Douradura de prata: características e métodos
As peças de prata com douramento têm um valor agradável com uma aparência nobre. É o que costuma atrair compradores. Os produtos, é claro, não têm apenas qualidades positivas, mas também negativas. Existem dois métodos de aplicação de douramento, que diferem em complexidade. A durabilidade do revestimento depende diretamente dos cuidados com a joia.
Vantagens e desvantagens
O chapeamento de joias de prata com ouro permite que você desfrute de um produto de visual nobre a um preço mais acessível. Essas joias têm suas vantagens.
- A disponibilidade geral dos produtos vem em primeiro lugar. O custo das joias com douramento é muito inferior ao do ouro. Se o douramento da prata for feito corretamente, é quase impossível encontrar diferenças visuais.
- Existe a oportunidade de experimentar sem custos financeiros especiais. Você pode encomendar uma joia complexa com gravuras ou padrões incomuns de um joalheiro por um bom preço. Ao mesmo tempo, o douramento tornará a aparência mais atraente.
- Talheres de prata são muito mais leves que ouro. No entanto, o processamento permite a utilização de produtos de qualidade com um aspecto caro. O peso também é importante para as joias. Assim, um colar feito de prata dourada com pedras durará mais do que um de ouro devido à sua leveza.
- O revestimento pode ser reparado conforme necessário. Se o dourado se deteriorou em algum lugar ou apenas começou a ficar menos atraente, qualquer joalheiro ajudará a restaurar seu brilho anterior. A restauração custa muito, mas com certeza será mais barata do que comprar uma joia nova.
- É possível alterar a cor do revestimento. Você pode alterar o dourado amarelo para branco e vice-versa. Além disso, o mestre pode compactar a camada.
- Sujeito a todas as regras operacionais prata banhada a ouro dura muito temposem perder sua aparência original.
- A douração é simplesmente insubstituível para peças de movimento de relógio e equipamentos grandes. Portanto, a prata conduz melhor o calor e se torna mais densa.
Talheres banhados a ouro são bastante atraentes e interessantes. Antes de comprar, vale a pena considerar os contras.
- Ao usar, você precisa estar constantemente alerta. Os produtos não devem entrar em contato com água e pele novamente. As joias devem ser removidas antes de ir para a cama, nadar ou praticar esportes. As substâncias encontradas no meio ambiente destroem a camada dourada.
- Ouro de alto padrão é usado para decoração. Ele brilha muito. Isso é o que dá prata dourada. Ligas menos brilhantes são usadas para fazer joias de ouro.
- A camada decorativa não impede a oxidação do metal. Vestígios de verde ou preto ainda podem permanecer no produto.
- Talheres com douramento requerem um cuidado bastante difícil. Não pode ser lavado na máquina de lavar louça ou com produtos químicos. Para a limpeza, são utilizadas soluções exclusivamente especializadas.
- Existe um grande risco de adquirir um falso. É muito difícil determinar a qualidade do douramento a olho nu. No entanto, é a amostra de ouro sobre prata que afeta o preço do item. Você pode entrar em contato com um joalheiro independente para obter ajuda imediatamente após a compra.
Para que é adequado?
Quase todas as peças de prata podem ser douradas. Claro, as joias vêm em primeiro lugar. Você pode cobrir correntes, anéis, brincos, pingentes, broches e coisas semelhantes. O dourado da configuração de prata do ícone é popular. Você pode cobrir cruzes, relógios de qualquer tipo, lâminas, facas e espadas. Em outras palavras, o douramento é adequado para todos os itens de prata, independentemente do seu tamanho.
Métodos
Você pode dourar um produto em casa usando um método químico ou galvânico. Cada um deles possui características próprias.
Galvânica
O chapeamento é aplicado em ouro 925. A douradura torna o produto mais valioso. Os principais métodos de revestimento são contato com sódio, éter e zinco. Um é o método galvânico mais eficaz.
Este método é mais adequado para o processamento de joias.
Para criar um revestimento de ouro, a prata é mergulhada em uma solução aquosa de sais. Em seguida, um choque elétrico é aplicado. Nesse caso, o ouro atua como ânodo e a prata como cátodo.
Vamos dar uma olhada em um exemplo do processo de galvanoplastia.
- Despeje o eletrólito em um pequeno recipiente.
- Dissolva o ouro no líquido.
- Coloque as joias de prata em um recipiente e deixe por um tempo. No processo, uma corrente elétrica deve passar pelo líquido.
- Os óxidos começarão a se depositar no produto. A camada é muito fina.
- Retire a decoração e deixe secar completamente.
- Faça o polimento ou cubra com uma camada protetora especial.
A camada acaba sendo realmente muito fina, mas se distingue por sua resistência e durabilidade. Vale ressaltar que o folheado a ouro pode ser feito mais espesso, não há restrições. Normalmente o joalheiro negocia este ponto com o cliente.
Certas ligas são usadas para dourar por este método.
- Ouro amarelo sólido. Não há aditivos na liga, o metal padrão 999 é usado.
- Ouro amarelo com uma pequena quantidade de cobalto. A amostra ainda é a mesma, 999. O aditivo é necessário apenas para a resistência, não afeta a aparência.
- Ouro vermelho, também chamado de russo. Você também pode fazer rosa, italiano. Este último é um pouco mais amarelado. Os tons variam do vermelho acobreado ao rosa pálido.
- Ouro verde. Uma liga com adição de prata ou níquel é usada.
- Ouro Branco. O processo de revestimento de ródio é usado.
O custo total do produto depende exatamente da liga usada para dourar.
Deve-se notar que as duas primeiras opções são as mais caras, mas existem algumas nuances.Uma superabundância de brilho distingue fortemente o produto acabado feito de prata do mesmo feito de ouro.
Liga italiana ou russa será o meio-termo.
Químico
O processo envolve a aplicação de cloreto de ouro a uma peça de prata. Inicialmente, o ouro é laminado em papel alumínio e depois triturado. Em seguida, as partículas são mergulhadas em uma composição de ácido clorídrico e nítrico. Também é chamada de vodka real.
Você pode dourar em casa seguindo as instruções passo a passo.
- Prepare uma solução de 30 g de ácido clorídrico e 10 g de ácido nítrico de alta concentração. 1 g de ouro requer 10 ml de líquido.
- A dissolução deve ser realizada em recipiente de porcelana. O processo leva de algumas horas a 2-3 dias.
- Após a dissolução completa, evaporar a composição em banho-maria a uma temperatura de 70-80 ° C. O resultado é um líquido viscoso. O ouro deve ser mexido durante a evaporação com uma vareta de vidro.
- Desengordure um objeto de prata com 10-20% de sódio ou ferva em uma solução de refrigerante. Lave em solução de ácido clorídrico a 25%. Em seguida, você deve enxaguar as joias com água.
- Mergulhe o produto na composição. Depois de um tempo, o item será dourado.
- Retire do recipiente, enxágue a decoração. Seque e lustre com um pano de lã.
Além disso, deve-se notar que existem diferentes maneiras de preparar uma mistura para dourar usando um método químico. E o ouro pode ser usado em diferentes amostras. O processo é mais longo do que quando se usa o banho de ouro galvanizado. Ao trabalhar com ácidos, você deve cumprir todas as regras de segurança. É importante realizar a douradura em área ventilada e utilizando equipamentos de proteção.
Quanto tempo dura o douramento?
Após o procedimento, o produto de prata é coberto com uma película fina. Ela é decorativa e bastante sensível ao ambiente externo. Os fatores adversos incluem o seguinte:
- contato com água e cloro nele;
- produtos químicos agressivos;
- cuidado impróprio com o assunto;
- fricção excessiva contra a pele humana, contato com suor.
No uso diário, vale a pena prestar muita atenção nos cuidados com o produto. A umidade excessiva oxidará a prata.
É justo dizer que a corrosão aparece em ligas de metais adicionais, cobre e níquel. Esses componentes começam a escurecer, ficam cobertos de flores e não da própria prata.
Remova o anel banhado a ouro antes de limpar ou lavar. A interação com produtos químicos agressivos e quaisquer outros produtos químicos domésticos acelera o processo de oxidação. Você também deve remover todos os itens dourados antes de se lavar e tomar banho. O aumento da fricção afina a camada de ouro até que esteja completamente desgastada. É melhor remover as joias antes do exercício.
Algumas pessoas afirmam que o douramento é rapidamente apagado da prata, e não há nenhum sentido nisso. No entanto, existem regras de utilização simples que lhe permitirão desfrutar da camada decorativa durante anos.
- Brincos, pulseiras e correntes devem ser retirados antes do banho. Evite o contato com água com sabão.
- É importante armazenar a prata dourada em um recipiente fechado, ao abrigo da luz solar e de alta umidade. Faz sentido fazer camadas entre as joias usando panos macios ou caixas diferentes. Para que os produtos não se arranhem.
- Os produtos precisam ser limpos, mas apenas da maneira correta.
- Não guarde joias no banheiro ou na cozinha. A alta umidade resultará em uma perda de brilho atraente.
A prata dourada requer manutenção adequada. Se um anel comum puder ser limpo com uma escova de dentes macia, neste caso o filme ficará completamente danificado.
Os principais ajudantes na limpeza de joias douradas:
- pano de camurça;
- etanol;
- vinagre.
A camurça é para polir. Pode ser usado imediatamente após a limpeza. Além disso, um pano de camurça é útil se a joia for usada todos os dias. Deve ser polido à noite antes de ser guardado na caixa.
Não mergulhe o produto dourado em soda ou água com sabão. Isso danificará a camada decorativa. É permitido colocar álcool em um algodão e limpar a decoração. Se a contaminação for significativa, você pode mergulhar a roupa na solução de vinagre por 20 minutos ou menos.
Vai adicionar brilho e álcool ao dourado. Você também pode colocar o item na cerveja por 15 minutos para o mesmo fim. A limpeza regular da prata dourada pode ser feita com uma solução leve de vinagre e um pano sem fiapos. Basta umedecer um pano e limpar suavemente a joia. A limpeza fortemente ativa não vale a pena, assim como a prensagem.
O vídeo a seguir demonstra um método expresso para dourar a prata.