Tudo sobre amostras de prata
A popularidade dos talheres na sociedade se deve às suas características visuais e técnicas. A prata, como outros metais preciosos, contém amostras. Eles podem ser diferentes nos produtos fabricados na Federação Russa e em outros países. As amostras variam dependendo da composição da liga e do uso pretendido do produto.
Para que servem?
Para regular a quantidade de impurezas e a confiança do consumidor na qualidade da mercadoria, surgiram as chamadas amostras. Eles determinam a proporção de prata para impurezas na liga. Em peças de prata, o teste é carimbado na forma de um selo. Sua localização pode variar. A marca pequena é fácil de encontrar nas coisas. Se você não conseguir encontrar, existe a possibilidade de que a amostra tenha sido perdida ou não estivesse lá inicialmente.
A maneira mais fácil de determinar a autenticidade de uma peça de prata é entrar em contato com um especialista em uma joalheria ou casa de penhores. Você também pode entrar em contato inspeção estadual da supervisão do ensaio, onde realizarão uma análise de ensaio qualificada. Com base nos resultados da solicitação, será feita uma avaliação da qualidade do produto de prata.
Se você quiser esclarecer a autenticidade do produto de prata, você pode por conta própria. Isso não requer nenhum dispositivo especial. Embora não seja realista definir uma amostra exata como essa.
A prata é um metal com alta condutividade térmica. Isso significa que se você mergulhar algo em água fervente e removê-lo imediatamente, a prata vai aquecer até a temperatura da água.
Também é possível verificar a autenticidade com o auxílio de um ímã, já que prata com marcações de alto padrão não atrai.
Outro método de teste é o iodo. Basta cair no produto e ver a reação do metal. Uma mancha escura deve permanecer na prata verdadeira.Além disso, o contato com giz deixa escurecimento em metal de alta qualidade. Uma farsa também pode aparecer com o tempo. Um produto de alta qualidade não oxida, placa e corrosão não aparecem nele. Com todas essas manifestações, fica claro que muitos aditivos de terceiros são misturados ao produto.
Convencionalmente, todos os itens de prata são divididos em grupos de acordo com o nível de qualidade. A prata sem impurezas é muito flexível e não é tecnicamente possível fazer pratos com ela ou usá-la para joias. Para manter o produto em forma, ligaduras são adicionadas ao metal precioso... Vários elementos são usados como impurezas. Por esse motivo, para definir "pureza" e o conteúdo imediato do metal (no caso, prata), foi adotado o termo "amostra".
Simplificando, pela amostra, eles descobrirão em que volume o metal puro está contido em uma determinada liga. Por exemplo, em uma amostra de 800, existem 800 g de prata e 200 g de outras inclusões por 1 kg de material. Tradicionalmente, o cobre é usado como impureza, mas quanto mais metal na liga, mais cedo o produto de prata escurece ou fica amarelo.
Existem impurezas de níquel - o teor de níquel de até 1% melhora as propriedades mecânicas da liga. Chumbo, ferro, antimônio e bismuto estão contidos em joias preciosas em proporções microscópicas. A presença de zinco e cádmio também é permitida - esses compostos são usados na fabricação de soldas de prata.
O que eles são?
As amostras de prata são classificadas com base na porcentagem de substância pura na liga - de 600 a 999. A prata pura tem uma tonalidade prateada suave, não escurece por muito tempo, é fácil de limpar, mas há condições que afetam o tipo de metal. Depende da amostra ou do volume de impurezas incluídas na liga.
Os compradores muitas vezes estão preocupados com a questão - qual é a pureza da prata? O ensaio de itens de prata russos é realizado de acordo com os padrões internacionais aceitos. Freqüentemente, cobre é adicionado à liga, que interage bem com a prata. Sujeito à adição de cádmio, o item manufaturado aumenta significativamente de preço. O níquel, o zinco e o alumínio também podem ser misturados com a prata, mas o cobre em uma liga é um clássico.
Quanto maior o número de ligaduras em prata, mais distinto seu tom.
Como você determina a qualidade da prata? Por exemplo, joias sob marcando 600 há uma tonalidade vermelha perceptível - devido ao alto teor de cobre. Essas coisas estão ameaçadas de oxidação precoce (a prata não oxida por si mesma, e o cobre é o típico).
