Esfinge

Gatas Sphynx grávidas: características, tempo, cuidados

Gatas Sphynx grávidas: características, tempo, cuidados
Contente
  1. Sinais de gravidez
  2. Quanto tempo leva?
  3. Recursos de cuidados
  4. Cuidados pós-parto

Bald Sphynxes é um dos representantes mais extraordinários do mundo felino. Eles se distinguem por uma aparência formidável fora do padrão combinada com um caráter surpreendentemente dócil. Durante a gravidez e o parto, um animal de estimação requer uma atitude especial: o estado da mãe recém-criada e a saúde de seus filhotes dependem em grande parte da qualidade do cuidado com o animal durante este período.

Sinais de gravidez

O acasalamento de um gato e um gato nem sempre termina com a gravidez e as razões para isso podem ser muito diferentes - desde o medo de um parceiro até a habitual incompatibilidade. Um gato pode se recusar a acasalar com um gato se estiver com fome, ansioso ou não se sentir seguro. Mas se os criadores estão 100% seguros de que o "conhecimento próximo" ainda ocorreu, então não será difícil para eles entenderem se ocorre uma gravidez - o fato é que um gato em uma posição começa a se comportar de forma completamente diferente do que em uma condição normal.

Desde os primeiros dias, a Sphynx grávida pede amor e carinho da dona, e também passa a ser exigente com a comida oferecida. Há até casos em que o animal muda completamente seus hábitos gustativos, muitas vezes há uma rejeição de curto prazo de comida seca pronta. Não se preocupe - mais cedo ou mais tarde a esfinge feminina retornará à sua dieta normal.

Normalmente, durante esse período, o gato começa a comer cada vez com mais frequência, pois tem que alimentar seus filhotes nascentes. Uma recusa categórica em comer é extremamente rara e deve ser um motivo para entrar em contato com seu veterinário.

Nesse momento, o gato costuma mostrar agressividade para com outros animais de estimação e até, em alguns casos, para com o dono.Não se assuste, assim que ela se acostumar com a mudança, tudo voltará ao normal.

Na terceira semana, já dá para reconhecer a gravidez com certeza - neste momento os mamilos do animal começam a se erguer e adquirir uma tonalidade leitosa... O gato está se recuperando e, na quarta semana, são possíveis as manifestações de intoxicação matinal.

O ganho de peso já parece especialmente notável na quinta semana de gravidez. No sexto dia, as glândulas mamárias estão aumentadas e cheias de leite. Nesse momento, o gato perde completamente o interesse pelo sexo oposto, o estro cessa e o gato passa a maior parte do tempo em estado de sono.

Quanto tempo leva?

Os gatos Sphynx carregam gatinhos de 63 a 66 dias e, se os animais andarem mais 4-5 dias, isso não é considerado fora da faixa normal. Os seguintes sinais indicam a aproximação do parto em um animal:

  • o aparecimento de secreção esbranquiçada;
  • a esfinge torna-se muito letárgica e letárgica;
  • mamilos protuberantes, áreas de lã ao redor deles são finas;
  • as glândulas mamárias começam a aumentar.

Os especialistas notaram vários padrões. Quanto mais velho o gato, mais gatinhos ela pode trazer, enquanto quanto maior a ninhada encurta a duração da gravidez - portanto, com um gato mais velho, um calendário deve ser mantido e todas as mudanças que ocorrem nele devem ser registradas a fim de calcular aproximadamente a data de nascimento. Desvios muito grandes levam a patologias graves nos gatinhos e até mesmo à sua perda.

Deve-se ter em mente que a puberdade em animais desta espécie ocorre por volta dos 7 meses, mas se a progesterona for produzida em volume insuficiente, o estro pode ocorrer a cada 3 meses, e se o gato acasalar nesses dias, então qualquer acasalamento pode levar à fertilização.

Como resultado, os gatinhos nascem de diferentes idades - os primeiros serão saudáveis, mas os subsequentes serão subdesenvolvidos e na maioria dos casos inviáveis.

A duração da gravidez em tal situação é calculada desde o primeiro contato com o gato. E se durante a gravidez a gata passou por estresse (as razões podem ser muito diferentes, desde ruídos altos na casa até a separação temporária do dono), então com alto grau de probabilidade ela dará à luz muito antes da data prevista.

Recursos de cuidados

É melhor alimentar um gato Sphynx que está esperando gatinhos com comida especial contendo todas as vitaminas, micro e macroelementos necessários para manter o estado saudável do próprio gato e de seus bebês. A dieta deve conter muita proteína e cálcio. Você não deve experimentar procedimentos médicos e prescrever independentemente qualquer medicamento para o animal; a toma de medicamentos deve ser acordada com o veterinário que observa o animal.

Nesse período, não se deve fazer terapia antiparasitária, livrar-se de vermes e pulgas - tudo isso pode ter um efeito deplorável na saúde da mãe e de seus filhotes.

Os gatos durante este período precisam de uma casa própria, onde o animal possa descansar, sentindo-se como uma amante soberana protegida. É melhor comprar um design adequado em uma loja, mas você também pode construí-lo em uma caixa comum. Lembre-se de que a residência não deve ser localizada em um local alto - a esfinge feminina durante a gravidez deve ser protegida de saltos altos e movimentos muito abruptos - eles podem machucá-la ou causar hematomas intrauterinos em gatinhos.

Se possível, proteja seu animal de estimação de outros animais de estimação, muitas vezes o descontentamento do animal leva a brigas que não são adequadas à sua posição.

É muito importante neste momento manter a higiene da mascote, o que requer água morna e um pano macio e limpo. Nos estágios iniciais, você pode passear com o gato algumas vezes, mas depois é melhor não andar sozinho por razões de segurança.

Tente não deixar seu gato sozinho pouco antes do parto, providenciar com antecedência a presença de um veterinário durante o parto - pode pedir ajuda ao médico que o visita ou pode encontrar os endereços das clínicas veterinárias mais próximas, onde, se necessário, o gato pode receber assistência médica completa para o parto.

Cuidados pós-parto

As esfinge geralmente dão à luz bem rápido, mas muito aqui depende da saúde do gato como um todo e do número de gatinhos. O parto raramente dura mais do que um dia com longas pausas; quanto menor o intervalo entre o nascimento dos gatinhos recém-nascidos, melhor para a mãe e para os filhotes por nascer. Caso contrário, é melhor procurar profissionais..

Quando o último gatinho nasce, os gatos começam a se envolver ativamente em questões de higiene e lamber os bebês, depois do que a mãe recém-criada finalmente relaxa e começa a ronronar. Se o animal estiver muito fraco e incapaz de lidar com a lambida sozinho, o dono deve vir em seu socorro - para isso é necessário limpar o bebê com uma toalha macia umedecida em água morna e colocá-lo perto da mãe.

Imediatamente após o término do parto, é necessário trocar a ninhada por uma limpa, após o que o animal deve receber uma tigela de leite morno, e os gatinhos devem ser colocados perto da mãe.

Certifique-se de verificar se cada um deles consegue encontrar o mamilo e começa a sugar o leite - contém antígenos importantes para a saúde dos gatinhos. Tente minimizar qualquer ruído - isso pode assustar o gato, então pode direcionar a agressão às crianças ou tentar escondê-las, é possível que durante tal "transporte" machuque os filhotes inadvertidamente.

Após o parto, em uma semana, o corrimento sai da vagina da gata, se não parar após 7 dias, o animal deve ser mostrado ao veterinário, principalmente se estiver purulento ou com sangue.

O especialista fala sobre as características de cuidar de uma gata gestante e lactante no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa