Serviços da Fábrica de Porcelana Imperial (LFZ)
A história da Fábrica de Porcelana Imperial está intimamente ligada à história do surgimento da porcelana russa. Por vários séculos, a empresa tem fabricado itens exclusivos e caros encomendados por imperadores russos. É seguro dizer que os cientistas russos inventaram a receita da porcelana independentemente dos europeus e chineses.
Peculiaridades
A primeira manufatura de porcelana russa foi fundada em 1744 por Elizaveta Petrovna. Naquela época, os pratos de porcelana não eram feitos na Rússia, mas trazidos da Europa e da China. O segredo da fabricação foi mantido na mais estrita confidencialidade. O cientista Dmitry Vinogradov desenvolveu sua própria composição e tecnologia para a produção da primeira porcelana russa.
Para isso, ele usou argila do volost Gzhel, quartzo e alabastro de Olonetsk. A receita incluía mais de 40 ingredientes, incluindo uma composição de esmalte exclusiva.
Após a morte de D. Vinogradov, a administração da manufatura foi transferida para M.V. Lomonosov. Ele estudou as diferentes composições de argilas, métodos de processamento e qualidade após a queima. Foi graças aos trabalhos de Lomonosov que se obteve porcelana "mais branca que a saxônica", descobriu-se a composição ótima com a inclusão de feldspato.
Catarina II deu à empresa o status de fábrica e o nome de "Imperial". A idade de ouro da porcelana russa começou. Uma coleção de utensílios de mesa exclusivos, utensílios domésticos e estatuetas agora é mantida no museu da fábrica.Existem exposições em Peterhof, Tsarskoe Selo e muitos outros museus, bem como em colecções privadas.
No início do século 20, em homenagem ao 200º aniversário da Academia Russa de Ciências, a planta foi renomeada para Fábrica de Porcelana de Lomonosov Leningrado (LFZ). Nessa época, novas tecnologias de produção industrial estavam se desenvolvendo. A LFZ produz não só travessas para servir, vasos, estatuetas de propaganda, mas também produtos para uso técnico.
Foi durante o período soviético que se estabeleceu a produção de porcelana de paredes finas, branca e transparente. Várias formas, pintadas à mão, estilo único de decoração. Essas séries ainda são muito apreciadas em muitos países do mundo; os colecionadores estão dispostos a pagar quantias consideráveis por conjuntos com a marca LFZ.
Descrição dos conjuntos do período soviético
Após a revolução, a empresa passou a produzir não apenas jogos de chá, mas também lembranças promocionais. A colaboração com K. Malevich, V. Kandinsky possibilitou a criação de obras que refletem o espírito do novo tempo. Em 1925, a república soviética enviou os melhores trabalhos para uma exposição internacional em Paris. Sucesso e recompensas pessoais os aguardam. LFZ é doravante uma marca da mais alta qualidade.
Na Exposição de Bruxelas em 1958, o conjunto com um padrão de grade azul ganhou uma medalha de ouro. Infelizmente, o autor A. A. Yatskevich não viveu para ver este dia. Anna Yatskevich sobreviveu ao bloqueio e a ideia de criar um padrão foi inspirada nas memórias da sitiada Leningrado - as janelas das casas com cruzes de papel coladas.
Ela também pintou a marca LFZ, que foi colocada na louça. Versões de malha de cobalto do LFZ foram produzidas por cerca de 10 anos, mas outros conjuntos também foram produzidos na URSS.
"Flores Azuis"
Pratos com flores azuis e azuis eram produzidos na fábrica em grande quantidade. Na década de 30, uma das primeiras versões foi feita por iniciativa do artista I. I. Riznich. Na década de 60, foi lançado um serviço de aspecto redondo, com grandes inflorescências azuis e debruado dourado (da N. Slavina).
Ao mesmo tempo, outra foi criada - uma forma de "tulipa" com pequenas flores azuis brilhantes projetadas por L. I. Lebedinskaya. Composto por: bule, jarro de leite, chávenas e pires. Há também um conjunto em forma de nabo de Bespalov-Mikhalev - um bule barrigudo e xícaras com botões azuis em um campo branco. Todos os conjuntos são unidos por uma gama de padrões de três cores - azul-preto-ouro.
"Outono dourado"
O conjunto foi lançado na década de 70. Século XX. Além dos pares de chá, um bule e um açucareiro, inclui uma jarra de leite, pratos de sobremesa, um vaso de flores e uma travessa de torta. O principal elemento de design são as folhas de outono. Os corantes Luster conferem ao design um brilho metálico especial. O formato das xícaras é "tulipa".
"Outono generoso"
O dourado de outono das folhas é complementado por frutos laranja brilhantes, aproximando o ornamento do estilo folclórico Khokhloma. O autor é A. N. Semenova. Tipo de xícaras - "lírio do vale". A composição é idêntica ao conjunto anterior.
"Golden Garden"
Conjunto de café com a imagem de pássaros azuis emoldurados por folhagem dourada, apresenta-se um rebordo floral dourado à volta dos rebordos das chávenas em forma de "tulipa".
"Norte"
Nos pratos e xícaras de sobremesa, há um desenho nas cores vermelho e preto, estilizado como os enfeites dos povos do norte da URSS. Os pires são totalmente escarlates, na tampa do caddie há uma estatueta em forma de bule em miniatura com douradura.
