Como aprender a ler rapidamente?
Ler é a maior habilidade, um processo psicológico complexo, trabalho 100% mental. Pode parecer fácil de fora, mas se você observar como as aulas de leitura são difíceis para as crianças, como é difícil para uma pessoa dominar a habilidade depois de sofrer lesões e distúrbios cerebrais, fica claro que isso dá muito trabalho.
Na leitura, os centros motor, auditivo e visual dos lobos frontais do córtex, bem como as zonas da fala do hemisfério dominante, estão sincronizados.
Características da técnica de leitura rápida
A velocidade de leitura não é apenas uma qualidade desejável para muitas pessoas, mas também um excelente teste psicofisiológico. Para transformar ícones em preto e branco em informações significativas, o cérebro se esforça, decodifica símbolos. Quanto mais uma pessoa lê, mais esse processo se acelera. Para pessoas com leitura rápida, leva frações mínimas de segundo, mas pessoas com habilidades de leitura fracas precisam pronunciar as palavras para si mesmas.
Sabendo que mesmo jogos intelectuais (por exemplo, xadrez) não superam a leitura em termos de eficiência do processo de pensamento, quero ler rápido, muito, literalmente agarrando informações na hora. E isto você pode realmente aprender.
Ler é uma habilidade que é alcançada principalmente por meio da prática. E você precisa começar a treiná-lo com uma ação simples: não diga as palavras para si mesmo, mas apenas deslize os olhos ao longo das linhas. A princípio parece difícil, é difícil entender o significado, mas aos poucos tudo se ajusta.
E (não há como escapar disso) a leitura rápida está associada à qualidade e à quantidade da leitura. Se você abrir o livro uma vez por semana, não espere resultados altos.
Os especialistas fornecem as seguintes dicas para se treinar para ler muito:
- ler no transporte, na fila do médico, no banheiro, na cozinha enquanto a sopa está sendo preparada - para você não apenas passar o tempo forçado na “parada”, mas gastá-lo com benefício;
- telefones e computadores - os mesmos livros, "leitores" eletrônicos podem não ser agradáveis visualmente, por sensações, mas o princípio do fluxo de informações para o cérebro ainda é o mesmo;
- não tenha preguiça de reler livros, volte às suas obras favoritas da juventude;
- não se apresse em dominar a lista dos “100 livros que todos deveriam ler”, isso é só uma corrida, a qualidade da leitura durante ela pode sofrer muito;
- certifique-se de ler quaisquer poemas (mas melhor - os bons), ele desenvolve a memória, faz o cérebro funcionar ainda mais intensamente e tem um bom efeito psicoemocional na pessoa.
Resumindo, o primeiro passo para uma leitura rápida é a leitura múltipla. Substitua a navegação sem fim nas redes sociais por um bom livro e você não transformará seu cérebro em um lixo de informações.
Técnicas básicas
A leitura rápida é necessária para para que você não gaste muito tempo em um livro, mas possa ler uma pilha inteira de trabalhos úteis e interessantes em um mês. E se você ainda começar a ler vários livros em paralelo, então, relativamente falando, você escreverá uma carta dourada para o seu cérebro em um “simulador intelectual”.
Existem várias técnicas de leitura dinâmica: você pode começar com a que preferir. A regra básica é ler todos os dias. Você pode trabalhar com leitura dinâmica, com leitura diagonal - cada técnica envolve uma série de truques simples. Eles permitem que você leia o texto com rapidez e compreensão.
Aumente o seu ritmo de leitura
O primeiro passo é suprimir a subvocalização. Você pode não ler o texto em voz alta, mas dentro de si mesmo, você ainda o fala. Se você for solicitado a ler uma passagem de texto em 1 minuto, é improvável que você seja capaz de pronunciar mais de 180 palavras durante esse tempo. Mas quando a velocidade de percepção da informação literal aumenta, você não será capaz de pronunciar as palavras rapidamente, e a subvocalização irá interferir no aprendizado da leitura rápida.
Como se livrar da pronúncia interna do texto:
- durante a leitura, simplesmente pressione a língua no palato;
- aperte a ponta do lápis com os dentes;
- coloque o dedo nos lábios.
Leva tempo para dominar essa habilidade, mas preste atenção na leitura todos os dias.
