Prazo: definição e regras de aplicação
Em certas situações, o tempo cura, em outras incapacita. Por exemplo, consequências negativas ocorrem quando um prazo é violado. O que é e como aplicá-lo corretamente, este artigo lhe dirá.
O que é isso?
Prazo Prazo final veio para nós da América. Suas origens parecem muito sombrias. Literalmente, significa "prazo final". E o conceito originalmente significava exatamente isso no sentido literal.
Nas prisões, o prazo era uma linha traçada no chão, cruzando a qual o preso assinava sua própria sentença de morte, por ser considerada tentativa de desobediência ou fuga.
Dead - dead, line - line ou border. Se você ultrapassar o prazo, levará um tiro. Foi durante a Guerra Civil, que durou de 1861 a 1865. Então as paixões no Novo Mundo diminuíram e a palavra permaneceu e se tornou sinônimo de nossa emergência.
Os especialistas em TI foram os primeiros a introduzi-lo em suas gírias. Um prazo na linguagem dos programadores é um tempo estritamente alocado para um trabalho. Em termos simples, este é o prazo para a entrega da tarefa ao cliente ou ao patrão. Em seguida, o conceito de "prazo final" foi transferido para outras áreas de atividade, e não apenas nos Estados Unidos.
Recursos do aplicativo
Situações em que os prazos estão "queimando" são encontradas na vida de uma pessoa a cada etapa. Desde a mais tenra infância, enfrentamos um prazo. O poema sobre o Papai Noel deve ser aprendido estritamente para a festa de Ano Novo, a música sobre a mamãe - até 8 de março. À medida que envelhecemos, o prazo fica mais rígido.
Aprendendo
Já na escola, o descumprimento do prazo ameaça problemas muito mais sérios do que a suspensão de falar em uma matinê no jardim de infância.
A lição deve ser aprendida estritamente para amanhã.O artesanato de plasticina deve ser concluído na próxima aula de arte. Leia "Guerra e Paz" - para as férias de verão. Prepare-se para os exames - o mais tardar na data de vencimento.
Em seguida, o prazo é enviado conosco para uma instituição de ensino médio ou superior. O aluno tem um certo período de tempo para escrever um trabalho ou tese. Claro, alguns deixam tudo para o fim. Mas o não cumprimento do prazo do aluno ameaça com a expulsão do instituto. E essa não é nem uma nota ruim em matemática na 5ª série.
Depois de receber o diploma, vamos trabalhar. E, novamente, levamos conosco a necessidade de cumprir o prazo.
No trabalho
Mesmo as pessoas criativas precisam trabalhar com prazos. A peça no teatro deve ser concluída em uma determinada data. O que podemos dizer sobre as grandes corporações. O relatório de contabilidade não pode ser atrasado, caso contrário - uma multa, problemas com a auditoria, consequências desagradáveis. A entrega de um novo projeto de construção também sempre tem uma determinada data, cuja transferência ameaça não só a perda da reputação da empresa, mas também perdas financeiras.
Todos os mesmos especialistas em TI devem desenvolver um novo programa até um determinado dia, caso contrário, serão ultrapassados pelos concorrentes, como resultado - perda de bônus, ou mesmo demissão.
Um jornalista de televisão é obrigado a criar sua própria história estritamente no momento em que o noticiário é lançado, então a obra perderá sua relevância e o repórter perderá seu trabalho. O correspondente do jornal escreve seu artigo antes do dia da publicação da publicação, em uma semana ninguém vai precisar dele, e o autor não poderá mais contar com pagamento.
Um atleta que perder o prazo para aprovação nos exames antidoping será no mínimo desclassificado por um longo período, ou talvez até mesmo completar uma carreira. O artista que realizar um pedido particular deverá concluí-lo antes da data prevista no contrato, caso contrário, o quadro permanecerá em seu acervo.
O chef confeiteiro cria sua obra-prima culinária apenas para um aniversário, casamento ou outra data significativa. Mais tarde, no sentido literal da palavra, enviará seu trabalho para o lixo.
Mesmo os escritores modernos raramente podem se entregar às persistentes "pontadas de criatividade". Os contratos rígidos com os editores não lhes dão a oportunidade de relaxar. A equipe de filmagem deve ser feita na hora certa. Caso contrário - custos adicionais para aluguel de instalações, taxas para atores, salários de pessoal técnico. O médico não pode adiar a operação para remover a apendicite, caso contrário, seu paciente terá um prazo no pior sentido do termo inglês.
