Rolamentos de scooter: como escolher e substituir?
Cedo ou tarde chega um momento em que a scooter rola com dificuldade ou não se move. Além da quebra da própria roda (aro, pneu fundido ou inflável), bem como danos aos eixos e buchas do leme, podem ocorrer falhas de elementos móveis, sem os quais as buchas e eixos se desgastariam rapidamente - mancais.
Tipos
Antes de remover um rolamento gasto, selecione um novo corretamente. O fato é que, se o diâmetro das bolas e gaiolas for selecionado incorretamente, a roda ficará suspensa e, depois de uma dúzia ou meia, você destruirá novos rolamentos em pedacinhos.
Basicamente, as rodas das scooters infantis têm um diâmetro de 98 ou 100 mm. Existem também modelos com diâmetro de roda de 80, 100, 110, 125, 145, 175, 180 e 200 mm.... Quanto maior o diâmetro da roda, melhor será a capacidade de cross-country da scooter em estradas cada vez mais ruins com rachaduras, cascalho, asfalto quebrado e outros obstáculos. Os tipos de rolamentos são apresentados marcas Flashrider 360, Proto Gripper, Slamm, BlackVoice V2 e várias outras.
Além disso, existe uma outra classificação por tipo, que é importante nesta matéria: rolamentos selados e blindados. Rolos de rolamento blindados evitam que poeira e areia entrem no mecanismo esférico. Os selados dão ao piloto um manuseio preciso nas curvas e são mais resistentes a vibrações e choques. Eles também são equipados com uma camada de borracha ou teflon que retém partículas estranhas e duram o suficiente sem a necessidade de introdução mais frequente de óleo ou graxa no mecanismo.Porém, trocar as bolas neles não é fácil.
Classe e qualidade
Os rolamentos de esferas para scooters não são diferentes daqueles usados em skates e patins em linha. Basicamente, este é o modelo 608º. Cada uma das rodas tem 2 desses rolamentos. Marcação - abreviatura ABEC (grupo especial de desenvolvedores de rolamentos industriais), classe de precisão - de 1 a 11. Quanto mais alta a classe de precisão, mais tempo o rolamento funcionará, mas a classe do aço também é importante.
Um rolamento de alta precisão é mais resistente ao desgaste - nada fica pendurado nele, ele pode estar sujeito a cargas significativamente maiores. Deve ser o mais resistente possível ao desgaste, mas não tanto que não seja o próprio rolamento que está desgastado, mas a bucha. O aço para rolamentos de alta qualidade é encontrado em fabricantes conhecidos, como a KMC.
Você pode colocar qualquer classe de rolamentos encontrada no mercado naquele dia na scooter, se precisar seguir em frente com urgência. Em scooters baratos, não podem ser usados kits de rolamentos de esferas de aço, mas total ou parcialmente de cerâmica.
Recursos para remover o rolamento da luva de 6 e 8 mm
Antes de escolher e substituir um rolamento, lembre-se que os cubos das rodas estão disponíveis com diâmetros de 6 e 8 mm. O diâmetro da bucha determina como esse rolamento pode ser puxado para fora. Você pode estimar o diâmetro da bucha observando o próprio eixo.
O cubo da roda de 8 mm tem um mecanismo "flutuante" - é fixo e sua extremidade se move ligeiramente para frente e para trás entre os dois rolamentos de esferas que o prendem. Para remover tal rolamento, force-o com uma chave hexagonal e puxe-o para fora facilmente.
Chaves especiais estão disponíveis no mercado, mas qualquer ponto técnico ou cunha podem ser usados.
Remover o rolamento da bucha de 6 mm é um pouco mais difícil. Ele não cutuca, mas nocauteia. Para fazer isso, pressione a bucha, e não o rolamento em si, caso contrário, você dobrará seus separadores - ela irá pressioná-lo para fora do suporte por si só. A luva se assemelha a um anel fino no centro do próprio rolamento, sua espessura em torno de toda a circunferência não é superior a um milímetro. A pressão pode ser significativa - alguns fabricantes pressionam o rolamento com segurança na parte externa do cubo localizado no centro do aro da roda. Qualquer pedaço de ferro ou vara de diâmetro adequado serve.
Como o rolamento de suporte é removido?
O próprio rolamento da roda é uma roda interna de metal girando sobre a externa. Um deslizamento claro e fácil é obtido rolando as bolas sobre essas superfícies. A durabilidade das esferas e desses rolos é garantida por uma relação de dimensão cuidadosa que exclui sua folga (folga nas lacunas), e óleo de máquina espessado ou graxa é adicionado ao rolamento de esferas para evitar mandrilamento prematuro.
Remover os rolamentos axiais pressionados na luva é a tarefa mais difícil - especialmente a roda de aço moldada no aro da roda da scooter. A última opção pode exigir aquecimento moderado do rolamento e da luva, que, ao menor superaquecimento, pode causar uma inclinação do aro. Mas esse problema pode ser resolvido se você tiver um martelo normal e de madeira, um hexágono em forma de T.
É melhor usar um martelo de madeira - nem todos os rolamentos suportam os golpes de um normal, pois a rigidez ao impacto é muito alta. Como ferramenta de remoção, você pode usar um parafuso ou um pedaço de grampo de cabelo ligeiramente menor do que o diâmetro de uma luva com porcas e arruelas alargadas.
