Auto estima

Autoestima: o que é e como desenvolvê-la?

Autoestima: o que é e como desenvolvê-la?
Contente
  1. O que é isso em psicologia?
  2. Por que é importante se valorizar?
  3. Razões para subnotificação
  4. Como desenvolver?
  5. Como devolver?

Quando uma pessoa se trata mal, as pessoas a tratam da mesma maneira. A auto-estima é baseada em muitos pontos. Quem se trata com respeito jamais se deixará insultar por outras pessoas, nem xingará em voz alta, beberá cerveja ou fumará. Paternidade e auto-estima andam de mãos dadas. E para encontrar informações mais detalhadas, você precisa ler os pontos abaixo.

O que é isso em psicologia?

É geralmente aceito que a auto-estima é uma atitude objetiva de uma pessoa em relação a si mesma e ao seu próprio significado. Essa definição também afirma que uma pessoa que se respeita tem autoestima. Essa característica de uma pessoa se forma desde o momento de seu nascimento e a acompanha por toda a vida. Os objetivos traçados desempenham um papel muito importante na sua formação.

A auto-estima é projetada para regular as atividades de qualquer indivíduo. Quanto mais ele se valoriza, mais efetivamente sua atividade se manifesta. Além disso, esse fator também afeta o comportamento do indivíduo.

Novamente, quanto melhor uma pessoa se sente sobre si mesma, melhor se torna seu relacionamento com as outras pessoas e com o meio ambiente.

Por que é importante se valorizar?

Alguns acreditam que quando uma pessoa é muito reverente a respeito de si mesma, ela tem inclinações egoístas. Essas crenças costumam ser errôneas, e aqui está o porquê. Apreciar o mundo ao seu redor e as pessoas é muito importante. Porém, se não cuidarmos de nós mesmos, não seremos capazes de trilhar o caminho da autorrealização. Lembre-se de que a personalidade de uma pessoa depende totalmente de seu pleno desenvolvimento. É necessário que a auto-estima seja de alta qualidade, ou seja, você deve experimentar uma atitude adequada para consigo mesmo. Saiba que a autoestima de uma pessoa pode ser assim.

  • Muito alto. Nesse caso, a pessoa estabelece metas sem desconforto. Como resultado, ela os alcança. Normalmente, as pessoas com esse nível de atitude em relação a si mesmas nunca dão desculpas na frente das outras pessoas e não esperam sua aprovação.
  • Nível médio de autoestima experimentado por um grande número de pessoas. Normalmente, o indivíduo médio confia nas opiniões dos outros. No entanto, essas pessoas nem sempre se relacionam com confiança com a opinião externa e, mesmo assim, precisam de confiança e respeito. São esses fatores que ajudam a realizar a si mesmo.

A auto-estima molda o caráter de uma pessoa. Por que ainda é tão importante para qualquer indivíduo? Porque uma pessoa que se valoriza muito tem essas qualidades.

  • Ele tenta não entrar em conflito, não discute as ações de outras pessoas.
  • Monitora sua própria saúde e a saúde de seus entes queridos.
  • Ele não se compara com outras pessoas, mas tem orgulho de suas realizações pessoais.
  • O autoaperfeiçoamento constante está em andamento.
  • Ele entende as pessoas e está constantemente trabalhando para melhorar seu eu.

A auto-estima é um bumerangue. Se você executá-lo constantemente, ele continua voltando. Nomeadamente: se você parar de experimentar uma atitude elevada em relação a si mesmo e demonstrá-la na sociedade ao seu redor, você se tornará desinteressado para esta sociedade. O respeito próprio também pressupõe amor ao próximo. Quanto mais você dá amor, mais o receberá de volta. E se uma pessoa deixar de se valorizar, as pessoas deixarão de apreciá-la. Lembre-se de que valorizar a si mesmo por quem você é significa mostrar sua personalidade e sua singularidade. Novamente, se uma pessoa carece de respeito próprio, ela começa a ter complexos na frente de outros representantes da humanidade. Por sua vez, isso leva à minimização da comunicação com as pessoas. Isso significa que o respeito próprio é muito importante para a socialização plena de qualquer indivíduo.

Vamos dar um exemplo. Existem pessoas que têm defeitos externos: sobrepeso, acne, falta de belas características faciais, etc. No entanto, eles são procurados e ninguém ri deles. Por que isso acontece? Porque eles foram capazes de superar seus complexos e passaram a se respeitar pelo que são. O respeito próprio ajuda a pessoa a estar em harmonia consigo mesma. Ele irradia luz e alegria, com as quais "atrai" outras pessoas para si. Saiba que ao irradiar positivamente, você receberá uma resposta positiva, mas se ao contrário, sofrerá as negativas do meio ambiente.

Sem respeito próprio, uma pessoa pode começar a agir da maneira errada e sofrer com isso. Por exemplo, uma mulher que não respeita a si mesma pode se casar com um homem mau. Quando ele sentir as fraquezas de seu caráter, ele começará a zombar dela: beber, trazer outras mulheres para dentro de casa, não trabalhar e viver às custas dela, etc. se tornará muito deplorável. Portanto, você pode e até precisa se valorizar.

Existe uma coisa chamada autopreservação. Graças ao respeito próprio e ao orgulho, uma pessoa é capaz de manter seu mundo interior como está.

Razões para subnotificação

Se uma pessoa começa a viver mal, seu nível de auto-estima diminui gradativamente. Por que esse problema ocorre?

  • Se uma pessoa tem um nível muito alto de reivindicações, o que é incomensurável com suas capacidades, sua auto-estima começa a cair. Porque? Devido ao aparecimento de falhas. Tendo estabelecido objetivos irrealistas, a pessoa exigente começa imediatamente a cumpri-los. Para isso, ela despende muita energia e oportunidades. Quando o recurso se esgota, primeiro vem o pânico e depois a apatia. A pessoa se torna indiferente ao mundo ao seu redor, incluindo a si mesma.
  • Depois de se separar de um ente querido, uma pessoa excessivamente impressionável pode perder o controle de si mesma e, então, cair em depressão, iniciar o processo de autoflagelação e perder o respeito próprio.
  • Vários vícios podem levar à perda de uma das principais qualidades de uma pessoa. Por exemplo, o vício em drogas ou o alcoolismo levam à degradação da pessoa e, então, o respeito próprio desaparecerá inevitavelmente.
  • A perda de auto-estima pode ser atribuída à infância. Se um indivíduo cresceu e experimentou humilhação constante, então o nível de sua auto-estima já estava em um nível baixo. Qualquer estresse, neste caso, levará à perda final de uma atitude elevada em relação a si mesmo.
  • O desempenho malsucedido também leva ao fator acima.

Como desenvolver?

A personalidade deve sempre se desenvolver e seguir em frente, não importa o que aconteça. E ela é simplesmente obrigada a desenvolver em seu caráter uma qualidade tão importante quanto o respeito próprio. Você pode aumentar seus sentimentos sobre si mesmo com a ajuda das recomendações abaixo. Então, como você melhora sua auto-estima?

Nos homens

Um homem deve ser forte em espírito. No entanto, essa condição pode ser satisfeita somente quando o respeito próprio vem. Isso dará uma oportunidade de auto-realização e cumprimento das tarefas atribuídas. Para fazer funcionar, tente basear suas ações nos seguintes pontos.

  • Pare de ficar viciado em maus hábitos. Muitas pessoas não gostam do cheiro de álcool e cigarros. Portanto, eles podem tratá-lo de forma inadequada, contando com suas primeiras sensações.
  • Comece a melhorar fisicamente. Compre um passe mensal para a academia ou inscreva-se no fitness. Assim, você pode melhorar significativamente sua saúde e elevar sua autoestima.
  • O autoaperfeiçoamento mental levará qualquer pessoa ao conhecimento. Ao se inscrever em cursos de atualização, você pode aumentar seu nível de habilidade e ser muito requisitado no trabalho. Isso significa que sua atitude em relação a você mesmo mudará para melhor.
  • Mude sua imagem. Se você parece muito modesto em termos de roupas e forma, comece a aumentar seus músculos e a mudar seu guarda-roupa. Deixe seu novo visual mais esportivo. Pessoas de sucesso tentam fazer com que sua aparência pareça perfeita.
  • Se você costumava gastar toda sua energia e tempo na manutenção de sua aparência - vestiu-se na moda, seguiu a figura e depois começou a desenvolver suas habilidades mentais para melhor. A paixão pela psicologia e outras ciências fará bem a você. Numa conversa, a partir dos conhecimentos adquiridos, pode surpreender os interlocutores e ganhar o seu respeito.

Lembre-se, para começar a respeitar a si mesmo, você precisa mudar de ideia. Portanto, trabalhe consigo mesmo, busque a todo o tempo novos caminhos que o levem ao desenvolvimento de sua personalidade. Então você começará a irradiar energia interior que o levará à verdade.

Entre mulheres

As mulheres são criaturas muito impressionáveis. Qualquer palavra errada pode desequilibrá-los. Portanto, são eles que precisam abordar a questão da autoestima da forma mais cuidadosa. Se você acha que está perdendo o controle de si mesmo e, consequentemente, da autoestima, tente as dicas a seguir.

  • Pare de ter ciúme dos outros e, antes de tudo, de suas namoradas. A inveja consome uma grande quantidade de energia. Por causa disso, sua aura perde força e você se torna vulnerável. Como resultado, qualquer mau-olhado ou um palavrão falado em sua direção pode causar danos, que serão multidirecionais.
  • Livre-se dos maus hábitos.
  • Cuidado com a sua figura. Uma aparência impecável dá a qualquer mulher confiança em suas habilidades. Lembre-se de que você é saudado por sua aparência e só então a mente é julgada.
  • Se você acha que sua aparência precisa de algum ajuste, mude-o. Mude o seu penteado, compre roupas chiques. Se você não sabe como fazer isso, entre em contato com um especialista.
  • Coma direito. Essas medidas permitirão que você "brilhe" por dentro. A pele ficará mais bonita e o cabelo e as unhas terão um belo brilho.
  • Envolva-se no autodesenvolvimento. Ler várias literaturas e conhecimentos no campo da ciência o ajudará a criar a imagem de uma pessoa bonita e bem-sucedida.

Em relacionamento

Nunca deixe ninguém ser desrespeitoso com você. No entanto, você também precisa monitorar suas ações para não prejudicar o orgulho de seus entes queridos. E para isso você precisa tentar aplicar as seguintes ações na prática.

  • Se você está em um relacionamento com uma pessoa ou morar no mesmo apartamento com entes queridos (pai, mãe), depois aprender a respeitar seus desejos e necessidades. Se você ou eles não gostam de algo, tente encontrar um meio-termo. Assim, vocês serão capazes de se comunicar com calma e não interferir uns nos outros.
  • Cada um tem suas próprias características e desvantagens pessoais. Seus entes queridos também os têm. Portanto, você não deve prestar atenção a esses fatores, muito menos focar a atenção neles, e também zombar deles.
  • Todos nós temos certas posições. Você também os tem. Portanto, aprenda a suportar a posição de seu parceiro ou entes queridos.
  • Dizem que não há disputa sobre sabores. Portanto, considere os gostos das pessoas ao seu redor. Então você será tratado de acordo.
  • Você não pode rir dos sentimentos de uma pessoa. Se você fizer isso, os outros não reconhecerão mais os seus sentimentos.

Como devolver?

Para recuperar o respeito por si mesmo, é necessário começar pelas áreas que estão diretamente relacionadas com a elevação do nível de uma atitude elevada em relação a si mesmo, portanto, é necessário começar a implementar os seguintes pontos. Acredite em mim, depois de cumprir essas condições, você restaurará gradualmente seu equilíbrio energético e se tornará muito mais forte. Então, o que precisa ser feito?

  • Algumas pessoas têm medo de alguma coisa o tempo todo. Portanto, eles tentam não correr riscos. Porém, é necessário pelo menos às vezes, mas para arriscar. Antes de fazer isso, calcule todas as suas ações corretamente. Então você pode obter um tremendo impulso e sucesso. Lembre-se de que nada o traz de volta à “vida” mais do que a alegria de vitórias ativas.
  • Uma pessoa que vive sem um objetivo vive muito chata e desinteressante. Sem motivação, não há desejo. A personalidade é tão organizada que deve ter quaisquer desejos. Por exemplo, alguém deseja alcançar alturas na ciência e tem sucesso em se casar (se casar) ou se tornar um empregado procurado em uma grande empresa. Quando os objetivos são alcançados, a vida se torna mais interessante.
  • Viva abertamente e faça contato com as pessoas mesmo quando não tiver vontade. Assim, você pode mostrar aos outros que é uma pessoa completamente normal, com quem pode ser amigo e se comunicar. Não esconda seus sentimentos, mostre interesse por todas as pessoas ao seu redor. Então você se tornará um amigo e parceiro insubstituível para eles.
  • Tome as decisões certas e tire as conclusões necessárias. Calcule a utilidade de suas decisões. As ações certas irão ajudá-lo a se tornar uma pessoa confiante e este é um caminho direto para a auto-estima.
  • Para que todos os seus desejos e esperanças se realizem, é necessário que tenha passado um certo tempo. Aprenda a esperar. Se você concebeu algo, não precisa ficar chateado se suas ideias não se concretizarem em um instante.

Nada mudará do fato de que você ficará chateado com isso o tempo todo. Portanto, aprenda a abandonar a situação. Então será muito mais fácil esperar coisas boas da vida.

sem comentários

Moda

a beleza

casa