Em vida
Mas mesmo que você seja uma simples dona de casa, certamente haverá um prazo em sua vida também. O jantar deve ser preparado em uma determinada data, caso contrário, os filhos e o marido ficarão com fome. A criança precisa ser pega no jardim de infância em um horário específico, e mesmo se sua manicure estiver atrasada, este não dá o direito de violar o termo.
Pague contas de serviços públicos, impostos, multas, salve um empréstimo - tudo isso deve ser feito a tempo. Caso contrário, pelo menos - uma pena, no máximo - uma multa e até litígio com inventário de bens.
A sogra precisa ser parabenizada pelo aniversário dela, estritamente no aniversário dela. A violação ameaça com escândalo e ressentimento. Até fazemos algumas compras exatamente na hora marcada. É o método de deadline que se utiliza em campanhas publicitárias quando nos oferecem a compra de um produto com desconto em um determinado momento. O slogan “a duração da ação é limitada” nada mais é do que o uso do princípio do prazo. Para onde quer que você olhe, há um prazo em todos os lugares.
Princípio de operação
Para que o prazo seja benéfico, e não um golpe para o sistema nervoso, você precisa seguir alguns requisitos. É errado adiar a tarefa até o ponto extremo.
Um regime moderado como “Eu tenho tempo para fazer isso amanhã” tem consequências severas. O último encontro passa despercebido, e agora estamos fazendo tudo com pressa, à noite, sem dormir nem descansar.
E se no caso dos alunos isso ainda é permitido, eles têm muito mais força e energia do que um trabalhador, quanto mais sobrecarregado com a família, então é inaceitável com crianças ou pessoas de meia-idade. Portanto, ao determinar a linha de chegada, use as seguintes regras.
- Com certeza será urgente. Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Mesmo que você entenda que a obra pode ser concluída em duas semanas, e não em um mês, como exige o prazo, não adie.
Sempre pode haver dificuldades ou casos não planejados. A criança adoeceu, a mãe pediu para levá-la à dacha, e tudo isso costuma acontecer "de maneira inadequada". Melhor mais cedo do que tarde, então comece a trabalhar assim que conseguir. Portanto, você terá pelo menos tempo para as necessidades domésticas. No máximo, você pode iniciar um novo projeto antes do planejado.
- Um artista único. Cada um de nós tem seu próprio temperamento, cada um tem seu próprio estilo de trabalho. Portanto, um pode fazer uma tarefa específica em uma semana e o outro em três dias. Uma manicure faz seu trabalho em 30 minutos, a outra só libera a cliente depois de uma hora e meia.
E não se trata apenas de qualidade, mas também dos métodos utilizados por este ou aquele especialista. Não corra na frente da locomotiva. Não exagere no bar. Se você entender que o tempo alocado para você é muito curto, recuse imediatamente o pedido ou negocie outros termos.
- Eu vejo o objetivo. Às vezes é difícil para nós embarcar em um projeto de grande escala. Simplesmente não sabemos de que lado começar. Coloque tudo nas prateleiras. Defina o principal e o secundário. Faça um plano. E então será muito mais fácil encontrar a melhor maneira de atingir a meta do que se você fizer o trabalho "swoop".
- E a hora bateu. Às vezes, parece que cumprir prazos não é tão importante. Não fiz um vestido para o Ano Novo - termine-o para o seu aniversário. Não limpe este fim de semana - faça-o na próxima. Enquanto isso, as coisas estão ficando cada vez maiores. Eles crescem como uma bola de neve. Portanto, não pense em segundos para baixo. Não leve as coisas ao ponto do problema do tempo.
- Não consegue chegar ao trabalho? Pense no cliente. Você não só corre o risco de arruinar seu relacionamento com ele e manchar sua reputação, como também será difícil para ele. Por exemplo, ele espera receber de você um retrato (buquê, joias exclusivas) para a esposa dele no aniversário dela. O não cumprimento do prazo ameaça problemas não só para você, mas também para sua vida pessoal.
- Não importa o quanto a corda torça, ela ainda vai acabar. Determine prazos específicos para a conclusão da obra. Mesmo que o cliente não insista e diga que está pronto para esperar um ano inteiro. Defina você mesmo a data de conclusão. Dê voz ao cliente e aos parceiros. Caso contrário, existe a possibilidade de que o "prazer" realmente dure um ano.