Como remover o rolamento de uma roda de scooter?
Siga as etapas abaixo para remover o rolamento da roda com segurança e rapidez.
- Use uma chave em T para empurrar os espaçadores, isolando os rolos e as esferas para evitar que partículas estranhas entrem no mecanismo.
- Colocar no lado oposto, coincidindo com o sentido de remoção, um espaçador ou parafuso com arruelas e porcas e, com golpes leves com um martelo de madeira, extrair um ou mais rolamentos da bucha.Antes disso, coloque a roda com uma das bordas em algum objeto sólido, ou posicione-a de forma que o centro do aro fique no vão do suporte no qual você está pressionando os rolamentos.
- Coloque a chave em forma de T de forma que sua extremidade útil (impacto) não seja maior que o diâmetro da bucha. Insira a extremidade no orifício do rolamento de esferas para soltar a junta.
- Prenda a extremidade da chave à peça de retenção que atua como um ejetor de rolamento. Coloque todo o peso na roda a ser usinada e pressione a coroa do rolamento presa pela chave. A junta será removida ao mesmo tempo.
Quando essa técnica não funciona, um parafuso com arruelas ajudará, que (de cada lado) segurará as porcas. Derrube o rolamento com este parafuso. Se o rolamento está quebrado e gasto tanto que até suas esferas estão gastas, fique à vontade para pressioná-lo para fora da roda, pois neste estado ele não é mais adequado para nada.
Como instalar um novo rolamento?
Após remover o rolamento antigo da roda, prepare um novo. A solução ideal é adquirir uma dúzia de kits de rolamentos de roda para uso futuro (após a compra de uma scooter). É aconselhável adquiri-los do mesmo fabricante - apenas um conjunto do mesmo tamanho é adequado para cada um dos modelos de scooter, nenhuma intercambiabilidade é permitida aqui. Para instalar um novo rolamento na roda da scooter, faça o seguinte:
- instale o parafuso no novo rolamento;
- aplique um pouco de óleo de motor ou litol (ou graxa) na coroa com bolas;
- instale o próprio rolamento de esferas no centro da roda - onde fica seu assento;
- Usando um macete de madeira, pressione-o cuidadosamente no cubo da roda.
Depois de martelar a esfera colocada na roda, remova o parafuso e reinstale a roda em seu lugar original na scooter.
Como mudo os rolamentos de esferas do guiador da minha scooter?
Os rolamentos do volante protegem a coluna de direção do desgaste, assim como os rolamentos da roda protegem a própria roda e seu eixo. O rolamento inferior entra em contato com o garfo que segura a roda dianteira - exatamente como em uma bicicleta. Superior - evita que o caule fique pendurado e também fornece curvas fáceis quando necessário.
Para substituir os kits de rolamentos de esferas no guiador da scooter, faça o seguinte.
- Remova o próprio volante. Para fazer isso, use uma chave hexagonal para abaixar a braçadeira. Observe a sequência para não perder o controle dos parafusos.
- Desaparafuse a coluna de direção, que contém os rolamentos. Para fazer isso, desparafuse completamente a porca de travamento e ajuste.
- Solte o separador de bolas com uma chave de fenda e remova-o, retire o adaptador de direção, seguido pelo rolamento de esferas inferior.
- Limpe o eixo e o tubo superior de resíduos de graxa velha. Insira o novo rolamento de esferas inferior, deslize o adaptador no eixo e instale o rolamento de esferas superior. Lembre-se de lubrificar os mancais - óleo ou graxa eliminará o atrito das esferas e gaiolas no eixo e no adaptador.
- Defina o ajuste na porca interna - o volante não deve oscilar nas curvas. Aperte a porca de bloqueio sobre a anterior.
- Instale o guiador e aperte o clipe de retenção.
Agora você pode pegar a estrada.
Identificando falhas
Substitua um bloco ou tijolo para evitar que a scooter role para a frente ou para trás. Levante a roda dianteira e gire-a de forma que o volante gire com ela. Com uma configuração ideal do volante, o volante não oscilará. Às vezes, o reparo é limitado apenas ao aperto de todo o sistema para eliminar a folga dos rolamentos de esferas.
Se a coluna de direção estiver solta, remova o próprio volante, afrouxe a porca de travamento e aperte a porca de ajuste sob ele. Isso pode ser feito usando uma chave de boca comum para ajustar o tamanho. Conseguida a ausência de folga no volante, aperte a porca de travamento e coloque-a novamente em seu lugar. Se ele ficar preso - por exemplo, ele gira com uma força perceptível, rangendo e rangendo - substitua o conjunto desgastado de bolas. As colunas de direção costumam usar gaiolas de esfera 13-19.
Se a própria roda estiver presa, é possível que os rolamentos de esferas nela estejam destruídos. Quando ocorre uma avaria em uma roda com freio, você precisará remover as pastilhas de freio para puxá-la para fora. O amortecedor também pode ser removido temporariamente. As próximas etapas para substituir os rolamentos da roda permanecem as mesmas. O número de esferas em uma gaiola de roda costuma ser de 7 a 9, pois o eixo da roda tem um diâmetro pequeno em comparação com o eixo de direção.
Para obter informações sobre como substituir o rolamento de uma scooter, consulte o próximo vídeo.