Prata

Como determinar a qualidade da prata e verificar a autenticidade em casa?

Como determinar a qualidade da prata e verificar a autenticidade em casa?
Contente
  1. Como posso verificar a autenticidade?
  2. Como identificar uma amostra?
  3. Como distinguir de outros metais?

A sabedoria popular diz que nem tudo que reluz é ouro. E de fato é. É impossível garantir que um anel de ouro adquirido à mão seja uma joia genuína. O mesmo se aplica à prata.

Como posso verificar a autenticidade?

Hoje, joias e objetos de prata são vendidos em quase todas as esquinas. Mas aqui está o problema. Nem sempre é possível encontrar a prova da autenticidade de um metal precioso em um produto, por isso você deve entrar em contato com um joalheiro para uma consulta paga.

Infelizmente, é muito difícil encontrar prata genuína hoje. Embora não seja o representante mais caro de metais preciosos, seu custo aumenta, junto com seu peso. Em termos simples, para se ganhar uma grande quantidade pelo produto, várias impurezas são adicionadas à prata, respectivamente, a massa do produto fica maior - e o preço aumenta.

Funcionários de joalherias, prestando consultoria, relatam a presença de impurezas em determinados produtos. Mas vendedores inescrupulosos de pequenas joalherias no mercado provam a autenticidade da prata em palavras, tentando desviar a atenção dos compradores da falta de amostra. Só em casa o dono da nova joia de prata tem algumas dúvidas. O conselho de um joalheiro vem imediatamente à mente, mas você pode descobrir se a prata é falsa ou não em sua casa.

O primeiro passo é inspecionar o produto. Cada coisa feita de prata tem uma prova gravada. Este indicador é representado por pequenos números em uma borda retangular. Infelizmente, na era das tecnologias inovadoras, tal marca não dá 100% de garantia da naturalidade do produto. Qualquer vendedor sem escrúpulos com algum equipamento pode gravar uma amostra em qualquer metal.

Para não se deparar com a compra de um artesanato, cada consumidor precisa deixar alguns conhecimentos de lado na memória, graças aos quais será possível escolher uma decoração natural.

A primeira forma de verificar a autenticidade da prata pode ser feita no momento da compra. O produto selecionado deve ser segurado em punho cerrado por vários segundos. Como você sabe, a prata é um dos melhores condutores de calor. Ao entrar em contato com o corpo humano, o metal nobre se aquece instantaneamente.

O segundo método de teste térmico exigirá um copo de água fervente. Apenas na água fervida, você precisa abaixar o item de prata e depois de alguns segundos retirá-lo. Se for um original, o produto adquire instantaneamente uma temperatura semelhante à da água fervente.

Ao comprar um item de prata, cada pessoa o examina de todos os lados. E depois de estudar as características externas, você precisa verificar suas mãos. Se eles permanecerem limpos, a prata selecionada é a original. Se os dedos e as palmas das mãos ficaram pretos, a prata foi diluída com zinco.

Muitas vezes, vendedores sem escrúpulos oferecem aos clientes joias de cobre e latão folheadas a prata que parecem prata verdadeira. Em tal situação, a agulha mais comum ajudará a descobrir a qualidade do objeto. Sua ponta deve ser colocada em uma parte imperceptível da decoração. Nos produtos com spray, a camada superficial será apagada, revelando o real interior. Se a cor pulverizada for a mesma, significa que a peça é feita de metal precioso de alta qualidade.

Vermelhidão ou amarelecimento quando pulverizado indica que o item de prata proposto é feito de uma liga de latão ou cobre.

Poucas pessoas sabem, mas você pode reconhecer uma farsa pelo som... Acontece que esse nobre metal tem um som que se destaca claramente contra o pano de fundo dos resmungos abafados de seus companheiros. O toque da prata é leve, duradouro, cria vibração.

Apenas os proprietários com audição excepcional serão capazes de identificar um produto genuíno ou falsificado.

No passado distante, nossos ancestrais podiam distinguir a prata verdadeira por seu cheiro. É impossível descrever o cheiro do metal precioso. O cheiro ficou na memória e era impossível confundi-lo com outros metais. No entanto, hoje esse método não tem relevância. Na era das tecnologias inovadoras, até mesmo o cheiro de um metal precioso pode ser falsificado.

