Brincos

Brincos turquesa

Brincos turquesa
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de turquesa em inserções
  3. Opções de design
  4. Modelos
  5. Brincos de imitação
  6. Propriedades mágicas
  7. Como cuidar?

Os brincos turquesa são uma tendência da moda, joias que se encaixam organicamente em uma variedade de estilos de roupas. À venda você pode encontrar joias em diferentes faixas de preço e de design completamente diferente. A abundância de ofertas faz você pensar em quais critérios devem ser usados ​​para escolher os brincos e de que depende o preço de uma joia.

Peculiaridades

A turquesa tem sido usada em joias desde os tempos antigos, apreciada por sua bela cor e dotada com a capacidade de influenciar beneficamente o destino de uma pessoa. O nome do mineral está associado à palavra persa "felicidade". Esta pedra de cor opaca é caracterizada por tons de azul, azul, verde, portanto, é freqüentemente chamada de "celestial". Muitos de seus depósitos são conhecidos em todo o mundo, porém, os volumes de produção são pequenos, isso se deve às pequenas reservas de turquesa.

Turquesa de alta qualidade de gema é uma grande raridade, uma parte significativa das amostras naturais está sujeita a processamento especial adicional, incluindo refinamento.

A pedra natural que não foi processada requer uma atitude extremamente cuidadosa consigo mesma, pois tende a desbotar ao sol com o tempo, mudar de cor com o contato com o corpo humano, sob a influência das condições ambientais, deteriorar-se com a exposição a óleos, álcoois e outras substâncias.

A qualidade de um mineral natural, do ponto de vista de sua utilização na indústria joalheira, pode variar. As propriedades físicas e a aparência de diferentes imagens podem variar muito. Alguns espécimes são referidos como pedras preciosas, outros - como semipreciosos, alguns são considerados adequados para refino. Conseqüentemente, o custo dos diferentes tipos de turquesa também é muito diferente.

Tipos de turquesa em inserções

A qualidade da turquesa natural pode ser melhorada impregnando-a com substâncias transparentes especiais. Assim, a pedra fica protegida do desbotamento, tornando-a mais dura e densa. Acontece que o chamado turquesa fortificado ou estabilizado. Se necessário, também pode ser tingido para dar a tonalidade desejada ou até mesmo a cor.

É assim que se obtém uma pedra verde brilhante ou mesmo rosa, que pode ser vista em várias joias, inclusive nos brincos. O turquesa tingido e refinado não deve custar mais do que uma pedra de cores naturais.

Às vezes, as inserções de brinco são feitas de turquesa reconstruída (recuperada ou prensada). Isso significa que a pedra é obtida a partir de pó compactado de turquesa natural de qualidade diferente, substâncias especiais foram usadas para manter o material natural unido. Brincos com tais inserções estão incluídos na categoria de joias de baixo custo.

Pedra fortificada, refinada ou prensada é considerada turquesa. Mas o custo desse material de joalheria deve ser mais barato do que o natural, não processado pelos métodos acima.

Opções de design

Os brincos turquesa podem ser apresentados em ouro ou prata. Esta pedra colorida apresenta-se na maioria das vezes em forma de cabochão, ou seja, ao lixar e polir adquire uma forma arredondada. Esse cabochão pode ser a única inserção em brincos, pode ser emoldurado com outras pedras ou fazer parte de uma composição.

Brincos com turquesa natural podem conter:

  • Diamantes;
  • Esmeraldas;
  • Zircônias cúbicas coloridas (verde, vermelho, azul);
  • Zircônia cúbica incolor;
  • Marcasitas;
  • Corais;
  • Crisólitos;
  • Topázio azul;
  • Pérola;
  • Ametistas;
  • Romãs.

A combinação de turquesa com pedras vermelhas é eficaz; verdes, azuis, azuis e roxos também são freqüentemente usados, junto com a "pedra celeste" eles formam composições que combinam as cores adjacentes à roda de cores. Zircônia cúbica e marcassita são freqüentemente usadas para emoldurar cabochões.

Turquesa de alta qualidade é usada em joalheria em combinação com ouro. Em brincos de ouro, pode ser combinado com diamantes. Na prata, pode-se ver turquesa natural de qualidade inferior ou prensada, fortificada e refinada. Pedras naturais baratas em brincos de prata podem parecer muito impressionantes.

Modelos

Os brincos com inserções desta pedra colorida apresentam-se em grande número de modelos. Pode ser:

  • Brincos;
  • Clipes;
  • Anéis de brincos;
  • Brincos pendentes;
  • Brincos "clássicos".

Os brincos com pingentes podem ter uma fechadura inglesa, uma fechadura com tachas ou sem fechadura. Os brincos pendentes são extremamente variados. Isto:

  • Brincos compridos com "cachos" de pequenas contas da "pedra da felicidade";
  • Pingentes com grandes cabochões turquesa (redondos, ovais, em forma de gota) em moldura larga aberta ou em veneziana estreita;
  • Brincos lustre com um grande número de pequenos pingentes turquesa;
  • Pendentes de cadeia longa;
  • Pingentes com uma pedra bizarra entrelaçada com fio de metal;
  • Pingentes com uma pedra em forma de bola ou gota.

Os brincos podem ser feitos em estilos diferentes. Eles podem ser modelos:

  • Em estilo oriental, em estilo etno;
  • Estilo retro, brincos vintage;
  • Joias lacônicas “para todos os dias”.

Brincos de imitação

Brincos com imitação da "pedra da felicidade" também estão à venda. Para imitações, pedras ou minerais naturais, mas coloridos, cuja cor se assemelha ao turquesa, podem ser usados. A lista dessas pedras é bastante ampla.

Freqüentemente, o howlita mineral tingido é usado como uma imitação de turquesa (também conhecida como caulita, howlita, turkvenita). Na natureza, é de cor clara, mas possui veios escuros, que lembram a estrutura da turquesa natural. É bastante difícil para um leigo distinguir tal imitação do original.

As imitações podem ser feitas não apenas de materiais naturais, mas também quimicamente de várias substâncias; algumas formulações foram desenvolvidas na antiguidade. As primeiras imitações conhecidas foram feitas no antigo Egito a partir de vidro colorido. No século 19, um método para fazer uma imitação chamado "turquesa vienense", que incluía malaquita, tornou-se conhecido.

Freqüentemente, os brincos com imitação de turquesa são feitos de prata, tal inserção em uma peça de joalheria pode ser a única, ou pode ser combinada com pedras sintéticas da mesma gama de cores ou com inserções de outras cores.

Pode ser:

  • Ametista Sintética;
  • Topázio azul sintético;
  • Espinélio azul sintético;
  • Zircônia cúbica azul, verde ou vermelha;
  • Pérolas artificiais.

No século XX, a "pedra da felicidade" aprendeu não só a imitar, mas também a sintetizar. É difícil distinguir tal pedra de um mineral extraído na natureza, uma vez que possui características físicas absolutamente idênticas às naturais.

Propriedades mágicas

Desde os tempos antigos, o mineral foi dotado de propriedades maravilhosas e mágicas. Acreditava-se que a pedra atrai boa sorte, ajuda a manter a saúde e a curar doenças, protege os amantes, é um talismã para uma vida familiar feliz.

A propriedade do mineral de descolorir com o tempo devido à influência de vários fatores era frequentemente explicada pela capacidade da pedra de responder ao estado de saúde de seu proprietário: presumia-se que, se uma pessoa adoecesse, o turquesa mudaria de cor.

A turquesa é considerada uma pedra reconciliadora que pode ajudar a restaurar um bom relacionamento na família e no trabalho, além de promover a concentração.

As joias com a "pedra da felicidade" geralmente são dadas aos entes queridos.

O número de crenças e rituais associados à turquesa é muito grande: ela foi reverenciada em diferentes épocas e em diferentes culturas. Não só as joias eram feitas de turquesa, mas também os talismãs, objetos sagrados. Os antigos egípcios esculpiam estatuetas de besouros sagrados a partir do mineral - os chamados escaravelhos, os astecas os embutiam com máscaras rituais. Tradicionalmente, a pedra é muito valorizada em vários países.

Como cuidar?

O mineral natural possui uma estrutura porosa. Por isso, é capaz de absorver diversos líquidos, óleos e gorduras. Isso pode afetar sua cor. Inserções feitas de turquesa natural, não submetido a processamento especial, em joalheria requerem um manuseio particularmente cuidadoso.

Os brincos devem ser protegidos de líquidos que contenham álcool, como perfume, eau de toilette ou eau de parfum, e os óleos (em perfumes, cremes ou em qualquer outra forma) não devem entrar em contato com joias.

É melhor guardar os brincos em uma caixa, escondendo-os da luz direta do sol, pois a luz ultravioleta altera a cor do mineral. É melhor dar um passeio com essas joias à noite. Também é indesejável entrar em contato com a turquesa com água ou vapor por muito tempo. Antes do banho, as joias devem ser retiradas.

Para limpar os brincos, use apenas um pano seco e macio, não use escovas ou líquidos, bem como quaisquer agentes de limpeza.

A cor da turquesa estabilizada é mais estável do que a cor da turquesa não tratada, pois a porosidade do material natural original é reduzida devido a impregnações especiais. Existem diferentes formas de fortalecer o mineral, com a ajuda de alguns, obtém-se um produto quase indistinguível na aparência de uma pedra natural.

sem comentários

Moda

a beleza

casa