Reenquadramento: o que é, variedades, exercícios e exemplos
“Ele foi além do que era permitido” - ouvimos essa frase quando uma pessoa fez algo contrário às regras geralmente aceitas. Mas, como você sabe, existem exceções para todas as regras. Às vezes, você só precisa ir além. Este método de resolver o problema tem até um nome - "resignificação".
O que é isso?
O nome vem da palavra inglesa "frame", que significa "frame". Daí a palavra resignificação é formada, que em várias variantes de tradução soa como "inserir no mesmo quadro", "inserir em um novo quadro". Em termos simples, isso é "mudar o quadro". Este método é freqüentemente usado em PNL. Com sua ajuda, você pode mudar o pensamento ou percepção de um evento, repense, mude os modelos.
Com a ajuda de estratégias de fala, os psicólogos podem influenciar a orientação de uma pessoa. Os "passos" que o especialista seguirá serão seus comportamentos, complexos, medos. Com a ajuda da resignificação, você pode se livrar da ansiedade e sair de um estado depressivo. Isso é conseguido devido ao fato de que a pessoa começa a olhar para uma situação ou evento traumático ou triste de um ângulo diferente.
É como o proverbial copo: está meio cheio ou meio vazio.
Onde é aplicado?
Em primeiro lugar, o método de resignificação é amplamente usado em psicologia para aliviar o estresse emocional, mudar o comportamento, ativar as qualidades pessoais e revelar o potencial criativo. Para fazer isso, os psicólogos forçam o cliente a olhar para o problema ou a questão preocupante do outro lado, para encontrar toques positivos na imagem, que inicialmente parece sombria para a pessoa. Como resultado, você caminhará pela vida com a cabeça erguida.
A reenquadramento é freqüentemente usada no gerenciamento. O método é adequado quando uma reorganização de negócios é necessária ou para trazê-la a um nível superior. Assim, as formas de gestão estão mudando, pessoal qualificado está sendo encontrado, o potencial da equipe se revela. O método também é adequado para agregar grandes grupos, formando neles o senso de responsabilidade e dedicação ao negócio e à empresa. Reenquadrar faz você querer melhorar.
Reenquadrar ajuda nas vendas. Um vendedor experiente sempre será capaz de persuadir o comprador a mudar seu ponto de vista. Por exemplo, se um cliente estiver esperando um desconto em um item, você pode explicar para ele que sua loja já tem o preço mais baixo da cidade. Se um adepto de uma marca popular entrou em seu departamento recém-inaugurado, você pode convencê-lo a comprar de você explicando que a empresa não gasta com publicidade cara. Isso significa que, embora o produto seja mais barato, não é pior do que o de marca mais conhecida.
Recentemente, a palavra "resignificação" apareceu na educação. Embora usado nesta área, talvez sempre. Um bom professor, para quem é importante que o aluno entenda o assunto, certamente lhe oferecerá várias opções de familiaridade com o material.... Seu filho não gosta de química? E se você olhar para essa ciência do outro lado? Leve-o a um museu de ciências do entretenimento, por exemplo. Depois de ver uma demonstração de vários experimentos espetaculares lá, ele provavelmente irá para a próxima aula de química bem-humorado.
Visualizações
Reenquadrar ajuda a mudar o sistema de valores de uma pessoa. Mas antes de usar tal técnica, um especialista deve determinar o que exatamente o incomoda e só então escolher um método para realizar esse método. Existem dois deles.
Reenquadrando o contexto
Implica o impacto da palavra. O especialista mudará o contexto da situação que o preocupa. Isso lhe dará um novo significado semântico, dirá por que esse ou aquele comportamento é impossível ou, pelo contrário, é adequado em cada caso específico.
Isso o ajudará a lidar com hábitos que estragam sua vida.
De conteúdo
Ajuda a pessoa a ver um significado diferente no que está acontecendo. Os acentos mudam em sua cabeça. A atenção muda de um problema ou mesmo a fixação nele para resolvê-lo.
Técnica
Aqui estão as principais metas e objetivos da reformulação:
- remoção do alarme;
- mudança de comportamento;
- descoberta de habilidades;
- identificar oportunidades.
É possível superestimar eventos ou fenômenos. O principal é encontrar um método eficaz.
Método de seis etapas
O mais famoso e eficaz entre os psicólogos é a opção, calculado em seis etapas ou etapas.
- Passo 1... Formulamos e expressamos o que nos preocupa. Designamos o problema na forma de uma determinada letra, número ou simplesmente o pintamos com uma determinada cor.
- Passo 2. Estamos tentando iniciar um diálogo com aquela parte da consciência que é responsável por esta situação na vida. Tente desafiá-la. É importante determinar como você se comunicará com ela, o que deseja obter, haverá respostas suficientes e definitivas como “sim” e “não” ou você está esperando por algumas sensações físicas no corpo.
- etapa 3... Peça a essa parte sua para dizer o que ela está tentando alcançar com seu comportamento. Ofereça a ela outra solução mais aceitável para o problema. Se você não encontrar um, pergunte-se se seu objetivo é realmente positivo.
- Passo 4. Iniciamos um diálogo com outra parte criativa de nós mesmos. Nós definimos a tarefa de chegar a 3 formas alternativas de comportamento para atingir o objetivo. Transferimos os dados recebidos para a parte que nos causou problemas.
- Etapa 5. Sentamo-nos à "mesa de negociação". Concluímos um "pacto de não agressão" e não tocamos mais nos métodos usados anteriormente. Se sua mente subconsciente concorda com uma das opções propostas, deixe-a começar a aplicar esses princípios. Do contrário, prometa-lhe que voltará ao antigo esquema, mas somente depois que ele tiver tentado todas as formas propostas de fazer negócios.
- Etapa 6. Procuramos inimigos e aliados.Pergunte à primeira parte do subconsciente se há partes de seu ser na vizinhança que desejam participar do experimento. Pergunte sobre aqueles que são contra. Os inimigos precisam ser conhecidos de vista.
Cognitivo
A reformulação cognitiva pode ajudar a mudar a maneira como você vê os eventos que considera negativos. Você começará a tratá-los de forma mais positiva ou mudará completamente a maneira como os encara.
A maioria de nós tende a exagerar. É por isso você precisa aprender a ver delícias mesmo nas mais desagradáveis. Não se autoflagele. Antes de dizer que não há esperança, tente encontrar reservas internas, provavelmente sim. No final, uma faixa preta é sempre seguida por uma branca, nossa tarefa não é nos extraviarmos sob a influência do desânimo. Não desista.
Agressivo
Pense no que o torna agressivo. Tente aprender como parar seus ataques. Você fica irritado com o fato de seus colegas mais experientes estarem constantemente lhe ensinando alguma coisa? Trate as conversas com eles como aulas gratuitas. Ou, pelo contrário, você fica bravo com jovens colegas estúpidos? Portanto, tente tratá-los como filhos pequenos - mais cedo ou mais tarde eles ficarão gratos pelas aulas. A raiva não é a melhor ajuda. Mude para misericórdia mudando sua atitude em relação ao que está acontecendo.
Lógico
Tente pensar logicamente. Não há necessidade de substituir conceitos, apenas encontre explicações mais positivas para eles. Por exemplo, você está cansado de viagens de negócios sem fim, mas você conseguiu ler muito no caminho! Ou você costuma mudar o ambiente, mas isso é bom para o psiquismo, você fica praticamente livre dos afazeres domésticos, não precisa fazer o jantar.
Mesmo que o que aconteceu com você seja aterrorizante e seja impossível encontrar momentos positivos nisso, lembre-se de que essa experiência certamente será útil no futuro.
Positivo
A resignificação positiva é usada para instilar otimismo na pessoa. Uma pessoa que perdeu o sentido da vida, ela o ajudará a encontrar objetivos e a ir em direção a eles. Aqui você deve substituir alguns conceitos por outros. Por exemplo, pense em um problema como uma oportunidade de mudar algo.
Encontre palavras para domar sua falta de vontade ou incapacidade de realizar qualquer coisa. Em vez de "eu deveria" dizer a si mesmo "Eu quero", em vez de "Eu realmente espero" - "Eu tenho certeza", em vez de "oh, horror" - "esta é uma chance de ter uma nova experiência" e em breve.
Método de qualidades negativas
Muitos de nós podemos sentir que somos um monte de problemas, tudo porque não somos capazes de lidar com alguns traços de nosso próprio caráter ou alguns hábitos. Tente olhar para eles de forma diferente. Se você acha que é muito exigente consigo mesmo e com os outros, talvez você tenha colocado a barra em uma altura proibitiva e não queira baixá-la.
Você acha que é muito seco e emocionalmente mesquinho em relação aos entes queridos? Mas pode ser que você dê algo mais a eles quando levar toda a companhia para a natureza ou comprar para sua filha a boneca com que ela tanto sonhou. Você simplesmente não fala, você fala, e isso expressa seus sentimentos com muito mais força do que apenas palavras. Agora você já começou a sorrir, o que significa que a resignificação funciona.
A organização
Se você decidir reformular sua organização, lembre-se de que terá de superar não apenas seus medos e preocupações. Você tem que defender seu ponto de vista diante da equipe. Portanto, acumule palavras que farão até mesmo os mais ferozes oponentes de ajudantes da reforma e aliados. Em primeiro lugar, diga às pessoas as mudanças positivas que as aguardam e, só então, passe para o que terá de ser feito para isso e o que terá de ser perdido.
Exercícios
Existem muitas técnicas que mostram como você pode mudar sua atitude em relação à situação e a si mesmo. Aqui estão apenas alguns deles.
"Eu também ..."
Este exercício pode ser realizado sem a ajuda de um especialista. Pegue um pedaço de papel e escreva 5 de suas qualidades que parecem negativas para você.Comece cada um com as palavras "Eu também sou". Por exemplo, "Eu sou muito ganancioso", "Eu sou muito mal-humorado", "Eu sou muito chato", "Eu como muito", "Eu sou muito sério". Agora, vamos examinar essas suas qualidades de uma maneira diferente.
Entramos com o resultado obtido na coluna adjacente. Você não é ganancioso, mas econômico; portanto, ao contrário do seu vizinho, você nunca pede dinheiro emprestado antes do pagamento. Você não é caprichoso, mas exigente e, como resultado, sempre consegue o que deseja. Você não come muito, mas é gostoso e saudável e não tem problemas de apetite, assim como de sono, diga-se de passagem. Você não é tão sério quanto ambicioso e determinado. Portanto, você faz tudo na hora, ao contrário da maioria dos seus colegas.
"Preto branco"
Você pode fazer este exercício sozinho, mas é melhor organizar o jogo com um grupo de várias pessoas. A tarefa de todos é inventar um epíteto positivo para uma pessoa, que inicialmente é caracterizado negativamente. Por exemplo, um “enfadonho” não perde tempo em vão, segue claramente o seu objetivo, sabe resistir às tentações. “Arrogante” é uma pessoa que conhece o seu próprio valor, é experiente e, portanto, tem o direito de dar conselhos, que já conquistou muito na vida.
Quanto mais desvantagens você conseguir traduzir em vantagens, mais positiva será sua atitude em relação à vida.
"Otpor"
Para fazer este exercício você precisa de pelo menos duas pessoas. Um diz ao outro uma palavra desagradável, a tarefa do segundo é colocá-lo rapidamente em seu lugar. Por exemplo, digamos que você fosse chamado de gordo. Sua resposta é "mas os homens gostam de formas curvilíneas". Ou você ouve que é preguiçoso. A resposta pode ser: "mas não sei o que é fadiga".
Exemplos de
Vejamos alguns exemplos de como aplicar a resignificação em sua própria vida.
- Seu chefe é muito exigente... Você tem medo de todas as conversas com ele. Veja as coisas de outro modo: considere o líder como seu mentor, que, como o professor da escola, se esforça para garantir que você receba o máximo de conhecimento.
- Você ficou sentado em um lugar, enquanto seus colegas subiam na carreira. Mas você não fica até tarde no trabalho, mas passa o fim de semana com sua família.
- Até você mesmo chama seus filhos de ladrões. Eles não ficam parados por um minuto. Mas é improvável que alguma vez tenham complexos, não correm o risco de estar acima do peso, são mais desenvolvidos. E você ajuda a adquiri-lo.