Serviços dos tempos da URSS
Conjuntos da época da URSS têm uma procura constante entre colecionadores nacionais e estrangeiros. De alta qualidade, paredes finas, com um belo ornamento, muitas vezes são realmente uma verdadeira obra de arte. Antigamente, esses produtos estavam disponíveis em quase todas as famílias. Eles ficavam atrás do vidro dos aparadores e eram mais uma decoração de status do que pratos. Vale a pena lembrar apenas o serviço "Rybka", que a maioria dos soviéticos tinha naquela época. Muitos exemplos de tais pratos sobreviveram até hoje. Mas nem todos os seus tipos têm o mesmo valor. Os recursos e tipos de tais produtos serão discutidos neste artigo.
Peculiaridades
A porcelana da URSS é uma verdadeira personificação da arte do período soviético, promovendo os objetivos e valores da sociedade. Os conjuntos soviéticos se distinguiam por seu excelente acabamento, que pode ser avaliado até hoje.
Eles são caracterizados por:
-
força;
-
durabilidade;
-
resistência a extremos de temperatura.
A peculiaridade dos produtos consistia na utilização de tintas underglaze e overglaze de diferentes cores durante o processamento. Eles começaram a ser usados em fábricas de porcelana na década de 30 do século passado.
A cor do modelo depende do tipo de produto:
-
a primeira série era vermelha;
-
o segundo é azul;
-
o terceiro é verde.
Os produtos mais caros são os fabricados antes de 1960. Modelos valiosos não devem ter rachaduras, lascas e não devem ser tingidos. De particular interesse para os colecionadores é a porcelana de propaganda com os respectivos slogans. Esses produtos eram feitos em pequenos lotes, e cópias únicas sobreviveram até hoje.
Visualizações
Os serviços da época da URSS eram muito diversos. Os principais tipos devem ser destacados.
-
Bancada de serviço. Um jogo completo de chá, café e talheres era chamado de serviço de mesa. Nos tempos soviéticos, esses itens de jantar eram o orgulho de qualquer família. O serviço serviu não só como decoração, mas também como demonstração da riqueza da casa.
- Conjunto de chá. Esses produtos diferiam na cor e no padrão. Podia-se ver tanto um padrão simples em bolinhas quanto um serviço com padrões intrincados, pequenos detalhes ou grades geométricas.
- Damasco... Pratos caros na mesa eram complementados por damasco caro. Em tal vasilha de porcelana, bebidas fortes eram colocadas na mesa festiva. Os mestres soviéticos sabiam dar várias formas ao damasco, pintavam-nas com grande qualidade. As recepcionistas só precisavam escolher um produto que combinasse com os itens da mesa.
- Cinzeiro... Para complementar a decoração festiva da mesa, foi colocado um cinzeiro de porcelana correspondente e um serviço especial. Freqüentemente, esse objeto tinha uma forma incomum e era pintado com alta qualidade, então agora também tem um custo alto.
Os serviços do período soviético eram feitos e pintados qualitativamente, distinguindo-se por sua elegância e beleza delicada e única. Esses pratos eram cuidadosamente armazenados, geralmente usados para as férias.
Fabricantes
A maioria das fábricas de porcelana famosas foi fundada antes da revolução. Muitos deles continuaram a trabalhar nos anos subsequentes e alguns não pararam de produzir, mesmo durante os anos de guerra. Isso é exatamente o que a Fábrica de Porcelana de Leningrado ou Lomonosov era. Assim, em 1944, na cidade sitiada foi feita famoso serviço da artista Anna Yatskevich com "rede de cobalto". Curiosamente, o desenho original era dourado e só depois de um tempo ficou azul.
Várias fábricas foram consideradas verdadeiros gigantes na União Soviética.
-
A fábrica em Verbilki. A empresa foi fundada em 1766. Após a revolução, foi renomeado para Fábrica de Porcelana Dmitrov. Seus produtos são de alta qualidade.
- Gzhel... A fábrica era famosa por seus produtos de porcelana, usando esmalte vermelho sobre esmalte. O óxido de ferro às vezes era usado para dar aos produtos uma tonalidade verde-acinzentada. Mas a mundialmente famosa é a porcelana de cobalto, que é chamada de "Gzhel".
- Planta de riga. Esta empresa era famosa pela produção de porcelana, faiança e faiança. Os pratos de porcelana, estatuetas, jogos de faiança desta fábrica eram normalmente exportados.
- Fábrica de Porcelana Konakovsky. Na década de 1920, ela foi renomeada como fábrica de faiança Kalinin, abreviada como ZIK. As famosas latas de óleo e saladeiras trouxeram glória à empresa. Em feiras internacionais, os produtos desta planta receberam repetidamente medalhas de ouro.
Além de produtos que pertenceram a obras-primas e foram marcados com a inscrição "OUTSIDE GR", muitos produtos foram exportados, eles tinham carimbo Fabricado na URSS.
A porcelana soviética é muito apreciada pelos colecionadores. Para evitar a compra de um falso, você precisa se certificar de que há um selo no produto.