Serviços da produção da RDA
Ainda hoje, em algumas casas, jogos de porcelana alemã da época da URSS são cuidadosamente armazenados e às vezes usados - testemunhas mudas da história soviética da vida pós-guerra.
Peculiaridades
Depois da guerra, muitos soviéticos queriam aconchego, então as pessoas comuns muitas vezes sonhavam com belos pratos que você pudesse admirar através do vidro dos aparadores e, se for o caso, mostrá-los aos convidados. Foi o mais fino e único, na sua essência, pratos, capazes de servir a anfitriã por muito tempo. Ela valia a pena se orgulhar.
Os produtos alemães se distinguiam por sua brancura brilhante e sutileza surpreendente, forma original e decoração única especial.
O custo dos serviços da RDA era bastante alto na época de sua liberação, de modo que eram inquestionavelmente considerados coisas muito valiosas na casa.
Esses serviços raramente eram usados no dia a dia. Eles foram expostos no local mais visível em um enorme armário para enfatizar o status e a alta renda de seu proprietário, sendo retirados das prateleiras apenas nos casos mais excepcionais.
Além de um componente estético perceptível, a porcelana alemã se destacou por outras qualidades positivas. Vamos listá-los.
-
Durabilidade incrível. Exteriormente, esses conjuntos parecem muito refinados e até mesmo refinados, e às vezes muito frágeis. Na verdade, esses produtos são resistentes a várias influências - tudo isso devido à excelente qualidade dos materiais e ao maior teor de argila de caulim.
- Controle de qualidade manual dos produtos acabados. Para oferecer ao consumidor um produto da mais alta qualidade, o material é constantemente examinado e verificado da forma mais minuciosa em laboratórios especializados.
- Aproveitamento de matérias-primas naturais extraídas de poços próprios das empresas. Durante a produção, os sistemas são usados para economizar água, eletricidade e reduzir as emissões nocivas para a atmosfera.
- A variedade de formas disponíveis e a singularidade do design. Esta baixela não se limita a branco como a neve e elegância. Os designers das empresas decoraram-nas com os mais delicados padrões e designs, combinando de forma bastante ousada a cor branca neve com tonalidades contrastantes e brilhantes.
Visualizações
Em cada uma das coleções de serviços das marcas alemãs da época da URSS, costumavam-se apresentar os utensílios de mesa necessários para servir uma mesa festiva e cotidiana. (cada conjunto tinha seus próprios utensílios): jarros de leite e terrinas enormes, tigelas de molho e latas de manteiga, creme de leite e saleiro com pimenteiros, pratos pequenos ou muito fundos, pratos planos e tigelas de salada volumosas, tigelas de açúcar fantásticas e bules de chá, também como xícaras e bases para copos especiais para ovos cozidos.
Pelo projeto, pode-se até escolher pratos de porcelana para decorar restaurantes com design de interiores antigo ou para estabelecimentos mais modernos decorados em estilo europeu.
Por exemplo, algumas das coleções mais populares da Alemanha da empresa Kahla podem ser citadas.
-
Ghibli. Eles se destacaram por uma combinação de clássicos com tendências da moda moderna. Este prato é caracterizado pelas cores douradas e brancas.
-
Pavão. Esses itens de serviço apresentam penas douradas.
-
Pronto. As cores brilhantes combinadas com um tom branco como a neve são perfeitas para as donas de casa modernas.
-
Einzelteile. Conjuntos de pratos infantis decorados com reconhecíveis heróis dos contos de fadas.
-
Rossella. Clássico dos padrões originais em azul.
Os conjuntos de serviços alemães nos tempos soviéticos eram produzidos em diferentes cantinas e chá, almoço e café. Esses conjuntos diferiam em design, cor, número de itens - para 6 ou 12 pessoas.
Nos anos 70 do século passado, os jogos da RDA tornaram-se não apenas um exemplo de baixela bonita e de alta qualidade., geralmente guardado em uma prateleira, mas também um símbolo do bem-estar financeiro da família, bem como uma evidência do gosto impecável de sua dona. Toda mulher soviética sonhava em obter este tipo de conjunto de porcelana.
Hoje são bastante caros - o preço depende do ano de produção, pois quanto mais antigos são os itens de uma determinada porção, mais caros eles custam, levando em consideração o percentual de sua segurança.
Os pratos alemães devem ser marcados com um logotipo da empresa reconhecível. Vários produtos podem ter a inscrição República Democrática Alemã.
Fabricantes
A produção de cerâmica já foi uma das indústrias mais importantes da Alemanha Oriental. E isso não é surpreendente Afinal, o Estado pró-soviético da RDA ganhou a mundialmente famosa manufatura Meissen - a primeira na Europa tanto no ano de sua fundação quanto na qualidade de seus produtos. Além desse gigante, cujas capacidades se concentravam principalmente em ricos compradores europeus, também trabalhavam aqui empresas muito menos importantes. Seus conjuntos e estatuetas foram feitos e enviados precisamente para a URSS e tiveram um sucesso retumbante no país soviético.
No fundo de cada prato ou porcelana da RDA havia um carimbo de uma das famosas fábricas alemãs: Kahla, Fortuna Eisenberg, Meissen e Weimar e outras.
Kahla
Os primeiros serviços barrocos, chamados Madonna, foram produzidos nas fábricas Kahla. Percebendo que depois da guerra os habitantes da URSS estavam seriamente interessados em Madonna, as fábricas que a produzem aumentaram significativamente o número de produtos.
Em 1979, a empresa passou a fazer parte da empresa Vereinigte Porzellanwerke Kahla. Até 17 fábricas continuaram a produzir a famosa "Madonna", bem como conjuntos com padrões de "cebola" que imitam as famosas amostras de Meissen. A baixela infantil Kahla também tinha um charme único - ainda evoca memórias especiais.
Oscar
Outro produtor bastante popular dos exigidos conjuntos de Madonna na União Soviética foi uma fábrica de Langevizin. Foi fundada em 1892 e produzia principalmente jogos de café e chá, que glorificavam não só a própria marca, mas também sua cidade natal. Os produtos eram feitos de porcelana fina, mas ao mesmo tempo bastante durável, com um toque delicado de marfim. Os produtos foram pintados manualmente com tintas especiais utilizando camadas de ouro. Os serviços deste fabricante sempre tiveram um visual clássico cativante e elegante.
Graf von Henneberg Porzellan Ilmenau
Esta é uma das fábricas mais antigas da Turíngia - foi fundada em 1777 na cidade de Ilmenau. Inicialmente, a fábrica produziu os conjuntos de estilo antigo altamente exigidos e cópias populares da cerâmica de jaspe azul e branco de Wedgwood. Acredita-se que certas xícaras, cafeteiras e até vasos foram pintados pelo grande poeta Goethe. No século 19, a empresa conseguiu obter a patente de uma série de materiais decorativos exclusivos - por exemplo, lustres foscos e dourados chamativos, bem como esmalte de porcelana. Após o fim da guerra, quase todos os produtos da empresa Ilmenau foram exportados para a URSS como reparação. Os produtos mais famosos da década de 1970. havia luxuosos cenários com pinturas douradas, pratos com "rosas" de Meissen e pinturas azuis e brancas com "cebola".
Wallendorfer Porzellanmanufaktur
A fábrica foi construída em 1764 na cidade de Lichte. Os pratos da planta eram feitos de porcelana dura com base em massas de caulim da Boêmia e diferiam de produtos semelhantes por sua decoração "alemã". Após a guerra, Wallendorfer manteve seu estilo distinto e continuou a produzir peças usando técnicas vintage exclusivas para aumentar a resistência e suavidade das peças.
Lichte Porzellan
Esta fábrica foi inaugurada em 1822 e tornou-se o principal concorrente da fábrica Wallendorfer que já operava em Lichte. Após a guerra, a empresa começou a produzir baixelas de porcelana com formas modernistas bastante simples. A sua principal especialização eram principalmente jogos de chá e café, bem como pequenas estatuetas. Os produtos foram produzidos para uso interno e suprimentos para a URSS.
A melhor porcelana de Lichte foi bem conhecida entre outras marcas da RDA, uma vez que pertencia a bens de luxo e se distinguia por um preço bastante elevado.
Consegui o serviço Lichte da minha sogra, ainda o usamos.