Prata

Prata banhada a ródio: o que é e em que difere do normal?

Prata banhada a ródio: o que é e em que difere do normal?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição e propriedades
  3. Força
  4. Comparação com prata regular
  5. Tecnologia de produção
  6. Aplicativo
  7. Recursos de cuidados

O brilho nobre da prata desbota e escurece com o tempo. Assim, manifesta-se a oxidação do cobre na composição da liga metálica. Portanto, quanto menor o grau do produto, mais pronunciada é a pátina (filme de óxido) em sua superfície. A oxidação é causada pela interação de elementos químicos e compostos de enxofre liberados pelo suor humano. Por este motivo, é recomendável que você retire a prata para a prática de esportes. No entanto, isso não se aplica a produtos banhados a ródio.

O que é isso?

O banho de ródio é necessário para proteger o metal de danos mecânicos e oxidação. Tentando entender os meandros das joias, é importante entender que os itens feitos de metais preciosos são banhados a ródio. O rádio é um elemento químico completamente diferente que é um produto da decomposição do urânio e é considerado radioativo. É encontrado em pequenas quantidades no minério de urânio.

Este metal é mortal e não é adequado para uso com joias.

Mas o ródio é absolutamente seguro e não causa alergias, para o qual é amplamente utilizado como uma camada protetora para produtos de metal que são usados ​​no corpo. O custo do ródio é várias vezes maior do que o preço do ouro, então as joias não são feitas de ródio. Devido à sua incrível dureza, o metal é predominantemente usado para revestir itens preciosos.

Eles são cobertos principalmente com prata esterlina 925 e menos frequentemente com ouro. Há também joias folheadas a ródio na forma de joias de grife exclusivas, lançadas em edição limitada. O banho de ródio não é usado para produtos do segmento de mercado de massa.

O procedimento de banho de ródio é realizado em quase todas as oficinas que consertam e limpam joias. O processo não é complicado e demorado.

A deposição eletroquímica é realizada por galvanoplastia. Uma fina camada de ródio cobre uniformemente toda a superfície do item de prata.

O produto revestido é protegido de fatores externos como sujeira, temperaturas extremas, umidade excessiva ou ar seco. A resistência da prata a danos é aumentada. Fortalece a durabilidade dos itens de prata. O metal tem um brilho adicional.

A prata é banhada a ródio com um metal sem ligadura, o que significa que não contém impurezas... Outras opções são tecnicamente impossíveis. Via de regra, a amostra de prata banhada a ródio é marcada com 925. O chapeamento aumenta a qualidade da coisa, mas também aumenta seu valor. A legislação estipula que os produtos banhados a ródio sejam marcados de acordo com as amostras dos materiais com os quais são feitos.

Os talheres banhados a ródio são visualmente uma cópia da platina - o metal mais caro usado em joias.

As vantagens do banho de ródio incluem a capacidade de escolher a cor do revestimento. Uma opção chique, mas moderna, é fazer o preto banhado a ródio. Você também pode alterar a decoração antiga, tornando-a mais nova com uma nova cor de revestimento. Porém, mesmo com a simplicidade externa do processo e a disponibilidade de equipamentos adequados, não significa de forma alguma que todos possam lidar com o processo de aplicação. Não é realista realizar o procedimento rhodian em casa sem a experiência adequada. Existe um risco elevado de danos gerais na superfície da decoração.

Composição e propriedades

O ródio pertence aos metais nobres do grupo da platina... O metal não é exposto à oxidação e corrosão. Distingue-se pela sua elevada dureza, 2 vezes superior à da platina e 5 vezes superior à dureza da prata.

Ao mesmo tempo, o ródio é raro - o planeta inteiro contém apenas algumas toneladas de metal.

Por si só não é flexível o suficiente para ser usado em joias, mas como material de cobertura, é ideal para prata e ouro.

