Qual é o princípio de Pareto e onde ele se aplica?
Recentemente, na psicologia, na economia, no campo do autodesenvolvimento, assim como em outras áreas da vida humana, a lei de Pareto ganhou grande popularidade. Esta regra permite que uma pessoa gaste o mínimo de esforço, mas obtenha o resultado máximo. Ao mesmo tempo, a fórmula especificada funciona tanto para a frente quanto para a direção oposta, portanto, muitas vezes dedicando uma grande quantidade de tempo e esforço a uma tarefa específica, obtemos um retorno efetivo muito pequeno.
O que é e como aplicar a regra na vida real? Como surgiu o princípio de Pareto? Quem é o autor desta lei? Leia mais sobre isso em nosso material.
O que é isso?
O Princípio de Pareto é uma lei que o ajudará a estabelecer o nível de eficácia do que você faz. Freqüentemente, o princípio de Pareto também é chamado de regra de 20 a 80. Se você tentar explicar a lei de Pareto em termos simples, sua essência é que 20% dos esforços que você despende trazem 80% do resultado e vice-versa: 80% de os esforços dão apenas 20% do resultado final. Essa teoria permite que você dê preferência aos recursos mais eficientes e que trarão os melhores resultados, sem perder tempo e energia. O sistema de eficiência de Pareto é muito popular em psicologia.
O autor desta lei é um economista italiano. Ele identifica várias fontes e formas de manifestação do princípio. Vamos considerar alguns deles:
- este princípio provou ser bastante eficaz no trabalho prático devido ao fato de que alguns fatores são comuns, entre eles existem apenas alguns que são importantes para a nossa vida;
- uma parte significativa das forças aplicadas à solução do problema não nos dá o resultado desejado;
- a parte visível da vida nem sempre é completa, porque muitas vezes há um grande número de detalhes e momentos escondidos de uma pessoa;
- normalmente nossos planos não correspondem à realidade, porque independente do que planejamos, como resultado, na maioria das vezes, obtemos um resultado diferente;
- um grande volume de nossa atividade ativa não leva a um resultado direto, mas é apenas uma perda de tempo.
O princípio de Pareto tem uma base científica sólida e não se baseia apenas em suposições e especulações.
História
O efeito 20 a 80 foi batizado em homenagem ao autor dessa lei, o cientista italiano Vilfredo Pareto (1848-1923). Por ocupação, ele era economista, então a invenção da fórmula foi acompanhada pela derivação de coeficientes, construção de gráficos e histogramas. O princípio, popular até hoje, foi percebido no processo de pesquisa da situação financeira e econômica dos habitantes da Inglaterra da época. No decorrer de sua pesquisa, o economista Vilfredo Pareto percebeu que todo o dinheiro do país (assim como outros bens materiais) é distribuído de maneira bastante desigual entre os cidadãos da Inglaterra. Além disso, tal distorção surge de tal forma que a maior parte do dinheiro está na posse de menos pessoas e vice-versa: menos riqueza material é distribuída entre a maioria das pessoas. Assim, a razão de base não é equivalente.
Se você entrar nos detalhes da pesquisa de Pareto, poderá notar que ele descobriu 2 critérios principais.
- Apenas 20% de toda a riqueza material pertence a 80% das pessoas, enquanto 10% da população representa 65%, e 5% - 50% da riqueza material... Essa distribuição sugere que o sistema econômico do país é heterogêneo.
- O segundo critério, identificado por Pareto, afirma que essa situação não é típica apenas da economia inglesa. O princípio de 20 por 80 pode ser aplicado em qualquer país e a qualquer momento. E também a lei é relevante não só para a economia, mas também para outras áreas de atividade.
Com base em um trabalho tão complexo e em larga escala que foi feito pelo cientista, um gráfico especial foi modelado e construído chamado Curvas de indiferença. O principal objetivo deste gráfico é mostrar quantos produtos uma pessoa pode se recusar a comprar um produto bem definido.
E também Vilfredo Pareto inventou um fator inovador que ajuda a determinar o nível de bem-estar humano. Está no fato de que o aumento da riqueza financeira e material em si é um fenômeno bastante positivo, já que neste caso algumas pessoas estão entre as vencedoras, mas ao mesmo tempo é impossível nomear as perdedoras. Para alcançar um estado econômico ótimo (ou qualquer outro), é necessário alcançar uma situação em que a redistribuição de bens materiais permita melhorar o estado de uma pessoa em particular, mas ao mesmo tempo, este fato não afetará negativamente o estado de outro.
Aplicação e exemplos
Hoje, a lei de Pareto é usada com sucesso para resolver um problema particular, para tomar decisões em várias áreas da vida humana: nas vendas, na gestão, no comércio, na gestão do tempo, na economia. De uma forma ou de outra, mas a lei pressupõe o seu cumprimento inquestionável. Considere maneiras de melhorar sua própria vida usando a lei de Pareto.
Aprendizagem de línguas
Aprender um novo idioma é a meta de um número bastante grande de pessoas. Ao mesmo tempo, para muitos, pode parecer inatingível, mesmo apesar do fato de que o conhecimento de uma língua estrangeira pode fazer uma pessoa progredir na vida profissional e pessoal. Se nos voltarmos para as estatísticas, devemos entender que, em média, um idioma contém cerca de 1 milhão de palavras. Conseqüentemente, é muito difícil estudar essa quantidade de novas informações.
No entanto, se formos guiados pelo princípio de Pareto, podemos concluir que o conhecimento de absolutamente todas as palavras de um determinado idioma não é necessário. É importante saber apenas algumas centenas ou milhares de palavras básicas usadas com mais frequência. Assim, a tarefa de aprender uma língua estrangeira se torna muito mais fácil. E se você dominar um volume tão pequeno de palavras (20% do total), será capaz de se comunicar em um nível bastante alto com falantes nativos.
Por outro lado, aprender apenas um milhão de palavras é muito improdutivo porque você provavelmente não usará a maioria delas. Você apenas desperdiçará muita energia e força em atividades que não lhe trarão muitos benefícios.
Eficácia pessoal
Cada pessoa tenta se tornar a melhor versão de si mesma: ler muitos livros, planejar o dia corretamente, atingir objetivos com sucesso. No entanto, muitas vezes nos propomos tarefas impossíveis para nós mesmos e, no decorrer das tentativas de autoaperfeiçoamento, experimentamos uma sensação de esgotamento e, como resultado, nos recusamos a atingir os objetivos de uma vez. Ao mesmo tempo, se você conhece o princípio de Pareto e o aplica habilmente, pode evitar tais situações. Por exemplo, em vez de ler 10 livros por mês, estabeleça a meta de ler apenas um. Assim, você se livrará do estresse desnecessário e ganhará muito mais conhecimento do que se estivesse tentando ler tudo de uma vez.
Você se lembrará muito melhor das informações de um livro lido e poderá aplicar o conhecimento adquirido na prática.
Nutrição
Muitos sonham em começar a comer bem, fazer dieta ou parar de beliscar tarde da noite, mas nem todos conseguem. A coisa e que a maioria das pessoas está tentando preparar suas refeições ao mesmo tempo: desista de tudo doce, amiláceo e gorduroso. Essas medidas drásticas costumam causar interrupções. Ao mesmo tempo, se você abordar sabiamente o processo de mudança de dieta, usando o princípio de Pareto, poderá atingir seu objetivo no menor tempo possível e sem muito esforço. Então, você só precisa mudar sua dieta em apenas 20%.
Ao fazer isso, é importante determinar quais alimentos você deixará de usar. Assim, os defensores da dieta paleo freqüentemente recusam laticínios e produtos à base de farinha, vegetarianos - da carne, você ainda pode recusar alimentos doces ou gordurosos, e assim por diante. E você não precisa seguir dietas de desintoxicação estritas e restritivas ou gastar muito dinheiro com alimentos caros.
Mude apenas 20% de sua dieta e você obterá 80% dos resultados desejados.
Esporte
O princípio de Pareto também é adequado para quem sonha em incluir esportes regulares em suas vidas. No entanto, para entrar em forma, perder peso e construir músculos, você não precisa se exercitar todos os dias, gastar dinheiro em uma academia ou levantar pesos pesados. Assim como o resto da vida, nos esportes, apenas 20% precisa ser alterado para atingir o máximo de resultados. Por exemplo, em vez de fazer um treino diário de uma hora, você pode fazer uma corrida leve por 20 minutos.
Assim, gastando uma quantidade muito pequena de energia e esforço, você pode obter um resultado impressionante... Ao mesmo tempo, é recomendável combinar as atividades esportivas com uma revisão de sua dieta de acordo com o princípio descrito acima.
Além disso, você não deve esperar o início de resultados perceptíveis imediatamente - para isso, você precisa esperar pelo menos um mês. No entanto, após 30 dias, você notará uma mudança impressionante e desejará aplicar o princípio de Pareto em todas as áreas de sua vida.
Próprio negócio
Começar o seu próprio negócio é uma tarefa difícil que requer muito tempo, dinheiro, energia e esforço pessoal. Porém, mesmo dando 100% de tudo, nem sempre é possível perceber o resultado desejado. É por isso que empresários experientes aconselham os iniciantes a prestar atenção à cada vez mais popular lei de Pareto no campo empresarial.
Se você seguir todos os seus princípios, então para obter 80% do resultado, você precisará fazer apenas 20% do esforço e vice-versa: 80% do esforço trará a você apenas 20% do resultado. Usando a lei de Pareto, você se salvará de trabalho desnecessário, respectivamente, de estresse desnecessário e liberará uma grande quantidade de tempo para atividades que lhe trazem prazer (hobbies e hobbies, recreação, comunicação com a família, passear com amigos, viagens) .
Empresários que já aplicaram a Lei de Pareto nos negócios relatam grande sucesso. Então, apenas 20% dos leads trazem 80% das vendas e apenas 20% do conteúdo traz 80% do tráfego para o site. A Lei de Pareto é aplicável em muitas áreas da vida humana. É muito popular entre aquelas pessoas que sonham em aumentar sua eficiência e produtividade, sem gastar muito esforço e energia.
Dificuldades em usar o princípio
A dificuldade mais básica no processo de uso do princípio de Pareto é determinar os próprios 20% dos casos que levarão a 80% do resultado. Por exemplo, se você tem seu próprio blog e se esforça para atrair um grande número de visitantes para seu site, a questão permanece sobre quais 20% dos tópicos devem receber atenção máxima e quais questões podem ser descartadas. Se você aplicar a regra nos esportes, como saber quais exercícios tornarão seu corpo mais forte e musculoso: agachamentos, flexões ou flexões?
Infelizmente, nem o economista italiano Vilfredo Pareto, nem a fórmula que ele inventou fornecem uma resposta direta e compreensível a essa pergunta. Acontece que a aplicação da lei de Pareto é uma espécie de roleta, pois você só pode entender sua eficácia por tentativa e erro... Ao mesmo tempo, é importante pensar em todas as suas etapas com antecedência e planejar estrategicamente o seu plano de ação. Isso é especialmente verdadeiro para aquelas pessoas que planejam aplicar o princípio no processo de desenvolvimento de seu próprio negócio.
O fato é que ações temerárias e recusa em fazer 80% do trabalho podem gerar grandes problemas em sua empresa ou mesmo ao seu colapso e falência.
Não poderia funcionar?
Apesar de o princípio de Pareto ser muito popular e já ter comprovado sua eficácia e veracidade mais de uma vez, ainda existem céticos que não acreditam na operação do teorema. Vamos discutir se pode surgir uma situação em que o princípio de Pareto não funcione.
Sem mais delongas, digamos imediatamente que tal situação possa surgir e, em alguns casos, o princípio de Pareto não funcionará. Mas esse fato em nada diminui a importância da descoberta do economista italiano ou seu significado. O fato é que, embora o princípio de Pareto seja aplicável a todas as áreas da vida humana, nem sempre atuará exatamente da mesma maneira. Por exemplo, diferenças podem ser observadas nos negócios, esportes e autodesenvolvimento. Nesse sentido, ao planejar suas ações, os cientistas aconselham a se orientar não apenas pelo princípio de Pareto, mas também a levar em consideração outros dados mais tangíveis (por exemplo, informações estatísticas).
Por si só, a lei de Pareto é um teorema bastante controverso e controverso. Por um lado, existe um grande número de pessoas que afirmam que a fórmula realmente funciona e pode conduzir ao melhor resultado possível. No entanto, por outro lado, muitas vezes é possível encontrar opiniões de que a lei de Pareto é um verdadeiro absurdo e uma invenção, que não é aplicável na vida real.
De uma forma ou de outra, você pode tentar por conta própria aplicar uma fórmula semelhante em sua vida pessoal (no campo do autodesenvolvimento, nutrição, esportes ou negócios) e ser convencido pelo seu próprio exemplo de sua eficácia, acrescentando sua opinião imparcial sobre isso.