Outra maneira de testar uma peça de prata requer luz do dia. A prata natural tem a capacidade de refletir os raios. Se você pegar, por exemplo, uma colher de prata e colocá-la ao sol, ela brilhará com cores vivas e deslumbrará o olho humano.

Magnético

Um método muito comum de verificar a autenticidade da prata. Todos sabem que objetos com alto teor de ferro são magnetizados. E aqui ligas com pequena quantidade de elementos químicos não possuem esta propriedade. Conclui-se que a prata não magnetiza.

Conseqüentemente, se um ímã atrai um produto, sua autenticidade é falsa.

Iodo

Uma maneira bastante interessante de testar o iodo comum. No entanto, para conduzir esse experimento, você precisará se lembrar de algumas das regras da física e da química.

Quando o iodo reage com a prata, depósitos de sal chamados iodeto de prata são formados. A cor do derivado é semelhante à do líquido de iodo.

  • Antes de prosseguir com o experimento, é necessário selecionar a parte mais discreta do produto, pois após o teste permanecerá uma mancha na área de teste, que será removida por trituração.
  • É necessário umedecer um cotonete em solução de iodo e, a seguir, tocar na área selecionada do produto.
  • Em seguida, enxágue o produto e, após a secagem, verifique o resultado.Se uma mancha turva permanecer no local de contato com o iodo, a prata é genuína.

Giz

Um pequeno arranhão deve ser feito no produto e, em seguida, riscado sobre ele. Se você segurar prata de verdade em suas mãos, a área arranhada ficará preta.

Vinagre

Testar prata com ácido acético não é seguro. Luvas fortes são necessárias para realizar este teste. Existem várias etapas a seguir:

  • é necessário fazer um pequeno arranhão com uma agulha;
  • aplique uma pequena quantidade de ácido na área arranhada e, em seguida, preste atenção à reação;
  • se a espuma ficar verde e começar a chiar, significa que há uma falsificação em suas mãos;
  • se não houver reação, é necessário colocar uma solução de cloreto de sódio sobre o ácido;
  • se autêntico, uma névoa branca aparecerá.

Ácido nítrico

A autenticação da prata com ácido nítrico fornece os resultados mais precisos. No entanto, é necessário aplicar o líquido em doses mínimas no local mais discreto. Graças ao ácido nítrico, será possível determinar não só a autenticidade da prata, mas também identificar sua liga.

Faça um pequeno arranhão e aplique ácido nítrico sobre ele. Se a área arranhada ficar verde, é uma liga de latão ou cuproníquel. Se o risco ficar preto, é uma joia falsa com baixo teor de prata. Se uma tonalidade cremosa for formada no local de inspeção, significa que é prata esterlina 925 natural e superior.

Lapis lapis

Este dispositivo médico é usado não apenas para o tratamento e prevenção de problemas de pele, mas também permite verificar a autenticidade da prata. Para usá-lo, você deve colocar luvas nas mãos. Disponha as decorações a serem verificadas sobre a mesa e desenhe sobre elas com um lápis lápis. Se uma mancha escura aparecer no lugar do lápis, é uma farsa.

Como identificar uma amostra?

É muito difícil realizar testes para identificar uma amostra de um metal precioso com as próprias mãos. Mas se não se distrair com assuntos estranhos, é bem possível.

  • Reconheça a porcentagem de prata natural presente em suas joias favoritas, ajuda chromepick... Seu outro nome é dicromato de potássio. Este reagente é usado para a determinação de prata de 500 amostras. A superfície do item que está sendo inspecionado deve ser limpa de graxa e vários contaminantes e, em seguida, limpa com um pano seco. Em seguida, pingue algumas gotas de Chroma Peak na prata e limpe-as com papel de filtro. Em nenhum caso você deve se apressar. Um intervalo de 3 segundos entre as ações será suficiente. Se o produto atingir o valor da amostra de 500 a 750, uma mancha marrom clara permanecerá no lugar das gotas limpas. O aparecimento de uma tonalidade vermelha indica uma finura superior a 750. Um produto com uma cor vermelha brilhante saturada da mancha após o reagente é prata 916 e superior.
  • Outro método para determinar a amostra de prata exigirá uso de nitrato de prata... Em primeiro lugar, o item de teste deve ser limpo de manchas de gordura e sujeira, em seguida, uma pequena gota do reagente deve ser aplicada em sua superfície. Em seguida, monitore a mudança de cor do líquido. Um tom cinza claro indica que a amostra está na faixa de 750-916. Uma gota de reagente que fica branca indica a baixa qualidade da prata.

