos fisiológicos que ocorrem no corpo são projetados para tamanho e altura médios. Se o cão pesa mais, os sistemas e órgãos trabalham sob estresse e tensão, respectivamente, envelhecendo mais rápido. Se o peso for menor que a média, o pet viverá mais devido ao seu recurso de maior durabilidade. Os veterinários levam isso em consideração se o criador está interessado no prognóstico de vida de um animal de estimação.

Condições de detenção
Em casa, é importante providenciar cuidados adequados para Sharpei. Sua vida útil depende do que comem e se o criador monitora sua atividade. Com uma abordagem competente da saúde e atenção às doenças, ela crescerá significativamente. A expectativa de vida não é afetada pelo clima do local de residência. O animal tolera frio, calor e mudanças freqüentes de temperatura.
Ao privar o animal de estimação da rua, o dono o prejudica. Por causa disso, sua atividade física é reduzida a zero.
Portanto, há perspectiva de morte antes dos 10-12 anos. Se você passear com o cachorro, deixe-o correr, latir, brincar, nadar, então ele viverá mais. Porém, cargas excessivas são inúteis, caso contrário, o corpo não resistirá e se desgastará rapidamente.
Atividade sexual
As meninas Shar Pei não vivem muito se costumam dar à luz muitos filhotes. Se você for a extremos e desistir da relação sexual, o resultado será o mesmo. Portanto, o criador deve encontrar um "meio-termo" na reprodução.

Métodos de extensão de vida
O principal é garantir o cuidado ideal do Shar-Pei. Ao organizá-lo, observam-se as seguintes recomendações:
- vão ao veterinário regularmente, sem faltar aos exames agendados e vacinações recomendadas;
- a nutrição é balanceada e de alta qualidade, incluindo rações prontas e alimentos comuns na dieta;
- fornecer atividade física suficiente para o animal de estimação;
- cuidar das dobras da pele.
Não superalimente os cães. Se você alimentar Shar-Pei sem controlar a dieta, eles correm o risco de ficar obesos. Isso causará problemas nas articulações e no coração. O excesso de peso leva a uma redução da expectativa de vida em um terço.
Shar Pei é um cão de companhia, caçador e vigilante. Cuidar dele, embora importante, mas o genótipo vem à tona com uma vida útil. De quais ancestrais distantes ele teve, depende de quanto tempo ele viverá. O genótipo muda se a dieta for completa e a atividade física for suficiente... A socialização e o treinamento também são importantes para excluir a agressão e a deterioração do estado geral do animal.

Para mais informações sobre os recursos do Shar Pei, veja o próximo vídeo.
Eu amo essa raça. Não há nenhum cuidado especial por trás das dobras - isso é um mito.