Como se forçar a estudar?
Nunca é tarde para aprender. Mas se, para as crianças pequenas, a aprendizagem se torna um elemento necessário da vida, então, para os adultos, esse momento pode não ser tão necessário. E, portanto, pode ser omitido.
Uma exceção aqui podem ser aqueles indivíduos que apresentam um alto nível de organização e motivação para resultados. E isso não é surpreendente. Dominar novos conhecimentos traz muitos benefícios. É por isso adultos e crianças precisam aprender sempre e em qualquer lugar. E as informações a seguir certamente o ajudarão com isso.
Razões para preguiça
Muitos psicólogos acreditam que a preguiça é benéfica em alguns aspectos. Sim, ajuda significativamente a relaxar o corpo inteiro. No entanto, também leva a um declínio no sucesso de qualquer pessoa. Além disso, a preguiça muitas vezes evolui para um estado apático. Existem muitas razões para a preguiça. Vamos listar os principais.
- Estudos de diferentes grupos de pessoas usando ressonância magnética mostraram que existem diferenças significativas entre todas as pessoas. Alguns se distinguiam pela sede de ação, enquanto outros, ao contrário, nunca aspiraram a fazer nada. A razão para isso está em uma determinada área da zona pré-motora dos hemisférios cerebrais. Esta seção não funciona da mesma forma para todos. E isso sugere que o motivo da preguiça está mais na natureza biológica da pessoa do que na social. Esses fatores são indicados pelos mecanismos neurobiológicos da preguiça.
- O instinto de autopreservação funciona mal e se transforma em um mecanismo autodestrutivo. Consiste em procrastinação (o desejo de colocar as coisas em banho-maria). O mecanismo de ação é simples: quando uma pessoa se cansa, a opção acima funciona. É assim que o corpo se protege das consequências negativas.
- Forçar-se a fazer algo é aplicar um esforço em si mesmo. As pessoas de mente fraca muitas vezes carecem de esforços voluntários para fazer um determinado trabalho. Portanto, a força de vontade precisa ser educada. Isso é feito quando o adulto não estava inicialmente acostumado a trabalhar.
Você precisa entender isso a preguiça é uma manifestação de traços de personalidade. Por exemplo, os perfeccionistas tendem a ser preguiçosos porque estão acostumados a fazer as coisas com perfeita precisão. Portanto, as pessoas com tais traços de caráter sempre têm a dúvida se devem concluir a tarefa perfeitamente ou simplesmente não concluí-la. Como resultado, a pessoa não faz nada e cai em um estado de preguiça.
A baixa autoestima também afeta a manifestação da preguiça humana. Se um indivíduo afirma que não consegue cumprir essa tarefa, ele tenta não fazer nada. Ele apenas se afasta das consequências negativas.
A falta de disciplina pode ser outro motivo. Nesse caso, técnicas como gerenciamento de tempo ajudarão. O tipo mais negativo de preguiça é a preguiça intelectual. A atividade aqui é substituída pela contemplação do mundo circundante. Uma pessoa diz a si mesma que está entediada e não tem interesse em fazer nada. Por exemplo, um aluno muitas vezes abandona a universidade devido à frustração acadêmica.
Essa preguiça é incomum em crianças. Eles estão sinceramente interessados em tudo o que acontece ao seu redor. No entanto, a preguiça em uma criança pode surgir pelos seguintes motivos.
- Devido às peculiaridades de temperamento. Às vezes, uma criança simplesmente não consegue aprender.
- Por causa de tutela excessiva pais sobre a criança.
- Fora do tédio... Se uma criança ágil é forçada a sentar e desenhar, ela pode ter um acesso de preguiça. E se você oferecer a ele para completar a mesma tarefa de uma forma lúdica, então ele deixará de ser preguiçoso e o completará com prazer.
- Devido a mal-entendidos e desinteresse para um ou outro negócio que é oferecido na escola. Algumas crianças sinceramente não entendem por que precisam aprender. Portanto, eles precisam estar interessados e envolvidos no processo de aprendizagem.
- Assim como os adultos, as crianças também podem sofrer por medo de falhar, por causa disso, e são preguiçosos.
É por isso que se deve dizer que a preguiça não é um fenômeno. Vice-versa, A preguiça é uma sintomatologia que fala de certas notas que indicam um distúrbio no comportamento de um indivíduo. E pode haver um grande número de razões para a ocorrência de tal fator negativo. Eles são de natureza social ou fisiológica.
Formas eficazes
Existem pessoas que podem praticar sem muito esforço. Eles entendem que as aulas são parte integrante do processo de aprendizagem. No entanto, surgem problemas. Isso acontece quando se trata do estudo do material cognitivo, tanto em crianças pequenas quanto em alunos adultos. Existem vários truques que podem ajudá-lo a superar sua preguiça na escola. Na verdade, existem muitos deles. Vamos considerar os mais populares.
- Precisa começar a praticar na programação e em nenhum caso saia disso.
- Para quem gosta de dormir pela manhã, recomenda-se adiar as aulas para a noite. Então você aumentará seu potencial.
- Conheça a programação de testes e exames. Isso proporcionará uma oportunidade de se preparar para eles com antecedência. Além disso, você dividirá todo o material estudado em partes e o aprenderá gradativamente.
Existem muitos outros truques para ajudá-lo a superar obstáculos em seu caminho para o aprendizado. Eles são os seguintes.
Definição correta de metas
O momento mais crucial. Aprender sempre será uma alegria se você souber o que está aprendendo.... Deve haver um certo interesse neste assunto, assim como o seu e somente o seu desejo. Durante o treinamento, a pessoa é simplesmente obrigada a conhecer suas ações futuras e o objetivo final.
Muitos alunos mais velhos se propõem a ir para uma determinada universidade para continuar seus estudos. E está certo. Após algumas observações, psicólogos e professores de disciplinas concluíram que os alunos que traçam a meta de obter um certificado excelente costumam alcançá-la.Em seguida, eles entram em instituições de ensino de prestígio. Outros alunos menos interessados em aprender não demonstram interesse pelo conhecimento e, via de regra, não estabelecem metas. Eles apenas seguem o fluxo. O resultado é desastroso. Muitos deles, tendo recebido um certificado, conseguem um emprego e não têm mais a oportunidade de estudar.
Os alunos também devem inicialmente definir uma meta de excelência. Ela é necessária para receber uma bolsa de estudos. Então, seu primeiro objetivo é estes são incentivos materiais.
Além disso, estudos excelentes ou bons posteriormente garantem uma colocação rápida em um emprego de prestígio. É por isso que você precisa ver o resultado final das atividades de aprendizagem.
Encontrando motivação
A motivação é necessária em todas as questões. Explique a razão pela qual você precisa estudar uma quantidade tão grande de material educacional... Jogue com você mesmo e transforme a escola entediante em um jogo divertido. Se você precisa estudar as atividades de um personagem histórico, imagine-se no lugar dele e use a imaginação. Se a motivação desaparecer de vez em quando, adicione força de vontade ao processo de aprendizagem. Pequenas recompensas suas ajudarão a superar a preguiça. Mime-se com um doce tratamento pelo material aprendido na hora certa.
Para derrotar a preguiça, você precisa remover as distrações enquanto estuda. Portanto, desligue todos os aparelhos e coloque-se em uma sala onde nada possa distraí-lo. E a motivação mais importante deve ser o desejo de adquirir conhecimentos que o ajudem a navegar na vida e a se tornar uma pessoa de sucesso.
Organização do local de trabalho
Este ponto importante não deve ser esquecido. Você deve amar o lugar onde passa o tempo estudando. Isso ajudará a superar a preguiça e a tristeza. Então, vamos começar.
- A mesa em que você estudará deve ser ampla e grande o suficientepara que você possa colocar facilmente livros e notas nele.
- A cadeira em que você vai sentar-se enquanto estuda deve ser muito confortável. Para quem gosta de um conforto especial, pode instalar um suporte especial para massagens sob os pés. Isso permitirá que você relaxe periodicamente enquanto estuda o material.
- Boa iluminação - outro ponto importante.
- Deve haver móveis por perto para guardar coisas, diretamente relacionado aos seus estudos.
No entanto, é preciso dizer que uma pessoa que está motivada e se esforça para estudar apenas porque realmente deseja alcançar certos resultados, poderá estudar em qualquer lugar. Se ao menos eles não interferissem com ele.
Gerenciamento de tempo
Uma ciência separada que requer um estudo cuidadoso. Resumindo, é um método que o ajuda a focar nos estudos. Esta opção pressupõe uma abordagem científica da organização do tempo e aumenta o potencial do concebido.
A técnica pressupõe o seguinte:
- elaboração de uma lista de tarefas pela manhã;
- as coisas precisam ser organizadas de forma que as complexas sejam concluídas por você em primeiro lugar.
