Shar Pei

Blue Shar Pei: descrição e características do conteúdo

Blue Shar Pei: descrição e características do conteúdo
Contente
  1. Sinais externos
  2. Características
  3. Cuidado

Cada raça de cão foi originalmente criada para um propósito específico - proteger algo, transportar, caçar e assim por diante. Por exemplo, o Shar Pei é uma das antigas raças de cães de guarda. Esta raça está enraizada na China. Durante as escavações no território dos palácios imperiais das antigas dinastias chinesas, foram encontradas estatuetas de cães, que apresentam muitas semelhanças externas com Sharpei.

Agressividade
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Muda
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Saúde
Mau
(Classificação 1 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Necessidade de cuidado
Média
(Classificação 3 de 5)
Custo de manutenção
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Barulho
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Abaixo da média
(Classificação 2 de 5)
Atitude em relação à solidão
Longos períodos
(Classificação 4 de 5)
Qualidades de segurança
Média
(Classificação 3 de 5)
* Características da raça "Shar Pei" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

Os pesquisadores sugerem que esta raça de cachorro era usada como guardas e caçadores. No entanto, mais tarde esta raça de cães tornou-se participante constante em lutas de cães. As dobras inerentes a este cão salvaram-no de ferimentos graves. Na década de 70 do século XX, Shar Pei foi oficialmente reconhecido pela American Kennel Association. Curiosamente, no final dos anos 1970, esta raça de cachorro estava no Livro de Recordes do Guinness como a raça de cachorro mais rara.

Sinais externos

Esta raça de cães destaca-se pelo seu aspecto invulgar, o que os ajudará a distingui-los facilmente de outras raças de cães. Sua característica marcante e específica é o grande número de dobras cobrindo toda a superfície do corpo, especialmente muitas delas no focinho.

Outra característica é a língua roxa, que também pode ser encontrada na raça Chow Chow.

Na China antiga, acreditava-se que era graças à cor incomum da língua que esses cães, com seus latidos, protegiam as casas dos espíritos malignos.

Existem os seguintes tipos de cores sharpei:

  • Preto - na sua forma pura, raramente existe, na maioria das vezes a cor preta é representada por algum tipo de tonalidade - marrom escuro, com um tom de marrom, assim como oliva;
  • dourado ou arenoso - considerada a cor da pelagem mais antiga;
  • Vermelho - há muitos tons dessa cor - do vermelho claro ao mogno;
  • creme - existem tonalidades do bege claro ao caramelo suave;
  • zibelina - a pelagem de tal cão tem uma poeira acinzentada clara;
  • chocolate - de leitoso a marrom escuro profundo;
  • azul - existem vários tons - dos tons claros aos mais saturados.

Existem também cores mais complexas que combinam vários tons de cores básicas - damasco, cervo vermelho, isabela, lilás e assim por diante. Blue Shar Pei pode ter um tom único de pelagem variando de azul claro a quase asfalto. Esta raça pertence a cães de médio porte. Sua altura média é de 42–52 cm e seu peso é de 16–38 kg, dependendo do sexo e da atividade física do cão. A cabeça é bastante grande, com um crânio achatado.

O focinho é caracterizado pela presença de dobras bem espaçadas. Os olhos são pequenos, amendoados, de cor escura, aspecto carrancudo. As orelhas são pequenas, densas, de formato triangular, bem separadas. O pescoço não é longo, bastante poderoso. O corpo é forte, tenso e os cachorros são caracterizados por um grande número de dobras, que se alongam com a idade, ficando visíveis apenas na face e pescoço. A pelagem do sharpei azul é curta e espessa, bastante rígida ao toque.

Características

Por sua natureza, os Shar Pei azuis se distinguem por um caráter calmo e medido, embora sejam bastante ativos e enérgicos. O modelo de comportamento é totalmente dependente da educação. Dependendo das condições em que o filhote vai crescer, seu personagem se desenvolverá - dócil, teimoso, sociável ou passivo a tudo o que acontece.

O principal é que esse cão sempre será leal ao seu dono e se tornará um bom cão de guarda.

Todos os representantes desta raça se distinguem por boas habilidades intelectuais, ao mesmo tempo são muito orgulhosos e rebeldes. Mas eles se dão bem com as crianças, têm boa resistência e paciência.

Apenas outro cão zangado pode provocar Shar-Pei a ações agressivas. Em caso de perigo, este cão não só poderá defender-se, mas também defender o seu dono. Na vida cotidiana, esse cão é muito dócil e tranquilo.

Cuidado

Quem decidir ter um filhote Shar Pei azul deve se familiarizar com as regras básicas de cuidado desta raça e as peculiaridades de sua alimentação. Como qualquer cão, o Shar Pei deve ser escovado periodicamente com uma escova de cerdas duras para pentear o pêlo.

Ao tomar banho, é importante garantir que a água não entre nas orelhas do cão, uma vez que mesmo uma pequena quantidade de água que entra nos canais auditivos pode causar o desenvolvimento de vários tipos de doenças. No momento do banho é necessário enxaguar abundantemente todas as dobras, sendo preferível utilizar champôs concebidos especificamente para esta raça, devido à elevada sensibilidade da pele do cão.

Após o banho com toalha, ou melhor, com secador de cabelo, seque bem as áreas entre as dobras.

Blue Shar Pei precisa de atividade física diária, longas caminhadas ao ar livre e comunicação com o proprietário. Um cão que passou ativamente por um tempo ao ar livre se comportará de forma calma e silenciosa em casa.

Shar Pei são bastante sensíveis ao sol, portanto, é melhor caminhar com eles de manhã e à noite.

Nutrição deve combinar carne, vários cereais e vegetais.

É importante saber que a carne de porco é proibida e o frango pode causar alergias graves. Ao alimentar alimentos secos, você deve dar preferência aos alimentos premium hipoalergênicos e holísticos. É melhor alimentar seu cão combinando misturas secas e alimentos enlatados. A nutrição de Shar Pei desempenha um papel fundamental na vida normal do cão.

Tudo sobre cães Shar Pei, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa