Como aprender leitura dinâmica: métodos e técnicas
Leitura rápida é a habilidade de ler textos rapidamente. Usando essa técnica, qualquer pessoa, seja um adulto ou uma criança, pode expandir seu campo de visão muitas vezes, aprender a filtrar o desnecessário e destacar as informações mais importantes. Vale ressaltar que você pode aprender a ler a velocidade, mesmo em casa, se praticar regularmente. Oferecemos-lhe um conjunto de exercícios e técnicas eficazes que lhe permitirão dominar rapidamente esta técnica e evitar erros comuns.
O que está impedindo a leitura rápida?
Dizendo "para si mesmo"
Um dos problemas mais comuns é que a criança lê para si mesma: isto é, ela não apenas move os lábios e a língua, mas também reproduz as palavras na cabeça, enquanto seus olhos podem permanecer em um ponto. Este fenômeno reduz significativamente a velocidade de percepção e leitura da informação.
Campo de visão limitado
Esse problema é enfrentado principalmente por crianças. O fato é que o olho de uma criança, em comparação com o de um adulto, tem um campo de visão relativamente pequeno, ou seja, uma criança só pode ver a imagem à sua frente.
Infelizmente, não existem tantos métodos que ajudem a eliminar o efeito desse fator, porém, você pode sempre tentar diversificá-los um pouco.
Voltar para ler
O efeito de regressão muitas vezes se torna um problema para crianças e adolescentes na hora da leitura.... Nesse caso, os olhos voltam constantemente para o material que já foi lido antes - isso é considerado inaceitável. Digamos mais: esse defeito é erradicado com grande dificuldade.É muito importante não confundir regressão com recepção, esta última é a mesma regressão, mas ocorre com o objetivo de repensar o texto lido ou sua melhor assimilação. Pode ser justificado se a criança tiver dúvidas sobre o material.
Distração do texto
Um fator importante é que o vocabulário e a base de conhecimento geral das crianças são pequenos. Acontece que o bebê está tentando compreender mentalmente a essência de uma palavra, cujo significado ele não conhece, assim, a velocidade de leitura diminui. Nesta situação, é muito importante encurtar o caminho entre o texto em si e a sua análise, para isso é muito importante treinar a percepção da informação não através da audição, mas sim visualmente. E finalmente muitas crianças sofrem de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Essa desatenção, muitas vezes, faz com que as crianças se distanciem da essência da informação, enquanto a leitura se repete em círculo várias vezes.
Técnicas eficazes
Lemos com um ponteiro
Infelizmente, é impossível proibir os órgãos de visão de retornar a um texto lido anteriormente; essa habilidade requer treinamento constante. Normalmente, um ponteiro é usado para isso - então os olhos o seguirão automaticamente, sem serem distraídos por outros blocos de texto. Porém, a princípio, o aluno terá que se esforçar para não olhar para cima, será difícil para ele.
Para as primeiras aulas, é melhor escolher um marcador - eles colocam no fragmento lido e continuam a deslizar os olhos pela página. O princípio é simples aqui: o texto superior ficará oculto, por isso é simplesmente impossível voltar a ele com os olhos. É assim que a habilidade automática da regularidade do movimento apenas para a frente é desenvolvida.
Suprimir articulação
A supressão da articulação é uma habilidade útil para desenvolver uma leitura rápida. Nesse caso, a pronúncia de palavras e expressões é minimizada e até mesmo totalmente excluída, pois é o que ocupa a maior parte do tempo durante a leitura. O fato é que falar faz com que o cérebro processe os dados lidos, bem como as informações de fala recebidas... Assim, a carga funcional do cérebro aumenta e, consequentemente, diminui a velocidade de leitura.
Como mostra a prática, para aprender a suprimir a articulação, você precisa de pelo menos 20 horas de treinamento prático usando um exercício especial: batendo um determinado ritmo com uma mão ou um lápis.
Método do ponto verde
Para expandir o campo de percepção da informação, você precisa pegar um pedaço de papel com algum texto e desenhar um ponto verde bem no centro. O aluno deve olhar para ela com atenção por 10 minutos, e depois tentar imaginar antes de ir para a cama. Este exercício de concentração deve ser feito por duas semanas. Depois disso, você pode prosseguir para a próxima etapa - comece a considerar o texto, que está localizado vertical e horizontalmente a partir do ponto.
Ao mesmo tempo, você precisa se esforçar para cobrir com o olhar o máximo de palavras e expressões possíveis, elas não precisam ser lidas - basta apenas ver.
Treinamento de jargão
Um exercício muito eficaz que pode desenvolver a capacidade de concentração e melhorar o pensamento é o treinamento da chamada linguagem sem sentido (versos marcianos). Em outras palavras, é uma leitura da direita para a esquerda. Para começar, você pode treinar tais habilidades usando palíndromos, ou seja, palavras e frases que são lidas da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Por exemplo, “Uma rosa caiu na pata de Azor”, “O gato em breve fará quarenta dias”, etc. Depois disso, você pode iniciar os exercícios com o texto mais comum.
Recepção "de cabeça para baixo"
Você pode aumentar significativamente sua velocidade de leitura com um exercício simples - ler um livro de cabeça para baixo. Inicialmente, você precisa ler um pequeno trecho de texto de cabeça para baixo, depois retornar o livro ao seu estado original e relê-lo. Certamente você sentirá imediatamente o quão mais rápido e fácil você pode fazer isso!
Exercício de tique-taque
Um exercício bastante original, ele assume que ao ler o aluno cobrirá apenas o início da linha e seu final, nem todas as palavras, como é feito na leitura tradicional. Freqüentemente, isso é suficiente para entender o significado das informações apresentadas. Além disso, aumenta significativamente a velocidade de leitura.
Método diagonal
O uso de métodos de leitura diagonal permite que você perceba os dados lidos usando vários símbolos e imagens. Claro, você dificilmente conseguirá se familiarizar com o livro de seu autor favorito usando essa técnica. Mas para alunos e alunos, o método pode ser muito relevante. Nesse caso, a leitura começa no canto superior esquerdo e segue em direção ao canto inferior direito, enquanto o olhar para nas frases-chave. Assim, não leva mais de 30 segundos para estudar cada página.
Método através da palavra
A técnica é baseada na capacidade de destacar frases e palavras-chave no texto. Por meio do exercício, a criança aprende a formular o significado principal dos dados lidos. A memória pode armazenar na cabeça uma quantidade maior de informações necessárias, evitando memorizar fatos e descrições que não sejam de fundamental importância.
FotoLeitura
Esta técnica não é adequada para iniciantes, mas pode ser usada por alunos que já dominam os fundamentos da leitura dinâmica. A essência da técnica é estudar o texto a uma certa velocidade. Essa habilidade permitirá que uma criança visualize um grande fluxo de dados em um tempo razoavelmente curto e isole sua parte básica. Essa leitura é um tanto superficial, não é adequada para assimilar informações, mas é ideal para a busca de informações.
Vertical
A leitura vertical aumenta o raio de visão periférica. Durante o exercício o olhar do aluno se move não ao longo da trajetória horizontal tradicional, mas verticalmente exatamente no centro da página. Esta leitura pode ser dominada usando tabelas Schulte. Eles se parecem com cartões postais com números escritos dentro. Nesse caso, os números podem estar em qualquer ordem. - esta é uma das condições mais importantes, é nela que consiste o desenvolvimento de competências para encontrar o número pretendido.
Se a mesa não estiver à mão, você pode pegar qualquer texto, traçar mentalmente uma linha reta vertical no centro e ler as informações apresentadas, focalizando o olhar nesta linha. É melhor começar seus treinos com textos estreitos, como colunas de jornal. Conforme você avança no treinamento, o formato do texto pode ser aumentado.
Como os adultos podem aprender por conta própria?
Deve-se notar que você pode aprender leitura dinâmica em qualquer idade e, se decidir adquirir essa habilidade quando for adulto, seu desejo é muito recomendável. Essa habilidade permitirá que você economize uma grande quantidade de tempo, que pode ser liberado para outros assuntos igualmente importantes.... No entanto, os alunos adultos enfrentam muitas dificuldades, pois precisam superar hábitos já formados. Isso complica muito o processo de aquisição de habilidades, no entanto, não se desespere - se a motivação for forte o suficiente, você poderá dominar as habilidades de leitura rápida em qualquer idade, mesmo em uma idade muito madura.
Os adultos podem usar qualquer um dos métodos acima para desenvolver suas habilidades de leitura, é melhor escolher 2 a 3 métodos e alterná-los a cada 10 dias.
