Descrição das técnicas de diagnóstico de autoavaliação
O mais importante regulador do comportamento de um indivíduo, sua atividade de aprendizagem, trabalho, comunicação e autoeducação é a autoavaliação. Os estudos diagnósticos auxiliam o sujeito a atingir uma autoestima objetiva, aprender a controlar e avaliar criticamente suas ações, encontrar erros e maneiras de eliminá-los.
Características da formação da autoestima
Qualquer um tem tendência a se comparar a outras pessoas. Com base nisso, sua auto-estima é formada. O próprio conceito inclui a avaliação de uma pessoa de suas qualidades, capacidades, habilidades e características de suas próprias atividades... A autoestima tende a mudar dependendo do sucesso nos estudos e no trabalho, por estar em uma determinada faixa etária.
Nos primeiros estágios de desenvolvimento, o bebê avalia principalmente as qualidades e capacidades físicas pessoais.... A criança se considera uma pessoa inteligente, forte, bonita e grande. Mais tarde, ele começa a perceber suas ações, ações, habilidades práticas e valores morais. O relacionamento entre o filho e os pais tem uma grande influência. Um difícil estado emocional é vivido por adolescentes que começam a se sentir uma pessoa madura e se sentem oprimidos pela restrição de sua vontade e pelo controle constante dos adultos. A auto-estima dos adolescentes é colocada em um grande teste.
Crianças com autoestima adequada sociável, ativo, engenhoso, não desprovido de senso de humor. Eles fazem contato com outras pessoas de boa vontade. Baixa percepção a si mesmo leva à passividade, desconfiança, vulnerabilidade excessiva e ressentimento. O medo de ser pior do que as outras crianças leva à recusa em participar de várias atividades. Crianças com alta autoestima muitas vezes expressam agressão para com outras crianças, porque os outros devem obedecer apenas a eles e fazer o que desejam.
A personalidade é formada como resultado da adaptação social. A auto-estima se reflete nas interações com estranhos. Afeta o futuro destino de uma pessoa.
Para seguir em frente, você precisa fortalecer e aumentar a confiança em si mesmo, em suas próprias capacidades. Você pode descobrir sua auto-estima usando várias técnicas.
Métodos de diagnóstico populares
Você pode verificar o nível de desenvolvimento da autoestima em crianças e adultos por meio de vários procedimentos diagnósticos. Eles ajudam a obter uma visão holística da idade e das opções individuais de autoavaliação.
"Escada"
Este método envolve identificar a atitude geral da criança em relação a si mesma e como, em sua opinião, os outros se relacionam com ela. Tcome pode ser usado para o estudo diagnóstico de crianças de três anos de idade ou mais. Para fazer o diagnóstico, você precisará de uma escada de madeira ou de dez degraus desenhada, a figura de um homem, um pedaço de papel e um lápis. Primeiro, a criança é convidada a sentar as crianças na escada: os melhores amigos devem ser colocados no degrau de cima e, portanto, as crianças muito ruins devem estar no degrau inferior.
Em seguida, o garoto é obrigado a colocar a estatueta humana onde ele próprio merece sentar. A criança deve explicar por que essa etapa em particular foi escolhida. Então o bebê determina onde seus parentes o colocarão: mãe, pai, avó, avô, irmã, irmão, amigo. A criança deve comentar por que alguém próximo a ela não a coloca no degrau superior ou inferior. Em seguida, ele tem que adivinhar onde o resto dos membros da família do irmão ou irmã seriam colocados. Todas as variantes dessas posições são fixadas na escada desenhada.
Demora cerca de meia hora para falar com uma criança.
"Luzes de trânsito"
Usando faixas coloridas, você pode determinar o nível de confiança do aluno ao concluir uma tarefa e responder a uma pergunta... A criança escolhe uma das três cores, marca o dever de casa ou a aula com elas. cor vermelha sinaliza ansiedade causada por grande dificuldade em realizar um exercício ou resolver um problema. Cor amarela significa que a criança não entende muito bem o assunto. Tom verde indica uma compreensão completa do material que está sendo estudado. A professora, checando os cadernos, entende qual aluno precisa de ajuda em qual assunto. Durante a aula, o aluno levanta cartão vermelho, amarelo ou verde... O "semáforo" permite ao professor navegar se a turma está pronta para prosseguir.
Técnica de A. V. Zakharov
Este método ajuda a determinar o nível emocional da criança ao se autoavaliar. Para tanto, é oferecido ao sujeito uma série de círculos representados graficamente que representam pessoas. O entrevistado precisa se colocar em um dos oito círculos.
O próximo item de teste é uma grande bola cercada por pequenas bolas. O próprio sujeito é colocado na bola central. Parentes, amigos e professores devem ser colocados no resto dos círculos. A terceira imagem mostra um triângulo isósceles, no topo do qual estão condicionalmente pais, no canto esquerdo - um professor, à direita - amigos. É necessário colocar um ponto onde o respondente represente sua localização. O quarto teste envolve encontrar seu lugar em um grande círculo e consertá-lo. E, finalmente, para concluir, é oferecida à criança outra tarefa. Cinco círculos são desenhados e abaixo deles, na parte central, há mais dois círculos. A criança deve imaginar que está na linha inferior.Ele precisa escolher uma das duas bolas e se colocar nela.
Outras formas de pesquisa
A técnica de S. A. Budassi permite uma análise quantitativa da autoestima da personalidade de um adolescente e de um adulto. É baseado no método de classificação. Das 48 palavras sugeridas, o sujeito é solicitado a selecionar 20 traços de personalidade preferidos e indesejáveis inerentes a uma pessoa ideal. Os traços positivos devem ser colocados no topo da tabela e os traços não atraentes na parte inferior. Em seguida, há uma classificação semelhante de 20 qualidades características do próprio entrevistado. O método proposto revela a ideia real do indivíduo sobre si mesmo e o desejo do que gostaria de ser. A técnica permite medir o tamanho da lacuna entre os níveis de aspiração e autoavaliação.
O teste Dembo-Rubinstein não se limita à análise dos traços de personalidade. Leva em consideração habilidades mentais, traços de personalidade, níveis de saúde e felicidade. O assunto é oferecido 4 escalas verticais com esses indicadores. Em todas as linhas, é preciso encontrar os pontos em que a pessoa se sente no momento e em que nível, levando em consideração as próprias capacidades, ela poderia estar. Cada escala é igual a 10 cm, as desvantagens se concentram na parte inferior e as vantagens na parte superior. O entrevistado marca o ponto de encontrar uma qualidade na linha com uma cruz, cuja localização lhe causaria satisfação e orgulho de si mesmo. O traço denota o nível inerente ao respondente em um determinado momento.
Para o teste, você pode usar 7 escalas, simbolizando o nível de capacidades mentais, traços básicos de caráter, saúde, aparência, autoridade entre os pares, a capacidade de fazer algo com as próprias mãos e autoconfiança.
interpretação de resultados
Analisando os resultados obtidos durante o metodologia "Ladder" dados, os psicólogos estabelecem a atitude da criança para si mesma. Normalmente, os pré-escolares e as crianças da escola primária colocam-se no topo das escadas. Eles se consideram bons filhos, mas ao mesmo tempo, muitas vezes não podem justificar sua escolha. Se uma criança se coloca em uma das três etapas principais, isso indica uma auto-estima superestimada. Se ele estiver em 4 a 7 passos, o bebê se autoavalia adequadamente. As três etapas inferiores significam uma percepção subestimada de si mesmo.
A criança pode subestimar suas capacidades e habilidades como resultado de uma briga recente com entes queridos. Esse declínio nas pontuações é temporário. Durante a conversa, é necessário saber a estabilidade dos dados obtidos. Auto-estima criticamente baixa indica estresse emocional devido a reclamações frequentes de professores, críticas de colegas reprovadores e condenação dos pais.
A interpretação dos dados obtidos como resultado do estudo pelo método de A.V. Zakharov é a seguinte:
- no primeiro teste, a norma é uma indicação do terceiro e quarto círculos, a escolha da primeira bola significa uma superestimação da autoestima, uma indicação de 6,7 e 8 círculos indicam uma baixa autopercepção;
- a segunda tarefa do teste ajuda a determinar a relação com os outros: a criança sente-se superior aos entes queridos localizados nas bolas inferiores e experimenta a pressão das pessoas colocadas nos círculos superiores;
- o terceiro teste determina o envolvimento da criança com o mundo ao seu redor e o grau de proximidade com diferentes categorias de pessoas, enquanto se o respondente está fora do triângulo, então ele não se interessa pelos contatos sociais e, possivelmente, sente rejeição pela sociedade;
- na quarta tarefa, colocar-se bem no centro do círculo significa um alto grau de egocentrismo, que geralmente é característico de pré-escolares, mas não de crianças em idade escolar;
- o último teste atesta a consciência de sua singularidade ao se posicionarem no círculo certo e o reconhecimento de sua semelhança com os demais ao apontar para a bola esquerda.
Método S. A. Budassi permite identificar a diferença entre as ideias reais e ideais do sujeito sobre si mesmo.A percepção da própria pessoa é baseada em conhecimentos objetivos e opiniões subjetivas, nem sempre adequados. O indivíduo às vezes atribui a si mesmo qualidades que não são peculiares a ele. A avaliação de si mesmo é realizada comparando os desejos pessoais com os resultados reais de suas ações, bem como comparando com os outros.
Para calcular o coeficiente do índice do grau de percepção que o sujeito tem de si mesmo, deve-se primeiro calcular a diferença nas classificações para cada qualidade. Então você precisa realizar a ação de quadrá-los. Em seguida, a soma dos quadrados da diferença obtida na classificação deve ser multiplicada por 0,00075. Uma vez que o coeficiente da razão das classificações pode estar na faixa de -1 a +1, você precisa subtrair o resultado obtido anteriormente de um.
A avaliação adequada de si mesmo está associada à auto-estima e à consciência da própria utilidade. Nesse caso, a pessoa se aceita como pessoa. O valor do coeficiente de correlação com uma percepção positiva de si mesmo é de +0,38 a +1. Eufemismo significa uma atitude negativa em relação a si mesmo, rejeição de si mesmo, um sentimento de inferioridade. Então, o valor do coeficiente da razão de classificação está na faixa de -0,38 a -1.
Na técnica Dembo-Rubinstein a determinação do valor médio dos indicadores do nível de autoavaliação e do grau de aspirações é realizada de acordo com quatro ou sete escalas. O tamanho de uma linha é 100 mm, o que corresponde a 100 pontos.
O grau de reclamações é medido em milímetros, do ponto mais baixo até a cruz. A altura da avaliação da percepção de si mesmo é a distância em milímetros da parte inferior da linha até a linha retratada pelo respondente.