Níveis de proficiência em informática no currículo
A capacidade de usar um computador está em demanda hoje, mesmo em profissões simples que não estão diretamente relacionadas a programação ou web design. Portanto, quase todos os formulários de currículo incluem uma coluna intitulada "Nível de proficiência em PC", pois o caixa, o lojista e o administrador podem necessitar do uso de programas simples de escritório.
Antes de preenchê-lo, você precisa entender quais habilidades cada um dos níveis implica e, com base nessas informações, determinar com segurança quais delas você alcançou. Isso é importante para que um potencial empregador possa estimar quanto tempo levará para o seu treinamento e se você vai cumprir com suas responsabilidades.
Tipos de habilidades de trabalho
Assim, você se depara com uma pergunta difícil ao redigir um currículo e não sabe que grau de proficiência em informática indicar no formulário. Para entender isso, vamos considerar em detalhes cada nível e quais conhecimentos correspondem a ele.
Elementar
Este nível inclui usuários que começaram a dominar o PC recentemente. Se você é capaz por si mesmo ligar e desligar o computador, saber usar mouse e teclado, conhecer as funções básicas dos programas de computador Word, Excel e Notepad, além de poder se conectar a internet, abrir um navegador, criar uma conta por e-mail ou em uma das redes sociais - fique à vontade para indicar o nível inicial de conhecimentos de informática no formulário de currículo.
Além disso, um usuário novato pode copiar arquivos de ou para uma unidade flash USB, executar programas de um disco, criar pastas ou documentos, conectar equipamentos adicionais, como alto-falantes ou uma impressora.
Se todas as habilidades acima lhe parecem meras ninharias, talvez sua experiência com o uso de um computador pessoal já seja bastante impressionante e você passou para a próxima etapa.
Média
Esta categoria contém usuários que, além do conhecimento básico, também podem: encontre facilmente o arquivo ou pasta desejada na memória do computador, crie um ponto de restauração, formate a unidade flash USB, encontre as informações necessárias na Internet, baixe arquivos da rede, assista a um filme ou ouça música online, faça uma videochamada via Skype.
Além disso, eles entendem qual é a diferença entre um navegador e um mecanismo de pesquisa, unidade C da unidade D, têm uma ideia geral do que são um processador e uma unidade de sistema. O usuário usa atalhos de teclado, botões de função e pode digitar texto rapidamente. O usuário está familiarizado com as funções básicas e adicionais dos programas de escritório, sabe o que são arquivadores como 7-Zip e WinRar. Se todos os itens acima não o deixaram estuporado, então seu nível de proficiência em PC é médio. Bem, se isso lhe pareceu um absurdo, muito provavelmente suas habilidades podem ser atribuídas ao próximo nível.
Confiante
Usuário experiente, entre outras coisas, Os gerenciadores de arquivos de uso livre, como Total Commander ou Multi Commander, podem fazer backups de programas e arquivos importantes, ao invés de aplicativos padrão do sistema, funcionam em aplicativos mais modernos e avançados, como Notepad ++, GIMP, Photoshop.
Ele também gosta de usar as vantagens do armazenamento em nuvem, incluindo Yandex. dirigir e google. disco, usa pop-up e bloqueadores de anúncios, entende as configurações de programas antivírus. Talvez o usuário consiga até reinstalar o sistema operacional por conta própria, para entender as falhas e configurações do equipamento. A capacidade de usar programas como Wunderlist e KeePass também fala de um nível de confiança de proficiência em PC.
A descrição de cada um dos níveis de conhecimento do PC é muito relativa. Se a partir das habilidades listadas de um dos níveis você estiver familiarizado com todos, exceto um ou dois, você pode se referir com segurança a esta categoria.
Como indicar corretamente?
Digamos que você leu tudo acima e percebeu que ainda não atingiu o nível de entrada. Por exemplo, você sabe ligar o computador, usar o mouse e o teclado, já ouviu falar do Word e do Excel, já usou a Internet várias vezes, mas não tem uma conta nas redes sociais e e-mail próprio. Então, é bem possível designar seu nível de proficiência em PC como "mínimo".
Digamos que você entenda que superou o nível de entrada, mas não atingiu o nível intermediário. Tudo aqui vai depender da situação, ou seja, do cargo a que se candidata e das responsabilidades. Se você sabe aprender rápido e tem certeza de que pode dominar rapidamente novas habilidades, pode indicar a média, caso contrário é melhor indicar a inicial.
Se você já domina mais programas e habilidades do que o indicado no nível "confiante", pode escrever que é um usuário avançado.
Exemplos para diferentes profissões
Para demonstrar claramente exemplos de preenchimento do bloco sobre propriedade de PC, considere exemplos de currículos para diferentes profissões. O caixa de qualquer supermercado ou loja utiliza em seus programas de negociação de trabalho, como o "1C Kassa", o conhecimento do PC é necessário para atender rapidamente os clientes e evitar longas filas. O currículo de exemplo indica não apenas o grau de proficiência, mas também com quais programas o funcionário potencial está familiarizado, o que pode ser importante para o empregador.
Sem um excelente conhecimento de computador, tampouco um único contador encontrará emprego, já que passa todo o seu tempo de trabalho em frente a um monitor de PC. O exemplo indica que o candidato é um usuário experiente, e também conhece todos os programas necessários para a operação, o que, claro, será uma grande vantagem.
O lojista também deve ser capaz de trabalhar com um PC.O exemplo não indica o nível exato de proficiência em computador do candidato ao emprego, mas lista os programas com os quais ele está familiarizado. Se você não sabe a que nível pertence, então, como no exemplo, você pode simplesmente listar os programas que possui.