As joias revestidas duram muito mais, são protegidas da pátina e brilham na luz. Em condições ambientais adequadas, o banho de ródio é capaz de refletir até 80% da luz visível. Para o ouro, esse valor é de apenas 60%, verifica-se que o brilho do ródio é muito mais brilhante. As principais vantagens do ródio, que motivaram seu amplo uso como revestimento de joias:

  • altas características de dureza e resistência;
  • brilho que não desbota com o tempo;
  • não suscetível à corrosão.

Um anel padrão feito de prata pura após seis meses de operação está coberto de pequenos arranhões e precisa ser polido. Para um semelhante As joias folheadas a ródio não precisam de polimento por vários anos após a compra. A fria cor branco-prateada do ródio se assemelha fortemente à platina. Se você colocar um anel de prata banhado a ródio e um análogo de ouro branco ao lado dele, será difícil encontrar diferenças óbvias nos produtos. Este fato possibilita a combinação de joias de diferentes metais em um conjunto.

Força

O ródio é altamente durável. As decorações revestidas com este metal tornam-se mais duráveis ​​e duram mais. As joias de prata banhadas a ródio são mais resistentes à deformação em comparação às joias convencionais. Na escala de Mohs, a dureza do ródio é 6.

De acordo com as características de um mineral com dureza semelhante, pode riscar o vidro e lixá-lo.

Ouro e prata puros têm um índice de durabilidade de apenas 2,5. Isso supera ligeiramente a dureza de um material como o gesso, que pode ser facilmente arranhado com a unha.

Comparação com prata regular

Exteriormente, este metal é semelhante à prestigiada platina e ouro branco. No entanto, a prata banhada a ródio difere da prata convencional em vários aspectos. O metal banhado a ródio brilha melhor. Ele pode ser identificado por sua forte radiância específica sob os raios solares. O metal puro não pode se orgulhar de brilho, mas tem uma tonalidade acinzentada.

Comparado com a prata esterlina ou pura, o banhado a ródio tem uma cor completamente uniforme e exibe uma plasticidade especial devido à inclusão do cobre em sua composição.

A taxa de oxidação é influenciada pela fração de massa do cobre na liga e pelo tipo de pele da pessoa que usa as joias.

Tecnologia de produção

Em escala industrial, o ródio pode ser obtido pelo processamento da platina nativa. Acontece que é um material absolutamente resistente a ácidos com uma desvantagem - a fragilidade. Portanto, ele é usado apenas como um revestimento para várias superfícies metálicas.

O ródio é eletrodepositado no metal. Nesse caso, um produto auxiliar serve como ânodo e a própria decoração funciona como cátodo.

Como resultado da eletrodeposição, uma camada de 0,1-25 mícrons de espessura é formada.

Antes de prosseguir com o banho de ródio, a coisa precisa ser bem polida., caso contrário, o revestimento apenas acentuará as falhas existentes na superfície. A melhor opção é processar o item imediatamente após a compra (caso não tenha sido feito durante o processo de produção). O próximo passo é enxágue completamente e desengordure o produto... Então mergulhe-o em um banho de sulfato de ródio concentrado.

A solução deve ser distribuída uniformemente por toda a superfície do produto. Depois disso uma corrente elétrica é passada pela solução. Uma reação química ocorre, resultando na liberação de ródio. Cobre toda a área do produto em uma fina camada.

Você pode adquirir uma solução para autogalvanização de prata em uma joalheria ou loja especializada.

Aplicativo

Na vida cotidiana, produtos à base de ródio não são encontrados, pois é difícil de processar e derreter, ao mesmo tempo que não é plástico e é caro. Mas por sua dureza e brilho, o ródio é muito apreciado não apenas pelos joalheiros. Não apenas joias de prata são revestidas com ródio, mas também espelhos de instrumentos, refletores em holofotes, dispositivos de cristal líquido, partes de reatores nucleares e instalações de laser.

Recursos de cuidados

O objetivo do banho de ródio protege a prata de pequenos arranhões e fatores naturais destrutivos. Mas também joias protegidas precisam de manuseio e cuidados cuidadosos. A coisa não deve entrar em contato com substâncias agressivas como vernizes, seus solventes, amônia, compostos de álcool, agentes de limpeza, inclusive abrasivos.