Ligas 800, 830 usado para criar lembranças e talheres. Os mais adequados para joias são 875 e 925 (menos frequentemente 960). O teste 925 indica que existem 75 g de impurezas por 1 quilograma de prata pura.
Amostras de qualidade contêm pelo menos 916 g de prata por 1 kg de liga... Como padrão, os conjuntos são feitos a partir dele, decorados com douramento ou revestidos com esmalte. 960º teste frequentemente encontrados em anéis de prata, brincos, pingentes ou correntes. As propriedades desta liga praticamente não são inferiores às do metal precioso puro. O conteúdo significativo de prata torna as coisas macias e plásticas. As joias acabam se revelando sofisticadas e eficazes, mas precisam de um manuseio cuidadoso e bom cuidado.
Amostra 750 indica prata de baixa qualidade, que não é considerada um metal precioso e nem sempre está marcada. As coisas feitas com essa liga oxidam rapidamente e ficam pretas, adquirindo um tom amarelo característico. A liga é utilizada na área da eletrônica na fabricação de placas e outras peças.
Existem amostras 985 e até 625. O primeiro pertence ao grupo precioso, mas não é usado com frequência. O segundo é considerado de baixo grau e é extremamente raro.
Muitas ligas estão sendo criadas hoje, alguns fabricantes usam suas próprias amostras, por exemplo, os produtos TM Sunlight geralmente vêm com uma marcação Sl 926. Além disso, a prata é dividida em tipos, os mais famosos dos quais são apresentados a seguir.
Ródio
A prata banhada a ródio não é uma liga... O banho de ródio é geralmente chamado de técnica de revestimento por eletrogalvanização (eletrolítico). A superfície do produto é coberta com uma camada fina (cerca de 0,25 mícrons) de um ródio metal forte raro. O banho de ródio é mais frequentemente usado para itens de alta qualidade. Essas decorações adquirem vantagens óbvias:
- lustre brilhante - mais brilhante do que a prata pura;
- resistência a danos e deformação;
- resistência à corrosão e descoloração.
Sterling
Prata esterlina é o nome dado à liga de prata esterlina 925, que é vendida em todas as lojas e da qual é feita a grande maioria das joias. O nome deste tipo de prata tem suas raízes na história britânica. Essa prata no século XII foi usada pelo decreto do rei Henrique II para estampar a libra esterlina padrão.
Existem várias versões sobre a origem do termo "libra esterlina", associadas a nomes de moedas antigas, que foram calculadas na Alemanha e na Normandia.
Enegrecido
Banhado a ródio, prata enegrecida é um tipo de metal revestido. Enegrecimento refere-se ao revestimento da prata com uma película de óxido para simular a oxidação. A técnica teve origem na Rússia no século 17, graças ao qual havia utensílios domésticos decorados com padrões em miniatura.
Nos tempos modernos, com a ajuda dessa prata, as joias antigas são estilizadas. Existem três tipos de escurecimento, diferindo em tecnologia: químico, galvânico e mecânico.
O escurecimento pode ser feito em casa com iodo e pomada sulfúrica.
Filigrana
Filigrana ou filigrana é o nome de um padrão de fio fino e grãos sobre o produto. Pode ser fundo, quando uma folha de metal faz parte do produto, ou perfurado, se a folha original for removida, deixando uma elegante renda prateada. A filigrana pode ser encontrada em qualquer museu onde sejam apresentadas exposições da vida nobre: colheres de prata, porta-copos, porta-copos. Essa técnica elegante é característica da época da Rússia czarista e é valorizada no exterior por seu sabor russo original.
Matt
O fosqueamento é obtido através da criação de rugosidade microscópica na superfície prateada... O processo é realizado em máquina de jato de areia. Uma superfície áspera não pode ser polida, raramente serve para emoldurar pedras. Para gemas, um brilho brilhante de prata é mais adequado.
A prata fosca parece espetacular ao lado de um "clássico" brilhante - em produtos como um anel duplo ou uma corrente com elos alternados. A técnica de esteira é usada para criar ornamentos geométricos e florais.
