Hobbies para um currículo: quais indicar?
Os hobbies podem dizer muito sobre uma pessoa. Para um ou outro hobby, o empregador pode fazer uma avaliação pessoal de forma mais ampla e, para muitos, isso pode acabar sendo uma vantagem adicional. Vamos examinar mais de perto quais hobbies você deve indicar para o seu currículo.
Regras básicas para descrever hobbies
Incluir uma lista de seus hobbies em seu currículo pode aumentar suas chances de obter a posição desejada. no entanto, você deve usar regras simples para que o mais óbvio não se torne um menos.
- É melhor limitar-se a dois ou três hobbies, em vez de escrever uma longa lista de todos os interesses. Isso permitirá que um potencial empregador se interesse por si mesmo e também não terá dúvidas de que muitos hobbies afetarão negativamente a qualidade do trabalho.
- Freqüentemente, em uma entrevista pessoal, eles podem fazer perguntas sobre o hobby indicado no currículo. Recomenda-se indicar hobbies reais no currículo, e não ilusões. Você precisa pelo menos se familiarizar com os conceitos básicos do hobby escolhido para poder responder a perguntas e parecer competente.
- O vício em certos hobbies pode dizer muito sobre uma pessoa. Por exemplo, os fãs de jogos em equipe tendem a ser mais sociáveis e a trabalhar bem em equipe. Pessoas que gostam de psicologia ou jogos de estratégia são bem versadas em detalhes táticos, sabem como planejar e calcular com antecedência.
Importante! A ausência de quaisquer hobbies pode dar ao empregador a impressão de que ele é uma pessoa enfadonha que não se esforça para se desenvolver e melhorar.
Normalmente, os empregadores desejam ver seus subordinados ativos e progressistas e não estão muito inclinados a contratar uma pessoa comum e desinteressada. É por isso não seja preguiçoso ou tímido, mas escolha para um currículo aqueles interesses que podem descrevê-lo como uma pessoa distinta e única.
Os interesses no currículo, se possível, devem estar diretamente relacionados ao emprego para o qual o candidato está se candidatando. A leitura de literatura sobre temas profissionais será um excelente exemplo neste caso.
Os hobbies devem enfatizar as qualidades pessoais das pessoas que ocupam a posição escolhida. Por exemplo, é melhor para um contador indicar qualidades como responsabilidade, precisão e disciplina, bem como tendência para aprender e acumular conhecimento.
Que atividades você pode especificar?
Há um grande número de hobbies que podem ser listados em um currículo. Por exemplo, você pode escrever que uma pessoa frequenta regularmente exercícios em seu tempo livre, que pode ser fitness, uma academia, uma piscina e assim por diante. Cada pessoa envolvida em esportes se torna cada vez mais forte, se livra dos maus hábitos. São esses funcionários que estão em demanda entre os empregadores. Descobrindo o que o candidato passa a maior parte de seu tempo livre, você pode descobrir os traços de caráter.
Os hobbies a seguir devem ser merecidamente incluídos na seção de hobbies:
- bicicleta;
- corre;
- futebol americano;
- basquetebol;
- badminton;
- tênis;
- voleibol.
Vícios como:
- dançando;
- bordado;
- estudo de línguas estrangeiras;
- dominar instrumentos musicais ou vocais.
A lista pode ser complementada por colecionismo, fotografia, belas-artes. Além disso, seu currículo deve incluir hobbies como cozinhar e joias ou decoração faça você mesmo. Hobbies como dominar novos programas de computador e caridade dirão muito sobre o candidato.
Essa lista pode ser continuada indefinidamente, porque cada lição é digna de respeito e atenção.
É apropriado designar hobbies não padrão, como:
- Cultura oriental;
- origami;
- Criação de livros ou jogos educativos para crianças;
- desenho de desenhos animados;
- arqueologia.
Se nenhuma das opções acima for adequada em um determinado caso para currículo, pode-se escrever que o fim de semana é passado fora da cidade na companhia de amigos ou parentes, o que caracteriza a pessoa como calma, familiar e estável.
Ao especificar suas preferências em seu currículo, você deve entender que um potencial empregador não deve ter a impressão de que o candidato deu um exemplo ao acaso.
Conexão, entre especialidade e hobby
Ao se candidatar a uma posição específica, você deve avaliar cuidadosamente Quão ligados estão os hobbies indicados no currículo com uma profissão em potencial e, se possível, escolher os de maior sucesso, a saber:
- candidatura a um emprego numa empresa de informática, convém indicar um hobby nas horas vagas para novos programas de informática e Internet, línguas estrangeiras, ciências exatas e jogos estratégicos;
- para gerentes e vendedores, psicologia, falar em público, estúdios de teatro, jogos de equipe serão um hobby positivo;
- candidatando-se ao lugar do chefe, você deve indicar seus vícios em psicologia e filosofia, ciência política, comunicação empresarial, bem como jogos oratórios e intelectuais, quebra-cabeças para o desenvolvimento da lógica e da engenhosidade;
- para profissões criativas, recomenda-se observar um estilo de vida ativo como hobby; quanto mais uma pessoa conhece e se interessa pela arte, mais criativo e interessante será dar à luz ideias, o que é bem-vindo nas profissões criativas; paixão por qualquer tipo de criatividade, por exemplo, pintura e música, cinema e teatro, literatura e dança serão bem-vindas.
Importante! Com os interesses profissionais corretamente descritos, você pode contar com a criação de uma impressão agradável do recrutador no futuro chefe.
Para homens
Qualquer que seja a posição que um homem queira assumir, na coluna “hobby” vale a pena indicar um hobby para esportes. Se este for um treino extremo, então é melhor não indicar tal atividade como atividade principal. É melhor inserir as seguintes opções na coluna:
- corre;
- natação;
- futebol americano;
- tênis;
- um passeio de bicicleta.
