Razões para misoginia e como se livrar dela
A atitude de desprezo em relação ao sexo feminino na ciência é chamada de misoginia. Pela primeira vez, esse termo foi usado na antiguidade. Os cientistas insistem que essa não é uma característica do caráter de uma determinada pessoa, mas um estado de sua alma causado por certos problemas psicológicos ou traumas.
O que é isso?
Misoginia é um fenômeno social perigoso que justifica a violação dos direitos das mulheres. Podem ser piadas totalmente inofensivas e cáusticas, bem como violência física real que causa ferimentos. Em outras palavras, a misoginia representa o desprezo pelo sexo feminino. Uma das razões para a origem deste fenômeno é considerada sexismo e discriminação de gênero.
É impossível se proteger do surgimento de tal fenômeno em uma sociedade patriarcal moderna, onde uma mulher, por quase toda a história, foi considerada um fraco, do ponto de vista físico, uma criatura que não traz nenhum benefício para a sociedade. .
A maioria dos psicólogos concorda que as origens desse problema ainda estão no canal subconsciente. Na sociedade moderna, existem poucas pessoas que podem reunir a coragem e fazer uma declaração aberta de que uma mulher é de segunda classe, no entanto, a influência de tais atitudes pode ser encontrada em coisas comuns que acontecem todos os dias em todos os lugares. Esses podem ser momentos de trabalho em que o chefe se recusa a criar seu subordinado apenas por causa do gênero dela ou de seus relacionamentos na vida cotidiana.
Cientificamente, as principais características da misoginia incluem o seguinte:
- cometer atos ou confissões que levem ao objetivo principal - humilhe uma mulher e mostre sua superioridade;
- o suficiente forte apresentação do papel masculino, a atitude dos homens para com os representantes da metade forte da humanidade e da casta mais elevada;
- humilhante e condescendente atitude em relação às mulheres;
- busca de maneiras favoritas evitar fraternidade, pode ser causado não apenas pelo ódio em relação a eles, mas também pelo sentimento de estranheza que surge em tal companhia;
- falta de empatia pelas mulheresPor exemplo, os homens muitas vezes simpatizam uns com os outros por causa da perda do emprego, e quando uma mulher se recusa na mesma situação, eles acreditam que nada de terrível aconteceu e ela pode encontrar um emprego digno;
- confiança de que o objetivo principal de uma mulher é cuidar da família e criar os filhos, e fazer todo o possível para melhorar as condições de vida do seu parceiro.
Na maioria dos casos a misoginia é causada por queixas causadas por mulheres. No entanto, nem sempre isso leva ao fato de que o homem odeia apenas um determinado indivíduo. Normalmente, o ódio aparece para todos os membros do sexo frágil. Com a misoginia, uma característica distintiva de uma pessoa é que ela pensa apenas no seu próprio bem. Por exemplo, um homem pode desaparecer da vida de uma mulher sem explicar as razões de seu comportamento e depois voltar como se nada tivesse acontecido. Na vida doméstica, essas pessoas geralmente se tornam tiranas, e a vida da mulher se transforma em uma verdadeira tortura.
Uma pessoa que sofre de misoginia prefere controlar todos os processos que ocorrem ao seu redor, e isso traz um desconforto significativo para outra pessoa. Essas pessoas nunca se arrependem do mau comportamento ou tratamento. Eles podem usar qualquer circunstância para criar uma luta a fim de se livrar do ódio dentro de si. Em outras palavras, essas pessoas sempre precisam reprimir uma mulher para que ela nunca se sinta forte e independente o suficiente.
Relacionamentos semelhantes são bastante perigosos e podem levar a resultados imprevistos no futuro. O fato é que, do ponto de vista psicológico, nosso subconsciente está sintonizado de forma a destruir tudo o que odiamos. É por isso que não se pode duvidar do bem-estar de uma mulher que está ao lado de uma pessoa que sofre de misoginia. A única coisa que se torna possível neste caso é a luta pela sobrevivência.
Um mesogin não precisa procurar um motivo para mostrar sua agressão, ele não precisa de um motivo para atacar a vítima. Tudo isso se explica por suas atitudes internas, que se concentram no ódio ao sexo oposto.
Visualizações
Os psicólogos há muito chegaram à conclusão de que A misoginia é uma condição médica séria que pode ser de vários tipos. Depende do tipo de tratamento prescrito. Até o momento, existem dois tipos.
Ativo
São homens que não costumam esconder sua atitude em relação ao sexo mais fraco e expressam abertamente sua insatisfação. Além disso, essas pessoas acreditam que seu principal objetivo e missão é levar suas idéias às massas, a fim de impedir o desenvolvimento do feminismo. Homens com misoginia ativa nunca se escondem e não hesitam em se relacionar negativamente com o sexo oposto na sociedade.
Durante qualquer festa, eles podem ofender não apenas um estranho, mas também seu cônjuge, filha e assim por diante.
Escondido
Homens assim são caracterizados por sua tendência não mostram nenhum relacionamento verdadeiro com o sexo oposto. Freqüentemente, eles próprios nem sabem que consideram as meninas indignas de certas coisas. Eles podem se comportar de forma extremamente galante e educada, no entanto, no final eles mostrarão definitivamente suas verdadeiras cores. Psicólogos afirmam que esse tipo de pessoa é considerada a mais perigosa, porque você nunca sabe o que esperar dela. Eles podem ser atenciosos por toda a vida e falhar no momento mais inoportuno. Em um nível subconsciente, eles escolhem o momento em que as mulheres estão mais vulneráveis e atacam.
Estudos recentes mostram que a misoginia geralmente aparece em homens um tanto impulsivos que podem se gabar de uma imaginação desenvolvida e impressionabilidade. A maioria das pessoas tende a acreditar que um misógino e uma pessoa que sofre de misoginia não são diferentes, porém, a principal diferença é que o primeiro pode mudar, e o último nunca pode perdoar o insulto e sempre vai esperar o momento mais adequado para aproveitar vingança.
Por que isso surge?
Às vezes é muito difícil explicar por que um homem adulto odeia uma mulher e de onde ele tirou tanto ódio. A maioria dos psicólogos concorda que a principal razão para esse fenômeno negativo são as experiências ruins do passado. Por exemplo, um homem pode ser ofendido por seu colega de classe ou outro membro do sexo frágil.
Como resultado, ele desenvolve memórias negativas que evocam constantemente sentimentos de ódio e antipatia. Estudos mostram que uma pessoa que sofre de misoginia geralmente é incapaz de lembrar o que exatamente causou o surgimento de uma atitude negativa em relação ao sexo mais fraco. Às vezes, esses transtornos mentais são causados por relacionamentos difíceis dentro da família, com a mãe, irmã ou avó.
Entre as principais razões para o desenvolvimento de tal doença, podem ser distinguidas as seguintes:
- experiência sexual malsucedida, como resultado da qual o homem se sentiu vulnerável e agora não consegue se relacionar normalmente com o sexo oposto;
- relacionamento malsucedido com sua namorada, que terminou em uma separação dolorosa;
- bullying constante por um colega de classe na escola;
- relações familiares difíceis, por exemplo, se a mãe constantemente batia no filho ou o repreendia por qualquer coisa;
- falta de qualquer apoio ou ligação emocional com a mãe.
Deve-se notar que A misoginia não é apenas o resultado de um transtorno mental. Muitas vezes, a causa do aparecimento de tal doença pode ser uma doença física, que leva a certos transtornos mentais. Por exemplo, é neurose, fobias ou depressão. Alguns estudos também mostram que o problema pode se desenvolver enquanto ainda está no útero.
Sob a influência de hormônios que afetam o comportamento sexual, podem se manifestar sadismo, masoquismo e ódio às mulheres.
Entre mulheres
Curiosamente, mas a hostilidade em relação às mulheres pode se manifestar não apenas nos homens, mas também nas próprias mulheres. Entre as características distintivas desta condição estão as seguintes:
- uma mulher avalia quaisquer ações do sexo frágil do ponto de vista de um homem e segue os mesmos princípios do sexo forte;
- crítica constante e humilhação das mulheres, enfatizando suas deficiências e omitindo seus méritos;
- o desejo de passar o máximo de tempo possível com os homens e falta de amigas;
- a crença de que uma mulher está sozinha incapaz de alcançar coisas sérias e tudo o que ela tem é graças aos homens.
Deve-se notar que o desenvolvimento da misoginia nas mulheres é consequência de atitudes, cujas raízes estão na própria infância de uma pessoa. Por exemplo, uma mãe pode criticar constantemente as ações de sua filha e humilhar outras irmãs na frente dela, e como resultado, certos padrões são depositados em sua cabeça. Deve-se notar que uma atitude ruim em relação a uma determinada mulher não é um sinal de que a pessoa odeia o gênero feminino. Se você tem um certo transtorno mental, deve aprender a refletir sobre suas ações e mostrar compaixão, em vez de julgar os outros.
Nos homens
Nos homens, a misoginia se manifesta com mais frequência, eles geralmente são ativos. Uma característica distintiva de tal pessoa é que todas as suas ações e ações visam humilhar a senhora e mostrar suas fraquezas. Além disso, o doente tenta espalhar sua atitude negativa não apenas para um determinado indivíduo, mas também para todas as mulheres que estão em seu ambiente.
Ao mesmo tempo, tais misóginos exaltam a imagem masculina, enfatizam sua dignidade e argumentam que sem um homem, nada existiria no mundo moderno. Se uma mulher alcança certas vitórias e sucessos, o homem sempre encontrará uma desculpa para isso, apenas para baixar sua autoestima e se certificar de que essa não seja apenas sua vitória. Muitas vezes, essas pessoas são caracterizadas pela manifestação de forte egocentrismo e insolência, de modo que uma senhora nunca poderia ser melhor do que ele em nada. Se uma garota é superior a um homem em alguma coisa, isso o enfurece. Essas pessoas não podem viver sem problemas em uma família onde a mulher traz para casa mais renda material do que o homem.
Na vida familiar, esses homens nunca tome sua alma gêmea como igual... Além disso, são manifestos adeptos da poligamia, porém, ao mesmo tempo, não reconhecem a traição por parte da menina e são capazes de sofrer danos físicos devido a tal comportamento. A maioria dos estudiosos ocidentais concorda que os misóginos representam uma grande ameaça à sociedade.
Em primeiro lugar, eles se comportam mal como maridos e são capazes de transformar a vida da segunda metade no inferno... Além disso, essas pessoas nunca se arrependem de seu comportamento e não pedem perdão pelos danos psicológicos ou físicos causados.
Não é incomum que homens com essa condição abusem do poder no trabalho, ofendam as mulheres e as impeçam de buscar promoção.
Como se livrar?
Se a misoginia é caracterizada por uma forma latente, então é muito difícil reconhecer uma misoginia explícita. A situação também é agravada pelo fato de nenhum dos representantes da metade forte da humanidade ser capaz de admitir seu problema voluntariamente. É por isso que a maioria dos psicólogos insiste que o passo mais importante no tratamento é reconhecer o problema em si. Se uma pessoa acredita que não está doente com nada e que não há necessidade de se submeter a tratamento, então não haverá efeito nem mesmo com a terapia compulsória.
No entanto, mesmo que você reconheça o problema, não será capaz de se livrar completamente dele e se recuperar dele, uma vez que este distúrbio psicológico é caracterizado por um grau severo de psicose... Em outras palavras, é muito difícil identificar as verdadeiras causas que se tornaram a base para o desenvolvimento da misoginia e, portanto, será extremamente difícil eliminá-las. A única maneira de identificar o grau do problema e tentar eliminá-lo é entrar em contato com um psicoterapeuta que o ajudará não apenas a encontrar a causa primária da doença, mas também a determinar os métodos de tratamento mais eficazes.
Muitas vezes, para o tratamento de uma doença semelhante medicamentos são usados, bem como efeitos psicológicos... Este último se consolidou como um dos mais eficazes da sociedade ocidental, onde a consciência de seus problemas está em um nível mais desenvolvido do que no espaço doméstico.
Portanto, a misoginia é um distúrbio psicológico sério que faz com que os homens tratem mal as mulheres. Podem ser lindas, espertas e auto-suficientes senhoras, porém, para um misógino, isso não importa.