Auto estima

Baixa autoestima em uma menina: motivos e como melhorar?

Baixa autoestima em uma menina: motivos e como melhorar?
Contente
  1. Motivos principais
  2. Sinais
  3. Como aumentar?
  4. Melhores Exercícios
  5. Conselho do psicólogo

As meninas buscam a excelência. Portanto, cada um deles tenta trazer seus lados externos e internos para o ideal. Quando isso não funciona, a jovem começa a perder gradualmente a auto-estima. E tal mudança pode levar à depressão e à perda total de si mesmo. Como você precisa agir para começar a se sentir à vontade novamente? Todas as perguntas podem ser respondidas no próximo artigo.

Motivos principais

Cada pessoa tem seus próprios traços de personalidade. Eles podem diferir em aspectos positivos e negativos. Olhar para si mesmo de fora é chamado de auto-estima. É importante para o bem-estar de qualquer pessoa, independentemente do sexo. Freqüentemente, as criaturas mais sensíveis - as meninas - sofrem de baixa auto-estima. Esta categoria de pessoas refere-se à opinião de outras pessoas com especial apreensão. Quando uma jovem beldade tem sua própria opinião, ela se torna uma pessoa independente e forte.

Os problemas começam quando o belo sexo perde o controle sobre seu estado interior. Isso acontece por vários motivos.

Características da educação familiar

Talvez os pais da menina sempre tenham tido preconceito contra ela. A mãe ou o pai constantemente a censuravam por alguma coisa. Por exemplo, no fato de que ela não consegue se casar ou encontrar um bom emprego, ou ela está mal encaminhada para seus estudos. Essas razões prejudicaram significativamente seu estado mental.

Lembre-se de que os adultos não devem tratar uma criança como um consumidor quando ela entrar em uma idade de transição. Nesse momento, a psique de um adolescente passa por um determinado estágio. Por causa disso, o indivíduo se torna especialmente sensível.Qualquer frase dita incorretamente por um adulto pode levar a uma depressão profunda, que posteriormente levará à baixa autoestima.

Uma garota em idade de transição está em um estado limítrofe. Ela ainda é uma criança e ao mesmo tempo se considera uma adulta. Se durante este período de vida ocorrer uma avaria por qualquer motivo, pode levar ao desastre.

Portanto, os adultos devem estar atentos aos filhos que estão nessa idade. Converse mais com seus filhos sobre temas francos, apoie em situações difíceis e dê conselhos. Se isso não for feito, mas o tempo todo exigir e pressionar, as consequências podem ser muito tristes.

Fracassos da infância

A criança deve se desenvolver o tempo todo, tanto física quanto intelectualmente. Quando uma criança se esforça para obter conhecimento, ela precisa de ajuda. Os adultos devem estar diretamente envolvidos neste processo e direcionar a atividade na direção certa. Então, todas as falhas serão percebidas não como uma tragédia, mas como um erro que pode ser facilmente corrigido.

Se a criança experimenta constantemente o estresse do fato de que algo não está dando certo para ela, ela gradualmente começará a complicar tanto na frente dos adultos quanto na frente de seus colegas. E esse processo levará inevitavelmente a uma diminuição da autoestima.

Tendo atingido uma certa idade, a menina, por hábito, sentir-se-á insegura na sociedade. Esse comportamento não passará despercebido, e as atitudes das pessoas em relação às esquisitices de tal pessoa só irão agravar o problema. Portanto, os psicólogos argumentam que todos os problemas associados à continuação da vida adulta de qualquer pessoa vêm desde a infância.

Ambiente insalubre

Um adolescente pode ficar em más companhias. Deve ser lembrado que seu comportamento depende diretamente do ambiente de uma pessoa. Se uma garota está rodeada de pessoas amigáveis ​​e inteligentes, seu comportamento corresponderá às normas da sociedade. Se ela estiver em más companhias, seu comportamento deixará muito a desejar. A humilhação e os escândalos constantes levarão inevitavelmente uma jovem ao fato de que ela perderá o interesse pela vida e a autoconfiança.

Existem também outras razões. Por exemplo, a garota parou de se considerar atraente porque experimentou alguma decepção no relacionamento. A jovem apaixonou-se perdidamente pelo rapaz, mas ele não correspondeu aos seus sentimentos. A partir dessa reviravolta, ela assumiu a autoflagelação e começou a se convencer de que agora os rapazes não olhariam mais em sua direção.

Ao mesmo tempo, meninas muito bonitas também podem sofrer desse tipo de problema. Quando a mágoa e a dor infligidas pelas pessoas ofuscam a razão, o bom senso é desligado. Portanto, você precisa interromper esse processo a tempo. Caso contrário, isso levará ao agravamento do problema e, subsequentemente, começará a depressão.

Aparência e saúde

A psicologia afirma que os jovens costumam transformar uma mosca em elefante. Eles exageram até o menor problema e então ficam muito preocupados com ele. Algumas meninas especialmente sensíveis atribuem a si mesmas todas as más qualidades e tentam encontrar um motivo para se repreender mais uma vez.

Existem também os principais problemas que levam à perda da autoestima nas meninas - são vários pequenos defeitos. Por exemplo, muitas pessoas não gostam da aparência: há acne no rosto e a pele fica irregular por causa disso. A baixa auto-estima também pode ocorrer devido a problemas de saúde. Os fatores acima levam ao fato de que a menina passa a se comportar de maneira silenciosa e imperceptível entre seus pares. Parece-lhe que não é digna de ser amada por ninguém.

Muitas vezes, seus amigos riem da pessoa insegura. E se você não interromper esse processo, isso o levará a um desapontamento completo na vida. Para fazer isso, você precisa cerrar os olhos e parar de prestar atenção às opiniões das pessoas.

Você precisa ter suas próprias convicções e lembrar que existem falhas em cada pessoa.Apenas alguns se prendem a eles, enquanto outros fingem que não existem.

Sinais

Qualquer comportamento associado à baixa autoestima é sempre muito perceptível. Meninas com tendência à autoflagelação, na maioria dos casos, apresentam certos traços de comportamento.

  • Essas pessoas tentam não pedir ou aceitar a ajuda de outras pessoas. Os presentes que são tentados ser dados a eles também são rejeitados. Isso ocorre porque no subconsciente essa pessoa guarda a ideia de que ela não é digna de nenhuma atenção, principalmente dos homens.
  • Essas pessoas escolhem “os homens errados”. Considerando-se indigna, a jovem representante do sexo mais fraco concorda em se relacionar com o primeiro homem que encontra. Ela sempre pensa que não tem direito de escolha, mas só pode concordar.
  • Uma garota com baixa autoestima não quer falar sobre seus verdadeiros desejos com seus entes queridos. Ela se comporta dessa maneira porque tem medo de assustar os outros com um comportamento muito intrusivo.
  • As pessoas tentam humilhar ou ofender uma pessoa que não se valoriza. Se houver respeito próprio no comportamento de uma pessoa, os outros a tratam com respeito.
  • Uma garota que sofre de baixa autoestima se compara a seus pares o tempo todo. Ela os vê como concorrentes, pois se considera não tão atraente em comparação com eles.

Como aumentar?

Para aumentar a auto-estima, você deve primeiro amar a si mesmo e depois começar a lutar com seus complexos. Como isso pode ser feito? É preciso atuar em etapas. E as recomendações abaixo irão ajudá-lo.

  • Qualquer pessoa é considerada um ser social. Ele não pode viver sem sociedade. Para aumentar sua autoestima, você precisa estar em uma sociedade que o ajudará nisso. Portanto, você deve começar a se comunicar com o pessoal da iniciativa. Assim você encontrará amizade e até, talvez, o amor de sua vida.
  • Continuando com o tópico, você pode recomendar a participação em vários treinamentos, seminários. Em alguns desses eventos, as pessoas aprendem autoconfiança. No entanto, se você também aprender um novo negócio, sua auto-estima aumentará significativamente. Você também pode encontrar um novo emprego com um salário mais alto.
  • Os psicólogos podem fazer muito. E se você recorrer a eles para obter ajuda, poderá rapidamente restaurar seu potencial. Você se tornará uma pessoa obstinada e autoconfiante.
  • Além disso, você pode recorrer a vários livros "inteligentes" para obter ajuda. Essas fontes contêm muitas informações interessantes sobre o relacionamento entre as pessoas. Depois de aprender a se comunicar corretamente, você pode aumentar sua auto-estima.
  • Saia da sua zona de conforto com mais frequência. Se você não gosta de falar com as pessoas, comece a falar. É aconselhável que seus amigos trabalhem em áreas diferentes. Desta forma, você pode adquirir habilidades e conhecimentos adicionais, bem como fazer amigos.
  • Recuse a autocrítica. Para fazer isso, você precisa aprender a se aceitar como você é.
  • Pare de ter ciúme de suas namoradas. Entenda: com esse comportamento, você não apenas enfraquece sua energia, mas também se apresenta regularmente ao estresse.
  • Comece a se comportar com confiança na comunidade onde você mora.

Deixe seus amigos e namoradas perceberem esse comportamento. Se eles começarem a expressar suas opiniões sobre o assunto, tente não dar desculpas, mas diga a eles que agora você sempre se comportará dessa maneira.

Melhores Exercícios

Você pode se tornar uma garota confiante e aumentar seu nível social com a ajuda de certas ações.

  1. Aproveite o tempo para ouvir as afirmações. Anote suas frases afirmativas com antecedência, sente-se confortavelmente em uma sala silenciosa e ligue o dispositivo. Frases que deveriam aumentar sua autoestima deveriam ser, por exemplo, as seguintes: “Eu sou o melhor, todo mundo me ama”, “Eu chamo a atenção das pessoas”, “Eu sou inteligente e bonita”.
  2. Correr de manhã ou à noite melhorará significativamente o seu humor.Desta forma, você pode matar três coelhos com uma cajadada: melhore a sua figura, anime e melhore a sua saúde. Além disso, correr o ajudará a encontrar pessoas que pensam como você. Talvez seu parceiro de vida esteja entre eles.
  3. Você não precisa ir a um psicólogo para aumentar sua autoestima. Se você confia um pouco em si mesmo, tente um exercício eficaz.
    • Sente-se confortavelmente em uma cadeira e feche os olhos.
    • Lembre-se daqueles momentos da vida que o fazem sentir vergonha ou mágoa, reviva esses momentos novamente.
    • Agora imagine que todas as suas memórias ruins estão "amassadas" como papel. Você vai acabar com um grande caroço.
    • Experimente mentalmente para pesar. Pesado? Então você tem que fazer um pequeno esforço para jogá-lo fora. Imagine como ele voou e desapareceu no escuro.
    • Agora vire sua cabeça para o outro lado. Veja, o sol está brilhando fortemente aqui. Caminhe para a luz e não olhe para trás.
    • Abra os olhos e prometa a si mesmo que nunca mais voltará a ter aquelas lembranças ruins.

Conselho do psicólogo

Observe o primeiro conselho de um psicólogo: qualquer pessoa com baixa auto-estima chega a esse estado. Portanto, você precisa manter constantemente seu humor e pensamentos sob controle. Para facilitar o cumprimento dessa condição, tente manter um diário de sucessos e realizações. É necessário registrar nele todos os seus negócios que aconteceram e tiveram sucesso.

Você precisa manter um registro todos os dias. Ações ou ações, por exemplo, podem ser as seguintes: resgatou um gatinho de debaixo do volante de um carro ou queria beber uma bebida nociva, mas não bebeu, etc. Além disso, relia constantemente esses registros. Eles o ajudarão a construir sua auto-estima e a se tornar uma pessoa de sucesso.

No futuro, tente se tornar independente da opinião pública, caso contrário, sua personalidade será destruída. No entanto, ao mesmo tempo, você não deve se afastar das críticas adequadas em sua direção. Lembre-se do senso de proporção e então encontrará o caminho certo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa