Botas

Botas de rena

Botas de rena

As botas de pele de rena são o calçado nacional de muitos povos do Norte. Esses calçados fazem parte do traje nacional e refletem todas as condições climáticas e climáticas da região. As peculiaridades do calçado também são determinadas pelo estilo de vida das pessoas e pelo principal tipo de atividade.

Variedades de nomes

O nome das botas pode variar dependendo da área de distribuição, uso tradicional e diferença de modelos.

Botas de pele alta são o nome da Evenk para sapatos (a maioria desses modelos tem botas com pele do lado de fora). Sapato curto com forro de pele feito de pele de veado desde os dedos dos pés. Botas de pele alta também podem ser altas e até longas. Uma característica especial dos nanotubos de alta densidade são suas funções térmicas elevadas.

Torbasa - botas de cano alto como botas de pele, apenas lã é usada em vez de pele, e pele de ovelha é usada em vez de sola. As botas são chamadas de Torbasami entre os povos da Sibéria e do Extremo Norte.

Pims são botas altas de pele com bootleg acima do joelho, usadas pelos povos Khanty e Mansi.

Pims são usados ​​com uma meia especial ou palmilhas de grama seca. Os modelos femininos diferem dos masculinos apenas em alguns detalhes e decorações. Pimas também são usados ​​pelos povos da Trans-Ural, da Sibéria e dos Nenets.

Gatinhos - botas macias curtas de até 20-30 cm com uso de tecido e couro. Usado pelos Dolgans.

Peculiaridades

Todos os anos, sapatos feitos de pele de veado estão ganhando cada vez mais popularidade entre a vasta população, não apenas na Sibéria e no Norte, mas em todo o mundo.

As botas são confortáveis ​​para uma longa caminhada e protegem da neve e do gelo da mesma forma que as botas russas de feltro. As botas podem manter-se aquecidas por muito tempo e são muito confortáveis ​​de usar.

Via de regra, o calçado possui cadeado na lateral ou na frente. Os modelos podem ser ricamente decorados ou, ao contrário, não ter nenhuma decoração estilizada.

A cor das botas difere dependendo do tipo de lã com que os sapatos são feitos.Freqüentemente, é uma tonalidade preta, marrom, leitosa e avermelhada. As botas podem ser longas ou curtas.

As botas femininas de pele de rena estão agora no auge da moda e são muito populares entre as fashionistas de todo o mundo. Muitas casas de moda mundiais produzem com sucesso vários modelos de botas, que diferem na altura das próprias botas, no comprimento da lã e na cor.

Hoje em dia, muitos fabricantes cortam a lã de suas botas, dando um capricho aos sapatos de inverno. É verdade que, neste caso, as botas perdem algumas das funções de água quente, mas esse modelo parece muito elegante e bonito.

Além disso, os designers de moda combinam em um modelo de sapatos e lã longa, e um curto - esta opção parece bastante original, e os sapatos permanecem quentes e protegidos de todas as adversidades do clima.

Os modelos masculinos de botas, via de regra, são produzidos sem enfeites e acessórios adicionais. Aqui, a principal função é a proteção do frio e o conforto interno. A variedade de botas masculinas pode ser alta e curta.

Modelos infantis de botas de pele de rena são feitos com uma tecnologia especial que os torna leves e fáceis de usar. Botas, ou botas de pele, não são piores do que as tradicionais botas de feltro, protegem os pés das crianças do frio.

Existem modelos para meninos e meninas, bem como modelos para ambos os sexos.

Benefícios das botas

  • Entre as muitas opções de sapatos de inverno para um frio e nevasca, as botas de pele de rena se distinguem por uma condutividade térmica especial - é muito difícil congelar nelas mesmo nas temperaturas mais severas. Além disso, as botas oferecem boa proteção contra neve e vento.
  • Apesar do aspecto bastante "flexível" das botas, estas mantêm o seu aspecto original, não perdem a forma e não se desgastam durante muitos anos - afinal, não é à toa que tais botas eram o principal tipo de calçado no mercado. Norte, onde o tempo não conta com as pessoas.
  • Além disso, as botas macias de pele de rena são muito elegantes e modernas quando combinadas com as roupas certas. Esses sapatos são um acessório brilhante e original para o inverno.
  • Além disso, as botas fazem parte do traje nacional de alguns povos da Sibéria, e essa escolha de calçados torna-se quase patriótica.

Como distinguir as botas verdadeiras das falsas?

Freqüentemente, botas de lã de rena são substituídas por sapatos de couro de vaca menos duráveis. Como distinguir as botas verdadeiras das falsas?

Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção à pilha. A lã de veado difere da lã de vaca por ser mais grosseira e áspera ao toque. O cabelo da vaca é macio e parece o de um cachorro.

Além disso, não é incomum que fabricantes inescrupulosos tingam lã de vaca para fazê-la passar por veado. Para se enganar, basta esfregar um pouco o cabelo entre os dedos - os dedos devem ficar limpos, sem marcas de tinta.

Como escolher as botas certas?

Antes de comprar, certifique-se de que a lã dos sapatos não fica tingida, pois em alta umidade as botas podem "vazar" e perder a cor original.

Você também deve verificar o cochilo na superfície do calçado. A pelagem deve ser lisa e uniforme, sem fendas ou carecas. Você pode passar a palma da mão ao longo da pilha e verificar: se não sobrou nenhuma pele em suas mãos, você pode comprar esses sapatos com segurança.

Não se assuste se um par de sapatos tiver uma cor diferente - o tom natural da pele de veado pode não ser o mesmo em todos os lugares.

Uma regra integrante na escolha do calçado é a correspondência entre preço e qualidade. Botas de couro de veado de verdade não podem ser baratas, mas é melhor não escolher um par muito caro. É melhor se orientar pelo preço médio - depende da região em que os calçados são vendidos e do fabricante. Os fabricantes estrangeiros, via de regra, inflacionam o preço, mas isso não significa uma qualidade superior do produto.

Com o que vestir?

As botas de pele de rena dificilmente podem ser chamadas de calçado versátil, por isso é muito importante escolher a combinação certa com a sua roupa. Portanto, os seguintes elementos combinam perfeitamente com as clássicas botas de pele alta:

  • casacos de pele de carneiro;
  • Casacos ou coletes em pele de carneiro;
  • alguns tipos de casacos de pele (é melhor combinar a cor do casaco de pele com a cor dos sapatos);
  • botas de pele alta raramente são combinadas com jaquetas fofas e jaquetas clássicas;
  • leggings ou collants com lã;
  • jeans ou calças justas para que as pernas possam ser guiadas para dentro das botas;
  • saias e vestidos de comprimento médio sem detalhes e enfeites brilhantes.

É melhor que qualquer tipo de pele esteja presente no design de agasalhos ou acessórios (chapéus, cachecóis, luvas).

Como cuidar dos sapatos?

O sal salpicado nas ruas da cidade pode danificar o material das botas. Portanto, toda vez que você voltar para casa, será necessário limpar os sapatos com um pano macio e levemente úmido. Depois disso, você precisa deixar as botas e deixá-las secar.

Caso a sujeira atinja a superfície das botas, primeiro é necessário secar os sapatos, pois assim será mais fácil retirar a sujeira do pêlo seco. Depois disso, você precisa limpar a sujeira com uma escova.

É necessário guardar as botas de pêlo em local quente e seco, sendo necessário colocar uma meia ou um pedaço de pano, bem como papelão sob a altura das botas, para que os sapatos não amassem e retenham seus forma.

sem comentários

Moda

a beleza

casa