O próximo passo é evitar regressões. Isso significa que você não precisa voltar aos fragmentos lidos. A maneira mais fácil de fazer isso é deslizar o dedo ao longo das linhas (como na primeira série). Os leitores podem ter programas especiais que destacam o texto em cores. Com o tempo, você descobrirá que o texto a seguir ajudará seu cérebro a preencher os espaços em branco, caso tenha perdido algo nas páginas anteriores.
Melhorar a concentração da atenção também ajuda a aumentar o ritmo da leitura. E treina muito bem também. Um exemplo simples: em uma folha de papel, digite os nomes das cores, mas para "confundir" o cérebro, destaque-as com cores diferentes. Por exemplo, imprima a palavra "vermelho" em azul e a palavra "branco" em laranja. E o treinamento de concentração reside no fato de que você precisa nomear em voz alta não a palavra, mas a cor com a qual ela foi impressa.
E aplicativos especiais que desenvolvem a visão periférica também são úteis para aumentar o ritmo da leitura. Você só precisa treinar em uma linha, onde palavras com uma letra no meio destacada em uma determinada cor aparecem em velocidades diferentes. É assim que uma pessoa aprende a perceber a palavra inteira.
Abandone os maus hábitos
Ler é trabalho. Pode ser agradável, emocionante, inspirador, amado, mas ainda assim é um trabalho. Aprender a ler rapidamente só pode ser feito com alta concentração no objetivo. E o principal inimigo nesse caminho é o hábito da distração.
O que interfere na leitura:
- multitarefa - se você está lendo, ao mesmo tempo não precisa navegar nas redes sociais, olhar para os mensageiros instantâneos e se distrair com o café com muita frequência;
- vincular o ritual de leitura à comida, por exemplo: é claro, você frequentemente pegará um livro se o fizer no processo de absorção de alimentos, mas é melhor não formar tais conexões associativas (e é perigoso para uma figura, e a qualidade da leitura é prejudicada);
- más condições - iluminação insuficiente, postura incômoda, madrugada levam ao fato de que sua saúde piora e torna menos provável que você pegue um livro ou um "leitor";
- falta de rituais agradáveis - para começar são necessários, pode ser uma vela aromática acesa, um pijama aconchegante, o silêncio em casa.
Vai te ajudar e lendo diários. Arranja um lindo caderno no qual você será um crítico literário.
Escreva um pouco sobre cada livro que você lê: impressões, emoções, pontos fortes, seus pensamentos. Isso alimenta o interesse pela leitura e, novamente, estimula o cérebro.
Mude a maneira como você lê
Você pode visualizar o material antes de ler. Isso formará uma ideia do conteúdo do texto e até mesmo se tornará uma avaliação - seja para fazer a leitura. Para uma visualização, tente ler todo o primeiro parágrafo, a primeira frase de cada parágrafo subsequente e o último parágrafo por completo.
De que outra forma mudar a maneira como você lê:
- preste atenção aos títulos, palavras destacadas e listas com marcadores - isso não dá uma compreensão completa do texto, mas estrutura-o bem, um plano de leitura de pontos importantes já está formado na sua cabeça;
- procure as palavras principais - isolar palavras-chave ajuda a captar a essência do material sem se distrair com os detalhes (ao estudar grandes quantidades de informações para um exame ou teste, essa é uma habilidade muito valiosa);
- pule as partes do texto que você já conhece;
- conecte as idéias do texto com aquelas coisas que você já sabe;
- use um marcador de texto ao ler (isso se refere principalmente à literatura educacional).
Usando as palavras destacadas no texto, você pode restaurar seu significado, pensamentos principais, e isso será um excelente suporte ao responder o exame.
Método Tim Ferriss
Tim Ferriss, autor de Como trabalhar 4 horas por semana ..., desenvolveu uma técnica que triplica a velocidade de leitura. E toda a técnica, de fato, consiste em duas técnicas definidoras.
- Lápis. É simples - na hora da leitura, você usa um lápis, que ajuda a acompanhar o texto e também dita o ritmo. Isso ajuda a não saltar os olhos sobre as linhas, a não retornar à leitura (recusa da regressão).
- Não no começo. Comece cada nova linha do texto não a partir da primeira, mas pelo menos a partir da terceira palavra. E termine de ler a linha também três palavras antes de terminar. Tente pensar o resto das palavras usando o contexto, ou ainda melhor - capture com a visão periférica. Mesmo que a princípio o significado se perca, continue persistentemente - os olhos precisam se adaptar à nova velocidade de leitura. Com o tempo, a compreensão virá.
Vale ressaltar que a primeira técnica ajuda a dominar a segunda. Leitores não treinados, Ferriss garante, passam grande parte do tempo lendo no campo. E passam 20% do tempo de leitura em uma seção da página com nenhuma informação.
Exercícios
Ler com fluência, facilidade e atenção, mantendo o ritmo, é um objetivo maravilhoso. É adequado para um adulto, mas os alunos também podem tentar treinar a habilidade.
Existem 10 exercícios de leitura de grande velocidade.
- Lendo com um ponteiro... O método do lápis é básico, então você não pode fugir dele. E para não se sentir um colegial (se você não for colegial) troque o lápis, por exemplo, por sushi, escova, espeto. Este exercício mais simples aumentará sua velocidade de leitura.
- "Ponto Verde". No centro da página com qualquer texto, desenhe um ponto verde, olhe para ele por 10 minutos. Imagine esse ponto em sua mente antes mesmo de ir para a cama, mesmo com os olhos fechados enquanto estava deitado na cama. E faça essa concentração no ponto todos os dias por 7 a 10 dias. Depois disso, comece a olhar para o texto que rodeia o ponto. Você não precisa ler as palavras - você só precisa vê-las.
- Leia de cabeça para baixo. A diversão das crianças alegres treina perfeitamente o cérebro e promove a leitura dinâmica. Tente ler primeiro uma frase, depois um parágrafo, depois dois.
- Imprima qualquer texto desconhecido. Sele seus locais individuais (pequenos, não mais largos que 1 cm) com adesivos coloridos. Leia o texto para você mesmo, reconstruindo-o em sua mente. Na próxima lição, cole os fragmentos maiores já.
- Mapeie o texto em sua mente. Para fazer isso, basta deslizar a página e dar uma olhada. Seu cérebro já começou a memorizar o texto.
- Antes de invadir o texto, lembre-se de tudo o que você já sabe sobre o assunto.... O único interessante é aquilo que já é comparável com a experiência, com a informação disponível. Portanto, o interesse deve ser despertado por uma avaliação preliminar dos conhecimentos disponíveis.
- Pegue qualquer texto, desenhe uma linha ondulada na página (duas dobras). Você pode usar um ponteiro para ajudar a mover os olhos durante a leitura. Quando há uma sensação de que o olho é capaz de captar a maioria das palavras, a linha geral pode ser endireitada.
- Leia sem palavras curtas. Existem tais simuladores: o programa remove automaticamente preposições, pronomes e interjeições do texto. E você precisa ler este texto.
- Leia textos escritos ao contrário... Etyatic ytsket, eynnasipan modaz derepan.
- Leia textos que não contenham letras. O cérebro começará a terminar de construir palavras, e isso também treina muito bem a leitura dinâmica. Também pode ser poesia.
Tecnologias de leitura com altas taxas de retenção
É ótimo não só ser capaz de ler muito e rapidamente, mas também memorizar o que você leu. E, neste assunto, você precisa entender - treinar a atenção será a prerrogativa. Este é o conceito-chave de alta memorização.
Características dos fatores de atenção:
- concentração - o nível de sua compostura;
- a firmeza mostra por quanto tempo você pode se concentrar;
- mudança de atenção - a rapidez com que você pode mudar o objeto de concentração;
- volume - o número de itens captados pela atenção, desde que sejam apresentados rapidamente.
A norma diária obrigatória de atenção é 2-3 jornais, 1 revista, 100-150 páginas de qualquer livro.
Agora vamos dar uma olhada nas tecnologias mais interessantes para leitura com memorização.
- Recontar. Leia uma página de qualquer texto em sua velocidade máxima. Deixe o livro de lado. Conte novamente o que você leu em voz alta. Se você fizer isso, a probabilidade de que em 3-7 dias se lembre do que leu é alta. Se você ignorar a recontagem, a informação residual em uma semana pode ser igual a algumas linhas.
- Treine-se para trabalhar manualmente com texto pela primeira vez... Destaques, sublinhados, traços de lugares importantes no texto são usados. Se você também for um visual, este é um hábito particularmente valioso para você. Melhor lembrar de informações ajuda na sua divisão (pensamentos principais, esclarecimentos importantes), e os fragmentos selecionados são mais fáceis de lembrar visualmente.