"Noite de inverno"
O conjunto de café é um exemplo notável de porcelana azul. Padrão de cobalto escuro com pintura em ouro no topo, debrum banhado a ouro. Descontinuado na URSS. Autor - Gorodetsky V.M.
"A Rosa"
Nos anos 60-70. vários jogos de chá e café foram produzidos. Com flores lilás e rosa, com rebordo dourado e esmalte madrepérola. Cada um tem um design único.
"Sinos"
Este trabalho altamente artístico - porcelana ondulada, pintada à mão, debrum dourado na borda... O conjunto incluía 2 bules - um grande e um pequeno, um açucareiro, um jarro de leite, pares de chá e pratos de sobremesa.
"Rowan" e "Chokeberry"
Este último é feito na forma tradicional de tulipa e inclui comodidades padrão para fazer chá. Bagas roxas com folhas coloridas são aplicadas na superfície branca. A versão Rowan é feita na forma de um lírio do vale com um padrão na forma de bagas de laranja e folhas enferrujadas de sorveira-brava.
O conjunto, além dos itens padrão, inclui pratos de sobremesa.
"Frutas"
Conjunto azul esverdeado com uvas, ameixas e peras emolduradas por folhas e pintadas à mão em ouro. Além da composição padrão, há uma tigela de frutas e uma tigela de doces.
Conjuntos raros produzidos pela LFZ são vendidos em leilões de antiguidades a um preço bastante alto. Por exemplo, a emissão exclusiva "Motivo Industrial" foi estimada por um especialista em cerca de 70 mil dólares. É claro que os pratos produzidos em massa não são tão valorizados, mas entre os colecionadores há uma grande demanda por pratos e vasos da série militar em meados do século XX.
Visão geral dos kits modernos
Em 2005, a LFZ devolveu o nome - "Imperial Porcelain Factory" (IFZ). Combinando experiência anterior e novas tecnologias, trabalho de talentosos artesãos, designers e artistas, a fábrica produz séries modernas e exclusivas.
"Margaridas douradas"
Criada em 1970, foi lançada a produção de eletrodomésticos para chá e café. Em seguida, foi retirado da produção. Desde 2012, ele foi lançado de forma atualizada. Autores - escultor Serafima Yakovleva, artista Larisa Grigorieva. Os itens também podem ser adquiridos individualmente.
"Flores cor de rosa"
As variações sobre o tema das flores são muito populares na decoração. A coleção é feita nas melhores tradições clássicas. Uma aparência elegante, alças curvas e ornamentos dourados criam uma composição requintada para as ocasiões mais solenes.
"Friso de paisagem"
O jogo de chá para 6 pessoas é feito de porcelana de osso de parede fina fundida à mão. O autor do desenho, Alexei Vorobyevsky, criou uma paisagem fantástica usando ornamentos florais e arquitetônicos.
Os contornos do bule e do açucareiro lembram cebolas nos templos das antigas cidades russas. Cada item é pintado à mão.
"Trepadeira"
O jogo de chá para uma pessoa é feito de porcelana dura tradicional e inclui três elementos: um par de chá e um prato de sobremesa. As flores azuis são cobertas com douramento no topo.
"Galhos finos"
O jogo de chá para 6 pessoas tem uma forma invulgar de "onda": estreito na parte inferior e alargado na parte superior. Criado por E. Krimmer. Porcelana branca, pintura sobre esmalte, camadas douradas. Na borda superior ou inferior, pequenas flores escuras são representadas em galhos finos com folhas pretas e douradas. O autor da imagem é I. S. Olevskaya.
"Ouro"
O serviço de mesa é composto por 24 itens. Restaurado em 2008 a partir de uma maquete de museu da coleção Hermitage, que foi criada no início do século 19 para a esposa de Nicolau I, a Imperatriz Alexandra Feodorovna.
A pintura contém tons de azul e verde, padrões florais e geométricos. Coberto com douramento e as melhores gravações.
"Capital do norte"
Talheres de café branco para duas pessoas com design overglaze - gravura. O visual clássico sofisticado é complementado pela melhor aplicação de imagens de vistas famosas de São Petersburgo. Autor - N. L. Petrova
"Bagas"
Criado em 2016, é uma variação do serviço religioso de 1866, feito para o futuro imperador Alexandre III e sua noiva Maria Feodorovna. O padrão principal é um entrelaçamento de folhas e frutos de mirtilo. Molduras em violeta e verde claro criam uma composição suculenta. Os itens da coleção podem ser adquiridos separadamente... Desenhado por N. L. Petrova.
"Zamoskvorechye"
Variedades de mesa, chá e café do serviço em forma de Alexandria dourada, desenvolvidas por designers franceses. O autor do ornamento floral é Shulyak G.D.
Pintura policromada, ornamentos geométricos e florais em estilo russo antigo, pintados à mão.
"Lago de cisnes"
Um conjunto de três elementos da coleção "Ballet Russo".Cada uma traz a imagem de penas de cisne, tecidas de fios de pérolas. Contas brilhantes circundam o padrão arejado. O lugar central é ocupado por medalhões que representam bailarinas, cisnes, um lago e um castelo. O acabamento é folheado a ouro à mão.