Como fazer uma camisa feminina a partir de uma camisa masculina?
Quase todo homem tem um par de camisas em seu guarda-roupa que nunca usa. Normalmente, essas são camisetas cerimoniais, compradas para alguma ocasião especial, ou presentes que não foram do seu agrado. Ou talvez o jovem prefira se vestir informalmente e não precise de muitas camisas.
Costureiras experientes e donas de casa zelosas sabem que uma camisa masculina desnecessária é um excelente material para criar algo novo. Você pode costurar utensílios domésticos com ele, bem como roupas novas para uma criança ou para você.
Hoje vamos ensinar como dar nova vida a uma camisa masculina, transformando-a na feminina.
Materiais e ferramentas necessários
Para transformar uma camisa masculina em uma blusa ou camisa feminina, você precisará de um conjunto padrão de suprimentos de costura, a saber:
- tesouras de corte;
- giz de cera, sabonete ou marcador de tecido (lavável);
- medidor de alfaiate;
- fios para combinar com o tecido;
- agulha;
- Alfinetes de segurança para costura;
- máquina de costura;
- overlock para processamento de bordas (opcional);
- material para inserções (se necessário).
- acessórios e decoração: botões, tranças, miçangas, elásticos, etc. (opcional).
Que modelos podem ser costurados com uma camisa masculina?
Se você aplicar um pouco de imaginação e se lembrar dos fundamentos do bordado, uma camisa masculina comum e comum pode ser transformada em uma peça estilosa de guarda-roupa feminino. Leia mais sobre cada uma das opções de retrabalho possíveis abaixo.
Camisa justa feminina: master class
A maioria dos modelos de camisas masculinas tem uma silhueta reta ou levemente ajustada, de modo que caem livremente nas meninas. Nossa tarefa é fazer com que a camisa enfatize efetivamente a figura, então você precisa ajustá-la adequadamente.
Para fazer isso, tomaremos as seguintes etapas:
- reduza a largura do ombro;
- faça dardos sob a linha do peito;
- estreitar as mangas;
- reduza a largura da própria camisa.
Experimentando uma camisa, marque o local onde ficará a nova cava. Desenhe uma cava e corte as mangas ao longo da linha marcada. Em seguida, encurtamos as mangas para o comprimento desejado e os prendemos no lugar novamente. O buraco que fica na região das axilas não precisa ser tocado ainda, vamos tentar torná-lo o mais estreito possível. Em seguida, prendemos as mangas às cavas.
Viramos o produto para o lado errado. Nós desenhamos o contorno do futuro dardo - da linha do peito às laterais da camisa. Deve haver um triângulo de cada lado. Dobre os dardos ao longo do contorno e fixe-os com alfinetes. Depois varremos e experimentamos: se os dardos estão no lugar, cosemos as costuras à máquina de escrever, cortamos o excesso de tecido e passamos os dardos a ferro.
Viramos de novo e experimentamos a camisa. Notamos quanta largura precisa ser removida das mangas e do corpo da camisa. Colocamos o produto em uma superfície plana e desenhamos novos contornos. Corte tudo desnecessário ao longo dos contornos e prenda as bordas com alfinetes. Após o encaixe, costuramos na máquina de escrever e passamos a ferro todas as costuras.
Encurtado
As camisas dos homens geralmente são longas o suficiente para serem enfiadas nas calças. No entanto, muitas meninas preferem modelos cortados que mal alcançam os quadris. Diremos como dar a uma camisa masculina um comprimento que seja confortável para você.
- Tirar o comprimento extra geralmente não é suficiente, quase sempre você também tem que estreitar a camisa, então a primeira coisa que fazemos é rasgar as mangas e rasgar as costuras nas laterais. Fazemos com as mangas o mesmo que na master class anterior.
- Em seguida, delineamos os novos contornos da camisa, desenhamos cortes nas costas e na frente. Prendemos tudo com alfinetes e fazemos um encaixe. Se a camisa servir, fazemos as costuras na máquina de escrever, cortamos o excesso de tecido e passamos os dardos. Após a próxima prova, fazemos as costuras nas laterais.
- Tendo estreitado o produto, você precisa determinar seu comprimento futuro. Para fazer isso, experimente a camisa novamente e marque o novo comprimento com uma margem para processar a borda. Corte a bainha, dobre e processe a orla com uma máquina de costura ou overloque.
Costuramos uma camisa xadrez sem mangas
Se você é um fã do estilo cowboy e tem uma camisa masculina desnecessária em uma gaiola, é hora de costurar uma nova roupa no espírito do Velho Oeste.
- Experimentamos e delineamos os novos contornos do produto. Haverá babados no peito da nossa camisa, portanto, se houver bolsos ou outra decoração neste local que possa atrapalhar, é melhor cortá-la imediatamente.
- Lasque o produto com alfinetes ao longo dos contornos. Se necessário, fazemos dardos sob o peito, da mesma forma que demonstramos na primeira master class. Corte tudo desnecessário, deixando margem de costura.
- Corte as mangas e desenhe uma nova cava. Corte as mangas no comprimento desejado e costure na cava. Se na base eles ficarem muito largos, é preciso juntá-los um pouco, dando um volume adicional.
- Passamos aos babados: recorte várias tiras do mesmo tamanho do excesso de tecido. Costuramos cada tira manualmente, depois puxamos o fio para que o folho se junte em um acordeão. Pin os babados na camisa e costure em uma máquina de escrever usando uma costura em zigue-zague. Corte a gola da camisa - não toda, mas apenas a parte que fica acima do balcão. Em vez disso, costuramos um dos folhos de modo que fique localizado na parte interna da gola.
Ombro
Uma verdadeira mulher pode parecer sedutora e sexy mesmo com a camisa de um homem.Se gostaria de modificar esta peça de roupa para torná-la mais feminina, aconselhamo-la a coser um top estiloso a partir de uma camisa de homem que expõe a linha dos ombros.
- Experimentando uma camisa, veja o quão profundo queremos fazer o decote. Fazemos marcas nos ombros e no peito. Disponha a camisa e desenhe o contorno do recorte. Nesse caso, alguns centímetros do tecido devem ser deixados para processar a borda.
- Corte a parte superior da camisa ao longo do contorno. Se necessário, também retiramos o excesso de comprimento e encurtamos as mangas.
- Costuraremos um elástico ou elástico nas bordas cortadas - isso nos dará uma camisa rústica, que também é chamada de "mulher camponesa". Medimos e cortamos a quantidade necessária de fita para a parte superior, inferior e as mangas do produto. Costuramos a fita na máquina de escrever, depois de esticarmos o tecido, para que depois se enrole em lindos babados.
Com uma lanterna de manga
Você pode transformar uma camisa masculina rígida em uma peça elegante e glamourosa do guarda-roupa feminino alterando ligeiramente o formato da manga. Por exemplo, mangas de lanterna volumosas parecem muito impressionantes. Converter uma manga comum em uma "lanterna" não será nada difícil.
- Arrancamos as mangas, mas ainda não tocamos nas costuras da cintura escapular. Em seguida, determinamos o comprimento desejado das mangas. As lanternas podem ser curtas ou longas o suficiente. Faremos mangas de comprimento médio - um pouco acima do cotovelo.
- Corte as mangas no comprimento desejado. Nós os aplicamos na camisa e desenhamos novos contornos da cava. As lanternas devem ser volumosas, por isso, antes de costurar as mangas na cava, é preciso franzir a parte superior.
- Viramos as mangas para que os recortes nos punhos fiquem por cima e os costuramos no lugar. Mudámos a localização dos recortes para nos darmos mais liberdade de movimentos, caso contrário será totalmente incómodo dobrar os braços.
- Se os punhos forem estreitos e dificultar o fecho, basta levantá-los, passar a ferro com cuidado a dobra e costurar os botões num novo local (os pontos para isso, via de regra, já são fornecidos).
Com recortes nos ombros
Você pode experimentar indefinidamente a decoração, transformando uma camisa masculina em uma feminina. Quase qualquer elemento estrutural do produto pode ser alterado de forma irreconhecível - mangas, colarinho, linha dos ombros, etc. Por exemplo, camisas com recortes nos ombros parecem muito bonitas e incomuns.
- Experimentar uma camisa, depois colocá-la sobre a mesa e desenhar os contornos dos recortes. Os recortes devem ser os mesmos, portanto, após fazermos um recorte em um dos ombros, dobre a camisa ao meio e desenhe um segundo recorte no contorno do primeiro. Então cortamos o excesso de material.
- As bordas das fatias devem ser processadas. Você pode usar qualquer método disponível para isso: passar por cima deles com um overlock, nublado com uma máquina de costura ou manualmente, ou aparar com trança.
Dicas úteis
- Se a camisa for tão comprida que cubra completamente os quadris, será mais aconselhável refazê-la em um vestido de corte que pode ser usado com jeans ou leggings, ou simplesmente assim no tempo quente.
- Você pode fazer um top de corte livre da moda com alças de uma camisa masculina cortando completamente a parte superior dela e formando um decote em V, desabotoando os botões superiores. As tiras podem ser feitas de excesso de tecido aparado.
- Os recortes nos ombros e na parte superior do tórax são muito relevantes agora. Mas se você tem vergonha de expor completamente essas partes do corpo, complemente os recortes com inserções de renda ou guipura. O material para as inserções pode ser na mesma cor da camisa ou em tom contrastante.
- A partir de uma camisa masculina desnecessária, além de roupas novas para você, você também pode fazer: uma fronha para almofada de sofá, um avental de cozinha original, um peluches e muitas outras coisas úteis na casa.