- Dividir para reinar. Mantenha sempre à mão um cronograma de trabalho por escrito (impresso), especialmente se estiver trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo. Não tenha medo de delegar parte do trabalho a colegas (subordinados).
- Tempo. Os fusos horários geralmente sufocam os negócios. Ao receber um pedido de Vladivostok em Kaliningrado, não se esqueça de levar em consideração a diferença de fuso horário ou discutir em quais horários se concentrar com o cliente.
- Entenda, mas verifique. Mesmo que pareça que você atendeu a todos os desejos do cliente, não hesite em esclarecer todos os detalhes. Caso contrário, pode não haver tempo suficiente para revisão.
- O cliente tem sempre razão. Para não ter que fazer ajustes na obra um mês após sua conclusão, estabeleça um prazo também para o seu cliente. Especifique o prazo para aceitar reclamações após a entrega da obra. Caso contrário, quando, um mês depois, um amigo "descobrir" que o roupão deveria ter botões de madrepérola, você terá que se distrair de outro projeto por alteração, cuja estrutura estrita também não deve ser violada .
- Do geral ao específico. Se você assumiu um projeto de grande escala, divida-o em várias partes e defina seu próprio prazo para cada uma.Isso o ajudará a entender claramente o que precisa ser feito em um determinado dia.
- Não tenha medo de perder tempo com ninharias. Anote todos os pequenos detalhes do seu projeto e, à medida que o conclui, risque as tarefas que já foram concluídas da lista. Em primeiro lugar, assim você sempre terá um plano claro e, em segundo lugar, a cada dia o objetivo será mais tangível.
- Horário comercial. Acompanhe o calendário e o relógio. Às vezes o tempo corre imperceptivelmente, é impossível voltar atrás. Pelo menos até agora a máquina do tempo só funciona em filmes e livros.
- Happy hours. Encontre o momento mais conveniente para fazer o trabalho. Se você trabalha em casa, talvez esse seja o intervalo entre o momento em que os filhos saem para a escola e quando é hora de começar a preparar o jantar. Use o tempo selecionado claramente para o propósito pretendido - no nosso caso, para concluir o trabalho dentro do prazo.
- Você pode usar um truque bem conhecido de gerenciamento de tempo - o método do tomate. Por um certo tempo, você se concentrará em resolver apenas um problema. A essência do método é simples. Pegue o cronômetro da cozinha, ligue-o por 25 minutos, e até que soe o sinal de fim do tempo, você só faz alguns trabalhos específicos. Aprenda inglês, por exemplo. A principal condição é que nada seja distraído todo esse tempo. Sem telefonemas, sem chaleira fervendo, sem máquina de lavar.
- Não abrace a imensidão. Mesmo que durante a execução da obra você tenha recebido uma oferta muito vantajosa, antes de concordar, pese os prós e os contras. Se você tentar pegar dois coelhos com uma cajadada só, a probabilidade de errar os dois é grande. Portanto, se houver o menor risco de não enfrentar a primeira tarefa, não assuma a segunda.
Se você perceber e seguir essas regras simples, poderá não apenas obter grande sucesso no campo profissional, mas também tornar a vida mais fácil em princípio.
Para que serve?
Pode parecer que o prazo seja mais relevante para o empresário. No entanto, este não é o caso. Em primeiro lugar, o prazo é disciplinante. Em segundo lugar, ele ajuda a estabelecer autocontrole... Você não vai mais buscar incessantemente motivos para adiar a tarefa.
Você terá mais tempo livre. O que foi previamente desperdiçado com todo tipo de absurdo será usado. Em vez de 5 xícaras de café por dia, você começará a beber uma. E isso é bom para a saúde.
O prazo ajuda a concentrar-se na tarefa em mãos e a não se perder em ninharias.
Em vez de um projeto bem executado, você poderá entregar no mesmo prazo 2 ou até 3. E isso não é só um aumento da autoestima, mas também um aumento do salário.
Alvo
Existem pessoas que estão patologicamente atrasadas. Eles não têm tempo em lugar nenhum e nunca - para a escola, para o trabalho, para o avião ou para o trem, para os aniversários e até para o Ano Novo, e ao mesmo tempo não sentem a menor dor de consciência. Mas isso é mais exceção do que regra. Na maioria das vezes, a violação leva a problemas de natureza interna e social.
