Posição desejada no currículo
A posição desejada no currículo é um item que pode cruzar as mais brilhantes expectativas de carreira. Os recrutadores apontam que mesmo um estudo rudimentar dos erros de outras pessoas antes de escrever seu próprio aplicativo pode aumentar significativamente as chances de sucesso. Ao decidir o que fazer, se você não sabe qual é a melhor vaga para se candidatar, vale a pena considerar exemplos postados por outros candidatos.
Mesmo que a lista de empregos sugira opções diferentes ou uma combinação de profissões, o principal critério para o empregador é a confiança do futuro empregado em suas habilidades em uma profissão específica.
Como especificar corretamente a vaga desejada?
Às vezes, apenas enviar um currículo pode separá-lo do emprego dos seus sonhos. É importante que a posição desejada corresponda às habilidades profissionais do especialista. Há uma regra rígida aqui: há apenas 1 currículo por vaga. Tentando demonstrar a amplitude do seu conhecimento, você pode se encontrar fora do mercado de trabalho. Além disso, existem outros erros que o requerente deve evitar.
Ao planejar escrever um currículo pela primeira vez, vale a pena estudar primeiro as amostras disponíveis, para compreender as regras para a sua preparação. A principal recomendação aqui é apenas uma: você precisa colocar o título da posição ao invés do título. Ou seja, é necessário começar não pela inscrição “currículo” no início do documento, mas pela designação do cargo para o qual o candidato decidiu se candidatar. De acordo com os recrutadores, As opções “não sei o que escolher” mostram a imaturidade de quem quer arrumar um emprego.
Apresentar suas habilidades a um empregador é o segundo passo para conseguir uma vaga. Ao analisar currículos, os recrutadores procuram principalmente especialistas interessados em uma posição específica. Assim, ao recrutar pessoal, aqueles que se candidatam a diferentes cargos são imediatamente eliminados. Colocando uma lista de suas expectativas na parte do título de seu currículo, você pode nem esperar por propostas.
Você pode evitar erros se adotar uma abordagem responsável à apresentação pessoal. Para preencher corretamente a primeira parte do currículo, vale a pena desde o início agir de acordo com um determinado esquema.
- Defina com precisão as suas qualificações, competências profissionais. Isso permitirá que você entenda como as expectativas podem ser altas. Ter uma formação especializada na qual não existe experiência pode ser tão importante quanto o trabalho prático em uma especialidade com o estudo das habilidades necessárias no local.
- Determine a gama de vagas em que você está interessado. Para cada opção, é elaborado seu próprio currículo. É melhor se não houver mais do que 2-3 opções de prioridade. Em muitos serviços de busca de empregos, os recrutadores podem visualizar uma lista de todos os aplicativos de usuários. Você não deve pulverizar sua área de interesse desde a posição de CEO até a procura de uma vaga de mensageiro ou gerente de escritório.
- Prepare um currículo. Após o nome da vaga, deve-se indicar habilidades práticas na área escolhida, experiência profissional e suas vantagens competitivas. Você não deve sobrecarregar o currículo com detalhes, é melhor prestar a máxima atenção à integridade e exatidão das informações de contato. Você pode falar sobre você com mais detalhes na entrevista.
Seguindo as regras, você pode aumentar significativamente suas chances de sucesso durante a fase de seleção inicial. É importante apenas evitar erros críticos no currículo, que levarão imediatamente à recusa em cooperar com o candidato.
Erros de escrita de seção
Não basta colocar um título bonito do cargo no currículo, também é importante formular corretamente o nome, determinar o perfil da vaga e se apresentar corretamente. Vale a pena considerar os erros mais comuns com mais detalhes.
Gráfico vazio
O pior erro é enviar um currículo sem especificar a posição desejada. Uma grande empresa pode abrir dezenas de vagas em diferentes perfis. A equipe de RH não adaptará os cargos existentes para atender a um candidato a emprego específico. A falta de informação sobre qual cargo interessa a um especialista é o primeiro sinal de uma atitude não profissional em relação ao trabalho.
Cópia da caderneta de trabalho
Parece que a opção mais simples seria reescrever os dados da carteira de trabalho sobre a posição ocupada. A redação nele difere marcadamente dos comumente usados, aqui as categorias e especializações são indicadas, estreitando o leque de pesquisa. É melhor abandonar as práticas burocráticas e traduzir a linguagem seca dos recrutadores para um plano mais familiar.
Tendo formado corretamente o nome da vaga, é possível ampliar significativamente a lista de empresas que estarão prontas para oferecer uma vaga ao candidato.
Confusão nas definições
Ao especificar o nome da vaga no currículo não deve ser confundido com a indústria em que o trabalho será executado. Por exemplo, “administração de negócios” ou “marketing”, “vendas” é um excelente exemplo de redação incorreta. A substituição de conceitos muitas vezes se aplica a definições impessoais: "funcionário da área de vendas", "chefe", "funcionário". O título da posição no currículo deve soar assim: "comerciante", "administrador", "vendedor-caixa".
Educação inacabada
O principal erro dos alunos ao especificar a posição desejada no currículo é fornecer informações sobre o ensino incompleto ao invés do nome da vaga. Esse é apenas o status que uma pessoa ocupa na hierarquia da empresa. Definitivamente, tal coluna no currículo não trará benefícios, mas você pode indicar o curso e a especialidade na seção de educação. Se tem conhecimentos práticos ou experiência real de trabalho, pode indicá-los, mas com a adição de “estagiário” ou “estagiário”.
Multitarefa
Os candidatos a emprego muitas vezes acreditam que vale a pena listar absolutamente toda a trajetória de vida e a biografia de trabalho em um currículo. O empregador deseja apenas colocar à sua disposição um empregado zeloso correspondente à vaga... Vale a pena especificar várias habilidades ao mesmo tempo apenas se forem de natureza relacionada. Por exemplo, "vendedor", "caixa", "representante de vendas". Ter uma lista de cargos não relacionados pode assustar um potencial empregador.
Falta de detalhes
Não se desvalorize desde o início. Mencionando concordar em aceitar qualquer emprego, um potencial empregado se impede de consegui-lo. Uma pessoa sem ambição e sem uma posição específica no currículo pode contar apenas com ofertas de baixa remuneração ou empregos de meio período. As empresas não levarão a sério sua candidatura.
Cobertura muito ampla
Mesmo tendo indicado a posição corretamente, não se esqueça dos detalhes. A indicação "gerente" não revela as reais competências dos especialistas. A adição de "vendas", "pessoal", "atendimento ao cliente" é o primeiro passo para o sucesso. O programador deve decorar a linha do currículo com as linguagens com que trabalha.
Exemplos de
Caso a especialidade desejada não seja indicada de imediato, o currículo pode passar pelos cuidados do especialista responsável pelo recrutamento. Por exemplo, ao especificar três especialidades em diferentes áreas de responsabilidade ao mesmo tempo, você pode ganhar a reputação de uma pessoa que não consegue manter nenhum cargo por muito tempo. O candidato a emprego que conhece as vendas no atacado e no varejo parece muito mais impressionante.
É simplesmente necessário escolher o texto correto. Isso permitirá que você obtenha vantagens sobre os concorrentes que já estão na fase de seleção. É especialmente importante que esses dados sejam colocados no "cabeçalho" - o cabeçalho. Então você pode contar em detalhes sobre sua própria experiência.
Esse currículo parecerá muito mais informativo e atraente do que uma versão modelo, mesmo preenchido de acordo com todas as regras.