Tudo sobre ligas de prata
A prata é um dos metais mais queridos em todo o mundo, em alguns países é ainda mais venerado do que o ouro. Artesãos habilidosos fazem não apenas todos os tipos de joias de prata, mas também talheres, pratos e outras coisas úteis. Os caixões feitos desse metal são igualmente populares.
A procura de prata mais difundida está entre os criadores de joias, que criam brincos, anéis e pulseiras a partir dela, complementando-os com pedras preciosas. Apesar de este metal ser bastante acessível, ele foi e é escolhido por muitos membros da realeza.
Peculiaridades
A prata é um metal bastante dúctil, pesado, mas muito macio. Possui boa condutividade elétrica e térmica, o que o torna muito utilizado para fins industriais.
Um fato interessante: esse metal não se dissolve com a exposição ao ácido clorídrico, mas pode ser liquefeito em cloreto férrico.
A prata não é um bioelemento, mas os cientistas provaram que o metal tem propriedades antibacterianas. Alguns acreditam que se você jogar uma moeda de prata limpa na água, esta ficará limpa de germes. Mas isso não significa de forma alguma que se deva usar constantemente água e produtos "purificados" dessa forma. O acúmulo de metal no corpo está repleto de consequências negativas e doenças graves. O conteúdo de metal na água potável pode ser muito perigoso.
É aconselhável manter objetos de prata e joias longe do iodo, pois se reagirem com ele, eles irão escurecer. Essa "contaminação" não será fácil de limpar.
Acredita-se que as joias de prata sejam caras e, portanto, os compradores geralmente preferem opções de ligas de prata com outros metais. Mas não é assim. O metal puro não agradará com suas propriedades práticas e suavidade, razão pela qual os especialistas costumam misturar cobre, titânio ou platina com ele.
Os profissionais notaram que no mundo apenas 20% da prata é gasta na criação de joias. Produtos feitos de metal puro não apenas escurecem rapidamente, mas também são facilmente arranhados, enquanto várias ligas são mais duras e menos suscetíveis a danos mecânicos. Ligas mestras também são chamadas de ligaduras.
Graças à existência de várias ligaduras, os joalheiros profissionais podem criar as peças mais sofisticadas utilizando técnicas sofisticadas.
Não se deve presumir que as ligas tornam o metal mais barato, pelo contrário, elas o tornam mais resistente ao desgaste e atraente. Mas, claro, não se esqueça dos cuidados adequados, pois mesmo as ligaduras com prata tendem a escurecer e sujar com o tempo.
Tipos e suas propriedades
O cobre é mais comumente adicionado à prata líquida atualmente. Os especialistas notaram que os dois metais interagem perfeitamente um com o outro. Mas isso não para por aí - na maioria das vezes níquel, zinco, cádmio, além de outros elementos que podem ser facilmente encontrados no sistema periódico (tabela) de Mendeleev, também são adicionados a essa ligadura com cobre. O níquel é mais comumente usado para adicionar brilho extra.
O mais caro e prestigioso é a prata esterlina, que contém uma mistura de cobre. Esta liga contém mais de 92% de prata pura.
A prata banhada a ródio, assim como a prata esterlina, é um dos materiais mais caros e procurados. Os especialistas atribuem isso ao grupo da platina devido à sua alta resistência ao desgaste e dados externos aprimorados.
Uma das variedades populares é a prata filigrana, que é um metal puro. É freqüentemente usado para entalhe de aço.
Prata enegrecida obtido pela adição de cobre e chumbo. Uma variedade de prata oxidada é enegrecida.
A prata dourada é criada usando ouro, cobre ou latão em uma ligadura. Essas joias podem escurecer com o tempo e parecer mais com bronze.
Se a liga contiver 1% de níquel, isso significa que a resistência do futuro produto, bem como sua resistência ao desgaste, será aumentada, mas com um maior teor de níquel, a liga resultante se tornará frágil. Deve haver um meio-termo de ouro.
O teor de alumínio em uma liga com prata superior a 6% também não resultará em uma mistura de alta qualidade. O mesmo se aplica ao alto teor de zinco, que pode reduzir ao mínimo todas as propriedades benéficas dos metais.
As ligas de prata com ferro não são as mais estáveis e, portanto, raramente são criadas. O mesmo se aplica ao estanho, que torna a liga opaca.
As ligas de prata-paládio são ativamente usadas em odontologia para próteses dentárias.
Aplicativo
O escopo de aplicação da prata depende de sua amostra. Hoje em nosso país são utilizadas 8 amostras deste metal. Vamos considerá-los com mais detalhes.
- 720. O metal de menor qualidade, cuja ligadura é dominada pelo cobre, que dá ao metal uma tonalidade amarela. Devido às suas propriedades não muito agradáveis esteticamente, o metal desta amostra não é usado em joias.
- 800 e 830. Essas ligas também não são relevantes para joias por causa de seu alto teor de cobre, mas são excelentes cabos de facas e outros itens para o uso diário.
- 875. Essa liga é usada em joias, uma vez que contém mais de 87% de prata pura, tem uma aparência semelhante ao ouro branco, que é muito usado por fraudadores, passando alguns produtos para outros.
- 916. Hoje esse material praticamente não é usado na produção de joias. Durante a época da União Soviética, os utensílios domésticos eram ativamente feitos do metal desta amostra: bules, baixelas de prata, açucareiros, etc.
- 925. Este teste é um dos mais exigidos, pois atende todos os padrões de qualidade do metal. O metal revela toda a beleza das joias de prata. Sabe-se que as moedas inglesas foram cunhadas a partir do metal à prova de 925, por isso foi denominado “prata esterlina”.
- 960. Esta liga contém 96% de prata pura, é importante utilizá-la para criar produtos que serão recobertos com esmalte. Itens feitos de prata quase pura são muito delicados, devem ser cuidados, caso contrário, podem ser facilmente danificados.
- 999. Prata esterlina usada para fazer moedas colecionáveis e para lançar barras de prata.
Também são conhecidas outras ligas que não possuem amostras, pois contêm uma pequena quantidade de prata. Essas ligas são usadas para fazer joias baratas, como broches e anéis simples.
Existem também ligas que imitam a prata., e não são feitos com base nisso, em sua composição não há prata alguma. Via de regra, eles contêm níquel, ferro e manganês. As ligas de imitação são quase impossíveis de distinguir das reais a olho nu. Este tipo de liga é chamado cuproníquel, é amplamente utilizado na fabricação de joias e talheres de baixo custo.
Veja o vídeo abaixo para dicas sobre como cuidar de joias de prata.