A técnica consiste nas seguintes partes:
- rastreamento de tempo;
- melhoria da capacidade temporária;
- fazer um plano para o dia inteiro;
- motivação para estudar.
Para aprender a administrar seu tempo com eficácia, você precisa seguir certas regras.
- Planeje todas as suas atividades relacionadas ao processo educacional.
- Não deixe nada para depois, caso contrário, ocorrerão sobreposições. Você começará a ficar nervoso e o processo de memorização do material se tornará uma tortura. E então todos os problemas começarão a se reunir em um todo. Esse "caroço" será difícil de superar.
Desenvolvendo força de vontade
Um ponto muito importante. Sem autodisciplina, você nunca pode alcançar grandes resultados. Portanto, ele precisa ser desenvolvido, e isso nem é discutido. Imagine que a força de vontade é um músculo. Se não for usado, ele deixará de funcionar e se atrofiará. Portanto, você precisa começar com um pequeno esforço para não perder o interesse.
Para começar, force-se a acordar cedo na mesma hora e fazer uma variedade de atividades físicas.Incomum, será difícil de fazer, mas é para isso que serve o treinamento, a fim de melhorar gradativamente. Conforme mencionado acima, você precisa planejar seu tempo com base no relógio e agir estritamente de acordo com esse plano. Mesmo no domingo, você não pode se dar indulgências e fazer todo tipo de ninharias desnecessárias (assistir programas de TV, redes sociais). Se você planejou concluir alguma tarefa, certifique-se de concluí-la.
lembre-se disso se você fez uma promessa a si mesmo, não se traia e implemente seu plano. Esta é a principal condição para o treinamento da força de vontade. Tente não "obstruir" todos os seus esforços com diferentes fast foods.
Especialmente aqueles que estão acima do peso não devem comer alimentos prejudiciais. Melhor aprender a cozinhar alimentos deliciosos e saudáveis. Várias práticas na forma de meditação apenas aumentarão o efeito.
Recompensa pelo sucesso
Esse ponto é necessário para que você tenha um incentivo para melhorar. No entanto, saiba que uma pessoa autodisciplinada não precisa de várias recompensas. Ele já sabe perfeitamente o que precisa fazer e vai para o gol.
Lembre-se de que você só pode se recompensar no início do treino. No entanto, não se esqueça disso vários incentivos apenas tiram um tempo precioso e anulam todos os esforços para desenvolver a força de vontade.
Se você não pode viver sem incentivos, pelo menos tente combinar o útil com o agradável. Para fazer isso, inscreva-se no fitness. Você pode tentar escolher outra direção, não menos útil. Por exemplo, visite um centro de relaxamento para todo o corpo. Esses incentivos o ajudarão a manter seu estado emocional sob controle e a ter uma aparência apresentável.
Recomendações
Eles o ajudarão a realizar seus planos e não o deixarão parar por aí. Então, o que fazer primeiro.
- O material passado é parcialmente esquecido. Portanto, tente repetir diariamente. Por exemplo, divida-o em partes específicas e releia o tópico em estudo um por um. Faça anotações nas margens e declare a essência da informação. Então, se você se lembra bem do que está sendo dito neste ou naquele texto, não precisa reler o texto.
- Aproveite ao máximo o seu tempo na escola. Não se distraia nas palestras por meio de ligações e SMS. Basta ouvir atentamente o professor, mergulhar em novos materiais e escrever a essência do que o professor está falando. Acredite em mim, você nem mesmo precisa memorizar nada depois.
- Uma das condições mais importantes para um bom estudo é o descanso. Pode ser diferente. No entanto, saiba que dormir bem é a melhor receita. Uma pessoa que descansou dessa maneira é capaz de assimilar muito mais informações. Dica: tente dormir ao mesmo tempo. Isso tornará mais fácil adormecer e acordar rapidamente.
- Saiba como dizer não para você e seus amigos. Quando você for convidado para dar um passeio, pense em seus estudos. Adie ir ao cinema em tempos melhores e hoje trate de problemas mais urgentes. Isso o ajudará a manter sua autodisciplina em forma, fazer um bom trabalho e ganhar uma bolsa de estudos.
Lembre-se de que existem muitas oportunidades quando você é jovem. Eles não devem ser perdidos. Você quer se divertir e caminhar em qualquer idade, mas é melhor estudar quando ainda é jovem.