Prata oxidada
A prata é um metal precioso muito procurado no mercado joalheiro. Isso se deve tanto às suas propriedades exclusivas quanto ao preço acessível.
As joias de prata estão em perfeita harmonia com qualquer dispersão de pedras preciosas, ideais para quase todo o belo sexo. Além disso, este o tipo de metal é resistente a vários tratamentos de joalheria, incluindo o processo de oxidação. Vamos dar uma olhada mais de perto neste método de mudar a aparência do metal.
O que é isso?
A oxidação da prata é um procedimento que utiliza produtos químicos especiais, durante o qual a superfície do metal é coberta por uma película protetora composta de óxido de prata.
Como resultado deste método de processamento, a decoração muda de cor, torna-se resistente a influências externas adversas.
O processamento de metal oxidado tem duas vantagens significativas.
- A aparência das joias de prata está mudando radicalmente.
- A resistência do metal aos efeitos negativos do ambiente externo aumenta.
Solução especial, em que o processo de oxidação direta é realizado, é preparado separadamente. Tem uma vida útil específica de 24 horas. Depois de um dia, não é mais recomendável usar a solução, pois ela perde suas propriedades. O produto é processado por aquecimento de um líquido químico.
O resultado do tingimento de prata depende da temperatura da solução: quanto mais alta, mais saturada será a cor do produto.
Durante o processamento, a prata oxidada pode adquirir uma das 4 opções de cores possíveis: azul, cinza, roxo ou preto. Tudo depende do momento em que as joias expostas a esse método de ataque químico serão removidas da solução de trabalho.
Como está indo a oxidação?
A oxidação da prata é um processo de várias etapas que inclui várias etapas sequenciais.
- Preparação de uma solução especial.
- A peça de prata é colocada em um líquido químico.
- A solução é aquecida. Nesse caso, é necessário controlar a interação do metal e dos produtos químicos que constituem a solução de trabalho.
- Após a finalização do processo, o produto é retirado da solução por meio de dispositivo especial de madeira, resfriado e bem lavado em água comum.
Para preparar a solução necessária para a oxidação do metal, deve-se usar fígado sulfúrico, que é uma mistura de carbonato de potássio com sulfeto de potássio (porcentagem 1 a 1 ou 1 a 2). Os componentes listados são misturados em água até que estejam completamente dissolvidos e, em seguida, a solução resultante é aquecida a uma temperatura de 80-90 graus.
Antes de expor a prata à oxidação, deve-se ter cuidado Limpe com álcool ou gasolina. Isso permitirá que ele seja desengraxado e preparado para o processamento.
Se a coloração deve ser feita apenas em uma área específica do produto, usando um tampão ou pincel, a solução é aplicada apenas nesta área seletiva da decoração processada.
No caso em que a cor de todo o produto muda, então toda a joia de prata é imersa em um líquido químico... A fixação bem-sucedida do resultado obtido só é possível com uma diminuição gradual da temperatura do metal após o tratamento oxidado.
No final do procedimento de oxidação, a superfície da joia de prata é tratada com giz e limpa com um pano de feltro... Para consolidar o resultado obtido, o produto acabado é polido.
Se a joia for incrustada com pedras preciosas, não há necessidade de se preocupar com a integridade da peça durante a oxidação.
Durante o processamento, apenas o metal (prata) entra em uma reação química e a aparência das pedras permanecerá inalterada.
Em oficinas especializadas, a oxidação é realizada usando deposição eletrolítica... O líquido químico no qual ocorrerá o processamento da prata é aquecido a apenas 18-22 graus. O tempo de imersão da prata na solução não passa de meia hora. Após a oxidação, as joias são secas a uma temperatura de 60-70 graus Celsius.
Características do resultado
Durante a oxidação, as joias de prata passam por processamento com enxofre, devido ao qual a prata adquire tonalidade mais brilhante e saturada. Devido à película protetora formada, novas cores aparecem, que permanecem por muito tempo.
O polimento permite realçar as partes convexas do produto, à medida que voltam ao seu brilho natural, e as partes côncavas adquirem uma tonalidade escura pronunciada.
A camada protetora resultante tem um maior nível de resistência, portanto, a prata estará protegida de vários tipos de fatores adversos externos. Além do mais, graças à camada superficial, a prata não escurece.
A prata oxidada não requer manutenção... Porém, caso seja necessário limpar as joias de prata, é preciso ter muito cuidado, pois o uso de escovas pode danificar a fina camada protetora.
Portanto, recomenda-se utilizar os serviços de uma joalheria, ou fazer uma limpeza suave com pano seco e panos tratados com água e sabão.
Infelizmente, ao longo do tempo, a camada protetora oxidada tende a se tornar mais fina, portanto após um determinado período de tempo, recomenda-se a repetição do procedimento de tratamento com enxofre.
Veja o vídeo a seguir para o processo de oxidação da prata.