Scooters de duas rodas: o que são e como escolher?
A scooter de duas rodas é um dos meios de transporte ligeiro mais conhecidos e difundidos, largamente utilizado na imensidão do nosso país. 10-20 anos atrás, ele ficou nas sombras por um tempo em face de um ataque esmagador de outras bicicletas, mas recentemente tem havido uma tendência clara para o retorno das scooters ao uso generalizado. Ao mesmo tempo, esse transporte ainda é muito inferior às bicicletas, e para algumas categorias de cidadãos pode até vir a ser uma espécie de exótico, portanto vale a pena descobrir o que é e por que é necessário.
Para que idade eles são adequados?
Sendo muito popular na época soviética, a scooter de duas rodas era considerada puramente transporte de criança - você teve que empurrar com o pé, e assim não irá muito longe. Com a distribuição em massa de veículos leves elétricos movidos a baterias, um dos projetistas teve a ideia de lançar scooter com motore foi um verdadeiro avanço. Tendo como pano de fundo o fato de que cada vez mais pessoas no mundo estão abandonando os carros particulares, e o transporte público na hora do rush é outro desafio, não é surpreendente que a scooter de 2 rodas, já bastante modernizada, tenha se tornado não apenas interessante para crianças, mas também para adultos respeitáveis.
Hoje é até difícil dizer com que idade as scooters sobre duas rodas são vendidas mais, mas podemos afirmar com segurança que eles são produzidos para quase todas as categorias da população - desde crianças do jardim de infância até adultos. A capacidade de carga dos modelos adultos, chegando a 120 kg ou mais, fala por si - se você sabe manter o equilíbrio e por algum motivo não quer uma bicicleta, esta opção pode ser ideal para você.
Os modelos modernos às vezes são projetados para superar grandes distâncias - de acordo com o passaporte, alguns são capazes de superar uma boa centena de quilômetros sem recarregar. Essas scooters são equipadas até com um assento de bicicleta confortável, por isso não se pode ousar chamá-las de frívolas ou de transporte de crianças.
Visão geral da espécie
Os fabricantes modernos oferecem uma variedade tão grande de modelos que as scooters podem ser classificadas de acordo com um grande número de critérios, mesmo que estejamos falando apenas de modelos de duas rodas. Consideraremos os tipos de classificação mais comuns para deixar claro ao leitor o que focar.
Hoje a norma é scooters para crianças e adultos, diferindo em capacidade de carga, dimensões, peso, velocidade (mais rápido em adultos) e potência do motor... Tal divisão é muito superficial, mas também há uma mais detalhada, segundo a qual a categoria de patinetes infantis inclui modelos para a idade de 1 a 8 anos, para crianças de 8 a 12 anos, transporte é denominado adolescente, de 13 anos - veículos de transição e adultos são alocados.
Os modelos adultos são feitos de forma sólida, com um amplo estribo de ferro e capacidade de suportar até 150 kg, de forma que um adulto de constituição mediana pode levar consigo uma criança e uma mochila pesada.
As scooters são divididas pelo tipo de passeio para urbano, acrobacias e universal... Os nomes das categorias, em princípio, falam por si - por exemplo, urbano em uma grande cidade substitui o transporte pessoal. Normalmente tem rodas grandes para uma direção mais rápida, freio de mão, iluminação do farol (às vezes - rodas brilhantes), muitas vezes também é um modelo dobrável que cabe em qualquer elevador ou porta-malas de um carro.
A tarefa da acrobacia é fundamentalmente diferente - eles não a montam, mas sim, praticando truques espetaculares de conteúdo extremo, portanto, o mais importante para ele é um detalhe de design como bons amortecedores.
Os modelos universais são projetados para fornecer uma solução para ambos os problemas - ser um transporte e um aparelho acrobático-ginástica.
Além do mais, as scooters modernas também são divididas de acordo com o tipo de propulsão. O tipo clássico é um modelo conhecido por todos desde a infância, em que apenas um pé é colocado no convés, enquanto o segundo faz o papel de um motor, empurrando o motorista junto com o veículo para longe do ponto de partida. Scooters de duas rodas tipo inercial às vezes eles chamam o que se generalizou nos últimos anos sob o nome de "segway" - há um motor, mas o veículo é controlado não por botões, mas pela inclinação da carroceria na direção certa, e as rodas não estão localizadas em na frente e atrás do convés, mas nas laterais ...
A scooter elétrica realmente causou uma nova onda de popularidade para este veículo, funciona basicamente com base no princípio de uma scooter muito simples, apenas com uma bateria capaz de recarregar repetidamente. Também são muito raros gasolina e até scooters a querosene, que difere da mesma scooter apenas em um quadro extremamente leve.
Fabricantes
Para muitos consumidores, a melhor forma de escolher uma scooter não é entrar em detalhes técnicos, mas simplesmente optar por uma marca conhecida que foi experimentada e testada por milhões de consumidores em todo o mundo. Às vezes funciona, porque nós, lembrando que cada um tem sua própria compreensão da melhor scooter, vamos considerar brevemente alguns dos principais fabricantes - novamente, sem insistir que eles são os melhores.
- Navegador. Um dos mais populares fabricantes de scooters infantis, que se apaixonará por uma criança em seus produtos em cores vivas do rosa ao azul e com lindas rodas iluminadas.Uma boa variedade de modelos para todas as idades e alturas.
- Próximo... Outra empresa reconhecida com foco específico no transporte infantil. Distingue-se por uma combinação de aparência atraente, comodidade para o bebê, mesmo que ele ainda não saiba montar, e boa estabilidade.
- Equipe de tecnologia. A marca oferece scooters de diferentes tipos e faixas etárias, mas não é menos famosa por seus modelos de acrobacias. Estes são adequados tanto para uma condução simples no pátio como para melhorar as habilidades dos entusiastas de scooters.
- Navalha. Transporte muito caro entre os de alta qualidade, muitas pessoas gostam por causa dos freios de silício com faíscas reais.
Critérios de escolha
Apesar de alguns fabricantes escreverem sobre "scooters para crianças a partir de 1 ano" no caderno de encargos, vale a pena comprar este transporte para uma criança a partir dos 4 anos. Se for uma scooter para crianças, preste muita atenção à capacidade do modelo de se adaptar à altura do jovem passageiro. É aconselhável escolher modelos volante com altura ajustável (e sentado, se houver), porque aos 7-8 e 9-10 anos, a mesma criança é muito diferente em altura. Ao escolher um modelo infantil, também é importante seguir Projeto - uma scooter para uma menina dificilmente agradará um menino e vice-versa.
Se o passageiro for adulto, comece pela altura, que dificilmente se alterará, e preste atenção à capacidade de carga do convés - é aconselhável que seja maior do que o peso do proprietário com uma margem.
Um critério importante também é material da roda... Se a preferência foi dada a rodas de borracha infláveis, o conforto de condução em estradas irregulares aumentará significativamente - as câmeras desempenharão uma função de absorção de choque.
A alternativa na forma de rodas de poliuretano é mais adequada para pisos lisos, mas ao mesmo tempo são totalmente impermeáveis à condução sobre objetos pontiagudos, praticamente não enxugam e não precisam ser bombeados regularmente.
O diâmetro da roda também importa... Rodas pequenas são adequadas apenas para estradas lisas, portanto, perderiam a competição esmagadoramente, se não por um "mas": um modelo dobrável com rodas pequenas quando dobradas torna-se extremamente compacto, e sempre pesa menos. Em todos os outros aspectos, rodas grandes parecem mais prioritárias - elas efetivamente suavizam quaisquer irregularidades na estrada e ajudam a se mover mais rápido devido ao fato de que o diâmetro da roda é maior.
O aço ou o alumínio são usados como material principal para a fabricação de scooters. Em termos de força, eles são quase os mesmos no sentido de que ambos podem suportar o peso humano normalmente. Se falamos de massa de transporte, então é mais lógico, claro, pegar o modelo de alumínio.
O ajuste do guiador é importante na situação acima, com uma criança em crescimento ou quando várias pessoas de alturas diferentes usam a mesma scooter ao mesmo tempo. Além disso, os modelos de truque são geralmente fundamentalmente privados de tal função - em uma situação com cargas pesadas, é altamente desejável que a scooter não funcione, e os próprios "malandros" geralmente já são adultos.
É necessário um freio de scooter, pode ser de pé (na forma de uma sobreposição na roda traseira, que é pisada) ou manual - como uma bicicleta... A primeira opção é preferível para iniciantes, pois acredita-se que é mais fácil não cair assim, mas é o freio de mão que será mais eficaz quando o proprietário dominar a técnica de condução.
Manual do usuário
Mesmo se você comprou uma scooter desmontada, geralmente não é difícil montá-la - o conjunto de entrega contém instruções e a unidade em si não consiste em tantas peças e tudo é intuitivamente claro nele.
A criança está teoricamente pronta para aprender a montar aos 1,5 anos, mas não há necessidade de forçá-la se ela não demonstrar interesse. Observe que essas crianças geralmente são ensinadas em modelos de três rodas, mas os de duas rodas são relevantes a partir dos 4-5 anos de idade.
Para treinar uma criança, costumam escolher modelos com rodinhas pequenas e de peso médio, que não conseguem acelerar muito.
Antes de sair, você precisa ajustar o volante - os braços da criança, dobrados na altura dos cotovelos, não devem ficar acima do nível do peito. Também é importante escolher um local com asfalto liso - qualquer desnível vai complicar a tarefa. Peça à criança que suba na scooter e nesta posição estabeleça as regras básicas: você deve segurar o volante com as duas mãos e empurrar o chão com o pé, colocando o outro no convés.
Durante as instruções e os primeiros testes, segure a criança com a mão para que ela não caia e encontre rapidamente o ponto de equilíbrio - para isso, é aconselhável inclinar-se um pouco para a frente. É inaceitável arquear as costas.
Gradualmente diminua o valor do controle - faça com que a criança que se acostumar tente andar um pouco sem apoio.... Não tente dominar as curvas até que o piloto tenha aprendido a dirigir com segurança em linha reta - só então explique que o movimento da direção deve ser suave. Diga ao jovem motorista como o freio funciona e certifique-se de enfatizar que a frenagem brusca é indesejável - ela deve ser feita gradualmente.
No ensino de um adulto, em geral, as mesmas regras são relevantes, com a única diferença de que, talvez, ninguém o segure, portanto ele terá que se lembrar das habilidades de manter o equilíbrio na bicicleta.
Uma visão geral da scooter de duas rodas Razor A6 espera por você.