- Uma pessoa malsucedida nunca pode se sentir bem-sucedida. Ele perde a fé em sua própria força, fica chateado e acaba levando-se a um estresse crônico e prolongado.
- O trabalho não concluído a tempo leva inevitavelmente a uma conversa desagradável com o cliente, parceiro de negócios ou gerente. Como resultado - todo o mesmo estresse.
- O tempo gasto no trabalho que não foi concluído a tempo não pode ser devolvido. Como resultado de prazos não cumpridos, todo o trabalho é muitas vezes em vão. Um concorrente o ignorou ou um pedido feito por você após o prazo acordado não é mais relevante. Quem precisa de sua árvore de Natal decorada com exclusividade no dia 10 de janeiro? Você perdeu força, mas na melhor das hipóteses nada, na pior - de novo, o estresse.
- Além de desperdiçar tempo e esforço, a falta de organização leva à perda de benefícios. Se o seu chefe for um "querido", ele simplesmente não vai lhe dar um bônus e, se não for, o que é mais provável, ele vai cortar ou até mesmo privar você do seu salário.
- Com uma violação sistemática do prazo, uma pessoa corre o risco de perder o emprego. No início, eles não confiarão mais nele, pelo menos tanto quanto em projetos significativos, então começarão a ignorá-lo completamente. Os rumores de sua incapacidade se espalharão muito além da empresa. E depois do despedimento, que neste caso é quase inevitável, a menos que o dono da empresa seja o seu avô amoroso, vai ser difícil para si encontrar um novo emprego. E como resultado, o quê? Isso mesmo - estresse ou até depressão.
Como definir prazos críticos e cumpri-los?
Qualquer pessoa pode seguir as regras do prazo. Qualquer violação é consequência de regime de trabalho e descanso impróprio. Para que nenhum dia seja desperdiçado, você não precisa ter habilidades sobrenaturais. Você só precisa colocar as coisas em ordem na sua cabeça e no local de trabalho. Então, vamos começar.
Elaboramos um plano de trabalho para o dia. É aconselhável fazer isso na noite anterior. Se você é uma "pessoa matutina" e levanta de madrugada cheio de força e energia, programe todas as coisas importantes e difíceis para a primeira metade do dia. Depois do almoço, faça algumas tarefas menos onerosas e exigentes. Se você é uma "coruja" e seu cérebro "acorda" ao meio-dia, faça a parte fácil do trabalho pela manhã e assuma as tarefas mentalmente mais caras à tarde.
Mas, em qualquer caso, atribua a maior parte da carga na primeira metade da semana, enquanto sua concentração é mais forte e seu nível de desempenho é maior. Com o planejamento certo, você sempre pode criar um "dia curto" na sexta-feira.
- Reserve um tempo para garantir. Se você precisar concluir o trabalho em uma semana, reduza seu próprio prazo para 5 a 6 dias. Assim você terá tempo para consertar as lacunas, melhorar o projeto criado. Se não for necessário nem um nem outro, você terá tempo livre à sua disposição.
- Prometa concluir o trabalho dentro do prazo, não só para você e para o cliente (gerente), mas também para os colegas e até mesmo membros da família. As datas faladas em voz alta estimulam você a ser mais dinâmico no trabalho.
- Coloque um "lembrete" no seu telefone. O som de notificações sobre a data de conclusão da obra também estimulará a sua conclusão antecipada.
- Mas, primeiro, coloque as coisas em ordem na sua área de trabalho, remova tudo que for desnecessário e que atrapalhe o trabalho. Crie um ambiente confortável.
Aprenda a dizer não à décima frase do dia para tomar chá, ir ao futebol ou a uma festa com os amigos. Mas, ao mesmo tempo, não exagere.
Não assuma um fardo opressor. Leve para o trabalho apenas o que você está pronto para realizar, sem perder a saúde. E, claro, não se negue o resto. Você pode subir muito rapidamente; demorará muito mais para se recuperar. Esteja ao ar livre com mais frequência. Pratique esportes. Tudo isso dará aceleração e estimulação à atividade cerebral. Durma pelo menos 8 horas à noite. Faça pausas curtas durante o dia também.
Como você pode ver, nem tudo é tão complicado quanto tudo genial. E lembre-se - a palavra "prazo final" tinha uma conotação triste há mais de um século e meio. Agora é uma tábua de salvação para qualquer pessoa moderna que deseja ter sucesso nesta vida, tanto no trabalho quanto em casa.