É melhor guardar as joias folheadas a ródio em caixas separadas, evitando o contato. As joias devem ser retiradas à noite, antes do banho e dos exercícios.

Após a aplicação das composições de cuidado, deve-se esperar até que sejam totalmente absorvidas para, só então, aplicar o produto.

A camada de ródio é destruída pela ação de detergentes agressivos - detergentes em pó, sabão em pó, etc. Recomenda-se remover anéis e pulseiras banhados a ródio antes de lavar as mãos e louça.... As joias também podem deteriorar pelo contato com álcool, portanto, sua interação com todas as composições contendo álcool não é permitida.

Não esfregue as mãos com anéis banhados a ródio. Qualquer partícula abrasiva danificará a camada protetora. Ao cuidar de itens banhados a ródio, produtos de cuidado especiais para limpeza de prata também não são adequados. Eles podem limpar apenas prata comum que não tenha nenhum revestimento.

O banho de ródio também é afetado negativamente pelo contato com o suor, portanto, joias com este revestimento não são adequadas para uso interno. Eles devem ser deixados no camarim.

O mesmo vale para ir à piscina, pois a água clorada pode destruir a camada de ródio.

Os produtos banhados a ródio também precisam de armazenamento adequado. Uma caixa de joias padrão serve para isso. É inadmissível o uso de caixas de papelão para armazenamento! Isso porque pode haver enxofre na composição do papelão, e isso acarreta a oxidação da prata com perda de seu apelo visual. Se o produto não for usado por muito tempo, recomenda-se envolvê-lo em flanela.

Mesmo o revestimento de ródio resistente vai se desgastar com o tempo. Você pode restaurá-lo em qualquer joalheria. A camada antiga será removida profissionalmente e substituída por uma nova. O produto voltará a brilhar, chamando a atenção por sua suavidade e jogo de luz sobre uma superfície branca como a neve.

A tecnologia do banho de ródio foi inventada precisamente para estender a vida das joias de prata.

Portanto, na hora da compra, é levado em consideração o custo do banho de ródio, que já está incluso no preço final do produto.

Às vezes, há mais lucro na compra de prata comum e do revestimento de ródio na oficina.

Regras fundamentais

Como limpar?

Não é fácil danificar o ródio, mas é possível. Quando a superfície do revestimento está arranhada ou apareceu uma rachadura, apenas o polimento não será suficiente - será necessário remover completamente a camada e o ródio novamente. Em caso de quebra ou violação da integridade do produto banhado a ródio, ele deverá ser restaurado.

É necessário renovar o banho de ródio pelo menos uma vez a cada 3 anos (ou uma vez a cada 6 anos - dependendo da intensidade de uso da coisa).

As joias antigas ou joias estilizadas antigas não podem ser protegidas contra danos com ródio. A camada ficará desigualmente e o brilho adquirido não estará em harmonia com a aparência antiga do produto.

Considerando que o revestimento com uma camada de ródio não é um procedimento barato, sua presença aumenta significativamente o custo da decoração acabada. Se você gosta de um produto banhado a ródio com uma pedra apresentada como preciosa, você precisa perguntar certificado gemológico nele a partir do consultor. Isso o protegerá de adquirir um falso. Você também precisa se certificar da disponibilidade marcas que indicam a amostra... Por lei, é obrigatório estar presente em qualquer produto de prata.

A lista de produtos adequados para a limpeza doméstica de joias folheadas a ródio é muito limitada.... Mais fácil de preparar solução de sabão à base de água e lave bem as joias que precisam ser limpas. Em seguida, eles devem ser enxaguados com água limpa e suave, mas cuidadosamente, enxugados com um pedaço de pano macio. O mesmo algoritmo é usado para limpar joias com zircônias cúbicas e outras pedras preciosas. Os produtos devem ser limpos à medida que ficam sujos e devem ser mantidos periodicamente para fins preventivos.

Para saber o que e quais produtos nascem, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa