Escolhendo cola para bordado

A inspiração é o mais importante na hora de fazer artesanato, assim como outros tipos de criatividade. Porém, mesmo o mais lindo broche, cesto ou caderno feito com suas próprias mãos não agradará o dono por muito tempo se você os colar com a ajuda de cola de baixa qualidade ou inadequada. Cada material ou textura requer o uso de um determinado componente de encadernação, então as costureiras devem saber bem quais tipos de cola são necessários para uma determinada peça de trabalho e como trabalhar com eles corretamente.


Como isso é usado?
Para que o produto acabado tenha uma aparência elegante e dure o máximo possível, você deve ler atentamente as instruções para trabalhar com a cola na embalagem. Cada tipo tem suas características próprias, por exemplo: o tempo de solidificação ou a temperatura à qual pode ser aquecido. Mas, em geral, existem recomendações gerais que devem ser seguidas durante o trabalho de colagem.
Em primeiro lugar, esta é a preparação obrigatória das superfícies a serem coladas. Os materiais não devem apenas estar limpos e secos da umidade - eles também devem ser totalmente desengraxados. Isso pode ser feito com meios especiais e com uma solução de álcool comum. Devemos também mencionar a madeira. Todas as superfícies de madeira devem ser bem lixadas antes do trabalho.

Em segundo lugar, é a aplicação direta. Quanto mais pesadas as peças, mais cola é necessária para uni-las.
Se aparecerem bolhas na superfície da massa viscosa ao aplicar silicone ou compostos de polímero, é melhor perfurá-los com uma agulha afiada para remover o ar desnecessário.
E por último, a última coisa é esperar até que as partes coladas sequem completamente. Dependendo da marca e do tipo de cola, isso pode levar de alguns minutos a um dia inteiro.Durante este período, o produto deve ser armazenado em local seco e protegido da luz solar.


Ao trabalhar com qualquer cola, você também deve seguir regras de segurança simples:
- aplicar o produto com pincel ou espátula;
- não aplique mais do que o necessário para uma adesão eficaz;
- retire o excesso com pano ou guardanapo especial;
- use luvas ao trabalhar com cola quente;
- ventile a sala após o trabalho;
- em caso de contato com as mucosas, lavar com água em abundância e consultar um médico.


Existem também óculos e respiradores especiais projetados para trabalhar com adesivos tóxicos, mas eles não são usados para trabalhos manuais comuns, portanto, essa proteção séria não é necessária.
Visão geral da espécie
De toda a variedade de tipos de cola para costura, várias das mais populares podem ser distinguidas.
- PVA - um produto sob a forma de um líquido espesso de cor branca ou leitosa, sem um odor especial. Para bordados, o papel de carta PVA-K é o mais adequado.

- Cola de polímero (quente) - uma substância que pode mudar repetidamente de forma e propriedades quando aquecida. Para artesanato em casa, uma pistola de cola especial com hastes termoplásticas especiais é mais adequada. Muitas costureiras falam muito positivamente sobre esse assistente de área de trabalho, observando a conveniência e facilidade de uso.

- Supercola - familiar a todos os "Momentos" secagem rápida, com a qual você pode não só colar uma linda estatueta ou colar strass na sua bolsa, mas também consertar uma caneca quebrada.

- Adesivo epóxi (resina epóxi). Funcionam na união de materiais pesados de diversas texturas, como vidro ou metal.


Além disso, existem vários tipos de adesivos mais especializados:
- para madeira;
- para peças de borracha;
- para tecido;
- poliuretano;
- silicone;
- aerossol.
Eles podem ser classificados em dois tipos: neutros e acéticos.

Para uso doméstico, é necessário escolher um tipo de vedante exclusivamente neutro que não emita substâncias nocivas durante o funcionamento.
Qual cola você deve escolher?
Vale a pena escolher um adesivo para trabalhar quando os materiais estiverem finalmente determinados. Alguns tipos podem ser bastante versáteis e alguns combinam bem apenas algumas matérias-primas.
- Para papel e papelão - tudo é adequado, exceto cola de silicone, poliuretano e resina epóxi.
- Para madeira - é melhor usar uma ferramenta especial, mas a supercola comum, "epóxi", fará um excelente trabalho com isso.
- Para tecido e couro - agente especial para formulações de tecido e borracha, supercola ou aerossol.
- Para peças de borracha - cola de borracha e silicone.
- Para espuma e cerâmica - supercola, quente e poliuretano.
- As peças pesadas feitas de metal, vidro, pedra e outros materiais devem ser coladas com epóxi, silicone ou poliuretano. Em alguns casos, a cola Moment usual serve.

Além da correta seleção do tipo desejado, é aconselhável avaliar a própria composição. A estrutura da cola de alta qualidade não deve ser muito espessa, mas também não deve se espalhar como a água. Não deve haver grumos ou bolhas de ar dentro. Não tente diluir resíduos de cola secos com água ou solvente - é melhor comprar uma nova embalagem.