Infelizmente, é impossível dar 100% de garantia do resultado correto, mesmo com esses métodos de verificação. Afinal, acontece que seu anel ou corrente favorito é apenas ligeiramente prateado. Conseqüentemente, apenas o corte ajudará a descobrir a autenticidade do produto e a taxa de amostragem.

Hoje existe um dispositivo especial usado por joalheiros profissionais. Com sua ajuda, você pode determinar a preciosidade de um metal e revelar todas as suas qualidades.

Atenção especial deve ser dada à prata técnica. Ao criá-lo, é utilizada uma liga utilizada na fabricação dos contatos. Conseqüentemente, a variedade técnica é diferente da prata real e de mesa.No entanto, para verificar isso, você pode usar os métodos apresentados anteriormente.

Como distinguir de outros metais?

A prata é um metal bastante popular que pode ser comparado ao ouro na demanda. Chegando a uma joalheria, não é difícil distinguir entre itens de ouro, por exemplo, cuproníquel. O brilho amarelado não pode ser confundido com outros metais. Mas a prata nesta questão requer uma abordagem mais escrupulosa. Nem sempre é possível entender que o ferro comum é exibido sob a forma de prata.

Infelizmente, vendedores inescrupulosos muitas vezes vendem produtos feitos de alumínio, aço inoxidável, ferro ou aço aos clientes sob o disfarce de prata nobre. E para não cair em seus truques, você precisa conhecer algumas das características visuais do metal prateado.

Em primeiro lugar, você precisa se familiarizar com as diferenças entre a prata e a platina. Vendedores fraudulentos que desejam lucrar com a credulidade de seus clientes oferecem-lhes joias de prata e outros itens sob o pretexto de platina real. O motivo do engano está na superfície. A platina é um metal mais precioso do que a prata. E pessoas ignorantes, confiando no vendedor, compram artigos de prata comuns a preços altíssimos.

A principal diferença entre prata e platina é o tamanho dos itens. A platina é um material muito caro, portanto, fazer joias em miniatura a partir dele não é lucrativo. Além disso, a platina é muito mais pesada que a prata. Atenção especial deve ser dada à cor do produto. A prata tem uma tonalidade acinzentada, a platina é um pouco mais clara. Quando exposto à luz solar, ele brilha em branco. De maneira semelhante, a prata se distingue do ouro branco.

É muito mais difícil saber a diferença entre prata e estanho. Visualmente são muito parecidos, é impossível encontrar diferenças mesmo com um olhar armado. E em termos de peso, os dois metais praticamente não diferem. O mesmo vale para o paládio. Testes com iodo e ácido nítrico ajudarão a determinar a prata.

Em termos de saturação de cor, a prata é muito semelhante ao cuproníquel. E é muito difícil determinar a diferença entre eles a olho nu. Sua principal diferença é o magnetismo. O cuproníquel, como sabem, é uma liga de metais não ferrosos, nomeadamente cobre, níquel, ferro e manganês, que possui propriedades magnéticas. A prata não pode se orgulhar de propriedades magnéticas.

Você só pode distinguir a prata do latão pela cor. O latão tem uma tonalidade avermelhada, ligeiramente reminiscente de ferrugem.

É muito mais difícil determinar a naturalidade da prata em comparação com o prata superficial. A maneira mais segura de identificar o original de um produto é por meio de um teste. Os produtos que passaram pelo processo de prateamento não são marcados, pois uma pequena fração do metal precioso foi utilizada em sua confecção.

Se não houver amostra, você precisa examinar a coisa mais de perto, examinar sua forma e verificar seu estado. Se o item for folheado a prata, abrasões e até lascas podem aparecer em algumas partes da joia.

Existe outro teste para determinar a naturalidade ou prateamento dos produtos. Mas pode levar várias semanas para verificá-lo. Se o produto estiver enferrujado, significa que é feito de latão folheado a prata.

Para obter informações sobre como verificar a autenticidade da prata em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa