Auto desenvolvimento

O que ler para o autodesenvolvimento pessoal?

O que ler para o autodesenvolvimento pessoal?
Contente
  1. Instruções de livros para aprimoramento pessoal
  2. Como escolher?
  3. A melhor literatura para autodesenvolvimento
  4. Como ler corretamente?

O autodesenvolvimento nos permite seguir em frente, mudar nossas vidas, adquirir novos conhecimentos e habilidades úteis. E no caminho do autoaperfeiçoamento, muitos se perguntam quais livros podem se tornar assistentes, o que ler. Este artigo irá falar sobre isso.

Instruções de livros para aprimoramento pessoal

Ler livros para pessoas que escolhem o caminho da melhoria contínua de si mesmas é parte integrante da vida. A leitura se desenvolve em si mesma, enriquece o mundo interior da pessoa. É adequado para todos, mesmo aqueles que por algum motivo não podem se inscrever em cursos, assistir a aulas, escolas ou usar webinars.

A indústria de livros moderna está tentando satisfazer plenamente a necessidade dos leitores de literatura para o autoaperfeiçoamento. Nas livrarias, nas bibliotecas da Internet, existem secções especiais "Autodesenvolvimento", nas quais são recolhidos a literatura e manuais relevantes. Mas nem sempre os livros encontrados nessas seções serão capazes de satisfazer plenamente os leitores. Tal propósito muitas vezes esconde "conchas vazias" - livros que não trazem nenhum benefício, bem como literatura que pode ser interpretada como sectária.

Infelizmente, nenhuma biblioteca ou loja lhe dirá como escolher livros que realmente ajudem e se tornem seus livros de mesa.

Condicionalmente, os livros para autoaperfeiçoamento podem ser divididos em guias motivacionais, como fazer, biografias e ficção. Livros motivacionais e práticos são valiosos se forem escritos por psicólogos, psicoterapeutas e treinadores de renome mundial. Eles contêm técnicas do autor, dicas úteis, exercícios que ajudarão o leitor a dominar novas técnicas.

As biografias e memórias geralmente falam sobre pessoas cuja vida é um exemplo a seguir. Eles são um símbolo de luta, força interior. Algumas foram escritas pelos próprios heróis, outras pertencem à pena de biógrafos. A ficção para o autodesenvolvimento é a questão mais controversa. Alguém está mais perto de um clássico para a alma, alguém - dramas psicológicos ou histórias de detetive. Tudo depende de quais áreas de autodesenvolvimento uma pessoa designou para si mesma como prioritárias.

Como escolher?

Existem muitas ficções interessantes e literatura científica. Tudo depende de quão útil o livro será para você. E portanto primeiro, determine em que direção você pretende se desenvolver. Se uma menina ou mulher pensa nas razões do fracasso em sua vida pessoal, ela precisará de alguns livros. Se uma pessoa está determinada a superar sua timidez natural e aprender a se comunicar de uma maneira interessante, precisará de outra literatura.

Existem livros que cobrem as esferas máximas de nossa vida, basicamente são manuais para quem pretende compreender a si mesmo, sua psicologia, os motivos de seus atos e suas consequências. Faça uma lista de tópicos de seu interesse e tente selecionar livros de forma que eles cubram totalmente a área da vida na qual você está determinado a colocar as coisas em ordem - relacionamentos, crescimento profissional, comunicação, saúde, desenvolvimento intelectual, etc.

A melhor literatura para autodesenvolvimento

Para torná-lo conveniente para você, compilamos nossa própria classificação de livros para o autodesenvolvimento em direções e objetivos. Inclui os mais vendidos e as obras mais comentadas, psicologia clássica e exemplos de aspirantes a autores talentosos.

A maioria dos livros apresentados não tem limite de idade, neles tanto adolescentes como pessoas de 30 a 35 anos, e aqueles que já estão com mais de 50 anos, encontrarão muitas coisas interessantes para eles.

Para desenvolver o pensamento empresarial

Os livros nesta categoria não apenas o ajudarão a administrar seu negócio com mais eficiência, mas também fornecerão habilidades básicas e conselhos úteis que serão úteis em qualquer atividade profissional. Uma característica distintiva dessa literatura é que ela foi escrita principalmente por empreendedores talentosos com base em suas experiências pessoais e seus próprios erros.

  • “Pai Rico, Pai Pobre”, de R. T. Kiyosaki. Robert Kiyosaki, nativo do Japão, fez um negócio de sucesso nos Estados Unidos. No processo de criação de seu negócio, ele aplicou várias leis e regulamentos que se aplicam ao dinheiro. É a ignorância dessas leis, de acordo com Robert, que leva as pessoas a uma corrida constante e malsucedida pelo bem-estar financeiro. As regras descritas foram ditas a Robert por seu próprio pai, que era um funcionário público comum. Por observação, Kiyosaki emprestou muito do pai de seu camarada, um empresário de sucesso.

Comparando os dois modelos, o autor escolheu o segundo, e já muito jovem, tendo construído o seu próprio império financeiro, conseguiu sair da corrida pelo dinheiro e dedicar-se à educação dos outros.

  • "Pense e fique rico!" N. Hill. O psicólogo e jornalista Napoleon Hill decidiu publicar seu livro pela primeira vez em 1937. O autor não ensina esquemas de investimento eficazes, acreditando que a riqueza começa na mudança da maneira de pensar de uma pessoa. Todas as pessoas de sucesso, em sua opinião, compartilham traços comuns de pensamento que, em última análise, os levam à prosperidade. Hill sugeriu aplicar o conselho não apenas para obter bem-estar financeiro, mas também para obter sucesso em outras áreas da vida humana.Dezenas de milhões de volumes já foram vendidos em todo o mundo, e o livro chegou a ser indicado ao título do livro principal do século passado, devido ao enorme interesse dos leitores por ele.

  • "Quem roubou meu queijo?" S. Johnson. Ler este livro não leva muito tempo, normalmente leva meia hora para lê-lo. Uma pequena parábola foi contada por Spencer Jones com o único propósito de estimular as pessoas a iniciar mudanças internas em si mesmas. O livro será especialmente útil para aqueles que estão "presos" em um problema, não podem sair de sua zona de conforto pessoal e não conseguem lidar com a situação.

Apenas meia hora o ajudará a encontrar uma fonte de força interior para mudanças positivas e inevitáveis.

Para o desenvolvimento de memória e leitura rápida

Os livros desta categoria serão úteis para pessoas de todas as idades e ocupações, uma vez que tanto os adolescentes que farão treinamento intensivo quanto os aposentados, quem pretende manter a clareza de seu pensamento por muitos anos, precisa aplicar alguns exercícios.

  • "Melhore sua memória" T. Buzan. Tony Buzan criou sua própria técnica, que afirma que a memória é capaz de se autoexpandir. No livro, ele apresenta técnicas eficazes para aprender a memorizar rapidamente qualquer texto complexo, fala sobre os princípios da criação de imagens que ajudam a memorizar informações por muito tempo. Além disso, o leitor poderá se familiarizar com os fenômenos incomuns e surpreendentes da memória humana.

  • "Técnica de leitura rápida" O. Andreev. Este livro pode ser corretamente chamado de livro-texto fundamental para leitura dinâmica. O autor Oleg Andreev fornece métodos comuns e também compartilha suas melhores práticas pessoais. Os CDs podem ser obtidos com os livros, o que facilitará a parte prática das aulas.

Comunicação, liderança

O desenvolvimento da liderança é necessário não apenas para aqueles que ocupam posições de liderança ou apenas planejam ocupá-las. Em qualquer atividade, na comunicação fora do trabalho, na vida, serão úteis os princípios da comunicação eficaz, que serão ensinados nos livros seguintes.

  • Como fazer amigos e influenciar pessoas. D. Carnegie. O livro é uma coleção de dicas práticas para o dia a dia que ajudarão o leitor a relaxar, aprender a se comunicar de maneira interessante e fazer amizades úteis e agradáveis. O livro vai ajudar a superar os complexos existentes, a insegurança. Longas décadas, durante as quais o livro permanece uma área de trabalho para dezenas de milhões de leitores, mostraram que o conselho de Dale Carnegie "funciona" não apenas em termos de comunicação e relacionamento, mas também ajuda as pessoas a mudarem de vida, ganharem mais e adquirirem novos itens úteis hábitos.

  • "A personalidade de um líder" B. Tracy... Brian Tracy conduziu um estudo pessoal em grande escala sobre os personagens das pessoas mais bem-sucedidas e eficazes, cujos nomes são conhecidos em todo o mundo. Ele chamou a atenção para os acontecimentos de suas vidas, as decisões que tomaram em certas situações. Acabou sendo uma peça interessante, na qual Tracy também acrescentou métodos pessoais para alcançar o sucesso.

  • "Reconhecer um mentiroso pela expressão facial" P. Ekman. Paul Ekman é bem conhecido dos fãs da Teoria das Mentiras. O autor ensinará o leitor a reconhecer o engano pelas expressões faciais, expressões faciais e gestos do interlocutor. Além disso, o leitor poderá treinar na observação e concentração, já que a metodologia do psicólogo Ekman é baseada na concentração extrema e na atenção aos detalhes.

  • "Games People Play" por E. Bern... Um grande fã da psicanálise, Eric Berne, descobre os problemas psicológicos das relações entre as pessoas.

O livro será interessante para quem pretende resolver problemas com a família e amigos, para construir relacionamentos positivos com cônjuges, filhos, seus próprios pais, amigos.

Desenvolvimento da criatividade

Os livros nesta categoria são úteis para aqueles que pretendem expandir e desenvolver seu pensamento criativo, para pessoas de profissões criativas e aqueles que precisam de criatividade no pensamento.

  • "Lateral Marketing: Technology of Searching for Revolutionary Ideas" F. Kotler, F. Trias De Bes. O livro apresenta um método incrível de pensamento material, que o ensinará a ver o incomum e o criativo no comum. Muitos dos princípios deste trabalho se tornaram a base dos treinamentos que existem hoje para estimular o pensamento criativo.

  • “Seis chapéus do pensamento” por E. De Bono. A abordagem autoral de Edward De Bono ajudará a despertar os fundamentos do pensamento criativo em cada pessoa. Seis maneiras de pensar são apresentadas pelo autor em detalhes, métodos de trabalho com cada um dos tipos são descritos.

  • "Truques da língua - mudando crenças com a ajuda da PNL" R. Dilts. Robert Dilts é um dos mais renomados praticantes de PNL do mundo. Ele criou sua própria metodologia que ajudará não apenas a desenvolver a comunicação, mas também a formar um senso de harmonia interior, revisando as habituais atitudes "inibidoras" que absolutamente todas as pessoas têm.

Clássico

A literatura clássica também será útil para o autodesenvolvimento, por exemplo "The Master and Margarita" de M. Bulgakov, "The Little Prince" de Exupery, "Atlas Shrugged" de Ayn Rand, "Lord of the Flies" de Golding, " 451 graus Fahrenheit "por Bradberry. Os psicólogos recomendam a releitura de livros que foram amados na infância. Freqüentemente, uma segunda ou terceira leitura revela algo novo e interessante em uma obra familiar que o leitor nunca viu antes.

Moderno

Os autores modernos oferecem muitas idéias novas e interessantes e seus próprios pontos de vista sobre o autodesenvolvimento. Os livros a seguir irão ajudá-lo com isso.

  • "100 maneiras de mudar a vida" L. Parfentieva. Larisa Parfentieva é amplamente conhecida pela comunidade da Internet. Ela mesma mudou radicalmente sua vida, depois do que se tornou autora de histórias incríveis baseadas em eventos reais contados por usuários. Um incrível livro motivacional o ajudará a encontrar uma saída para qualquer situação difícil.

  • "Este ano eu ..." MJ Ryan. O livro é direcionado para aqueles que já perceberam plenamente seus hábitos negativos e bloqueios que dificultam o desenvolvimento. Ela irá ensiná-lo a mudar hábitos, sempre cumprir as promessas feitas a si mesmo e alcançar os objetivos desejados.

  • “Entre Obrigatório e Desejo” E. Luna. O livro o ajudará a encontrar seu verdadeiro propósito de vida, revelar seus sonhos, desejos e começar a seguir a voz de sua intuição e alma.

Para crescimento espiritual

Todos os livros do psicoterapeuta Valery Sinelnikov e os livros de Louise Hay serão úteis para o crescimento espiritual. Eles ensinam o pensamento positivo como uma forma de elevar o próprio "eu" a um nível superior de desenvolvimento, no qual o próprio Universo começará a ajudar a pessoa a se tornar mais saudável e feliz. Também preste atenção a esses livros.

  • "Saia da sua zona de conforto" B. Tracy.

  • “O Monge que Vendeu Sua Ferrari” por R. Sharma.

  • “On the Limit” de E. Larssen.

Como ler corretamente?

Não leia livros de autoajuda como faz com a ficção. Não tenha pressa, siga estas recomendações.

  • Faça anotações nas margens e volte a elas com frequência.

  • Depois de ler o capítulo, você deve parar e experimentar os métodos propostos na prática.

  • Mantenha registros de suas próprias observações e mudanças. Isso o ajudará a não “engolir” centenas de volumes que são desnecessários e ineficazes para você, escolhendo apenas os livros que realmente têm um efeito positivo.

  • Encontre pessoas com a mesma opinião com quem você possa discutir o que leu. Se não houver essas pessoas no ambiente, você pode bater um papo com outros leitores em fóruns temáticos na Internet.

sem comentários

Moda

a beleza

casa