Frondoso
Como folha de ouro usado para cobrir objetos com uma camada contínua... Folhas finas de folha de prata são usadas para decoração de interiores de templos e palácios. Este metal possui o mais alto padrão. Não é adequado para cobrir cúpulas, pois não difere na resistência a influências externas, ao contrário do ouro, por exemplo. Esse metal precisa de revestimento adicional.
Antigamente, a clara de ovo era usada para isso, mas agora foi substituída por vernizes à prova d'água.
Coloidal
Uma dispersão de metal na forma de uma suspensão de nano e micropartículas é usada no campo da cosmetologia e em procedimentos de medicina alternativa... Até o momento, não há evidências confirmadas da eficácia da prata dispersa, os resultados dos experimentos realizados com ela são controversos. A prata coloidal é vendida em solução como suplemento dietético (suplemento dietético).
Sala de jantar
Até 1927, o sistema métrico foi usado na Rússia. Na URSS, de acordo com o padrão, a prataria tinha Marcação da 875ª amostra (84 - de acordo com o sistema de carretel). Ainda hoje é usado, junto com o 925, que era popular na Europa até o século XX. Qualquer cobertura listada agora está disponível. Você pode entrar em contato com um joalheiro se quiser tratar sua colher de prata favorita com ródio para fortalecê-la ou se estiver manchada.
Técnico
A frase "prata técnica" é ambígua. Sucata e metal de rádio engenharia usados em eletrônica (para contatos), elétrica (em fios), equipamentos fotográficos (para raios X) são chamados de técnicos. isto prata inerte de alto grau, não refratário e flexível, com boa condutividade elétrica e térmica.
Na Rússia
Todas as inclusões de ligaduras em ligas de prata têm uma porcentagem diferente. Alguém considera que 5 a 12% das adições são suficientes, enquanto outros joalheiros adicionam até 50% das ligaduras ao metal precioso. Joalheiros na Rússia trabalham com prata a partir do 720º teste. A liga 800 é usada para fazer recipientes para especiarias, bebidas, óleos, talheres e outros itens para a cozinha. Esses produtos requerem uma boa manutenção regular. Silver 875 é classificado como de baixo grau.
Deve ser dito separadamente sobre prata real com uma marca do 84º teste. Hoje em dia praticamente não é encontrado, a não ser em conjuntos familiares, exposições em museus, antiquários e feiras livres. 84 prata foi usada na Rússia pré-revolucionária. Em seguida, eles usaram o sistema de medição em carretéis.
A massa de metal puro nesse produto é de 0,88 g. A prata desse teste agora é considerada uma raridade, uma espécie de eco do passado histórico.
No mundo
Existem várias amostras de prata. Em países em desenvolvimento, é permitido usar 600º. O mínimo aceitável é considerado 800ª amostra. O resto do mundo tem uma variedade muito mais rica: na Europa, em uso 800, 916 e 925. Mas também há amostras especiais, por exemplo, no Egito é o 600º, e na China a prata é reverenciada praticamente sem aditivos.
Nos países do Extremo Oriente e no Japão, existem itens de prata com a marca do mais alto padrão - 1000. Os locais atribuem poder místico ao metal, acreditando que ele tem uma conexão com a lua. Além das amostras descritas acima, existem outras no mundo, mas são as opções listadas que são mais populares entre os joalheiros.
As ligas também se distinguem por sistemas que diferem em diferentes países: nos EUA e no Canadá - quilate, antigamente - carretel (por exemplo, prata 960 é definida como 92sf). Existem também outros tipos de ligas:
- 750 - prata com alto teor de cobre, que tende a escurecer muito rapidamente;
- 720 e abaixo - refere-se à prata não preciosa, de tonalidade amarelada, utilizada na indústria devido à alta condutividade da corrente elétrica.
Existem também tipos raros de amostras de prata:
- 325 - A prata tibetana, anteriormente relacionada a ligas de alta qualidade, era usada para fazer joias; hoje em dia, pode não haver metais preciosos na composição; as falsificações são freqüentemente feitas a partir da liga;
- 500 - uma liga contendo uma baixa proporção de prata, previamente cunhada a partir dela;
- 525, 585, 625 - prata com ouro adicionado, prata dourada;
- 825 - teste inexistente, que muitas vezes é colocado em produtos por fraudadores;
- 835, 800 e 900 - ligas de prata, que são usadas na Alemanha;
- 916 - uma amostra popular da época soviética com um carimbo de barril; a liga era usada para pratos e produtos rituais.