- Leia uma página de texto muito rapidamente... Tente (você pode na frente de um espelho) lembrar o conteúdo do primeiro parágrafo e depois do último. Leia o texto novamente. Escreva em uma folha de papel 5-6 teses do texto, que permitam não só compreender o seu significado, mas sirvam de suporte para a recontagem.
- Crie o hábito de memorizar poesia. É adequado para adultos e crianças. A norma padrão é um poema por semana (pelo menos 5 "colunas"). Para as crianças, este é um dos melhores treinamentos de memória, assim como o desenvolvimento da fala, da atitude emocional em relação à leitura, etc. Os adultos também, após alguns meses memorizando poemas semanais, perceberão que sua memória melhorou. Surpreendentemente, a velocidade de leitura também aumentará.
- Ler à noite... Num ambiente calmo e tranquilo, não "temperando" a leitura com algo saboroso, não ligando a TV ao fundo. 30-60 minutos de leitura concentrada. Depois disso, tome um banho e durma imediatamente. De manhã, tente repetir o que leu para si mesmo. Isso ajuda a muitos - o texto é lembrado em detalhes.
- Escreva declarações. Repita este exercício escolar 2-3 vezes por semana. Leia um artigo, uma página de um livro ou uma parte de um parágrafo de estudo. Leia rapidamente, uma vez, e depois escreva um resumo deste texto (você também pode imprimir). A questão não é que você deve escrever perto do texto, mas substituir deliberadamente as palavras por sinônimos, reestruturando o texto. Este exercício permitirá que você aprenda a ler de forma que a informação seja lembrada não como aparece no texto, mas da maneira que é mais conveniente para você entendê-la e reproduzi-la.
Recomendações
Pequenos segredos que você talvez não conheça antes o ajudarão a ter sucesso na leitura rapidamente.
- Meia hora por dia - obrigatório... Este é o mínimo do qual você nunca deve se desviar. Com o tempo, você descobrirá que o gerenciamento do tempo talvez precise ser trabalhado. Conte quanto tempo você gasta nas redes sociais, navegando em sites de notícias e assistindo a vídeos. A resposta pode surpreendê-lo, e depois disso será constrangedor dizer que não há tempo para ler.
- Leia livros sobre pacotes. Por exemplo, você está interessado na história do Egito Antigo. Encontre de 5 a 6 livros recomendados por especialistas sobre o assunto e leia-os em um mês. Primeiro, você obtém informações versáteis, não limitadas a uma fonte. Em segundo lugar, você aprende a analisar, comparar, tirar conclusões. Em terceiro lugar, o apetite vem com a alimentação - você quer ler mais.
- Tire fotos dos livros que você leu durante um determinado período... Uma pilha de livros sobre a mesa - e uma foto. E guarde essas fotos em uma pasta separada. Inconscientemente, você desejará aumentar a pilha. Se você lê e-books, faça listas de leitura por um mês, um ano e tire fotos também.
- Tenha uma estante aberta em casa. Essa técnica é especialmente útil para crianças. Os livros são colocados nesta prateleira não com a lombada primeiro, mas com a capa. A criança não vê o "flanco" do livro, mas sua capa, e isso por si só atrai, obriga-a a pegar o livro nas mãos.
- Se você quer ensinar seu filho a ler, o método mais eficaz é muito simples - leia você mesmo.... Se uma criança vê que os pais em casa costumam se sentar com um livro, ela inevitavelmente copiará o comportamento dos pais. Se você se contenta apenas com ensinamentos morais e exemplos de sua infância, isso não funciona.
- Primeiro um livro, depois um filme. Às vezes é possível e vice-versa. Mas a primeira opção é mais interessante e benéfica para o cérebro. Ao ler um texto, você o visualiza em sua cabeça, o constrói e faz um trabalho mental sério. E então você pode comparar suas performances e como o diretor as viu.
- Comece hoje. Não confie nas férias de segunda-feira, ano novo. Pegue um livro hoje e comece a ler. O conhecimento não é supérfluo, o trabalho mental consiste em novas conexões neurais.
E lembre-se também de que muitos cientistas, professores, ganhadores do Nobel têm fígados longos. Talvez porque seus cérebros estejam constantemente procurando coisas novas, aprendendo coisas novas e explorando. E a leitura é a opção mais acessível para esse treinamento cerebral.