Esses hobbies indicam a masculinidade do indivíduo, enfatizam a força e a saúde. O interesse pela caça e pesca, assim como automóveis e construção, vai mostrar o melhor do autor do currículo. Além disso, tocar instrumentos musicais e xadrez, bem como jogos em equipe e aprender línguas e culturas estrangeiras, seriam boas opções para inclusão em um currículo. Mesmo que o candidato ao cargo tenha muitas atividades interessantes, você não deve listá-las e descrevê-las em detalhes.
Bastará o empregador conhecê-los para descobrir seus traços de caráter.
Para mulheres
As meninas devem indicar em uma coluna semelhante seu vício em dança, fitness ou ioga, corrida ou natação. E também é útil indicar a habilidade para hobbies como:
- cozinhando;
- produtos de costura;
- patchwork;
- tricô;
- bordado;
- origami;
- cuidados com as plantas;
- trabalho voluntário;
- criando um jardim.
Em várias profissões, a vantagem será a paixão pelas tendências da moda e tendências no campo da moda, bem como estilos modernos de roupas, maquiagem, acessórios, treinamento em maquiagem profissional, penteados. Hobbies criativos são geralmente encorajados. Isso inclui o seguinte:
- música;
- a foto;
- criação de vídeos;
- escrevendo poesia;
- criação de pinturas.
Esses hobbies revelam qualidades precisamente femininas, enfatizando a sensualidade, versatilidade e criatividade. Ao especificar interesses, é necessário enfatizar aqueles que são reais, e não aqueles que se gostaria de explorar. Muitas meninas são inerentes a atividades incomuns para elas, como passeios a cavalo, artes marciais, modelagem de aeronaves e assim por diante.
Porém, é melhor indicá-los, pois revelarão com mais força o caráter da pessoa.
Sobre o que você não deveria escrever?
Apesar de tudo o que é criado pela natureza e pelo homem ser lindo e estimulante, vários hobbies podem ser rejeitados pelo empregador e impedi-los de conseguir o emprego pretendido. Ao se candidatar a uma vaga em uma organização conceituada, deve-se entender que é melhor não mencionar alguns hobbies no currículo. Por exemplo, um candidato que busca uma posição de apresentador de TV em um programa sobre misericórdia e compaixão indicará sua paixão pelo boxe. Esse fato pode fazer com que o empregador tema seriamente que escoriações e hematomas após o treinamento sejam incompatíveis com o trabalho de um apresentador de TV.
Os seguintes hobbies não devem ser incluídos em um currículo:
- jogos de azar por dinheiro;
- Esportes extremos;
- corridas de automóveis;
- jogos de computador;
- viagens longas e frequentes;
- decoração corporal em locais de destaque com grandes tatuagens;
- pertencentes a subculturas ou religiões pouco populares na região, que podem vir acompanhadas de propaganda e aparição específica.
Existem vários motivos pelos quais os empregadores costumam evitar funcionários com aparência ou culturas diferentes. Para muitos, esse funcionário não se encaixa na imagem geral da empresa e pode perturbar a paz de espírito dos funcionários ou clientes, promovendo seu estilo de vida. Esportes radicais e viagens longas e freqüentes vão assustar o empregador, já que os dias de folga freqüentes e possíveis licenças médicas não estão incluídos em seus planos. Hobbies caros, como escalada, mergulho ou esportes equestres, também são indesejáveis, especialmente se a renda da empresa não for alta. O empregador pode se perguntar sobre a necessidade de tal funcionário na empresa.
Todos esses hobbies atípicos podem ser combinados com competência com o trabalho, mas sem avisá-los como parte de sua vida pessoal. Não é necessário indicar no currículo e entusiasmo excessivo pelas redes sociais. Quantos empregos foram perdidos pelos funcionários devido à constante distração dos recursos da Internet durante a jornada de trabalho.
É melhor não indicar as aulas de esoterismo e magia como suas atividades favoritas. Também não é recomendado para indicar dependência de álcool, vida noturna e visitas a clubes e discotecas.
Exemplos de
Para escrever um bom currículo, você deve ver uma amostra dele. Isso permitirá que você avalie a lista de itens que devem ser divulgados em seu currículo e selecione as respostas mais bem-sucedidas. Opções de currículo podem ser encontradas na Internet para todos os gostos. Existem algumas regras para escrever um currículo competente e são fáceis de lembrar para usá-las no futuro, a saber:
- para uma mulher que deseja ocupar o cargo de professora no jardim de infância, aulas de música, artesanato, psicologia infantil são adequadas;
- é melhor que os futuros líderes escolham atividades como esportes coletivos, leitura, jogos de estratégia;
- vendedores ou dirigentes em seu currículo podem indicar o estudo de línguas estrangeiras, jogos em equipe, participação em competições esportivas como hobbies;
- os programadores podem indicar interesse em design, projetos incomuns, redação e otimização de seo;
- advogados, por exemplo, podem apontar esportes, interesse em psicologia, aulas de oratória; essas classes permitem que você veja uma personalidade abrangente que está sempre ciente de todas as mudanças relacionadas a questões jurídicas;
- para quem almeja ocupar cargo elevado, vale citar no currículo interesses que enfatizem qualidades de liderança; na coluna "hobbies" indicam um hobby para esportes, colecionar moedas velhas, falar em público, conduzir jogos estratégicos.
Compilando com competência um currículo e nele indicando seus hobbies, você pode interessar o empregador, provar que é uma pessoa multifacetada e interessante e conseguir merecidamente o emprego desejado.