Como parar de se comparar a outras pessoas?
As pessoas não podem viver sem comparações. Alguns comparam suas realizações com as de grandes pessoas, outros comparam suas vidas com a vida de colegas de classe ou amigos. No entanto, essas atividades são carregadas de consequências não muito boas. Em geral, quando uma pessoa correlaciona seu “eu” com aqueles que estão por perto, ela involuntariamente sucumbe a um clima de inveja. E a inveja causa melancolia, desesperança e mau humor.
Por que isso está acontecendo?
Não existem pessoas idênticas em nossa vida e todos vivem de maneiras completamente diferentes. O homem é um ser social. Portanto, ele tem o hábito de olhar atentamente para seus conhecidos: distantes e próximos. Se ele gosta de algo em seu comportamento (ou em suas roupas), então o sujeito tenta tomar essa direção. Por exemplo, seu vizinho comprou um carro novo. Olhando para o carro pela janela, você também queria comprar a mesma coisa.
Essa situação ocorre porque olhamos ao redor o tempo todo e vemos imagens diferentes. Se gostamos de alguma coisa, involuntariamente procuramos por ela. Quando uma pessoa atinge um determinado nível de vida pelo qual se esforça há muito tempo, ela se sente muito confiante.
Não é à toa que um vizinho com seu carro novo desperta o interesse de pessoas que moram nas proximidades. Essas pessoas querem, inconscientemente, estar no lugar do sortudo sentado ao volante. Eles se comparam aos seus vizinhos e fantasiam sobre isso.
É assim que surgem vários sonhos. Se os sonhos se realizam, o indivíduo fica mais feliz.
Para que um sonho surja, ele deve ser visualizado. Para fazer isso, cada pessoa precisa ver um exemplo. Sem um exemplo, a maioria das pessoas não consegue realizar totalmente seus desejos.
A comparação também ajuda a manter sua segurança sob controle. Quando um estado de ansiedade se instala, a pessoa involuntariamente começa a olhar ao redor e ver como as pessoas ao seu redor reagem a esta ou aquela situação. Se expressam calma, a pessoa também se acalma.
No entanto, a comparação nem sempre funciona para o bem. Por exemplo, quando os pais comparam seu filho com outros filhos e os colocam como exemplo, essa ação não é benéfica. Se você continuar a fazer isso, a criança se acostumará a copiar o comportamento das pessoas ao seu redor. Conforme ele cresce, o hábito trabalhará contra ele, pois com o tempo ele não mais se entenderá. E essa virada está repleta de estados obsessivos.
Quando é útil?
Comparar-se com outras pessoas é uma notoria velada. Naturalmente, essa manifestação da psique humana não levará a nada de bom. A pessoa perderá gradualmente o contato consigo mesma e começará a viver de acordo com as regras de outra pessoa.
Há alguma utilidade em comparação, entretanto. Quando uma pessoa se compara a um sujeito de muito sucesso e brilhante, ela involuntariamente começa a se esforçar para dominar as mesmas qualidades que um ídolo possui. Se o assunto for na direção certa, ele poderá obter grande sucesso.
Você deve colocar sua alma na meta pela qual está se esforçando. E isso significa que você não pode simplesmente copiar a atividade de outra pessoa, mas precisa trazer suas melhores práticas pessoais para a implementação.
Sua atividade não deve ser regida pela inveja, mas pela inspiração.
Como se livrar?
A comparação pode ser comparada à inveja branca. Isso só pode ser feito quando a pessoa está agindo de forma produtiva. No entanto, em outros casos, a inveja comum se instala. Para não experimentá-lo constantemente, você precisa confiar em alguns pontos.
Humilha-te
Se você acha que é inferior em muitos aspectos àqueles que considera melhores do que você, tente aceitar esse fato sem se arrepender. Basta explicar para si mesmo que cada pessoa tem seu próprio caminho de desenvolvimento individual.
Uma pessoa pode sofrer ao comparar suas qualidades pessoais, realizações ou riqueza com os mesmos componentes que outra pessoa possui. Ele experimenta angústia mental porque sempre compara suas piores qualidades com as melhores qualidades de uma pessoa que à primeira vista lhe parece a melhor.
Portanto, é preciso entender: comparar-se com outra pessoa é um caminho para lugar nenhum e uma utopia completa. Essa direção leva à autodestruição. Isso significa que você precisa escolher seu próprio caminho de desenvolvimento. Comece com etapas simples.
- Tente entrar de cabeça em uma atividade que seja adequada a você e que realmente goste dela. Certamente você tem uma profissão. Portanto, melhore suas habilidades.
- Pare de seguir uma pessoa ou grupo de pessoas por quem você não tenha um interesse saudável. Dessa forma, você vai parar de se arrastar para o desespero e a desesperança. Preste atenção a si mesmo.
Reduza as expectativas
Não se estabeleça tarefas impossíveis e não espere que lhe aconteçam coisas que tornarão sua vida original e muito feliz. Para facilitar o cumprimento dessa condição, conte com alguns pontos em suas ações.
- Não procure alguém para lhe mostrar um exemplo.
- Siga seu próprio caminho, que você pode dominar.
- Não crie desejos que nunca se tornarão realidade. Existe algum tipo de rivalidade entre as meninas. Entre eles há com certeza uma pessoa com pernas longas e uma aparência bastante atraente. Se sua amiga não muito bonita deseja obter a mesma figura, então ela irá falhar por razões óbvias. Isso significa que uma pessoa com uma aparência não muito atraente precisa encontrar outro gosto em si mesma. Por exemplo, torne-se uma pessoa elegante e atlética.
Estabeleça metas
Se você deseja desenvolver-se corretamente e garantir que outras pessoas o admiram, é necessário definir-se uma variedade de tarefas. Então você não terá nem tempo nem vontade de olhar ao redor. Por exemplo, definir a tarefa de comprar uma casa ou um carro e ir em direção a esse objetivo, apesar das dificuldades.
Se você começar a economizar dinheiro para um sonho, irá mergulhar no trabalho. Assim que o seu desejo for realizado, outras pessoas olharão para você com admiração.
Tenha cuidado
Essa condição deve ser cumprida por absolutamente todas as pessoas no mundo. Em primeiro lugar, você precisa monitorar sua saúde. A aparência também é muito importante para homens e mulheres.
Tenha como objetivo ser uma pessoa bonita e bem-sucedida. Essa condição não pode ser satisfeita sem um estilo de vida saudável e pensamento positivo. Lembre-se de que seu estado interior tem um efeito muito forte em sua aparência. Portanto, controle sua atividade mental e então você mesmo poderá se tornar um exemplo para os outros.
Pense criticamente
Não sucumba aos humores gerais que reinam em sua sociedade, mas aja de acordo com seus desejos e lógica. Se todos os seus conhecidos se esforçam para descansar o tempo todo e não fazem nada, você, ao contrário, se engajará em atividades que lhe trarão lucros no futuro.
Sim, é muito difícil de realizar. Enquanto seu vizinho Vasya está descansando no resort, você mergulhará no trabalho. É difícil ser diferente de todo mundo. Com o tempo, entretanto, você perceberá que está se movendo na direção certa.
Quando isso acontecer, seus amigos começarão a olhar para você.
Conselho psicológico
Você pode aprender a não comparar sua vida com a vida de outras pessoas.
- Pare de se arrepender de oportunidades perdidas o tempo todo. Por exemplo, não diga a si mesmo: "Agora, se tivéssemos pensado nisso antes, hoje viveríamos como os Ivanov." Em vez disso, pense no seu futuro.
- A mídia social é um lugar onde as pessoas exibem até mesmo o que realmente não têm e nunca tiveram. Por exemplo: um membro do grupo postou uma foto de férias no mar, outro - a foto de um carro novo, o terceiro - a foto de um apartamento. Outro sujeito olhou para as belas fotos e, involuntariamente, comparou sua vida com a de uma pessoa de sucesso, depois do que caiu em depressão. Além disso, o sujeito, que já viu o suficiente de uma bela vida, nem percebe que a foto com o resto no mar, assim como as demais, foram baixadas da internet. A lição é: desista da realidade virtual.
- Pense no que está acontecendo em sua vida aqui e agora. Então você pode encontrar uma linguagem comum com seu estado interior e parar de olhar ao redor.
- Pare de ter ciúmes. A inveja é uma péssima aliada. Se você quer se livrar desse hábito, pare a tempo. Por exemplo, seu amigo comprou um casaco de pele. Em vez de ficar chateado com isso, você também vai à loja e compra alguma coisa. Que não seja tão caro, mas será capaz de agradar você. E então você pode definir uma meta: economizar para comprar um casaco de pele e comprá-lo no próximo ano.
Acredite em mim, com essas ações você salvará seu estado de espírito de choques e será capaz de distrair sua consciência de pensamentos ruins.