Porta-guardanapos faça você mesmo
Os porta-guardanapos são parte integrante da configuração da mesa. Se desejado, esses produtos podem ser facilmente feitos à mão. Eles são feitos de uma variedade de materiais. Hoje vamos falar sobre como você pode fazer esses dispositivos independentemente de várias maneiras.
Criação de papel e papelão
Antes de começar a criar esse porta-guardanapos em casa, você deve preparar todos os materiais necessários para isso:
- folha de papelão de qualquer cor;
- folha de papel branco ou colorido;
- cola (você pode levar tanto PVA quanto cola em bastão);
- tesoura;
- caneta esferográfica;
- modelos.
Quando tudo estiver pronto, você pode começar a fazer um porta-guardanapos caseiro.
- Para começar, pegue modelos. Devem ser selecionadas belas amostras de orifícios; elas serão necessárias ao criar joias para um futuro porta-guardanapo.
- O modelo é aplicado firmemente a uma folha de papelão e delineado com um lápis simples, então os espaços em branco são cortados ao longo das linhas marcadas. No total, você precisa fazer 3 desses elementos decorativos.
- Depois disso, pequenas ranhuras são formadas nas peças, e o material é ainda mais dobrado ao longo delas. Isso pode ser feito com uma caneta esferográfica.
- Além disso, você precisará usar um molde separado para formar a base do porta-guardanapos. É aplicado da mesma forma, circulado e recortado.
- Posteriormente, as peças, feitas de papel branco, são perfeitamente fixadas à folha de papelão com cola.
- Depois disso, os dois lados da peça de trabalho são presos um ao outro por dentro. O resultado é um produto de cozinha interessante e bonito.
Se desejar, pode ser decorado adicionalmente com outros elementos decorativos.
Como fazer com tubos de jornal?
Agora vamos considerar uma master class que permite que você faça lindos porta-guardanapos de jornal. Para tecer este estande original, você precisará dos seguintes materiais e acessórios:
- jornais velhos;
- tesoura;
- cola em bastão;
- faca de papelaria;
- agulha de tricô longa.
Algoritmo passo a passo.
- Primeiro, você deve preparar os próprios tubos de jornal. Para isso, as folhas do jornal são cortadas na direção, enquanto a largura de cada elemento obtido não deve ultrapassar 5 a 7 centímetros. Neste caso, o corte deve ser feito estritamente ao longo das fibras. Caso contrário, as peças de trabalho podem ficar feias e será muito mais difícil torcê-las. Antes de começar a tecer, vale a pena colocar um pouco de pressão no papel - se a folga for uniforme, isso significa que ela passa ao longo das fibras.
- Em seguida, uma borda da tira é enrolada em volta da borda da agulha de tricô, de modo que em relação ao resto do material ela seja posicionada em um ângulo de 45 graus. Em seguida, o papel é gradualmente enrolado em uma agulha de tricô de metal até que um tubo fino seja formado.
- As extremidades do papel em branco são cuidadosamente revestidas com adesivo. Quando seca um pouco, a agulha de tricô é puxada delicadamente para fora. Este procedimento é repetido com todos os recortes de jornal.
Mais tarde, as folhas de papel acabadas são tingidas. Isso deixará o porta-guardanapos mais bonito e colorido. Para isso, você pode usar várias formulações.
- Tinta acrílica. Essa substância dará ao produto acabado um acabamento leve e brilhante. No processo de secagem a tinta começará a endurecer, por isso recomenda-se aplicá-la já no artesanato acabado.
- Guache. Essas composições de coloração têm tons bastante brilhantes e ricos. É melhor diluir com um pouco de água antes de usar.
- Verniz para madeira. Esta substância para cobrir o porta-guardanapos vai dar-lhe um tom rico e suculento. Mas, neste caso, será necessário aplicar várias camadas.
- Mancha. Pode ser à base de álcool ou à base de água. Esta composição às vezes também é diluída em água.
Se desejado, os tubos são decorados adicionalmente com brilhos e strass. Como resultado, os blanks adquirem um design incomum e bonito. Depois disso, você pode iniciar o processo de tecer o porta-guardanapos propriamente dito.
Existe uma grande variedade de técnicas de tecelagem.
Vamos considerar como fazer um produto quadrado.
- Para isso, primeiro pegue numa folha de papel, onde serão aplicadas marcações, onde serão colocadas as prateleiras do futuro porta-guardanapos de cozinha. Um tubo de jornal é colocado em cada prateleira.
- Duas folhas de papel retorcidas são perfeitamente conectadas com a ajuda de um adesivo, tudo isso dobrado. O elemento resultante é colocado no primeiro suporte, então eles começam a tecer com uma corda em dois tubos até o final da linha.
- Em seguida, a tecelagem é realizada na direção oposta. Para fazer uma volta em U, gire o tubo inferior e, em seguida, o superior. Desta forma, são feitas 4 filas, formando gradualmente tubos de jornal, inserindo-os uns nos outros atrás do balcão.
- Um tubo precisará ser escondido, enquanto o segundo vazio é aumentado. A tecelagem continua com chita até obter um tecido cujo comprimento é de 18 a 20 centímetros. No processo de trabalho, é melhor segurar um pouco a peça de trabalho para que as partes laterais não percam a sua forma.
- É melhor esconder as pontas livres do material na frente do balcão, então elas são simplesmente cortadas. Como resultado, a parte frontal deve ser uma peça plana em forma de retângulo.
- Em seguida, o porta-guardanapos é virado para o lado errado. A embalagem com guardanapos é fixada estritamente ao longo da linha central. Uma folha de papel é dobrada em torno dela e fixada nesta posição com um elástico fino.
- A seguir, o produto é bem revestido com cola ou verniz incolor. Em seguida, 2 peças duplas são formadas a partir de 4 folhas de jornal, elas são coladas na distância onde ficará a borda do porta-guardanapo. A peça de trabalho é envolvida com ele. Tudo isso se junta.
Quando o produto estiver completamente seco, será necessário retirar cuidadosamente a embalagem com guardanapos. Se desejar, o artesanato acabado pode ser decorado com vários detalhes decorativos. Nesse caso, o melhor é colá-los nas juntas dos elementos para ocultá-los.
Você também pode tecer o item para criar uma imitação de uma videira.
Porta guardanapos de madeira caseiro
Para fazer este porta-guardanapo com suas próprias mãos, você deve preparar os seguintes materiais com antecedência:
- pedaços de madeira compensada;
- lápis simples;
- quebra-cabeças;
- Cola PVA;
- fio forte;
- caneta (não escrevendo);
- um dispositivo para queimar madeira;
- papel de cópia;
- lixa (vários graus de grão).
Procedimento.
- O contraplacado selecionado é cuidadosamente pré-limpo com lixa. Este processo deve ser realizado em etapas. Depois disso, o material deve ser totalmente plano, com superfície brilhante.
- Em seguida, um desenho adequado de um padrão de aberturas é selecionado. Isso se traduz em madeira. Para fazer isso, é melhor usar papel carbono, um lápis simples e afiado, uma régua e uma caneta esferográfica que não seja escrita. Para facilitar o trabalho, é melhor fixar o desenho no compensado com botões.
- Na base do futuro estande, são feitos orifícios que funcionarão como ranhuras. Deve haver 4 deles no total. Serre esses elementos por dentro. Neste caso, primeiro são feitos furos na peça de trabalho, cujo diâmetro deve ser de pelo menos 1 milímetro. Eles podem ser feitos com um furador comum.
- Agora você deve começar a cortar os espaços em branco. Primeiro, você precisa fazer os detalhes internos, depois disso, prossiga para a criação do padrão externo. O trabalho é executado ao longo das linhas pré-marcadas com movimentos precisos da serra vertical para cima e para baixo.
- Além disso, todos os elementos recortados são processados com lixa. Depois disso, eles começam a colar as peças de madeira resultantes. Para isso, é melhor usar um adesivo PVA.
Quando o porta-guardanapos está completamente pronto, é decorado com uma variedade de padrões. Neste caso, primeiro você precisa fazer um esboço com um lápis simples e, em seguida, é cuidadosamente queimado com um aparelho elétrico especial.
Fazendo a partir de materiais de sucata
O suporte da cozinha também pode ser feito de muitos outros materiais. Veremos algumas das opções individuais abaixo.
De discos
Nesse caso, vale a pena preparar com antecedência:
- 3 discos de computador;
- Scotch;
- Cola PVA;
- pistola de cola;
- tintas acrílicas e vernizes acrílicos;
- faca de papelaria;
- Rolha de vinho.
Algoritmo.
- No primeiro estágio de criação, todos os discos precisarão ser aparados. Neste caso, duas partes laterais são removidas de um deles e uma parte lateral das outras duas.
- Em seguida, a seção central dos discos com um orifício é lacrada com várias camadas densas de fita adesiva. Ao mesmo tempo, é preparada uma mistura adesiva com PVA e água, enquanto as proporções devem ser iguais.
- Usando a composição resultante, um guardanapo branco é colado à base usando a técnica de decoupage. Para isso, o pincel é mergulhado na substância acabada e com a sua ajuda o papel é impregnado para que pequenas dobras comecem a se formar.
- Quando toda a cola estiver completamente seca, uma camada de tinta acrílica branca é aplicada na parte central da peça, que é lacrada com fita adesiva. O produto é deixado assim até a secagem.
- Em seguida, são retirados guardanapos coloridos para decupagem, dois padrões decorativos são recortados deles, enquanto você pode usar modelos prontos.
- As peças cortadas são coladas na parte central da peça de trabalho. Nessa forma, tudo é coberto com verniz transparente e seco com secador de cabelo.
- Depois precisa levar uma esponja para lavar a louça, aplique algumas gotas de tinta acrílica no lado duro. A cor pode ser qualquer um, o revestimento dourado ficará espetacular. A tinta é bem esfregada com polietileno.
- Então, com movimentos curtos e irregulares, eles começam a processar a superfície das peças, sem afetar o desenho.
- No final, o produto acabado é decorado com cordões de guardanapo. Para isso, são formados fios finos, que também devem ser pré-pintados com pigmento acrílico. Em seguida, esses elementos são fixados na parte externa do porta-guardanapos.
- Na etapa final, todas as peças são montadas e coladas. Na superfície interna de uma das partes laterais, você precisará colar duas partes de uma rolha cortada para vinho, é melhor fazer isso com uma pistola de cola. Esses elementos servirão de restrição para os guardanapos.
A tampa do segundo lado deve ser fixada no outro lado dos plugues exatamente no lado oposto.
De uma garrafa de plástico
Neste caso, para fazer um porta-guardanapos de cozinha, a garrafa é cuidadosamente cortada em duas metades iguais. Você pode usar uma lixa para remover rebarbas da superfície. Strass autoadesivos especiais são colados nas bordas.
Em seguida, usando uma pistola de cola, a segunda metade do frasco é colada com o gargalo na tampa por baixo do pote de creme. Além disso, os dois porta-guardanapos devem ser decorados com flores artificiais.
De macarrão
Agora vamos considerar como fazer um produto de cozinha de massa com nossas próprias mãos em etapas. Para isso, é necessário levar o macarrão "rodas". Um saco plástico é colocado sobre uma superfície plana, a massa é colada em 3 fileiras, cada uma com 7 peças. Você pode usar PVA simples.
Em seguida, são formados os dois lados do futuro porta-guardanapos. Para isso, a massa é colada verticalmente, reduzindo cada linha em uma peça. A parte inferior do produto precisará ser ligeiramente estendida, colando 3 dessas "rodas". Além disso, a estrutura resultante deve ser decorada, sua superfície é coberta com um revestimento dourado ou prateado, tais tintas podem ser encontradas em latas de spray.
Como fazer porta-guardanapos de papelão com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.