Quais métodos são adequados para crianças?
Os pais muitas vezes enfrentam um problema quando uma criança lê mal na escola. Isso afeta significativamente a velocidade dos trabalhos de casa, o que não pode deixar de afetar o desempenho acadêmico geral. A situação é agravada quando, além disso, a criança está inquieta e não consegue sentar-se calmamente à leitura de um livro. Nesse caso, dominar a técnica de leitura dinâmica pode ser a salvação.
Entretanto, hoje não há consenso sobre a idade em que se pode começar a dominar essa técnica. Alguns especialistas defendem o início precoce das aulas, motivando sua posição pelo fato de que no ensino médio e no ensino médio será muito mais difícil quebrar as habilidades de leitura formadas. No entanto, chamamos a atenção para o fato de que para o desenvolvimento mental pleno é importante não só que a criança saiba ler o texto, mas também entendê-lo. Não se esqueça da entonação, que é de fundamental importância na avaliação da capacidade de leitura no ensino fundamental.
O aprendizado da leitura rápida só pode ser iniciado se a criança souber o alfabeto e já tiver aprendido a ler em palavras, não em sílabas.... Por isso, do ponto de vista lógico, a idade ótima para o desenvolvimento da leitura dinâmica será o período de 7 a 10 anos. Durante esse tempo, a maioria das crianças consegue ler bem as palavras e, além disso, apreende a essência do texto.
O terceiro grupo de psicólogos aconselha a fazer leitura dinâmica somente depois que a criança completar 10-12 anos. Acredita-se que a partir dessa idade as crianças passam a memorizar e compreender as informações na velocidade da fala. Além disso, nessa idade é muito melhor desenvolver a memória, porque o aluno consegue não apenas ler o texto rapidamente, mas também recontá-lo. Qualquer forma - a escolha é só dos pais, todos devem partir das peculiaridades do desenvolvimento de seu filho e decidir a questão com o início do aprendizado da leitura dinâmica individualmente.
Dica: ensinar as crianças a ler rapidamente será mais eficaz se você combinar isso com trava-línguas de pronúncia.
Recursos de leitura rápida com alto nível de memorização
Verificou-se experimentalmente que a leitura dinâmica contribui muito para a ativação dos processos de pensamento. Se você está determinado a aprender habilidades de leitura rápida e, ao mesmo tempo, aumentar o volume e a qualidade da memorização, então, em primeiro lugar, você precisa avaliar a complexidade da tarefa e calcular a quantidade de informações... Concentre-se na velocidade de leitura de que você precisa. Estime com antecedência a quantidade aproximada de tempo que levará para assimilar o material proposto com a maior firmeza possível. Nesse momento, um determinado período deve ser alocado para a memorização, bem como mais um - para repetir o que foi aprendido.
Uma das técnicas mais eficazes é o método de agrupamento figurativo.... Sua essência reside no fato de que no texto proposto é necessário destacar 7 blocos semânticos principais. Para cada bloco, você deve criar sua própria imagem mental, ou seja, uma ou outra imagem-chave. Observe que cada imagem deve conter no máximo 7 detalhes básicos. As imagens selecionadas devem ser vívidas e fáceis de lembrar, cada imagem é fixada na memória de curto prazo por cerca de 10-15 segundos - isso é o suficiente para que as informações sobre elas venham para o arquivo da memória de longo prazo.
Recomendações
Aprender a ler a velocidade não é um processo rápido. Requer exercícios regulares, treinamento e repetição constantes.... Se estamos falando de um adulto, via de regra, sua automotivação é suficiente para cumprir todas as tarefas necessárias em tempo hábil. Os filhos não têm esse interesse, por isso muitos pais começam a pressioná-los. Você não precisa fazer isso, qualquer treinamento deve ocorrer apenas de forma lúdica. Se negligenciarmos esse requisito, na melhor das hipóteses será possível simplesmente não alcançar o resultado desejado e, na pior, desencorajar completamente a criança de aprender a ler.
Você não deve sentar por horas seguidas, o treinamento será muito mais eficaz, o que levará 5 minutos, mas ao mesmo tempo será repetido 4-5 vezes ao dia.... Lembre-se que em 20 minutos o cérebro da criança pode ficar muito cansado e, portanto, o material não será absorvido no volume necessário.