Qual é a maior amostra?
A pureza mais alta encontrada no mercado é 960, com uma pequena quantidade de cobre. A liga mais cara - 999... Não há inclusões estrangeiras nele. O material macio está sujeito a deformações, por isso é utilizado apenas para soldagem em aparelhos. É vendido em lingotes.
O resto das amostras são avaliadas à medida que o volume da ligadura aumenta. Quanto menor for o número de marcações, menor será o valor do item. Certas circunstâncias precisam ser consideradas quando se trata de antiguidades. Não é a amostra em si que importa, mas a originalidade do produto em si e a época a que pertence. Quanto mais cedo uma coisa foi feita, mais ela é valorizada.
A melhor amostra de prata para joalheria é 925. As joias feitas com essa liga são mais brancas e brilhantes do que as outras. A cor do metal de qualidade inferior é um tanto opaca. A alta pureza não é útil em todos os casos. Os joalheiros fazem fechaduras para correntes e pulseiras em metal com uma repartição inferior à da própria pulseira (720 ou 750). Essa técnica prolonga a vida útil das joias.
É importante ter uma ideia de como é o teste 925 em prata, bem como outras características, onde procurar um teste em um produto e como determinar sua autenticidade. A presença de uma marca sobre impurezas possibilitará entender onde geograficamente a peça foi confeccionada, o nome do joalheiro ou da empresa, bem como o tipo de finura com que a peça de prata está marcada.
O preço de um grama de prata do teste 925 na Rússia hoje é de 45-120 rublos. O custo depende do peso do produto, do fabricante, da rotulagem, do curso de avaliação da prata nas bolsas internacionais e da margem de varejo. É melhor focar no custo médio nas casas de penhores.
A prata cara pode muito bem ser apenas o resultado de uma marcação desproporcional.
Fatos interessantes
Em alguns países, a prata é estampada com uma indicação da amostra de liga, mas com algumas adições... Na Inglaterra, até 1300, a cabeça de um leão britânico foi retratada nas marcas e, posteriormente, cada cidade teve sua própria marca. Na Rússia, a marca 84 era obrigatória no contraste, correspondendo à 875ª amostra. Na Alemanha, antes da introdução do sistema métrico, o produto de tal amostra tinha uma impressão "14".
Em alguns casos, a fala pode ir sobre a marca do mestre com uma imagem individual ou iniciais do joalheiro que fez o item... A presença da marca indica a autenticidade do produto. No entanto, não é incomum que amostras falsas sejam encontradas em pratos e decorações. Só um profissional pode distinguir uma coisa falsa de uma coisa preciosa.
Era uma vez na antiguidade, as moedas inglesas - libras esterlinas - eram feitas de prata do 925º teste. Há uma lenda de que a prata esterlina apareceu na Saxônia, na região de Österling. Por isso levou seu nome. As moedas eram produzidas de liga esterlina para pagar mercadorias com comerciantes ingleses. E só depois disso a libra esterlina apareceu na vida cotidiana na Grã-Bretanha. A liga milenar era considerada de altíssima qualidade, ainda é muito apreciada e utilizada na fabricação de joias e artigos de decoração.
Várias ligas à base de prata foram populares em diferentes épocas. Cada um deles tinha um visual especial e sua própria área de aplicação:
- prata enegrecida - foi usado na Rússia para criar elegantes padrões pretos em produtos;
- prata oxidada - uma liga de prata e enxofre, com tendência ao escurecimento, é um análogo do escurecimento, talvez com um subtom roxo;
- prata mate - o revestimento prateado, resistente ao processo de oxidação, foi utilizado no apogeu do Império Russo;
- prata banhada a ouro - a deposição de uma fina camada de ouro, popular na França no século XIX.
O vídeo a seguir contará coisas ainda mais interessantes sobre as amostras de prata.
Obrigado. Aprendi muito sobre as amostras e a qualidade da prata.